Autor |
Mensagem |
RafaelBernatto Veterano |
# jan/15
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Perdi um tempão procurando algo pra imobilizar a ponte de minha strato... Depois cortando e lixando um pedaço de ferro... Pra depois, eu ir na loja de instrumentos e a mola me custar 3,50 R$ PQP hahhaaha (Por que não ouvi logo o Bertola)... Fica uma beleza com 5 molas!
Abç.
|
Edson Caetano Veterano
 |
# jan/15
· votar
RafaelBernatto Kkkk famosas economias bobas né kkk se o próprio Fender idealizou com 5 molas porque a gente cisma em deixar com 3 kkkk e confesso que 90% das guitas que eu vejo só tem as 3 molas mesmo
As vezes... Pergunto ao Bertola agora, apertar os 2 parafusos que seguram o suporte das molas seria uma solução ou um erro? Digo, a tentação de resolver o ajuste da ponte simplesmente apertando dois parafusos sem acrescentar mais molas é grande
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
 |
# jan/15
· votar
Edson Caetano É um erro apertar demais, até porque temos a questão do desgaste da madeira. O ideal é colocar 5 molas mesmo, daí vc não precisa "atolar" os parafusos no corpo da sua guitarra, e ainda aumenta a "massa" do sistema, aumentando a estabilidade. Abç
|
Edson Caetano Veterano
 |
# jan/15
· votar
Mauricio Luiz Bertola Aprendi em guitarras muito sucateadas, realmente o furo dos dois parafusos já não ofereciam resistência alguma e resolver apertando até o talo muitas vezes resolvia, mas em guitarras novas é muito díficil porque não foi feito furo tão profundo... Poderia chegar a trincar a madeira dependendo do ponto final do curso e sua espessura? Imagino que sim
Como o colega falou, duas molas 7 reais a mais na conta, não deveria ser excluída, sabendo que ela inclusive facilita no processo
|
 |
# jan/15
· votar
Edson Caetano Poderia chegar a trincar a madeira dependendo do ponto final do curso e sua espessura? Imagino que sim Sim, pode. Inclusive já ví isso algumas vezes... Assim com as Stratos com pontes de pivôs que racham.... Complicado... Abç
|
fconde77 Veterano |
# jan/15
· votar
Mauricio Luiz Bertola Qual a sua opnião sobre as Ibanez RX 370, principalmente em relação a ponte e captação? Diferem muito das RX 350?
|
 |
# jan/15
· votar
fconde77 Não muito... Acabei de regular (agora) uma RG350EX. Ambas tem ponte Edge Zero II, mas isso depende do ano, Atualmente os capts são os Infinity 4 para as duas... Abç
|
sorum Membro Novato |
# jan/15 · Editado por: sorum
· votar
Mauricio Luiz Bertola Cara, minha Condor CLP2S está impossível de estabilizar a afinação principalmente nas cordas G e A. Levei ao luthier e o mesmo me indicou trocar o nut por um Graphtech pois estava "engripando". Fizemos isso mas mesmo assim a coisa ainda continua ruim. A corda G desafina pra cima muitas vezes, coisa que não fazia. Após levar outra vez lá, o mesmo disse que o que pode estar com problema é as Tarraxas Grover. Me indicou trocar por Tarraxas Gotoh. Gostaria de saber se não estou gastando muito dinheiro sendo que poderia fazer outra coisa. PS: Eu uso afinação meio tom abaixo (D#). O ajuste do tensor muda nesse caso .. de E para D# ?
Obrigado.
|
Edson Caetano Veterano
 |
# jan/15
· votar
sorum Diagnosticar um problema é algo complicado, no dia a dia sou dentista e acaba por semelhança acontecendo algo interessante, tanto na saúde como nos instrumentos existe a necessidade de diagnosticar corretamente as coisas
Eu não posso sair atirando para todo lado no consultório, o paciente quer precisão, por mais difícil que seja não vou falar para fazer X, Y e Z sendo que a solução seria nenhuma delas
o Bertola já me disse que é preciso ter experiência e tempo para acertar as coisas em um instrumento, tudo bem, mas ao meu ver ir trocando peça por peça até acertar me parece desnecessário e oneroso demais
Não tenho o instrumento em mãos, não tenho fotos, não tenho nada, nem experiência neste ramo o suficiente, mas já trocou but, agora ele quer tarrachas, logo é ponte, trastes, e trocar de baixo...
Veja melhor isso aí, conhece a velha " segunda opinião " tem como levar em outro luthier?
.......
E sim o ajuste do tensor muda. Tocar com a afinação padrao e outra meio abaixo, existe a necessidade de ajustar o mesmo corretamente para compensação da nova força das cordas no braço
... É isso aí, hoje fiquei falando demais encana não
|
 |
# jan/15
· votar
Edson Caetano Concordo plenamente... Dentista! Legal! Nessa 6ª vou operar dentes sizos com nervos "inclusos" (acho que é isso...). Uma semana "de molho"!!!! sorum Se a corda está "engripando", há que alargar a ranhura da pestana e lubrificá-la ao colocar a corda. E reajuste a guitarra.. Abçs
|
Edson Caetano Veterano
 |
# jan/15
· votar
Mauricio Luiz Bertola Vai perder o juízo kkk mas o procedimento é tranquilo, não vai ficar uma semana de molho não, tenho certeza que em dois ou três dias já está com a mão na massa novamente kkk
|
 |
# jan/15
· votar
Edson Caetano Há complicações cara, minha conformação de nervos faciais não é normal e minha arcada dentária e bôca mui pequenas. Tive que fazer uma ressonância magnética para determinar tais questões e o resultado será uma intervenção com anestesia geral. Vou tirar um que está incluso (e que tá doendo pra caramba!) e dois que já afloraram e estão numa posição "estranha". O meu buco-facial me deu uma semana de licença por precaução... Abç
|
João Pedro Strabelli Veterano |
# jan/15 · Editado por: João Pedro Strabelli
· votar
Mauricio Luiz Bertola Nessa 6ª vou operar dentes sizos com nervos "inclusos" Cara, não estou tentando te desanimar não, mas, meu segundo dente do sizo, na parte de baixo, me deixou 5 dias com a boca travada. Já os de cima foram uma moleza. Boa sorte!
|
 |
# jan/15
· votar
João Pedro Strabelli Tô sabendo.... Valeu! Abç
|
Felippe Rosa Veterano |
# jan/15
· votar
Mauricio Luiz Bertola Boa noite! Minha CLP II tem uma nota na corda Sol trastejando, mas é lá na 18ª casa, e só lá, tentei aumentar a ação das cordas, não adiantou. Problema com os trastes? Vou te enviar um mp, até mais!
|
sorum Membro Novato |
# jan/15
· votar
Mauricio Luiz Bertola Estou reparando que minha guitarra não está com a entonação regulada. Porem, ao ajustar os carrinhos, não acontece nada com a afinação, ou seja, nunca consigo deixar na afinação correta.
O que pode ser ?
|
 |
# jan/15
· votar
Felippe Rosa Sim, há que ser feito um "rebatimento" de traste e polimento por seu luthier. sorum Vc está usando um afinador eletrônico de ponteiros para isso? Abçs
|
SkyHawk Membro |
# jan/15
· votar
Caro Bertola,
Existe alguma diferença significativa entre molas de uma ponte trêmolo ? Como saber se as molas são ruins ? O que um jogo de molas pode modificar na qualidade e estabilidade da ponte ? Qual marca de mola seria a melhor ou as melhores ?
|
SkyHawk Membro |
# jan/15
· votar
Caro Bertola,
E a mola hipshot ? O que exatamente ela faz e vale o preço ?
|
 |
# jan/15
· votar
SkyHawk Existe sim. O ideal são molas usinadas em aço, como são raras, o ideal é comprar da Gotoh ou Fender AmStd, que tem boa qualidade. Molas são para serem instaladas numa ponte de qualidade (estou falando do bloco, de aço) e, o ideal é usar 5, para maior massa do sistema (o que influi diretamente no timbre e na sustentação) tornando a ponte mais estável. Hipshot é uma espécie de "contra-mola", utilizada para aumentar a estabilidade de afinação de uma ponte tipo Strato quando usada. Funciona sim. Abç
|
Edson Caetano Veterano
 |
# jan/15
· votar
SkyHawk é uma mola firulenta que custa 200 e poucos reais kkk
Segundo o fabricante esta mola permite que sua ponte sempre retorne ao estado original de regulagem, permitindo que você use e abuse das alavancadas
Lá fora custa 49, doletas aqui ... kkk nunca vi, parece ser interessante
|
 |
# jan/15
· votar
Edson Caetano nunca vi, parece ser interessante Eu já, já instalei em guitarras,e... Funciona! Claro que milagres não existem, né... Abç
|
Edson Caetano Veterano
 |
# jan/15
· votar
Mauricio Luiz Bertola Vi o video de instalação de uma hipshot tremsetter, com ela instalada fica impossível a colocação das 5 molas, é apenas ela no centro e mais duas uma de cada lado
Interessante seria o sistema da Mag-lock Super-vee, muito mais conservador ao meu ver ...
Nada como tentar reinventar a roda kkk e pagar algumas dezenas de doletas a mais por isso kkk
|
 |
# jan/15
· votar
Edson Caetano o sistema da Mag-lock Super-vee Esse aí eu não conheço.... com ela instalada fica impossível a colocação das 5 molas, é apenas ela no centro e mais duas uma de cada lado Como fica instalado, isso não é um problema não... Abç
|
Edson Caetano Veterano
 |
# jan/15
· votar
|
 |
# jan/15
· votar
Edson Caetano Bem interessante... Mas acho que, no fundo, os resultados são bem semelhantes tanto para um quanto para outro... De fato essa aí é mais fácil de instalar mesmo... Valeu! Abç
|
sorum Membro Novato |
# jan/15
· votar
Mauricio Luiz Bertola Sim, estou. Para exemplificar: andei com o carrinho quase o percurso todo que é possivel e a afinação da entonação nao mudou nada.
|
 |
# jan/15
· votar
sorum Compre um encordoamento novo cara, mas que é estranho, é, pos, ao se movimentar o carrinho, a afinação muda... P.S.: Não se usa harmônico para fazer ajuste de entonação, só a corda solta e presa no 12º traste. Abç
|
Edson Caetano Veterano
 |
# jan/15
· votar
A corda não está prendendo o carrinho? O parafuso se movimenta mas ele continua no mesmo lugar, Afrouxe legal a corda e empurre se for o caso manualmente e afine de novo e confira a oitava
|
 |
# jan/15
· votar
Edson Caetano Pode ser também.... Abç
|