【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Amago
Membro Novato
# mai/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
então só dura mais tempo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/16
· votar


GUITARK2
Sim.
Amago
Isso depende de um monte de coisas...
Abçs

leoavilaleo
Membro Novato
# mai/16
· votar


Pessoal, voces saberiam dizer que madeira é essa, só pelas fotos?
http://imgur.com/a/29cNJ

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/16
· votar


leoavilaleo
Não.
Mas parece marupá ou tília.
Abç

GuitarHome
Veterano
# mai/16 · Editado por: GuitarHome
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola hoje vou remover a ponte e dar aquela limpada e regulada nela, minha única dúvida ficou quanto aos pivôs. Se eles estiverem soltos, eu posso colar eles mesmo? Tenho medo de passar um pouco de Bonder por exemplo, e caso mais pra frente eu precise trocar os pivôs, isso seja um problema.

Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/16
· votar


GuitarHome
Pode passar.
Trocar pivôs é algo raro...
Abç

EddieVanHalen
Veterano
# mai/16
· votar


Bom dia,

Bertola, estou precisando trocar as tarraxas do meu violão de nylon e vi que tem várias opções no Mercado Livre.

Poderia me recomendar algum 2 modelos que você já trabalhou e gostou?

Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/16
· votar


EddieVanHalen
Não há muita diferença entre elas não. Já usei Condor, Deval, Strinberg, etc...
Abç

leoavilaleo
Membro Novato
# mai/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Então... no site diz que é alder IUHEASHIUE

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/16
· votar


leoavilaleo
Pode até ser amieiro mesmo...

leoavilaleo
Membro Novato
# mai/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
é que eu vi aquelas listras retas e me veio a cabeça a palavra "compensado"... já apavorei HAHAHAH, mas agora eu entendi certinho como que é a madeira

leoavilaleo
Membro Novato
# mai/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara, como que eu sei se a peça do corpo é uma peça só ou é colada em partes?

fconde77
Veterano
# mai/16 · Editado por: fconde77
· votar


leoavilaleo

Pelos veios da madeira... Nessa imagem que vc postou acima é nítido uma emenda na madeira.

Nas guitarras pintadas em algumas podemos ver sutis desníveis no corpo olhando o reflexo da pintura debaixo de uma lâmpada.
Já as que tem o acabamento apenas com verniz, prestamos atenção aos veios da madeira, mas mesmo nessas podem estar bem disfarçadas com a aplicação de uma folha de madeira, assim só podemos verificar as emendas pelas laterais do corpo.

IPC.: O numero de emendas não reflete 100% a qualidade do instrumento. Alguns modelos das Fender México são assim e são melhores que um tanto de guitarras que vemos por ai (Tonantes kkk)... O mais importante é a qualidade da madeira usada e o processo de construção.

A mesma coisa para a Epiphone
http://www.taringa.net/post/imagenes/16607221/Fabrica-de-Guitarras-Epi phone---China.html

Ctenophora Nickname
Membro Novato
# mai/16
· votar


Olá.

Vou trocar as cordas da minha guitarra esse fim de semana. Gostaria de limpar a escala, traste, ponte, corpo, etc.. Mas eu não sei bem como fazer isso sem prejudicar meu instrumento. Se puderem me ajudar, ficarei grato.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/16
· votar


leoavilaleo
Colagens são muito comuns em luthiería, e, se bem feitas, nada depõem contra um instrumento.
Ctenophora Nickname
A limpeza da escala escura se faz com esponja e "Veja" (isso se tiver crostas de sujeira braba!), deixa-se secar, passa-se um pano, depois aplica-se óleo de peroba. Os trastes limpam-se com bombril.
Se o instrumento for de escala clara, não se faz nada, exceto passar um pano com lustra-móveis. Para limpar os trastes deve-se proteger a escala.
Abçs

GuitarHome
Veterano
# mai/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola tô com a ponte desmontada aqui quase pronta para montar novamente. Eu só fiquei com uma dúvida, se eu colar os pivôs na guitarra com Bonder, como farei para regular a altura das cordas depois com eles colados?

Abç

Amago
Membro Novato
# mai/16
· votar


Só uma curiosidade, coloquei cabos novos de qualidade e o ruído foi bastante diminuído, só que quando deixo a mão sobre a parte de metal do cabo, o ruído some, tiro a mão o ruído volta, alguém poderia por favor me dizer a causa, razão ,motivo, circunstancia, de isto acontecer?

leoavilaleo
Membro Novato
# mai/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
fconde77
Entendi, acho que essa minha é alder 2 partes, quer dizer, o site da Tagima diz que é Alder kkk, tem como eu descobrir certo qual é a madeira sem lixar ou qualquer coisa do tipo, ou terei que confiar no fabricante?

fconde77
Veterano
# mai/16
· votar


GuitarHome

Quando dizem para colar o pivô na verdade é para colar as buchas na madfeira, os pivôs são atarraxados nessa bucha para a regulagem.
http://mlb-s1-p.mlstatic.com/parafuso-piv-bucha-preto-ponte-floyd-rose -lic-guitarra-313211-MLB20520726211_122015-O.jpg

Amago
Isso é normal, apenas resultado do aterramento que vc fecha com seu corpo.
Você provavelmente esta com um violão, por isso o aterramento só fecha quanto encosta no plug e não nas cordas.

leoavilaleo
Pela aparência reduzimos as possibilidades, no mais resta confiar confiar nas informações, seguir a vida e ser feliz com a guitarra que vc tem.
Um conselho... desencana disso!
Um exemplo que posso citar é esse:
http://guitarra99.blogspot.com.br/2010/09/tagima-735-special-ou-como-l evar-gato.html

Amago
Membro Novato
# mai/16
· votar


fconde77
Não e violão e guitarra, reparei que se deixo a mão abafando as cordas o ruido também some.

fconde77
Veterano
# mai/16
· votar


Amago
Normal é assim mesmo... desencana disso!

João Pedro Strabelli
Veterano
# mai/16
· votar


Amago
notei que o som ficou mais alto e mais metálico
Se o teu violão for de nylon e a pestana anterior era de plástico, o som fica um pouco mais aberto, mas não chega a ser metálico. Fiz isso num violão há muito tempo atrás e o resultado foi este. Mas há um outro detalhe também: se junto com a nova peça você colocou cordas novas que normalmente já tem um som melhor.

leoavilaleo
Membro Novato
# mai/16
· votar


fconde77
Foi exatamente isso que eu li e fiquei meio nervoso com isso, mas sei la, torço que seja Alder ou no mínimo um marupá com uma folha de Alder por cima.
Valeu pela ajuda pessoal!

fconde77
Veterano
# mai/16
· votar


leoavilaleo
Qual o modelo da sua Tagima?

Amago
Membro Novato
# mai/16
· votar


fconde77
Ta legal e obrigado
João Pedro Strabelli
As cordas são de aço, já deve ter uns dois meses que troquei mas são cordas elixir elas duram um tempão, parece que coloquei elas ontem

leoavilaleo
Membro Novato
# mai/16
· votar


fconde77
É uma T-635 Classic edition, existe a T635 Brasil que é de marupá e essa minha que é a T635 Classic que é de Alder

Amago
Membro Novato
# mai/16
· votar


Uma das minhas guitarras e a tagima tg 530 woodstock series

GuitarHome
Veterano
# mai/16 · Editado por: GuitarHome
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Fala Bertola, beleza?

Ontem então depois de algumas horas, com muito cuidado, retirei a ponte Floyd da minha Ibanez Prestige, limpei tudo, apertei a base da ponte, lubrifiquei tudo certinho, carrinhos e tal e instalei as novas molas da Gotoh.

Unica coisa que eu fiquei meio encucado, é que no bloquinho que prende a corda na ponte, tinha uma molinha entre ele e o parafuso que o aperta. E essas molinhas eu não consegui colocar nem a pau. Tentei por horas, quando ia ficavam totalmente tortos, até estragar. Depois de horas tentando colocar, decidi instalar a ponte e não colocar essas molinhas no bloquinho que prende a corda. Será que tem algum problema?

Afinal qual era o papel dessa molinha? A corda prendeu normalmente no bloquinho da ponte sem elas, afinei a guitarra, regulei ação das molas tudo mais e a corda ta lá firme.

Fotos da tal molinha que estou dizendo:

http://i61.photobucket.com/albums/h50/GuitarHome1/received_84409334905 1547_zpszn4uuhwl.jpeg

http://i61.photobucket.com/albums/h50/GuitarHome1/Screenshot_2016-05-2 0-06-48-37_zpskpcmatxj.png (ela ficava aqui, mas não consegui colocar de jeito algum. Ai coloquei a mola sem o parafuso e bloquinho só para tirar a foto, mas tentei colocar elas já com o bloquinho e tudo e nada.

http://i61.photobucket.com/albums/h50/GuitarHome1/Screenshot_2016-05-2 0-06-48-21_zpsi7blalu1.png

(nessa foto está sem o bloquinho e sem a mola, apenas o parafuso que aperta o bloquinho para prender a corda)

Abraços

fconde77
Veterano
# mai/16
· votar


GuitarHome

1- qual o modelo exato da sua ponte?

Pelas fotos acho que montou a mola de maneira errada. Acredito que o parafuso deveria passar por dentro da mola e ficar entre a cabela do parafuso e o bloco..

Acho que essa mola tem a função de dar o mínimo de tensão e manter o bloquinho que prende as cordas numa posição sem cair ou se mover.

GuitarHome
Veterano
# mai/16
· votar


fconde77

É uma Edge Pro (Japan) http://fotos.luthier.com.br/Venda/Ibanez-Edge-Pro/ (aqui tem algumas fotos dela)

Dessa guitarra aqui: https://ilovesss2004.files.wordpress.com/2010/12/11.jpg

É uma Ibanez RG Prestige 1570

A mola ficava no parafuso dentro do bloco, ou seja tinha que colocar ele dentro do bloco e depois o parafuso, sacou? Como na foto que eu mostrei.

Mas para encaixar tudo isso dentro do buraquinho do saddle era particamente impossível, fiquei horas e horas tentando até que desisti.

Montei a ponte na guitarra sem essas molinhas, e aparentemente está OK, não sei se está influenciando em alguma coisa, mas a corda parece bem presa no bloco da ponte mesmo assim. Se ela está escorrengando milimetros de milimetros eu não sei, mas acredito que não.

Será que tem algum problema deixar assim? No que isso poderia influenciar?

Quando eu for mandar a guitar para o Luthier para um retifica de trastes e parte elétrica, será que ele consegue dessas molinhas sem maiores problemas? Pois as que veio na guitar entortaram tudo, por isso desisti.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji