【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/16
· votar


Ismah
Essa mania de não usar amplificador (microfonado ou não), sem ter o equipamento ESTRITAMENTE PROFISSIONAL, para tal, nunca da certo.... Canso de falar isso aqui mas.... Não aprendem...
Abç

w3s1eyB
Membro Novato
# jun/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
entendo seu posicionamento técnico,
mas imagino que você saiba que querer não é poder, a gente faz conforme as condições... se as condições fossem boas, nem com essa guitarra eu não estava mais, compraria uma gibson, pedaleira pra que? iria pros analógicos... mas infelizmente não é assim que a banda toca, espero que entenda o que to dizendo.

quanto a troca de captação não é pra solucionar o problema do grave exatamente, meus caps (ponte e braço) foram pro pau, vou ter q substituir de qualquer maneira, seja ligando em linha ou no amp microfonado, por isso eu perguntei se tinham algo para aconselhar, e pedi algo que auxiliasse e não que fosse servir como um captador milagreiro.

mas, obrigado de qualquer maneira... desculpe qualquer coisa.

ps: a intenção não é agir de maneira a confrontar o conhecimento de vocês, com certeza não vou saber 10% do que vocês sabem, mas isso não me impede de tentar encontrar soluções de acordo com minha situação $$.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/16
· votar


w3s1eyB
Filho, a questão não é pessoal.
Agora, ter um mínimo de equipamento necessário, e isso inclui principalmente um bom amp, é o mínimo que se exige de quem tem a honra (isso mesmo, a honra!) de subir em um palco e se apresentar decentemente para o público.
Certas "soluções", para serem compatíveis com um nível mínimo de qualidade exigem mais gasto do que aparentemente uma solução "tradicional" e comprovada possa parecer ter.
Um amp razoável hoje em dia não custa tanto. Uma guitarra razoável hoje em dia é barato, e pedais, novos ou usados, se encontram em cada esquina!
Milagres não existem, e, mesmo que a sua guitarra esteja com os capts danificados e você tenha que trocá-los, ao ligar uma pedaleira como essa em linha, você dificilmente obterá uma boa sonoridade. Por isso o amp é necessário, ou então uma pedaleira profissional com simulador de amplificação e de alto-falantes dedicados.
Abç

w3s1eyB
Membro Novato
# jun/16 · Editado por: w3s1eyB
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ta bom papai, eu entendi kkkk
agradeço desde já a veracidade e velocidade das respostas =D
não me leve a mal, é difícil o diálogo escrito pois não é possível passar expressão sobre o que está sendo falado.
Mas vou seguir suas dicas, vou tentar microfonar com um amp q tenho lá em casa.

aaah, mas não toco em palco não, é uma igrejinha pequena, nada muito profissional não xD

Fique com Deus meu amigo.

MateusKiedis
Veterano
# jun/16
· votar


Olá, boa tarde.
A minha dúvida é a seguinte, tenho uma Condor RX20S(S-S-S) mas passando por uma loja hoje vi uma Squier Bullet por 500 reais, na mesma loja vi uma guitarra igual a minha sendo vendida por 350 reais. Conversei com o dono se ele pegaria a minha para negociar o resto da quantia e ele disse que sim.

Vocês acham que vale a pena eu trocar por esse preço?

fconde77
Veterano
# jun/16 · Editado por: fconde77
· votar


MateusKiedis

Não vale a pena.
A Condor RX-20 é uma boa guitarra na sua faixa de preço, já essa Squier Bullet, que tem o corpo de compensado, é uma das piores séries da sub-marca Fender.

JulianoF.
Membro Novato
# jun/16
· votar


w3s1eyB
A sua Zoom G5 é essa aqui:
https://www.zoom-na.com/sites/default/files/products/downloads/pdfs/G5 _operationManual_english.pdf ?

Se sim, dá uma olhada na página 58 (amp / cabs).
Você vai ter que ativar a simulação de caixa da pedaleira, para ligar em linha, e ficar com um timbre legal.

Não tenho essa pedaleira, mas como a Zoom G2 também tem simulação de caixa, imaginei que essa tivesse.

Dá uma olhada aqui:
https://gutosolaris.files.wordpress.com/2013/08/manual-zoom-g5.pdf
Na página 12, tem que colocar em DIRECT, para a pedaleira ativar a simulação de caixa.

Deve resolver seu problema com a pedaleira, que é bem legal e pelo que puder no Youtube, tem uma simulação de caixa bacana, não é um Axe-FX, mas também não custa 10000 reais, hehe.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/16
· votar


JulianoF.
Excelente dica!
w3s1eyB
Siga a dica acima!
Abçs

Ramsay
Veterano
# jun/16
· votar


w3s1eyB
Eu tenho uma Cort Viva Gold 1 e a madeira do corpo dela é soft Maple, assim como a sua Cort Viva Gold 2.
O fato é que já coloquei na ponte um captador Seymour Duncan Invader (SH-8) e o som ficou uma merda de ruim.
Testei com alguns outros captadores de ponta como o Dimarzio DP220 e o som continuou muito ruím.

Então, eu cheguei a conclusão de que quaisquer captadores que eu colocasse nessa guitarra iam soar muito mal.

Isso porque o soft maple é uma madeira muito ruim para o corpo de uma guitarra, porque o som que ele propicia é muito estridente e não existe captador que resolva o problema, simples assim...

Por isso, ao invés de trocar os captadores, o que eu te aconselho é que venda essa guitarra e compre uma de qualidade.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/16
· votar


Ramsay
Mas tem gente que diz que a madeira não influencia nada....
Que isso é mito e que a madeira não importa...

Ismah
Veterano
# jun/16
· votar


w3s1eyB
JulianoF.
Mauricio Luiz Bertola

A questão é que entre simular com qualidade, contra captar mal feito é tiro no pé... Tu é do RJ Bertola, lugar onde mais vi gente ruim em palco... Concordo que ter o equipamento é melhor, mas em lugar que é fast gig, de meia dúzia de bandas na noite d'um bar underground, ninguém tem paciência (tem lugar que nem deixam subir, e tem músico que não chega antes de 15min pra subir) de por ampli, timbrar etc, é espetar o instrumento e sair tocando nas coxas... Nem deixam mudar o amp, ou o lugar dele... Mais me incomoda nessas pastelarias de 5/bandas hora, é que tem quem se sujeita...

Ligar em linha é melhor, por vazamentos, falta de qualidade (tem muita guitarra ruim que se concerta na pedaleira.. E se for analógico com um guitarrista bom, que palhete com consistência, board legal, um valvulado de alguns canais, iso-box, mic IDEAL (não chinês fuleira), é do caralho... Guitarrista é mala de reclamar de levar amp, pedaleiras grandes... Reclama de ter que timbrar o amp do local, disso daquilo... Se uma multiFX de 2milão resolve tudo isso, ele reclama do preço da multiFX... Tu é das antigas, que não tem medo de carregar caixa, gastar gasosa pra duas viagens...

lucas.motorbreath
Membro Novato
# jun/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ramsay
Quero saber mais sobre essa questão da madeira ai kkkk Sim! A maioria diz que em instrumentos elétricos maciços como guitarra e baixo a madeira influencia muito, mas muito pouco, no caso o tipo da madeira, o corte (shape/formato) dela influencia mais do que o tipo da madeira em si e se for captação ativa, a madeira influencia 0, qual a opinião de vocês sobre isso? Levando em consideração que já foram feitos testes com robôs.

38721055
Membro Novato
# jun/16
· votar


Olá! Gostaria da opinião de vocês neste caso: Esses dias eu peguei uma guitarra tagima E1, das primeiras fabricadas (das top), inclusive que já pertenceu ao Ardanuy. Reparei que a ponte dela é bem inclinada da misão em relação a misinha (vejam as fotos). O mais peculiar é que reparei que o braço também acompanha esta inclunação. Vocês sabe por que essa guitarra foi progetada assim? Ou foi uma falha de fabricação mesmo?
Lembrando que essa guitarra é das "boas", construída para o próprio Ardanuy, uma das primeiras E1 dele.
Segue fotos:

http://tinypic.com/view.php?pic=289yec0&s=9#.V3ElmqJK_Ek
http://tinypic.com/view.php?pic=117bj21&s=9#.V3Em7KJK_Ek
http://tinypic.com/view.php?pic=21mspab&s=9#.V3EnW6JK_Ek
http://tinypic.com/view.php?pic=2zf21sg&s=9#.V3Enp6JK_Ek

Enfim, só curiosidade mesmo...

Obrigado!!

JulianoF.
Membro Novato
# jun/16
· votar


Ismah
Disse tudo, já fiz gig, que o tempo para a banda era de 45 minutos, isso incluia montagem e desmontagem de equipamento.

Por isso acabei indo pela onda das pedaleiras simulando. Só que, nestes casos, normalmente, não dá para ligar em linha. Então era colocar a pedaleira no return do amp, fazer alguns ajustes no "global" enquanto o baterista corria para montar os pratos. E depois correr para desmontar tudo.

Incrivelmente, conseguiamos timbres bem aceitáveis para as condições dadas.

marcelosz
Membro Novato
# jun/16 · Editado por: marcelosz
· votar


lucas.motorbreath
Esse assunto já foi discutido inumeras vezes aqui no FCC. Pra se ter uma noção, eu mesmo quando entrei no fórum achava que madeira influenciava MUITO no timbre. Até mesmo pelas discussões que tivemos aqui, mudei consideravelmente minha opinião. Hoje eu acho que a influencia é MÍNIMA. Talvez possa minimamente influenciar no timbre clean, com distorção a influência é nula. Agora, até que me provem o contrário, sou partidário da influencia da madeira no sustain SIM (assim como tipo de conexão do braço no corpo, e tipo de ponte, também influem e muito. Uma Les Paul neck-thru de mogno com ponte fixa terá muito provavelmente um sustain imbatível).
Timbre pra mim hoje é, nessa ordem:
1) Pegada do guitarrista
2) Amp
3) Falante / posicionamento de microfone
4) Captadores
5) Pedais (cereja do bolo)

Uma guitarra de compensado ou de MDF não quero nem de graça!!!!

sandroguiraldo
Veterano
# jun/16
· votar


Ramsay
Então, eu cheguei a conclusão de que quaisquer captadores que eu colocasse nessa guitarra iam soar muito mal.

Poderia colocar EMG ativos que, segundo dizem, não são influenciados pela madeira, está correto Bertola?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/16
· votar


lucas.motorbreath
sandroguiraldo
Sou de opinião que a madeira influencia sim no timbre, embora essa diferença seja sutil.
Nesse sentido, capts ativos influenciam ainda menos, mas não 0%.
38721055
Não me parece haver nada de errado aí...
Abçs

38721055
Membro Novato
# jun/16
· votar


Bertola, valeu pelo retorno! Repare na altura da ponte no lado da misão e depois no lado da misinha, sem medir eu chuto uns 5 milimetros de diferença em relação ao corpo.

Tem algum propósito nisso?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/16
· votar


38721055
Não está errado.
Os bordões tem que ficar mais altos em relação à escala que as primas.
Abç

lucas.motorbreath
Membro Novato
# jun/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
marcelosz
Se a influência é tão pouca não vejo sentido em procurar boa madeira por causa do timbre, mas sim pela robustez, resistência, qualidade, como ela vai reagir às mudanças climáticas. Se o amigo disse que a madeira da Cort é tão ruim que nenhum captador funciona bem nela (o que eu acho muito esquisito), um equalizador gráfico resolve todo o problema. Além do mais, eu tenho uma Cort, que não é Viva Gold, é da série KX que é inferior à Viva e não senti necessidade de trocar nada até agora!

fconde77
Veterano
# jun/16
· votar


Ismah
lucas.motorbreath

Não é apenas a madeira que pode influenciar, tem também a construção... Essa Cort é de soft Maple que tende aos agudos, seu corpo também é bem mais fino que o padrão de 45mm e seu braço também e fino também de Maple,,, Ou seja todo o material e os padrões de construção que ela é construída tende aos sons mais agudos... mas acho uma guitarra ruim.

O que poderia equilibrar essa característica seria captadores com uma equalização mais para o grave na onda do Dimarzio Tone Zone com um ganho talvez um pouco menor como o Dimarzio AT-1.
A questão e que os testes de captadores desses numa Cort que custa +-R$800,00 não faz muito sentido.

Tenho uma Ibanez Série S que tem o corpo fino como essa Cort, mas de mogno e acho o som mais para os médio-agudo, principalmente da ponte, mas resolvo isso facilmente no controle de tone.

Luis A.
Membro Novato
# jun/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
fconde77

Ola, estou precisando de uma orientação de vcs....

Resolvi desapegar de um set de caps Gibson q estão encostados aqui em casa para ter condições de fazer um upgrade em uma strimberg thinline q tenho.

No momento um bom par de singles será mais útil pra mim. Porem eu não tenho muitas referencias, sei q a fender tem vários set pra tele, mas não sei qual seria o mais adequado para mim...

Eu me interessei por telecaster por causa do Roy Buchanan... fiquei fascinado pela quantidade de timbres q ele tirava de uma guitarra tão simples... Depois q descobri o Danny Gatton, cheguei a conclusão q eu precisaria de uma tele entre as minhas guitarras...

Aparentemente minha strimberg é de ash, e eu acredito q isso interfere de alguma maneira no som... so não sei bem como, mas essa informação deve ser útil para vcs me ajudarem.

Eu sei q nao faz muito sentido eu colocar um cap de grife como Fender ou SD em uma strimberg thinline... Porem eu tenho um set da Gibson parado aqui, e pelo valor deles no mercado, acho q compensa eu tentar troca-los num set da fender...

Oq vcs me aconselham????

Muito obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/16
· votar


Luis A.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-708801419-fender-deluxe-drive-t elecaster-pickup-hi-gain-set-_JM

Luis A.
Membro Novato
# jun/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado pela atenção Maurício, mas agora vc me deixou mais curioso srsrsrr

Pq um set tao potente?? Eu costumo usar Humbuckers mais fracos em outras guitarras pq acho q eles tem mais brilho e dinâmica.... (entre 7k e 9k)

A logia com singles é o contrario? Usar mais potentes para ganhar graves? É uma forma de não ter uma guitarra demasiado estridente?

Obrigado mais uma vez!

Fábio Santiago
Veterano
# jun/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Turquesa consegue cortar a lateral de trastes?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/16
· votar


Luis A.
Quanto maior a saída e o numero de espiras dos capts, maior a resposta de graves.
Fábio Santiago
Nunca ví isso... Trastes se cortam com alicate torquês e se lima...
Abçs

Fábio Santiago
Veterano
# jun/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Escrevi errado kkk é tipo esse? https://www.walmart.com.br/item/1554574/sk?utm_source=google-pla&adtyp e=pla&utm_medium=ppc&utm_term=1554574&utm_campaign=ferramentas+1554574

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/16
· votar


Fábio Santiago
Esse aí é muito bruto para a tarefa. É necessário um menor e com o fio de corte mais afiado.
Abç

Amago
Membro Novato
# jun/16
· votar


Se eu usar este Produto nos capitadores sera que da problema ?

Calime
Veterano
# jun/16 · Editado por: Calime
· votar


Amago

Pra qual intuito? Não vejo necessidade alguma....a pasta e a escovinha não fazem nenhum sentido. Os outros(alcool, se for isopropílico e limpa contatos, serviria se o captador estivesse muitoooooooooo sujo, não a sujeira normal, mas algo tipo sei lá, melado....e olhe lá! Resumindo: não tem sentido usar esses produtos em captadores. Por qual motivo vc quer fazer isso?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji