【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda

Autor Mensagem
dudurlzz
Veterano
# set/17
· votar


Buja
SX SST 57;
Tagima T635
Tagima TG530
Michael Stonehenge

Primeiramente obrigado pela resposta.
Dentre essas você tem alguma recomendação especifica, o porque devo comprar uma ou outra?
A madeira do corpo ser Alder ou Basswood faz MUITA diferença?

Essa pergunta se estende a qualquer que queira ajudar também.

Buja
Veterano
# set/17
· votar


dudurlzz
Dentre essas você tem alguma recomendação especifica, o porque devo comprar uma ou outra?
Coloquei na ordem de preferencia, levando em conta estando todas no mesmo estado de conservacao, ou novas.
A SX acho que é a unica de alder. Uma das stratos mais valorizadas na faixa de preço.
A tagima t635 é uma bela do strato, principalmente as mais antigas, onde o braço e escala eram de uma peça so.
A TG530 estão bem bacaninhas, as atuais.
A michael nao toquei, mas é conhecida de ser melhor que as gianninis, condor, strinbergs e demais.

Squier de menos de 1000 reais, só usada, standard pra cima. Dificil achar por 1000, se achar uma standard, vintage modified ou classic vibe, compre NA HORA. Ou desconfie na hora rsrsrs.

A madeira do corpo ser Alder ou Basswood faz MUITA diferença?
MUITA MUITA não. Mas em se falando de strato, sendo de alder, vai ter um timbre um pouco mais caracteristico de strato mesmo, e na revenda é MUITO mais valorizado. Se falar prum guitarrista que é alder, ela vende.

Mas strato de basswood tambem faz som de strato, o que manda é a mao do musico, amplificador e a posicao do captador.

Buja
Veterano
# set/17
· votar


flora_
Cara, a princípio eu não tinha curtido muito, tava de olho da 50s branca com o escudo dourado, mas nesse tempo namorando a roxinha já passei a achar linda rs (E concordo, com escala em maple seria 10/10)


Estamos falando de strato, entao, eu curti das classics vibe a que tem escala em maple e cor royal blue. É muito bonita.
Essa branquinha que voce disse tambem é muito legal.
A vermelha com escala em maple é lindona, mas preferiria ela em escala em rosewood.
Essa roxinha é bem legal tambem, achei ela nota 9,9. So faltou escala em maple.
Mas a telecaster classic vibe, em butterscotch (nao a blonde), meodeos do ceu. Uma escultura.
Mas por 3600 nao rola nem a pohete.

JohnnySleyter
Membro Novato
# set/17
· votar


Olá, queria indicações de guitarras modelo Les Paul (que fossem ótimas, realmente boas) na faixa de R$1600. Uma guitarra que o modelo estéticamente seja praticamente igual uma Gibson (não aquelas q lembram uma Les Paul). Obs: Não sou iniciante, queria algo que fosse uma guitarra mt boa nessa faixa.

JulianoF.
Membro Novato
# set/17
· votar


JohnnySleyter
1.6k? Estéticamente igual a gibson? boa? Vou te dizer o que tu já sabe e que é a resposta que tu quer ouvir:

Epiphone Standard usada.

Macjack.
Membro
# set/17 · Editado por: Macjack.
· votar


Opa, boa noite. Estou sem tocar guitarra e acompanhar as coisas do meio há mais de dois anos, hoje felizmente assisti um vídeo do Mark Knopfler falando sobre como ele começou e evoluiu e enfim, me deu vontade de voltar a tocar.
O problema é o seguinte, não tenho a menor noção de quais são as lojas de instrumentos online com preços razoáveis de hoje em dia e se tem alguma marca de guitarra handmade br que tenha se consagrado nesse meio tempo, obrigado.

edit: o vídeo em questão e ta me batendo arrependimento por ter vendido minha squier strato deluxe por 900 conto em 2014.

Prick
Membro Novato
# out/17 · Editado por: Prick
· votar


Bem, estou de olho para comprar uma segunda guitarra, estou pensando em uma modelo de super strato, tem um monte por aí. Minha maior dúvida é sobre essas pontes Floyd Rose, quais os modelos dessa ponte valem a pena? Pelo que ando lendo a maioria é uma boa porcaria. Estragam rápido e desafinam com facilidade.

Para não ficar muito complicado acabei selecionando o modelo de Floyd que equipam algumas Ibanez. A marca que escolhi para comprar, em princípio. A ponte é a ZR Tremolo. Vou postar a foto para facilitar. Gostei muito da S470 que vi. Existe ponte com o mesmo nível de qualidade em outras guitarras do tipo? Jackson, Esp ou outra, com preços em torno de dois mil reais usadas ou novas. Confesso que estou meio perdido no mar de Floyds que existe no mercado. A tocabilidade dos braços das Ibanez sempre é destaque, desde os tempos das Roadstar II. Vou usar essa guitarra mais para estudar, deixando mais minha Fender Jaguar para tocar e timbrar quando estiver satisfeito com a execução das músicas.

http://3.bp.blogspot.com/_o18_61qT0AE/TCbIdLK2e6I/AAAAAAAAAG0/PHFc0H4p YSc/s1600/zr_cu.jpg

LeandroP
Moderador
# out/17
· votar


Prick

Melhor ponte do tipo flutuante que já vi. Não há desgaste por atrito (entre a base da ponte e os pivôs) por ter seu giro apoiado em mancais. É uma ponte pra vida toda. Além de um detalhe muito interessante pra canhoto, porque você pode inverter a posição da alavanca. Tendo em vista essas características, já considerou a hipótese de comprar esta ponte e instalar num modelo de guitarra que você curte? Ela é de fácil instalação.

Diegofloyd
Membro Novato
# out/17
· votar


procuro guitarra hurricane LP anos 90 japonesa pra comprar, se alguém souber de alguma.

Renatojrbatti
Membro Novato
# out/17
· votar


Alguém já tocou a strato t-805 handmade da tagima? vejo o pessoal falar muito mal da marca mas essa me parece uma boa guitarra, apesar do preço não ser muito convidativo (R$ 2.500,00).

TAGIMA T-805
BRAÇO / Marfim
CORPO / Cedro
ESCALA / Marfim ou Rosewood, com 22 trastes e marcações em Abalone
NUT (CAPO TRASTE) / Osso MEDIDA : 43 mm
CAPTADORES / 2 Single Coils Tagima (meio e braço), 1 mini hambucker (ponte) com imã de Alnico.
CONTROLES / Chave de 5 posições, 1 controle de volume ,1 de tonalidade e 1 chave microswitch série / paralelo para o hambucker
PONTE / Tremolo cromada com 2 pivôs
TARRAXAS / Cromadas e blindadas com travas
ESCUDO / Tortoise

KelvinW_
Veterano
# out/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, poderia me dizer se o preço que está essa strato vale a pena?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-919640861-guitarra-sx-st-62-cr eme-customizada-tunada-malagoli-_JM

Valeu, abraço.

dudurlzz
Veterano
# out/17
· votar


Qual a melhor strato na faixa dos 1200? Estou aberto a opiniões.

SX SST 57: minha primeira opção, acho a guitarra linda em tudo, mas o fato do corpo ser em basswood me deixa com um pé atrás para comprar, se achasse uma das antigas em Alder para vender seria uma boa.

Tagima T635: minha segunda opção, parece uma boa guitarra, mas fico com um pé atrás pois vejo muita gente falar mal da Tagima e que tem guitarras melhores nessa faixa de preço (quais?).

SX American Alder: essa parece ser uma guitarra de ótima construção, mas acho a cor dos knobs, da capa dos captadores e do corpo simplesmente horríveis, se eu fosse mesmo comprar ela, seria para trocar essas peças e pinta-la.

Quarta opção: pegar qualquer Strato de 400-500 reais e colocar uns captadores Malagoli.


Futuramente penso em fazer upgrades nas guitarras, independente de qual seja a escolha.
Toco guitarra a 8 anos e atualmente possuo uma Cort X6, mas to precisando da sonoridade de uma strato, e também por sua ponte ser mais simples.
Sonoridade e Conforto para mim é tão importante quanto o visual da guitarra, e pretendo ficar com o modelo que eu escolher por muito tempo.

Abraço, mais uma vez estou aberto a outras sugestões de modelos nesse preço, nessas especificações e já antecipadamente obrigado a quem ajudar.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/17
· votar


dudurlzz
mas o fato do corpo ser em basswood me deixa com um pé atrás para comprar
Porque? Tília é uma "madeira tonal" como outra qualquer...
Abç

dudurlzz
Veterano
# out/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Porque pelo o que eu pesquisei o Alder é mais caracteristico para o som que eu procuro, nada contra Basswood, atualmente possuo 3 instrumentos em basswood até.
Fora que nunca tive um instrumento em Alder, to afim de testar essa sonoridade, mas nada que me impeça de comprar outro instrumento em Basswood; se a sonoridade me agradar; mas tenho uma preferencia por Alder mesmo.

Alguma indicação na faixa dos 1200?
Abraço!

MatheusPhe
Membro Novato
# out/17 · Editado por: MatheusPhe
· votar


Falha

MatheusPhe
Membro Novato
# out/17
· votar


Entre a Cort X6 e a RG470 coreana, qual vale mais a pena? As duas pelo mesmo valor.

Já li algumas coisas ruins sobre a ponte da RG470

dudurlzz
Veterano
# out/17
· votar


MatheusPhe
Não conheço a RG470 mas tenho uma Cort X6 e é uma guitarra ótima, recomendo!

lamas92
Membro Novato
# out/17 · Editado por: lamas92
· votar


Não toco nada, mas pretendo iniciar de algum jeito. Li bastante e estou pensando numa Tagima T-635 ou numa T-805. A primeira é mais em conta. Se gostar posso colocar um bom captador, mas me ative as tarrachas. Elas são retangulares. Posso colocar uma Gotoh com trava na boa ou dá diferença na furação? Vai ficar aparecendo os antigos buracos? Já a 805 tem nut de osso, tarrachas blindada e mini humbucker. (Perto dos 2,5k) Com certeza é melhor, mas não sei... Vi um vídeo onde o Renatinho Stauros compara uma Fender com uma Memphis mexida, com Malagoli dentre outros ups, e confesso que o som da Memphis surpreendeu... E aí? Sugestões?

henriquelhrf2
Veterano
# out/17
· votar


Boas,

Me ofereceram uma Fender Strato Japan '72, ano 94 por um preço superior ao das outras japas (57, 62 etc...). Alguém manja se ela é realmente superior e qual seriam as diferenças?

Obrigado.

Prick
Membro Novato
# out/17
· votar


LeandroP
Prick

Melhor ponte do tipo flutuante que já vi. Não há desgaste por atrito (entre a base da ponte e os pivôs) por ter seu giro apoiado em mancais. É uma ponte pra vida toda. Além de um detalhe muito interessante pra canhoto, porque você pode inverter a posição da alavanca. Tendo em vista essas características, já considerou a hipótese de comprar esta ponte e instalar num modelo de guitarra que você curte? Ela é de fácil instalação.


Em princípio olho com desconfiança para essas adaptações, só se for padrão para a marca, e já bem consolidada no mercado, e o outro ponto é conseguir fazer isso com um custo baixo, ainda não vi uma ponte dessas da Ibanez vendida separadamente. Que representa outro problema. Tem uma Ibanez com ótimo preço quase nova, a merda é que o cara é de SP, e não posso testar a guitarra antes de comprar, vou esperar até aparecer aqui no RJ uma Ibanez com essa ponte com um bom preço.

Junior Van Halen
Membro Novato
# out/17 · Editado por: Junior Van Halen
· votar


Fala galera.
Tô querendo pegar uma segunda strato, pesquisando as Squiers Affinitys vi que seu corpo é em alder (confere que essas novas estão vindo em alder mesmo?) no qual pretendo só fazer um up nos captadores colocando malagoli custom 57/62 nelas.

Procuro o som bem vintage, clássico e estalado das antigas stratos.



O que acham?

msilva76
Membro Novato
# out/17
· votar


Boa Tarde Galera, estou com essa duvida, que é comprar uma dessas guitarras (Strinberg CLP79 ou Jackson Dinky JS11).
Sou novo na guitarra, sempre toquei violão, e pretendo comprar uma dessas duas. Como não conheço muito bem de guitarras vim até o fórum para obter ajuda.
Quem puder me dar dicas sobre dado tópico esteja a vontade, obrigado.
(OBS: quero uma das duas mesmo, não pretendo escolher outro modelo. Meu problema não é o preço nem nada do gênero, apenas estou na duvida de qual será a melhor para mim, meu estilo musical é mais gospel, e clássicos, nada de rock pesado (talvez isso ajude hehe)).

Buja
Veterano
# out/17
· votar


msilva76
Cara, se for nova, compre a que voce gostar mais.
Se usada, compre a mais conservada.
Qualquer uma das duas vai te servir muito bem.
Mas lembra de deixar uma grana pro amp, talvez até mais grana por amp do que pra guitarra. O que faz o bom som, é o amp.

msilva76
Membro Novato
# out/17
· votar


Buja
Beleza cara, valeu pela dica! Já me decidi e vou comprar a Strinberg mesmo. O Amp estou a procura ainda, mas foi de grande valia sua ajuda!
Até a próxima.

Buja
Veterano
# out/17
· votar


msilva76
Precisando tamos ae mano.

SlowerPro
Veterano
# out/17 · Editado por: SlowerPro
· votar


Boa noite.

Eu já tenho uma guitarra Eagle STS 002 que ganhei em 2006, ela funciona, mas precisa de alguns reparos (tarraxas, encordoamento, regulagem etc), porém eu não gostaria de investir nela, pois acredito que o investimento para deixá-la melhor acabaria saindo quase o preço de uma nova. Então, estou há algum tempo procurando uma guitarra razoável para que eu comece a estudar e, infelizmente, não consigo decidir por um modelo, então gostaria da ajuda de vocês.

Orçamento: R$ 1000,00
Finalidade: Aprender a tocar.
Nível técnico: Iniciante.
Características desejadas: Stratocaster.

Modelos que pesquisei e me interessei, mas não tenho certeza se seriam boas escolhas:

SX SST American Alder - http://www.habro.com.br/sx/guitarra-eletrica-american-alder-vintage-se ries-sstalder-sx/

Tagima New T-635 - http://www.tagima.com.br/detalhe.php?cod=56df16234a95c

Estou aberta a dicas e sugestões.

Agradeço desde já!

thbo
Membro Novato
# out/17
· votar


Amigos, não quero falar de modelos, mas sim de tipos de guitarra.

Sou iniciante nível zero em guitarra. Comecei a estudar violão em fevereiro e faz duas semanas que comecei a ter aulas de guitarra. Estou em uma dúvida tremenda entre um modelo Stratocaster ou Les Paul. Sei que é uma questão muito individual, de gosto, mas queria ver se alguém me dá uma luz pra me ajudar a decidir. Basicamente gosto de rock clássico: Beatles (banda favorita), Stones, The Who, Creedence, David Bowie, Pink Floyd, Lynyrd Skynyrd, Deep Purple, Neil Young, Queen, Black Sabbath e por aí vai. Meu maior ídolo é o Paul Mccartney, que, nos shows, toca uma Les Paul. Também gosto de Ramones, Clash, Éric Clapton, Toto, Santana, Kiss, AC/DC, Iron, Metallica, Led Zeppelin, Pearl Jam, Nirvana, Green Day, Offspring e Oasis. Dos artistas mais recentes, tenho gostado do trabalho do Jake Bugg. Na esfera nacional, naturalmente amo o rock dos anos 80, quase tudo o que ali foi feito, além de Skank, Velhas Virgens e os trabalhos mais recentes do Frejat e Titãs. Raul Seixas também é de lei. Ou seja, transito por várias vertentes do rock e, desse modo, fica ainda mais difícil decidir.

Pelo que percebi, a maioria dos artistas referidos utilizam guitarras Les Paul. Outros usam Strato e até outros tipos de guitarra. Eu “toquei” em ambas e achei as duas confortáveis. A Strato, de fato, pareceu ser mais confortável, mas não fiquei incomodado com a Les Paul. Em princípio, fiquei um pouco assustado com a maior “agressividade” do som da Les Paul, mas acabei me habituando logo.

Certo que o ideal, para mim, talvez fosse ter os dois modelos. Mas acho que, no atual estágio de aprendizado, isso não faz muito sentido ainda.

Li em algum lugar que, quando se tem a mesma dúvida que a minha, o ideal seria comprar uma Strato para começar, em razão da sua maior versatilidade. Mas tambem já li que a Les Paul é também muito versátil. O que você acham a respeito?

Claro que não procuro alguém que decida por mim e sei que, no final, o gosto pessoal pesa muito. Mas queria contar com a experiência de vocês para me ajudar a decidir.

Fica aqui, desde logo, registrado o meu agradecimento a quem se dispuser a ajudar. Um forte abraço a todos.

Gabezorx
Membro Novato
# out/17
· votar


thbo

Amigo, logo vai aparecer mais gente pra te dar uns toques, mas, se os caras que vc mais gosta e são referência pra vc usam Les Paul, vai fundo!

Cada guitarra tem uma característica diferente, como vc já deve ter percebido, acho que pra um primeiro instrumento, além do orçamento que vc dispõe, tem que ser por gosto pessoal mesmo, lembrando que não é uma coisa pra vc casar, não curtiu passa pra frente e pega outro modelo/marca e por aí vai.

O importante é começar!

Phill_Silva
Membro Novato
# out/17
· votar


thbo

Cara, difícil responder essa pergunta... Como você está começando, sugiro que escolha a que considera mais confortável para te dar uma melhor performance nos estudos, depois você troca, se necessário.
Essa questão de preferência, achar o instrumento certo e tal, você adquire com o passar do tempo, com a maturidade musical, etc...
Não foque tanto no instrumento, e sim no aprendizado... Teste algumas, veja qual é a mais confortável e vai fundo...

acabaramosnicks
Membro Novato
# out/17
· votar


thbo
Bem vindo.
Eu acredito que neste momento pode ser mais relevante gastar pouco dinheiro, e com pouco dinheiro é mais fácil encontrar uma boa strato do que uma boa LP. Uma vez peguei uma LP da Michael em um rolo, pior cagada que eu fiz. A captação da guita era meia boca, o valor de um par de caps não compensava, o braço era parafusado então foi difícil de passar pra frente, etc... a guita era bonita, mas deu trabaio.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda