【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/16
· votar


vitorrock
Não sei...
Vc deve levar seu instrumento a um luthier para que ele examine-o e veja do que se trata.
Abç

Zenir
Membro Novato
# ago/16 · Editado por: Zenir
· votar


vitorrock

Algo parecido aconteceu comigo na 24ª casa de uma semi-acústica que eu tive. Era um traste mal colocado, que, mais baixo que os subsequentes, quando pressionada a corda, os trastes depois deste impediam-na de ressoar. Paulinho Ferraz, luthier aqui de campinas, recolocou o traste, eu acho, nivelando-os, e tudo ficou ótimo. Mas pode ser outras causa, enfim, que só um luthier poderá te resolver. Pois não se deve lixar trastes sem a ciência e ferramentas para tal.

Zenir
Membro Novato
# ago/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Caríssimo, viste o vídeo dos piezzos nas guitarras? Eu vou tentar fazer, mas queria saber quanto a impedância, a saída de um rastilho piezzo, ligado de maneira passiva e/ou ativa, é muito diferente de um single coil? Eu poderia ligar no amp de guitarra sem problemas? Para tal seria melhor com preamp ou sem preamp? Eu vou ligar ele sozinho em uma goldem que está encostada aqui, não vou conjugar ele com os caps que estão nela. Será que eu terei um timbre semelhante ao modena da tagima, uma vez que em nenhum terei caixa de ressonância?
Desculpe a insistência, é que fiquei bem curioso.
Valeu a atenção!!

Brunaowarning
Membro Novato
# ago/16 · Editado por: Brunaowarning
· votar


Bom dia, alguém pode me ajudar?
Verifiquei que ao fazer um bend na 13º casa da quinta corda o som não sai, não sei explicar, mas você puxa a corda e ela meio que vai se abafando. E é apenas na corda lá e só na 13º casa, poderia ser problema de cordas ou empenamento?
Um iniciante conseguiria trocar as cordas sozinho?
Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/16
· votar


Zenir
Sim, é. A saída do piezo é bem mais baixa. Portanto, um pré-amp externo seria adequado. Quanto ao timber.... Bem, será o de piezo...
https://www.youtube.com/watch?v=tYOxim6dUSU
Saca só o Pete Townshend tocando a introdução de Pinball Wizard na strato com piezo...
Brunaowarning
Traste desnivelado, que deve ser "rebatido". Esse serviço deve ser feito por um luthier experiente e habilitado. Aliás, antes de qualquer coisa com sua guitarra, vc deve levá-la à esse profissional.
Abçs

juniorlp
Veterano
# ago/16 · Editado por: juniorlp
· votar


undefinedMauricio Luiz Bertola
tenho uma guitarra com floyd rose e a alavanca dela ta muito pra baixo pq eu deixei a ponte paralela com o corpo da guitarra q nem vi as pessoas falarem nos videos q tem q deixar q fica melhor pra usar a alavanca , mas no meu caso a alavanca ta pra baixo e é dificil fazer squeels na guitarra pq tem q descer a alavanca toda . vc sempre fala pra levar num luthier mas to sem dinheiro e eu msm tenho vontade de mexer na guitarra . queria deixar ela boa pra dar alavancadas q nem antes
n sei se vc entendeu mas vlw

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/16
· votar


juniorlp
Não entendi muito bem não, mas me parece que há a necessidade de nova regulagem...

fconde77
Veterano
# set/16
· votar


juniorlp

Se a ponte esta regulada corretamente e alavanca esta muito baixa, provavelmente essa alavanca esta empenada.

Apenas como comparação: A ponta da alavanca da minha guitarra fica com aproximadamente 5cm de altura em relação ao captador do braço.

bruno_novatorj
Membro Novato
# set/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Minha LP esta encostando a corda no parafuso co captador do braço. as cordas estão em boa altura e não trastejam e o captador esta quase no limite, o braço não parece estar empenado. O que poderia ser? Por ser uma guitarra barata (Memphis) eu mesmo estou mexendo para aprender e só em caso de não ter jeito levar em um luthier.

abs

fconde77
Veterano
# set/16
· votar


bruno_novatorj

Se tem como abaixar mais o captador do braço, faça isso. depois ainda pode fazer o ajuste fino abaixando os parafusos, mas procure respeitar a curvatura da escala.

bruno_novatorj
Membro Novato
# set/16
· votar


fconde77

Então abaixo o máximo que der? So´não entendi a questão do ajuste fino.

obrigado,

leoavilaleo
Membro Novato
# set/16
· votar


bruno_novatorj
Acho que ajuste fino é os parafusos do próprio humbucker, os que tem na bobina dele. EU ACHO, foi o que eu entendi hahaha

bruno_novatorj
Membro Novato
# set/16
· votar


leoavilaleo

entendi, vlw!

fconde77
Veterano
# set/16
· votar


bruno_novatorj
bruno_novatorj
Acho que ajuste fino é os parafusos do próprio humbucker, os que tem na bobina dele. EU ACHO, foi o que eu entendi hahaha

Exatamente.

juniorlp
Veterano
# set/16 · Editado por: juniorlp
· votar


fconde77
minha guitarra é nova ,nao sei se ta empenada ,como q olha se a alavanca ta empenada?pq nao da pra abaixar ela muito ,a minha alavanca é de encaixar e apertar, tem como desempenar ela?

fconde77
Veterano
# set/16
· votar


juniorlp

1º - Qual a altura que sua alavanca esta do corpo?
2º - Guitarras novas podem também podem vir com problemas.
3º - Qual a marca e modelo da sua guitarra?
4º - Poste uma foto aqui no fórum pra ver a altura?

juniorlp
Veterano
# set/16 · Editado por: juniorlp
· votar


1-4cm
2-entao dancei ela foi cara
3-schecter omen 6 extreme diamond series
4-to sem cabo usb

fconde77
Veterano
# set/16
· votar


juniorlp
1º - Qual a altura que sua alavanca esta do corpo?
1-4cm
Diferença de apenas 1cm, relaxa, não deve ter defeito algum. Talvez tenha que se acostumar mais a guitarra, mas de todo modo eu a levaria a um luthier pra tirar essa dúvida e fazer uma regulagem geral, vc tem um bom instrumento que como mesmo disse " foi caro", não é o tipo de coisa que deve ser deixada de lado.

leoavilaleo
Membro Novato
# set/16 · Editado por: leoavilaleo
· votar


--

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/16
· votar


leoavilaleo
Esse tópico não é para isso...

leoavilaleo
Membro Novato
# set/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Beleza, eu apago e crio lá no das pedaleiras, mals ai

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/16
· votar


leoavilaleo
Obrigado!
Abç

Brunaowarning
Membro Novato
# set/16
· votar


Desculpa estar incomodando de novo aqui, me surgiu uma dúvida que apesar de ser comum surgem várias respostas diferentes, já usei a busca e nenhuma resposta concreta pois sempre dizem que sim ou que não. Em relação a afinação, realmente tenho que regular toda vez que for mudar? Empena o braço? O luthier mais proximo aqui é em outra cidade, vai demorar um pouco pra eu ir lá novamente.
No caso, as afinações que mais vejo são drop d e meio tom abaixo, minha guitarra ta na afinação padrão, poderia dar algum problema?

JulianoF.
Membro Novato
# set/16
· votar


Brunaowarning
Regular é guitarra é algo que deve ser periodicamente, mesmo que não se mude a afinação.

O braço trabalha, devido a variação de temperatura e humidade durante o ano.
Aqui no RS, no verão chega a 40c, e no inverno faz 0c, e com isso, é preciso re-regular a guitarra.

Se vais mudar a afinação então, é ainda mais prioritário regular a guitarra.
Pois estará mudando a tensão que o braço do instrumento sofre com a ação das cordas.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/16
· votar


Brunaowarning
realmente tenho que regular toda vez que for mudar?
Sim.
Empena o braço?
Dependendo da "engenharia" do braço, e, se ficar fazendo isso o tempo todo, empena sim.
as afinações que mais vejo são drop d e meio tom abaixo, minha guitarra ta na afinação padrão
O correto é ter uma guitarra específica e regulada para essas afinações aí.
Abç

Hangar18
Veterano
# set/16
· votar


Pessoal, preciso de uma ajuda de vocês se for possível:

Vou trocar os saddles de minha fender strato mexicana por estarem oxidados, alguns perderam a rosca com o parafuso e gerando desafinação

Estava procurando pelos vintage da Fender no Mercado Livre e achei o mais barato(original) por R$150,00. Achei meio caro.

Aí no meio da procura me deparo com estes saddles com rollers(e mais baratos): http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-762549375-carrinhos-saddles-com -rollers-guitarra-cromo-fosco-_JM
Será que valem a pena? Têm alguma dica?
Vlw!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/16
· votar


Hangar18
Se vc não se importar com a questão da originalidade, recomendo esses carrinhos.
Abç

Hangar18
Veterano
# set/16
· votar


Hangar18
Se vc não se importar com a questão da originalidade, recomendo esses carrinhos.
Abç


Obrigado Bertola, acabei pegando esses com roller!

Davi Dornelles
Veterano
# set/16
· votar


Bertola, dos kits de elétrica.

Pelo que tenho visto, sei que tem três que são tops.

os Emerson Custom Shop, Luxe e Charlie.
Ouço falar bem demais dos Emerson, capacitores a oleo e ai vai.

Recomenda?

bruno_novatorj
Membro Novato
# set/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Você já pegou alguma tagima tlp legend? o que acha dela?

abs!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji