【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
DaNzzz
Membro Novato
# set/16
· votar


Você acha que a Vintage Telecaster da Squier vale a pena?
Eu andei procurando as da Tagima mas não sei se recomendam.
To pesquisando mais sobre teles pq não sei se Les Paul continua me atendendo pelo o que ando tocando. Entende?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/16
· votar


DaNzzz
Tem várias teles legais no mercado.
As melhores são as Classic Vibe e Modified Vintage da Squier.
Dos modelos baratos tem a Condor CT-10, Michael e Milano e Strinberg, bem como as PHX e GBS-Pro. Ao comprar tais modelos mais baratos é imperioso o teste "in loco" e a ajuda de um colega experiente, assim como pensar em certos "up-grades".
As Vintage são legais também, um pouco melhores e mais caras.
Abç

DaNzzz
Membro Novato
# set/16
· votar


Show!! O que me atrapalha é que eu não entendo nada de madeira nem captadores ):
Dentre essas que você listou você poderia me recomendar alguns modelos? se não for um abuso da minha parte. É pq eu olho e não sei diferenciar se é boa ou não, se tem madeira de qualidade e etc...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/16
· votar


DaNzzz
Você não tem que se preocupar com isso. Apenas compre o instrumento que vc puder comprar (lembre-se que guitarra sozinha não é nada) e leve a seu luthier para a IMPRESCINDÍVEL regulagem geral.
Abç

andredraw
Veterano
# set/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola,

comprei a guitarra que me indicou, a SX SST 62.

Ainda vou experimentá-lá antes de tudo, não sei se vou trocar as tarrachas dela.

Mas caso eu resolva trocar, poderia me indicar um jogo bacana de antemão, por favor?

Já deixo de prontidão, caso seja necessário, já sei o que procurar.

Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/16
· votar


andredraw
Em princípio não há necessidade de trocar tarraxas não.
Abç

bruno_novatorj
Membro Novato
# set/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Quando peguei minha LP memphis usada ela estava com as cordas bem velhas e coloque cordas novas 0.10. Eu mesmo em casa com alguns tutoriais da internet fiz uma regulagem basica nela. Ela estava até legal, mas de uma semana pra cá esta trastejando em algumas casas mais pro final do braço, principalmente na mizinha na casa 15. A nota praticamente não sai, fica um som "esmagado". Aparentemente o braço não parece empenado, mas não sei dizer se os trastes estão nivelados, vou tentar verificar hoje. Sei que o ideal seria levar a um luthier para uma geral, mas ainda não encontrei um de confiança perto e to meio sem tempo pra levar agora em algum outro então queria corrigir esse problema até poder levar. o que pode ser?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/16
· votar


bruno_novatorj
Me parece tensor ou trastes.
Não mexa nisso sem saber e ter bastante experiência.
Abç

bruno_novatorj
Membro Novato
# set/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Entendi... bem vou aguardar mais um pouco, estava pensando em um upgrade de captador pra malagoli e ia aproveitar pra fazer tudo de uma vez, mas estou receoso se vale investimento em uma memphis LP ou esperar até pegar uma de melhor qualidade.

abs!

airtoncavalera
Veterano
# set/16
· votar


Boa tarde galera, alguem poderia me dar uma mão ou pelo menos me indicar um caminho? RS

Bom, meu problema é o seguinte: Tenho uma guitarra Les Paul, há um tempo atraz fiz um upgrade nela, trocando desde os caps, potenciomentos, chave, jack, a parte eletrica completa... ficou perfeita, mas por um descuido do luthier que fez o serviço a "arroela" do jack ficou folgando facilmente, sempre que plugava o cabo ele ficava rodando...

Resultado: os dois fios soltaram do jack.

Hoje, levei a guitarra para um eletrônico amigo meu soldar os fios, eu "sabia" onde soldava direitinho e ele so ia fazer o trabalho rs.

Ao chegar em casa veio a surpresa, liguei primeiramente a guitarra direto ao amplificador, com um cabo muito bom que tenho. Tudo beleza, mas quando eu encostava a mão em alguma parte de ferro da guitarra ela dava aquele "Huuuum", eu estranhei de cara, pq geralmente o que acontece é ao contrário, esse barulho aparece ao DESENCOSTAR a mão de alguma parte da guitar.... No meu caso nao, a guitarra ta ligada, perfeitinha e sem chiado algum, se eu triscar numa corda e tocar o som sai perfeitamente, mas se eu encostar em qualquer peça de metal da guitarra ela da esse "Huuuum". E pra nao dizer que é o cabo, fiz o mesmo teste com outros 4 cabos que tenho...

Alguma luz? hehe. Valeu pessoal !

Calime
Veterano
# set/16
· votar


airtoncavalera

De repente inverter os fios do jack resolva esse problema...

airtoncavalera
Veterano
# set/16
· votar


Calime
Você acredita que isso possa ser problema por conta da inversão do fio terra com o fase? Vou experimentar... O maximo que pode acontecer é não dar certo... espero eu hehe.

valeu a dica !

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/16
· votar


airtoncavalera
O cara soldou errado...
Abç

fconde77
Veterano
# set/16 · Editado por: fconde77
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Qual a diferença na ligação dos capacitores dessas duas maneiras

https://c2.staticflickr.com/6/5510/29900439032_532ed2e502_o.gif

A 1º opção seria o capacitor interligando os potenciômetros de volume e tone, na 2º opção o capacitor fica apenas no tone aterrado na carcaça.

Esse é um esquema de ligação de 2 Humbuckers com uma chave de 5 posições

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/16
· votar


fconde77
Nenhuma...
Eu uso tanto uma quanto outra. A 1ª opção mais em teles e em Gibson (LP/SG e etc).
Abç

fconde77
Veterano
# set/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado pela resposta... talvez opte pela 2º opção mesmo.
Só a título de curiosidade, esse esquema e para uma strato de ponte fixa que estou fazendo.

Agora olhando a imagem surgiu outra dúvida...

Para humbuckers normalmente o capacitor não seria de .022 uf sendo os .047uf mais comuns para os single?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/16
· votar


fconde77
Tanto faz também. Na verdade vc pode usar os dois, sendo que o de .047uF corta mais agudos.
Abç

Ismah
Veterano
# set/16
· votar


Será que vale a loucura de experimentar a reforma?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-799447569-guitarra-fly-v-c-floy d-necessita-regulagem-acc-trocas-_JM

fconde77
Veterano
# set/16
· votar


Ismah

Pelas fotos não vi muita coisa no corpo ou ferragens, as peças de reposição da ponte podem ser compradas a parte(parafusos, saddles e bloquinho), mas o mais esquisito é esse encaixe do braço com o corpo... Parece que no ajuste das partes tiraram material do braço com golpes de facão em vez de ajustarem a trócula...

Eu fugiria dessa!!!

Paulo_Kotzen
Membro Novato
# set/16
· votar


Fala pessoal, blz? Seguinte. Sabemos q basswood é uma madeira que casa bem com captadores de alto ganho. Tenho uma memphis mlp100 ( les paul) feita em basswood, braço em maple e escala em rosewood. Estou pensando em colocar um par de malagoli distortion pra tocar hard rock e algo de heavy metal. Vcs acham uma boa escolha ou sugerem algo diferente, dentro desta proposta? Pensei tbm no malagoli phantom, mas achei com ganho demais... o q acham? Agradeço desde já!

Ismah
Veterano
# set/16
· votar


Sabemos q basswood é uma madeira que casa bem com captadores de alto ganho.

Quem afirma isso?


Estou pensando em colocar um par de malagoli distortion pra tocar hard rock e algo de heavy metal. Vcs acham uma boa escolha ou sugerem algo diferente, dentro desta proposta?

Um pedal de clean boost pode custar menos e trazer mesmos resultados.

fconde77
Veterano
# set/16
· votar


Paulo_Kotzen

Sabemos q basswood é uma madeira que casa bem com captadores de alto ganho
Baswood e uma madeira que não timbra para o agudo, médio ou grave, podemos dizer que, em termos de respostas tonais é uma madeira "flat".
Esse lance de madeira e captador não procede muito, a ESP faz guitarras de mogno com captação "Lace Sensor Dissonant Aggressor" com 17,8K (Ponte) e 13,7K (Braço)

Sobre a captação em qualquer das escolhas vc esta bem atendido, no entanto acho que vc se confundiu com o ganho desses captadores...
- O Phantom tem 11,5K (Ponte) e 7,2K (Braço)
- O Distortion 16,6K(Ponte)


Uma dica: Antes de investir uma grana nela em qualquer coisa que não fosse cordas e regulagens, daria uma chance assim mesmo como ela esta, experimentaria melhor outras timbragens do seu setup... Acho que vc pode se surpreender e economizar uma grana.

vintage_man
Membro Novato
# set/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Queria a sua ajuda, por favor.

Vou comprar um violão de nylon para começar a estudar violão clássico.

É preciso leva-lo num luthier após a compra, assim como as guitarras ?

Abs

fconde77
Veterano
# set/16
· votar


vintage_man

Sim

Ismah
Veterano
# set/16
· votar


fconde77

Não seriam isso que tu enumerou ali a resistência/impedância do pickup?

fconde77
Veterano
# set/16
· votar


Ismah
Não seriam isso que tu enumerou ali a resistência/impedância do pickup?
Mão entendi???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/16
· votar


Ismah
Guitarra estranha... Não arriscaría não...
Paulo_Kotzen
Essa guitarra não é lá essas coisas... Investir muito nela não vale muito à pena. Eu apenas compraría um desses para a ponte e seguiría o que ofconde77 disse acima:
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1173-traditional_hb_ho t
vintage_man
Qualquer instrumento de corda, de qualquer marca ou procedência, ao ser comprado deve ser levado de imediato a um luthier competente.
Abçs

EduBluesMan
Veterano
# set/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Meu prezado. Preciso de uma ajuda.
Estou reformando uma Tagima PR 200 cujos captadores estão horrendos e encontrei aqui um par de captadores da Wilkinson Humbucker para instalar na guitarra.
Porém, notei que o sistema de fiação é diferente.
O cabo principal que sai do captador consiste num fio mais grosso e preto, além de dois fios unidos (vermelho e outro branco) e um fiozinho preto solto, como pode ver na fotografia.
Aí surgiu a pergunta.
Qual deles ligo no potenciometro?
Onde ligo os demais?
Obrigado
segue foto
foto dos fios dos captadores

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/16
· votar


EduBluesMan
O preto. O mais grosso é o negativo, e os vermelho e branco, isole com fita isolante.
Abç

leoavilaleo
Membro Novato
# out/16
· votar


Minha strato tem uma ponte 2 pivôs, vi uns videos de uns luthiers falando que tem que deixar ela flutuando. A minha ponte foi regulada e ela está encostando no corpo. Qual o jeito certo de regular essa ponte? Pode ser do jeito que preferir ou existe uma maneira correta pra minimizar algum possível dano?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji