【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
brunoeZ
Membro Novato
# out/17
· votar


É uma guitarra de entrada ltd-10.

Ok, obrigado, vou tentar maneirar nas dropagens.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/17
· votar


brunoeZ
O ideal é ter uma guitarra para as afinações "alternativas"...
Abç

brunoeZ
Membro Novato
# out/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Pois é, eu até pretendo comprar um strato no futuro, mas no momento não é a prioridade. Para outras afinações eu uso um efeito da zoom g1xon, quebra um galho.

andredraw
Veterano
# out/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola, boa tarde.

Tenho uma guitarra de entrada que gosto, mas tem uma Floyd Rose de baixa qualidade. E tem backbox.

Dá pra bloquear FR com backbox? É um serviço fácil/relativamente barato ou vou gastar muito e não compensa, pelo valor da guitarra?

Muito obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/17
· votar


andredraw
É fácil sim...
https://www.youtube.com/watch?v=yDQQUddSoM8
E essa é apenas uma das formas...
Abç

dudurlzz
Veterano
# out/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
As cordas Elixir made in china são uma boa aquisição?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/17
· votar


dudurlzz
Não. São falsas... Como poderiam ser "...uma boa aquisição..."?

dudurlzz
Veterano
# out/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Como poderiam ser "...uma boa aquisição..."?
Várias empresas tem uma segunda linha de fabricação na China, achei que poderia ser o caso.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/17
· votar


dudurlzz
Não, isso é falsificação pura e simples...
Abç

thbo
Membro Novato
# out/17 · Editado por: thbo
· votar


Estou de olho numa Gibson Studio nova, ano de produção 2012, mas fui informado que ela tem uma depressão na madeira da parte de trás do braço.
http://pt-br.tinypic.com/r/1yr4w4/9
Não há marcas na pintura a indicar batida. Devo desconfiar de algo? É comum esse tipo de “avaria”? Pode haver algum comprometimento? Por ser Gibson em tese original, achei que esse tipo de coisa não existiria.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/17
· votar


thbo
Essa é uma marca feia de pancada.
Isso é comum em guitarras usadas.
No mais das vezes não compromete muita coisa.
Abç

fconde77
Veterano
# out/17
· votar


thbo
Não parece nada sério, apenas pequenas marcas de batidas... Tem gente que guarda em case a guitarra e mais um monte de tralhas e na hora de fechar acaba marcando a madeira

Alcathraz
Veterano
# out/17
· votar


Boa tarde amigos do CC.. To com uma pequena duvida. .
Estou dando um talentinho na minha Jackson.. Ai como ela estava com a ponte e alguns metais dela con a tinta se removendo. . pensei em pintar tudo denovo.. De preto.. Para restaurar.. Ai ja acabei de lixar peça por peça.. Saddle por saddle.. Foi trabalhoso rss.. Então, depois que terminei de lixar.. Gostei do jeito que ficou e nao vou pintar.. Ficou tipo "relic" rss..

Minha dúvida. . se eu deixar sem verniz do jeito que ta lixado.. Nao vai oxidar e enferrujar de leva .. Pois esta "descascado"
Ou entao passo pelo menos um verniz?

Agradeço

Velhinho-RJ
Membro Novato
# out/17
· votar


Olá pessoal. Estou precisando fazer um nut de osso para guitarra de 12 cordas. É um projeto meu. Minha principal dúvida é o espaço entre cordas. Tanto entre E, A, D, G, B, e E, quanto entre estas e suas oitavas (E,A,D, G) e B + B e E + E. Li alguma coisa a respeito de serem distâncias diferentes para cada par... Encontrei poucas informações na internet ou eu não soube procurar direito, rs... Aliás não sei nem se escrevi corretamente minha dúvida... Bertola / Seiji , me deem uma força aí.... Grato.

thbo
Membro Novato
# out/17
· votar


Essa é uma marca feia de pancada.
Isso é comum em guitarras usadas.
No mais das vezes não compromete muita coisa.
Abç


Não parece nada sério, apenas pequenas marcas de batidas... Tem gente que guarda em case a guitarra e mais um monte de tralhas e na hora de fechar acaba marcando a madeira


Suspeitei desde o princípio.
O problema é que ela está sendo vendida como nova. Em princípio, achei que não fosse batida por não haver qualquer sinal na pintura. Mas vocês me esclareceram muito bem.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/17
· votar


Alcathraz
Fazer o que vc fez e pintar apenas vai retardar a oxidação por certo tempo. O correto seria cromar as peças ou pintar com pintura eletrostática.
Velhinho-RJ
Essas distâncias mudam em função da largura do braço na região da pestana. Ademais, as distâncias entre as bordões e suas oitavas é ligeiramente maior que nas primas, por motivos óbvios...
thbo
Uma guitarra de 2012 com um problema como esse não pode ser vendida como nova; eu desconfiaria de cara da boa fé do vendedor, salvo se ele explicar o porque do dano...
Abçs

Velhinho-RJ
Membro Novato
# out/17
· votar


Valeu Bertola. Estou pensando em fazer algo como o croqui anexo (bem grosseiramente)Ideia Nut 12 Cordas. Qual sua opinião?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/17
· votar


Velhinho-RJ
Perfeito!
Reparou como nas bordões o espaço é um pouquinho maior?
Abç

Velhinho-RJ
Membro Novato
# out/17
· votar


Não sei lidar com anexos... Estou tentando novamente...
Ideia nut 12 cordas

Velhinho-RJ
Membro Novato
# out/17
· votar


Pensei que não tivesse anexado nada... Desculpe a ignorância... Mas valeu. Se parece estar bom então é isso que vou fazer... Tchau...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/17
· votar


Velhinho-RJ
Tá ok!
Abç

KelvinW_
Veterano
# out/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, hoje como está muito na boca do povo o lance dos caps malagoli, e creio q nao à toa, pois são caps muito bons, eu estou pensando se vale a pena pegar uma strato baratinha, para colocar caps malagoli nela, vc acha que vale a pena?

Estava pensando em pegar um Strato Condor, creio que a RX 20, preferencialmente aquela toda preta fosca, pretendendo pagar no máximo R$400,00. Já tenho em mente os caps e sairão menos que 400 tbm.

Minha duvida é: esse negocio valeria a pena?

Essas stratos com uma regulagem legal ficam show? Nao precisa trocar tarracha nem eletrica nem nada?

Valeu, abraço.

Phill_Silva
Membro Novato
# out/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Professor, sabe me dizer se a resistência de um captador sofre alteração quando alteramos os imãs?

Fiz uma modificação em uns captadores single-coils, troquei a barra cerâmica por pinos de Alnico 5. Antes da troca, eles tinham as resistências de 9k / 7,5k e 7,5k. Depois eu não sei, pois não tenho multímetro e não consegui nenhum emprestado.

Caso a resistência não mude, é normal captadores singles de alnico com tanta saída?

Obs. Eu gostei do som, mas ainda não pluguei num amp bom para tirar minhas conclusões finais.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/17
· votar


KelvinW_
Se é pra pegar Strato "baratinha", pega uma Condor melhor (GX40, por exemplo) ou SX SST57/62... Aí sim, seus novos Sound/Malagoli vão render o que podem...
Phill_Silva
Tem que medir com multímetro...
Mas, o fato de vc alterar de cerâmico para AlNiCo 5 não significa que a saída vá diminuir sempre... Pode até aumentar... Principalmente com essa liga 5.
Abçs

Venox Guitar
Membro Novato
# out/17
· votar


e aew galera, tudo blz? Pessoal, recentemente voltei a tocar guitarra, e adquiri uma ibanez 370 dx (usada), só que está sem alavanca e também com a ponte desregulada. Gostaria de saber, quanto que irei gastar em média com uma alavanca e na regulagem da ponte? Isso em um luthier de qualidade, kkk.

Buja
Veterano
# out/17 · Editado por: Buja
· votar


Venox Guitar
Alavanca é 20 conto.

Regulagem varia muito de luthier, e de região.
Principalmente porque nao é uma regulagem so de ponte, e sim da guitarra toda, ponte, oitavas, locking, tarrachas, tensor, altura captadores, revisao parte eletrica, etc.
Separe uma média de 200-250 para uma regulagem normal, bem feitinha, em um luthier de verdade (nao mexedor de violão).
Pode ser mais, pode ser menos, preço vem vinculado a qualidade, na maioria das vezes.

Venox Guitar
Membro Novato
# out/17
· votar


Buja

Vlw pelas informações amigo. Vou levar ela segunda feira, pra fazer uma revisão completa tbm na parte elétrica e regulagem, A princípio, os trastes estão nivelados e não consegui perceber nenhuma desformidade na escala (envergadura do braço ou torção do mesmo), mas é sempre bom um profissional pra avaliar, né? kkk. Como eu moro em SP, irei levar na loja Oficina das cordas, que meu amigo e professor indicou. Mais uma vez fico aqui agradecido, Abç.

bruno_novatorj
Membro Novato
# out/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Estou reformando a giannini stratosonic gg08 e estou precisando de um escudo, um saddle e tarraxas. saberia me dizer se o escudo padrão fender serve? procurei o saddle especifico dela mas ainda não achei posso usar aqueles modelos vintage fender? recomenda algum outro? e por fim as tarraxas, poderia me indicar alguma bo na relação custo beneficio? obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/17
· votar


bruno_novatorj
Gianócas não seguem padrões exatos...
Experimente alguns escudos da Dolphin, Strinberg, etc, desses genéricos que vendem por aí.
Quanto aos carrinhos da ponte, verifique se são os mais estreitos, pois, se você colocar os que vendem por aí, terá que adaptá-los...
Abç

HermannSG
Membro Novato
# out/17
· votar


Oi, o que vocês acham das Floyd Rose Special, aquelas Floyd Roses feitas na Coréia. É muito inferior as Floyd Rose Original? Conseguem bater de frente com as Gotoh? Valeu :)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji