【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
RafaelBernatto
Veterano
# jan/15
· votar


Quando vou regular as oitavas costumo dar uns bends pra corda "andar" e se acomodar pelo percurso...
Tem que passar um óleo nesses carrinhos rsrs.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


RafaelBernatto
Isso também...
Abç

Gui Drummer
Membro Novato
# jan/15
· votar


eai, meu problema:

Comprei um tagima dallas hoje de manha, toquei lá na loja e tudo certo om bom e pá e dai quando cheguei em casa a droga do dallas começou a trastejar p caramba, e não tenho grana p pagar luthier e agora o que eu faço? abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


Gui Drummer
e não tenho grana p pagar luthier e agora o que eu faço?
Arrume a grana...
Ou estrague seu violão...
Isso não é coisa pra amador cara.
Abç

JeffCardona
Veterano
# jan/15 · Editado por: JeffCardona
· votar


Gui Drummer

Vai no forum de violao e posta no lugar certo!


Brincadeira, violão trastejando é mais complicado do que guitarra(eu acho), quando levei o meu no luthier ele passou pedra pra desgastar os trastes(por igual), em seguida aumentou a altura do nut e do rastilho um pouco, e claro regulou o tensor. E evidente que você deve levar ele a um luthier para resolver essas coisas. Mas... se você tiver uma cobaia, comece a fazer essas coisas na cobaia mesmo, va tentando fazer esses ajustes por conta, se você achar que ficar bom voce pode começar a ousar mais no seu instrumento principal(sempre levando em conta o risco que você vai correr), também considere que mexer em madeira e parte elétrica exige equipamentos, e que eles tem um custo e são necessários.

Tem um fator que muita gente nao considera: um luthier pode cobrar tão caro numa regulagem simples que pode sair mais barato voce mesmo se arriscar resolver o problema, errar e pagar menos pelo conserto do que você estragou do que pela regulagem.

Mas antes, tente colocar um jogo novo de cordas, de mesma tensão, eu ouço sempre duas histórias: cordas novas trastejam, e cordas velhas trastejam, mas acredito só que as velhas trastejam.


Flw, espero ter ajudado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


JeffCardona
Quantas vezes já disse aqui que ao se comprar um instrumento de corda, a 1ª coisa à ser feita é levá-lo a um luthier profissional.
A grana pra isso já tem que estar separada, e isso é IMPRESCINDÍVEL.
Mas, "entra por um ouvido e sai pelo outro"...
Trocar meramente o encordoamento não vai adiantar (até porque o rapaz acima acho que nem sabe fazer isso corretamente!), pois o tensor tem que ser regulado, a pestana da ponte e da "mão" re-adequadas, os trastes examinados e "trabalhados", etc....
Isso não é pra amador....
Abç

Edson Caetano
Veterano
# jan/15
· votar


Todo instrumento novo, por padrão já deveria ir direto para o luthier, e estes de linha de montagem principalmente fazer a retifica dos trastes...

Mas você comprou o instrumento hoje... Volta na loja e exija um que já tenha sido previamente regulado, boas lojas fazem isso

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


Edson Caetano
boas lojas fazem isso
Mas não fazem MESMO! QUASE NENHUMA FAZ aqui no Brasil (com raríssimas exceções, como a Pro-Music daqui do Rio, por exemplo, que manda direto pros caras da Guitartech, que são no mesmo prédio, portanto só corrobora o que digo).
Pior: Fingem que fazem e botam na mão de um vendedor que se julga capaz disso, com resultados bem ruins (algumas vezes desastrosos!).
Abç

Ismah
Veterano
# jan/15
· votar


Edson Caetano

Nem sempre é caso de retífica e sim como o Bertola disse, de serem trabalhados (rebatidos, nivelados, retificados e polidos)...

Volta na loja e exija um que já tenha sido previamente regulado, boas lojas fazem isso

Boas lojas fazem isso. [2]

JeffCardona
Veterano
# jan/15
· votar


a Solução do Edson Caetano é realmente a melhor, não tinha nem pensando nisso, mesmo sendo o mais óbvio...



Mauricio Luiz Bertola

Compreendo perfeitamente, mas ele tendo dito que não tem dinheiro para luthier(até porque muitas estrelas que conheço daqui de SP cobram absurdo para girar uma chavinha) eu quis ajudar com oque posso, mas criou-se um grande mistério sobre regulagem, eu acredito que uma regulagem simples(como pode ser a resolução para nosso amigo) deve ser feita pelo dono do instrumento, lembrando que ele não deve se atrever a fazer isso logo de cara, se esse for o primeiro instrumento leve sim ao luthier, é o melhor a se fazer, mas enquanto o cara estiver mexendo preste atenção, pergunte, e algum dia largue de depender de luthier para regulagens, luthier tem que fazer instrumento, não ficar vivendo de regulagem...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


JeffCardona
luthier tem que fazer instrumento, não ficar vivendo de regulagem...
Se fosse assim, quase todos morreríam de fome...
Essa não é a realidade da profissão aqui no Brasil, e em boa parte do mundo também...
Sei do que estou falando.
Concordo com vc que um músico experiente tem que saber cuidar de seu instrumento.
Abç

Edson Caetano
Veterano
# jan/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fiquei mal acostumado então, a minha loja de confiança aqui em Santos tem um Luthier fixo, que préviamente faz regulagens básicas em todos os instrumentos que entram na loja

Ao meu ver isso elimina de cara defeitos de fabricação óbvios e dores de cabeça com o cliente, mas mesmo assim todas as vezes que comprei lá e em outros locais, a caixinha do luthier já estava separada... Imprescindível ter um equipamento regulado corretamente para se começar

Ismah
Linhas de montagem chinesas são tensas, dependendo do nível do instrumento é claro, por isso pode ter certeza que o bicho vai pegar kkk

JeffCardona
Um leigo iniciante encostar em regulagem é suícidio

E cara uma regulagem perfeita é mais complicada do que parece, não digo você fazer regulagens simples em seu instrumento, tem muito segredinho que faz toda a diferença e aí é só a experiência do amigo luthier para resolver

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


Edson Caetano
Fiquei mal acostumado então, a minha loja de confiança aqui em Santos tem um Luthier fixo
Muito cara, isso é raro (mesmo terceirizado, que deve ser o caso aí).
Mesmo assim, acho que o cara faz isso mesmo: Regulagem básica, e não "dedicada". Ele não tería como fazê-la, é impossível.
Só pra vc ter uma idéia, eu examino o instrumento na frente do cliente, dou um diagnóstico e digo o que farei no instrumento e as possibilidades de encontrar mais alguma coisa (ou não). Após a entrega, explico detalhadamente o que fiz,e dou diversas dicas sobre a manutenção, colocação correta das cordas, conservação,e ainda comento sobre equipamentos, timbre, etc... Ou seja: Faço o que tem que ser feito por um PROFISSIONAL.
Adoro Santos cara! na década de 90. quando eu morava em sampa, eu estava sempre aí, onde tenho verdadeiros irmãos, da família Torquato (radialistas, músicos, etc). saudades dessa boa cidade!
Abç

SkyHawk
Membro
# jan/15
· votar


Edson Caetano
Acabei de comprar o Mag-lok no Ebay, paguei 58 euros... Só tinha uma oferta em todo Ebay e era da França. Quando chegar, instalo e posto minha opinião. Valeu pela dica !

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


SkyHawk
Legal! Estou curioso...
Abç

SkyHawk
Membro
# jan/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


Mauricio Luiz Bertola
O Mag-lok é para a Ibanez Gio que estou turbinando.....kkkkkkkkkkk
Os caps da Malagoli ficaram sensacionais, sou exigente com captadores e fiquei impressionadíssimo com os dois HH777, padrão AAA, no mesmo nível da gringolândia de primeira linha.

JeffCardona
Veterano
# jan/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

A realidade do luthier no Brasil é a realidade dos músicos... ninguém se arrisca a fazer besteira tentando regular o seu tão amado instrumento que custou muito para ser comprado se não tiver a necessidade.

Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


SkyHawk
Pódiscrê!
JeffCardona
Também...
Abçs

Gui Drummer
Membro Novato
# jan/15
· votar


Aí galera
Eu disse que não tenho dinheiro ( NO MOMENTO ) pois comprei um violão que EU considero caro ( até agora eu usava um Tagima Memphis acústico de nylon que paguei R$ 130 reais na epóca, / então resumindo olha pra mim que usava o memphis e agora to com um Dallas [ pra mim é uma grande evolução pra um novato ] pois sou amador mesmo ( admito kk ) paguei R$ 550 reais no violão + R$ 40 de um suporte de chão + R$ 10 da roldana instalada.

* Lembrando que sou do RS sul do país, e aqui lutherarias não são nem um pouco baratas. Um serviço de luthier sairia quanto p mim arrumar essas cagadas da Milsons?

Abç vlw

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


Gui Drummer
Um serviço de luthier sairia quanto p mim arrumar essas cagadas da Milsons?
Não se comentam preços aqui.
Além de anti-ético é contrário às regras do Fórum.
Faça vc mesmo essa pesquisa.
Abç

Gui Drummer
Membro Novato
# jan/15
· votar


Mauricio.

Já pesquisei não encontrei nada sobre o assunto,
tem como me mandar um e-mail sobre isso?

gui.marcchi010@gmail.com

Pelo amor de Deus, quebra essa galho aí meu amigo.

Valeu

Gui Drummer
Membro Novato
# jan/15
· votar


**** Correção: >> gui.marchi010@gmail.com

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


Gui Drummer
Cara, eu não conheço a sua cidade nem os profissionais daí.
Apenas levante quem são e ligue para eles explicando o problema e pedindo orçamento. Nada mais...
Ou então, vá na loja e peça troca, se houver tempo hábil para tal...
Abç

CCNFriedman
Membro Novato
# jan/15
· votar


Olá mestres,tudo bem??

Estou com uma duvida sobre a ponte da minha guitarra! Quero dar um upgrade nela,é uma ltd de ponte fixa tune-o-matic!

Estava procurando umas pontes no ebay,e na cor preta(unica que me interessa) só achei essa http://www.ebay.com/itm/Tune-O-Matic-style-black-roller-bridge-/161217 547710?pt=Guitar_Accessories&hash=item2589508dbe que porém vem com aqueles trilhoes (roller)

Para o meu estilo(heavy metal,hard rock,thrash) eles prejudicam alguma coisa no som,ou nao influenciam em nada?Abcs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


CCNFriedman
Essa ponte é adequada para quem vai usar alavanca tipo Bigsby.
No seu caso, é desnecessário.
Procure uma Gotoh ou Schaller.
O que influencia é o MATERIAL da ponte, quanto melhor o material e sua massa (aço, latão), melhor o timbre e a sustentação.
http://www.g-gotoh.com/international/?btp_product=510fb
Abç

CCNFriedman
Membro Novato
# jan/15
· votar


Olá mestres,eu de novo!
Como havia perguntado da ponte,estou procurando modelos e checando medidas etc.
Me veio a mente a vontade de trocar a pestana(nut),já que o original da minha parece ser de plastico.
Minha guitarra é uma ESP/LTD V300,e não sei qual o modelo de nut que servirá para minha guitarra!!
Algum dica??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


CCNFriedman
Consulte as Grapftech.
Abç

Leggionarie
Membro Novato
# jan/15 · Editado por: Leggionarie
· votar


Mauricio Luiz Bertola, boa tarde, mestre!

Eu estou juntando uma grana para fazer um tuning na minha strato, e quero colocar tarraxas com trava nela. Eu encontrei dois modelos/marcas em particular que me deixaram na dúvida, a Gotoh Magnum -lock trad, e a Sperzel tl07:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-616092132-tarraxas-trava-sperze l-usa-6-l-polished-nickel-strato-tele-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-615633779-tarraxa-gotoh-magnum- lock-trad-6l-cromada-_JM

As Sperzel tem relação de 1:12, e as gotoh 1:15, de acordo com os respectivos sites. Porém, eu vejo falar muito bem das Sperzel, e queria saber se essa diferença afetaria muito na prática, visto que vai ter um roller nut trabalhando junto. E queria saber como ficaria a questão da furação, tanto a que fixa a tarraxa, quanto o furo da haste em si, se eu vou ter que alterar algum coisa!

Obrigado desde já pela força, Boa tarde!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


Leggionarie
A relação 1:12 é mais "acurada". De fato, as Sperzel são melhores.
Quanto à furação, isso vai depender de que tipo de tarracha sua guitarra tem atualmente, se for do tipo "blindada" não haverá problemas, se for do tipo "Kluson", os furos deverão ser alargados por seu luthier.
Abç

Leggionarie
Membro Novato
# jan/15 · Editado por: Leggionarie
· votar


Mauricio Luiz Bertola,

Certo, certo! Muito obrigado.

Eu também pretendo mudar a ponte, (6 furos padrão, ching-ling), para essa aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-606382856-ponte-guitarra-strato -tremolo-wilkinson-wvs50iik-cromada-_JM

Eu sei que vou ter que mandar repintar e preencher uma parte do corpo devido ao excesso de furos da ponte ''stock'' da minha guitarra. Mas além disso, no quesito funcionamento e praticidade, quais são as diferenças entre uma de 6 furos e essa de dois pivôs?

Obrigado desde já!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji