【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

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38721055
Membro Novato
# ago/16
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Valeu Bertola!

38721055
Membro Novato
# ago/16
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Bertola, eu tinha um potenciometro aqui em casa push pull e tentei trocar por esse que tava bixado. Essa guitarra ja tinha push pull no tone, aí eu coloquei outro no volume. Mas o máximo que eu consegui foi fazer um virar espelho do outro, ou seja, o mesmo polo da bobina que desliga no push pull do tone, é o uqe desliga também no push pull do volume, ou seja, nenhuma função a mais em por 2 push pull nessa guitarra. Será que e por que os caps dela são de dois fios só? Ela é uma com dois humbucker e 1 single, chave de 5 posições, 1 volume e 1 tone. Será que existe alguma forma de ligar dois push pull nela e um fazer algo diferente do outr, como por exemplo um defasa o norte e o outr o sul? EU só achei diagramas na internet com dois push pull com captadores de 4 fios...

LeandroP
Moderador
# ago/16
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38721055

Com o humbucker de dois fios as ligações ficam limitadas, e não há muito o que fazer. Não tem como defasar uma das bobinas. Se está pensando numa utilidade prática pra este push-pull, quem sabe ativar/desativar um blender envolvendo os dois humbuckers, já que esta mistura não acontece na chave seletora de 5 posições.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/16
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38721055
Capts com dois fios não podem ser (em princípio) "splitados". Voc cometeu um erro comum, nada mais.
Abç

38721055
Membro Novato
# ago/16
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LeandroP, pois eh, eu estava pensando em fazer justamente isso, eu teria que mudar muito da ligação original ou é só soldar um fio nas duas chaves do meio da chave seletor e unir no push pull do volume?

Bertola, entao eu sou bem amador na parte elétrica mesmo, tanto é que eu to fazendo esse trampo na faixa para meu amigo, só para eu pegar experiência mesmo, eu deixei isso claro para ele rsrsr

LeandroP
Moderador
# ago/16
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38721055

É só fazer isso que você descreveu. Atente-se à posição do push-pull para definir se quando puxa o potenciômetro ele mistura ou se quando aperta o potenciômetro. Você pode verificar isso facilmente através de um simples multímetro. Mas é bem isso, puxe um fio da chave seletora (posição do braço) para o terminal do push-pull e mande a saída pro potenciômetro de volume, ou de volta pra saída da chave seletora.

38721055
Membro Novato
# ago/16
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Obrigado! Vou tentar fazer mais tarde e qualquer coisa dou um grito aqui hahhahahah

Muito obrigado mesmo!!

lucas.motorbreath
Membro Novato
# ago/16
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Mauricio Luiz Bertola
Bertola, peguei uma Samick Ultramatic Greg Bennet, primeiramente gostaria de saber se vc conhece e o que acha dela. Outra coisa, a ponte dela é fixa e já está quase no "chão", ou seja, encostando no corpo, não tem muita margem para abaixar, e eu gosto de cordas bem baixas, nessa caso não tem jeito mesmo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/16
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lucas.motorbreath
Não conheço essa guitarra.
Pelo que pude observar, ela tem braço colado. Abaixe a ponte ao máximo.
Outra coisa que se pode fazer é abaixar ainda mais o sulco de cada carrinho usando serra de metal e/ou lima fina.
Abç

Tiozinho
Veterano
# ago/16
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Oi galera, tenho uma squier strato california series, e as cordas E (mizão) e A soam abafadas e quase inaudíveis mesmo sem plugar no ampi e as outras soam normais, gostaria de saber se colocar um nut de osso isso resolveria. Obrigado pela atenção e um Abraço!

Antonio Imperatori Jr
Membro Novato
# ago/16
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Mauricio Luiz Bertola

Preciso de ajuda para tentar colocar em prática um wiring que me permita alcançar o maior número possível de combinações e timbres com os captadores que eu tenho.

Segue a ideia que tive para "derrubarem", aprimorarem ou corrigirem (pois toda ajuda é bem vinda!):

1) A guitarra tem 3 captadores Malagoli (2 tipo humbucker e 1 mini humbucker)

2) Cada captador será ligado a uma chave gangorra, de tipo liga-desliga-liga, da seguinte forma:
- Posição I: aciona apenas uma bobina do H
- Posição 0: desliga ambas as bobinas do H
- Posição II: aciona ambas as bobinas do H

2.1) Devem haver 2 LEDs amarelos instalados próximos de cada chave gangorra, indicando qual posição da chave está acionada, da seguinte forma:
- Posição I ou Posição II: acende apenas 1 LED, referente a sua respectiva posição
- Posição 0: apaga ambos os LEDs da chave gangorra

3) As chaves seletoras dos captadores do braço e do meio serão ligados no potenciômetro de Tone I, para controle de timbre destes captadores.

4) A chave seletora do captador da ponte será ligada no potenciômetro de Tone II, para controle de timbre deste captador.

5) As chaves seletoras de Tone I e II serão ligadas no potenciômetro de controle de Volume, que controlará o nível de saída de som da guitarra.

6) O potenciômetro de controle de Volume será ligado ao Jack da guitarra (a chave seletora de 5 posições será removida do circuito).

7) Todo o circuito deve ser blindado, com instalação de capacitores e/ou resistores, para evitar que hajam ruídos provocados por interferências externas ou mesmo pelo 'hum' gerado pelos "single coil" splitados do humbuckers pelas chaves gangorra.


OBJETIVOS:
1- Tornar a strato HHH em HSH, HSS, HHS, SSH, SSS, SHS, SHH, além de poder desligar qualquer captador e formar novas combinações, como tocar com um único captador.

2- Instalar LEDs para indicar visualmente a combinação atual selecionada.

Tiozinho
Veterano
# ago/16
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Mauricio Luiz Bertola
tenho uma squier strato california series, e as cordas E (mizão) e A soam abafadas e quase inaudíveis mesmo sem plugar no ampi e as outras soam normais, gostaria de saber se colocar um nut de osso isso resolveria. Obrigado pela atenção e um Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/16
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Tiozinho
E plugado no amp, fica "abafado"?
Isso é apenas uma questão de regulagem em um bom luthier.
Antonio Imperatori Jr
Que confusão hein?
Esse circuito que vc deseja é quase inviável, e, mesmo que algum eletrônico profissional(como o Claudio César Dias Baptista), consiga fazê-lo, vc vai gastar mais tempo "apertando botão" que tocando, e só será viável fazê-lo em situação de estúdio.
Para acionar apenas 1 bobina de um capt HB, é necessário fazer uma ligação com chave mini-toggle de 6 pinos para cada capt, que, obrigatóriamente tem que ter 4 fios, e uma outra chave para ligar e desligar o capt inteiro; ou seja, a guitarra terá, no mínimo, 5 chaves.
Ligar LED, só se houver alimentação interna, e isso vai exigir um outro circuito, ademais, cada circuito de LED terá que ser ligado à uma outra chave, pois eles para serem acesos "automaticamente", com chave comuns, não dá. Muita complicação para pouco resultado...
Posição "0" não sei do que se trata.
Abçs

Tiozinho
Veterano
# ago/16
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Mauricio Luiz Bertola
E plugado no amp, fica "abafado"?

Fica também

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/16
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Tiozinho
Tem que mudar a pestana, ou "readequar" a existente. Mas quem define isso é o luthier...
Abç

Antonio Imperatori Jr
Membro Novato
# ago/16 · Editado por: Antonio Imperatori Jr
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Mauricio Luiz Bertola

Que confusão hein?
Esse circuito que vc deseja é quase inviável, e, mesmo que algum eletrônico profissional(como o Claudio César Dias Baptista), consiga fazê-lo, vc vai gastar mais tempo "apertando botão" que tocando, e só será viável fazê-lo em situação de estúdio.


É realmente um circuito complexo, Bertola. rs
Seria uma troca de uma chave seletora com 5 posições por 3 chaves de 3 posições cada, sendo uma para cada captador, dando mais opções de combinação entre os captadores.


Para acionar apenas 1 bobina de um capt HB, é necessário fazer uma ligação com chave mini-toggle de 6 pinos para cada capt, que, obrigatóriamente tem que ter 4 fios, e uma outra chave para ligar e desligar o capt inteiro; ou seja, a guitarra terá, no mínimo, 5 chaves.

Posição "0" não sei do que se trata.

A chave gangorra de 3 posições também tem 6 pinos, como o mini-toogle. Talvez o mini-toogle seja a melhor opção estética. Mas a chave gangorra tem a opção de ligar só 1 bobina ou de ligar as 2 bobinas de um captador HB ou desligar todas as bobinas quando na posição "desliga" (que eu chamei de posição zero). Imaginei assim que precisaria de uma chave para cada captador apenas, totalizando 3.


Ligar LED, só se houver alimentação interna, e isso vai exigir um outro circuito, ademais, cada circuito de LED terá que ser ligado à uma outra chave, pois eles para serem acesos "automaticamente", com chave comuns, não dá.

Você está certo. Vou abortar a ideia dos LEDs, pois, realmente, só complicam mais as coisas. No meu caso, os LEDs são uma frescura. hehe


Muita complicação para pouco resultado...

Lembro que, em algumas guitarras da década de 80, como as Tonante, existiam uma chave liga-desliga para cada captador, mas eram 3 captadores single coil. Essa minha ideia se baseia neste mesmo princípio, mas se aproveitando das 3 posições da chave gangorra para optar ligar 1 bobina, desligar as bobinas do captador ou ligar as 2 bobinas.

Mas sabendo que você é uma grande referência neste meio, preciso saber se você acha que os resultados serão pequenos para tanto trabalho, pois nem inicio o trabalho caso você considere ser inútil.


A saber, os 3 captadores da Malagoli são:
HH777 - braço
Little HH777 - meio
Napalm - ponte

Um abraço.

38721055
Membro Novato
# ago/16
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Gente socorro! heheheh

Eu postei há uns dias o lance de usar dois push pull, o meu amigo voltou atraz e pediu para por um pot de volume normal mesmo, aí eu coloquei, ficou entao 1 volume, 1 tone com push pull para configuração 2 humbs e 1 single.
O problema é que agora eu liguei tudo igualzinho tava antes, e o push pull antigo nao quer funcionar por completo: só defaza a chave do braço e a chave da ponte, a chave do meio e as outras duas intermediarias o push pull simplesmente parou de funcionar!

Ja chechei todos os fios estao soldados e tal, e tentei voltar o potenciometro antigo e continua com o problema!

Como eu posso descobrir rapido que fio está com problema? É as 3 chaves do meio que só funcionam "defasadas" agora....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/16
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Antonio Imperatori Jr
Tente usar esse circuito aqui como base:
https://www.google.com.br/search?q=Guitar+Schematics+3+pickups+1volume +1+tone+3+switches&client=firefox-b&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ve d=0ahUKEwiyxMLyiczOAhXKjpAKHbJpD2wQsAQIHQ&biw=1600&bih=773#imgdii=hzEC eQcc3lVdAM%3A%3BhzECeQcc3lVdAM%3A%3BYW7H59c2zO68UM%3A&imgrc=hzECeQcc3l VdAM%3A

Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/16
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38721055
http://www.guitarelectronics.com/product/WDUSSS5L1204/WDU-SSS5L12-04.h tml
Refaça com base nesse circuito

38721055
Membro Novato
# ago/16
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Ixi Bertola mas a guitarra que tenho aqui é pouco diferente:

- só tem 1 volume e 1 tone
- chave seletora é daquelas com 8 pinos para o mesmo lado (igual das strato)
- Ela é HSH

O que eu tava vendo aqui de "esquisito", apesar de estar ligado assim antes e funcionar, é que o penultimo pino da chave, correspondente ao cap do meio, tem um fio ligando na carcaça do pot de volume, será que é isso que ta dando curto? Esse fio não deveria estar soldado no 4º pino da chave que é o de saída?

Essas chaves seletoras tem duas saídas, certo? Os dois pinos do meio, então, um esta ligando na entrada do pot de volume e o outro está sem nada ligado. To começando a achar que pode ser isso, o que acham? O ruim que eu não to em casa agora para testar ¬¬

38721055
Membro Novato
# ago/16
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Eu achei agora o diagrama dela! Está soldado exatamente assim, MENOS o fio do terra entre a chave seletora e o volume:

http://www.cortguitars.com/downloads/pdfs/X-6.pdf

Será que é isso que esta "desativando" o push pull só a chave do meio e as duas inetemediarias? E se for isso, como que antes de eu trocar o potenciometro estava funcionando tudo normal sem esse bendito fio?!?!? QUe bruxariaa! hahah

LeandroP
Moderador
# ago/16
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38721055

Esta ligação de aterramento entre a chave seletora e o volume não interfere em absolutamente nada. Na minha guitarra eu fiz este aterramento na chave, mas por puro preciosismo da minha parte.

Você está utilizando o push-pull pra splitar um humbucker? Como faz isso se o seu humbucker só tem dois fios? Trocou de humbucker por outro com quatro fios?

38721055
Membro Novato
# ago/16
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Olá LeandroP, então, na verdade eu me expressei mal, os humbucker tem 2 fios + malha, eles são exatamente iguais ao esquema do site da cort:

http://www.cortguitars.com/downloads/pdfs/X-6.pdf

Hoje a ligaçao está igualzinha esse diagrama, menos o fio que nao tem nada haver la é claro...

Ontem eu refiz todas as soltas, tirei fio por fio, desencabei de novo e refiz as soldas igual o diagrama original da cort X6...será que pode ter queimado alguma coisa na chave seletora ou no push pull do tone?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/16
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38721055
Não queimou não.
Capts com 3 fios, um deles fica ligado ao terra, ficando na verdade 2. Ele não pode ser "splitado"...
Abç

38721055
Membro Novato
# ago/16
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Mas o esquisito é que ta assim:

chave 1 (braço): defasa e não defasa
chave 2 : só defasa
chave 3: só defasa
chave 4: só defasa
chave 5: defasa e não defasa

Entendeu? É o contrário que ta acontecendo, em todas as posições da chave, o push pull puxado pra cima funciona para todos. Mas na hora de empurrar ele pra voltar o "som cheio" de todos os caps, só funciona na chave 1 e 5.

E o pior de tudo: antes de eu trocar o potenciometro de volume, tudo estava funcionando.

Se nao queimou nada, então eu devo ter danificado algum fio mesmo sem querer, vou tentar refazer toda a fiação...

Se eu soubesse uma forma de usar o multimetro para me indicar qual fio está zoado, seria melhor ainda, mas sou maior pangaré em elétrica hahaha

38721055
Membro Novato
# ago/16
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Agora eu fiquei mais na dúvida ainda: aquele primeiro diagrama que eu passei, era quando a x6 era feita com caps de 3 fios. Agora eu achei um mais atual no site da corte mesmo, com caps de 4 fios, e olha que engraçado:

http://www.cortguitars.net/uFiles//product/91/schematics/X-6.pdf

La no canto inferior esquerdo mostra a "função padrão" do push pull da guita que vem de fábrica, e ao que tudo indica só a chave 1 e 5 tem efeito o push pull mesmo...estou certo na interpretação? Então na verdade estaria tudo certo com a guitarra agora assim? Mas eu juro que tinha visto as chaves 2, 3 e 4 mudar antes com o push pull kkkkkkkkk acho que andei cheirando muito estanho esses dias e pirei hahah

Zenir
Membro Novato
# ago/16
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Caro Mauricio Luiz Bertola, sei que não é bem sua praia, mas quero aproveitar um pouco da sua experiência. Eu tô sofrendo com problemas de aterramento em minha casa, já testei tudo, não são os cabos, nem os amps, muito menos a guitarra, e sim um aterramento inexistente. Há uma sensação de que do nada o hum triplica e as vezes volta ao normal do nada, oscilando o seu volume. Tanto nos singles passivos, quanto nos ativos; tanto no valvulado, quanto no ss; com pedais de efeito, sem pedais de efeito. De uma hora para a outra, fica tudo silencioso, tem épocas melhores, épocas piores... Outros eletro domésticos as vezes emitem o mesmo zumbido quando o sinto crítico no amp. Bem, como vou me mudar no máximo em um ano e meio, não queria despender de cerca de R$800,00 reais que me custariam um bom aterramento, com sorte. Pensei em três paliativos: aterrar o pino terra da tomada em que ligo tudo relativo à guitarra com uma única haste fincada fora da casa(R100,00); ou comprar o tal módulo isolador da apc, R$200,00, que, embora eu saiba que não é tudo que promete, acredito que possa pelo menos aliviar este ruído e servir como um filtro de linha ou transformador 220-110 onde eu precise, quando tiver aterramento; ou, até, os dois, haste conectada a uma única tomada+apc Módulo, R300,00. Não é questão de exagero, quando a coisa fica feia, o humm é muito desagradável, eu sei que uma strato não é silenciosa, mas mesmo o humbucker chia quando dá estas zicas. Você acha que uma destas 3 soluções podem me ajudar a reduzir o meu problema? Você me indicaria alguma outra solução que possa ser mais barata para o meu problema?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/16
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Zenir
Talvez vc possa aterrar apenas a tomada em que vc liga o amplificador...
O tal aparelho isolador eu não conheço...
Abç

Ramsay
Veterano
# ago/16
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Antonio Imperatori Jr
Cara, se vc pretende fazer todas essas conexões de captadores, vc tem que comprar uma chave seletora Super Switch da Fender do link abaixo, a qual permite múltiplas conexões de captadores, sendo que essa chave é o que mais se aproxima do que vc pretende:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-709081393-chave-seletora-fender -5-posicoes-super-switch-novo-_JM

Ramsay
Veterano
# ago/16
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Zenir
A única função do módulo isolador da APC é impedir que o usuário tome choque elétrico. Em termos de ruído "humm" ele não adianta de nada.

Não sei de onde vc tirou esse valor de R$100,00 por uma haste fincada, uma vez que uma barra de cobre de 1cm de diâmetro e 1m de comprimento custa muito menos que isso.

Se vc quiser acabar de vez com os problemas de aterramento na sua casa, vai precisar, não de uma, mas, de três barras de cobre de 1 cm de diâmetro e 1 metro de comprimento cada que deverão ser enterradas no solo de modo a formar um triangulo equilátero de 60 cm de lado.

Interligue as 3 barras e ligue ao chassis do seu amp valvulado ou SS e todos os seus problemas de falta de aterramento estarão resolvidos.

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