【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
andeeer
Membro Novato
# jun/16
· votar

w3s1eyB
Não necessariamente, se você não aterra, não fecha o circuito. Se o circuito não está fechado, a bobina não funciona, pelo menos não de forma total, por isso esplitado ele funciona mas não quando utiliza o humbucker inteiro.

w3s1eyB
Membro Novato
# jun/16
· votar

andeeer
show de bola, dúvida esclarecida.
Mais tarde comento o resultado valeuzão !

w3s1eyB
Membro Novato
# jun/16
· votar

Nada feito, soldei ontem bem certinho mas nao funcionou =/
acho que vou ter q mandar pra um luthier msm...
mas obrigado pessoal!

GustavoEderli
Veterano
# jun/16
· votar

Comprei uma Cort VIVA usada, made in korea com Push pull.

Minhas duvidas são:

- É normal o pushpull defasar tanto o captador do braço como o da ponte?
- Os captadores da guitarra são de qualidade mediana por serem de fábrica. O captador da ponte tem seu chiado normal, ainda mais que não possuo aterramento elétrico. Porém o do braço fica com um chiado insuportável se eu tiro as mãos das cordas. Quando eu aciono o Pushpull, o cap do braço para com essa chiadeira esquisita mesmo sem encostar a mão.

Fica ai as duas dúvidas

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/16
· votar

GustavoEderli
- É normal o pushpull defasar tanto o captador do braço como o da ponte?
Sim.
O captador da ponte tem seu chiado normal, ainda mais que não possuo aterramento elétrico. Porém o do braço fica com um chiado insuportável se eu tiro as mãos das cordas. Quando eu aciono o Pushpull, o cap do braço para com essa chiadeira esquisita mesmo sem encostar a mão.
Isso é normal. Talvez caiba uma revisão na parte elétrica.
Abç

Kallau
Veterano
# jun/16
· votar

Boa noite.

Possuo duas guitarras de entrada (Shelter e Condor) e percebo uma característica comum em ambas, que não sei se é devido à baixa qualidade dos potenciômetros ou é comum em todas as guitarras.

Percebo que o controle da potência nos potenciômetros não são lineares, desenharei para ficar mais claro:

POSIÇÃO POTENCIÔMETRO 100% -------- 75% -------- 50% --------- 25% -------- 0%
POTÊNCIA DO SOM 100% -------- 60% -------- 40% --------- 15% -------- 0%

Dá pra entender? É como se da posição 10 pro 9, a alteração no volume é bem grande, porém a alteração quando mudamos do 8 pro 7, por exemplo, não é a quantidade da 10 pro 9.

Isso é comum?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/16
· votar

Kallau
Isso é normal pois os potenciômetros de volume geralmente são do tipo linear (B), cuja resposta é abrupta assim mesmo.
Se você quer mudar isso, troque os pots de volume por pots logarítmicos (A), cuja resposta é mais "suave".
Abç

The Man Who Sold The World
Veterano
# jun/16
· votar

Mauricio Luiz Bertola
algo impede de colocar um potenciometro logaritmo no volume e no tom? ficaria muito zuado?

Calime
Veterano
# jun/16
· votar

Pode colocar, e funciona, só que de forma diferente. Não altera em nada o timbre, mas sim numa mudança mais ou menos brusca no aumento/redução do efeito.

SkyHawk
Membro
# jun/16 · Editado por: SkyHawk
· votar

andeeer
Desculpa ao Bertola por postar meu comentário no tópico dele, mas tem uma coisa muito simples de resolver que você disse que está te incomodando que é a altura do knob que está alto em relação ao escudo. Isso é o seguinte, coloca uma porca por dentro no potenciômetro e outra por fora, assim você pode regular a altura que quiser.

A maioria dos bons pots vem com duas arruelas (uma lisa e uma dentada), a dentada fica por dentro prendendo o pot para ele não girar e a lisa por fora, e duas porcas uma fica por dentro e outra por fora. A sequência é (de dentro para fora) porca, arruela dentada, escudo, arruela lisa e porca de aperto. Só que neguinho não sabe pra que serve a segunda porca e retira e joga fora... kkkkkkkkkkkk

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/16
· votar

Eu até prefiro assim....
SkyHawk
No problems man...
Abçs

Veterano
# jun/16
· votar

Mauricio Luiz Bertola
acabei de fazer o teste, trocando os potenciometros da guita e curti o resultado tbm
só que tive um problema, os potenciomentros cts daqueles longos serviram certinho, maaaas os knobs ficam meio zuados altos e tortos, já os knobs da minha strato serviram perfeitamente (é uma MIA) os knobs que tinha de les paul são aqueles réba
sabem se os knobs que a gente encontra no ML servem pra potenciometro cts?
obrigado

bruno_novatorj
Membro Novato
# jun/16
· votar

Mauricio Luiz Bertola

sabe me dizer se o corpo da telescater tagima antiga de marupa é padrão fender e se o braço da memphis mg52 serve nela?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/16
· votar

Experimente "abrir" um pouco a haste do pot. Com cuidado, pois pode quebrar...
bruno_novatorj
Sim, é.
Deve servir sim. Nunca experimentei...
Abçs

Kallau
Veterano
# jun/16
· votar

Boa tarde:

1ª dúvida:
Comprei uma Condor RX20S usada, só pra brincar.
Comecei fazer uma relicagem nela, e me deparei com a seguinte composição de madeiras:

Madeiras

Alguém sabe me dizer de quais madeiras se tratam?

2ª dúvida

Possuo uma Shelter Les Paul Nashville, que comprei devido à restrições financeiras e porque encontrei boas avaliações, incluindo a consistência da utilização de materiais.
Porém, uma vez levei à um Luthier, que fez uma regulagem bem porca.
Pouco tempo depois ele postou o seguinte artigo no blog dele:

Artigo do Blog

Essa é a minha guitarra, tenho certeza absoluta.
Pelo que pesquisei na época da compra, a madeira é Basswood, que sei das suas qualidades inferiores, mas não se compara à MDF, que o "Luthier" diz estar presente na guitarra.
As afirmações dele prosseguem?

Obrigado e abraço.

bruno_novatorj
Membro Novato
# jun/16
· votar

Mauricio Luiz Bertola

to negociando um corpo de taggima que segundo o vendedor é de marupa, na cor surf green com ponte, jack e chave de captadores fender por 300 reais. achei justo, o que acha? pelas fotos o corpo esta novo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/16
· votar

Kallau
1) Tá me parecendo o famigerado MDF!!! Lixo puro!
2) Sim. O tampo dessa guitarra é de MDF. O resto do corpo é em tília (basswood), e essa madeira nada tem de "inferior". É uma "madeira tonal" como outra qualquer.
bruno_novatorj
Com essas peças, tá barato...
Abçs

Kallau
Veterano
# jun/16
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Em relação à RX20s, meus planos é eu mesmo fazer um novo corpo pra ela, pra melhorá-la e também pela diversão. Paguei 100 reais nela, acredito que tenha valido à pena, uma vez que o braço está muito bom.
Pensando em strato tradicional, qual madeira me sugere? Quais seriam a equivalentes para Ash e Alder em nossa língua?

Em relação à Shelter, entendido. Não imaginei que levava MDF na composição do corpo.

Obrigado Maurício.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/16 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar

Kallau
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-698909021-corpo-de-guitarra-mod -stratocaster-madeira-marupa-_JM

bruno_novatorj
Membro Novato
# jun/16
· votar

Mauricio Luiz Bertola

apenas corrigindo, a ponte não é fender... faltou uma separação ali. somente a eletrica dela. a ponte segundo ele é black heart, não sei o que significa...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/16
· votar

bruno_novatorj
Também não sei...
Poste fotos ou "link"...

bruno_novatorj
Membro Novato
# jun/16
· votar

Mauricio Luiz Bertola

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-762517846-corpo-tagima-telecast er-das-antigas-2-pecas-de-marupa-_JM

esse preço ela completa sem o braço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/16
· votar

bruno_novatorj
Ta caro...

Amago
Membro Novato
# jun/16 · Editado por: Amago
· votar

Estou usando dois cabos de 5 metros, 1 da guitarra ate a pedaleira, e outro da pedaleira ao amplificador, será que o certo seria usar um mais curto do amplificador ate a pedaleira? ou estou caçando sarna pra mi coçar de novo?

bruno_novatorj
Membro Novato
# jun/16 · Editado por: bruno_novatorj
· votar

Mauricio Luiz Bertola

mas no meu caso não ia ser tudo, e o preço iria ser de 300. ainda assim ta caro?

resposta do vendedor
seria o corpo, ponte, jack, chave de captadores, fiação de pano vintage, pinos de correia , escudo perolado e o neck plate, pots plate

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/16
· votar

Amago
Cabos muito longos...
bruno_novatorj
Não... Nesse caso, não...
Abçs

Amago
Membro Novato
# jun/16
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Devo usar um curto e um longo ou 2 curtos?

Calime
Veterano
# jun/16
· votar

Amago

O ideal sempre é o cabo mais curto possível, seja qual for aplicação.

Amago
Membro Novato
# jun/16
· votar

Então vou ter que comprar cabos novos ,a se eu soubesse disto antes .

Ismah
Veterano
# jun/16
· votar

Kallau
Mauricio Luiz Bertola

Não sei se sou detentor de uma sorte imensa, ou se vias de fato, estão falsificando até guitarra baratinha... Esses defeitos nem passam perto da minha EGS216 (mais barata da linha), nem da Explorer com flutuante de um amigo que eu comprei pra ele.

Calime
Amago
O ideal sempre é o cabo mais curto possível, seja qual for aplicação.

Isso está trazendo problemas meu caro? Se não, siga feliz assim...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji