【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
RafaelBernatto
Veterano
# jan/15
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Perdi um tempão procurando algo pra imobilizar a ponte de minha strato... Depois cortando e lixando um pedaço de ferro...
Pra depois, eu ir na loja de instrumentos e a mola me custar 3,50 R$ PQP hahhaaha (Por que não ouvi logo o Bertola)... Fica uma beleza com 5 molas!

Abç.

Edson Caetano
Veterano
# jan/15
· votar

RafaelBernatto
Kkkk famosas economias bobas né kkk se o próprio Fender idealizou com 5 molas porque a gente cisma em deixar com 3 kkkk e confesso que 90% das guitas que eu vejo só tem as 3 molas mesmo

As vezes... Pergunto ao Bertola agora, apertar os 2 parafusos que seguram o suporte das molas seria uma solução ou um erro? Digo, a tentação de resolver o ajuste da ponte simplesmente apertando dois parafusos sem acrescentar mais molas é grande

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar

Edson Caetano
É um erro apertar demais, até porque temos a questão do desgaste da madeira.
O ideal é colocar 5 molas mesmo, daí vc não precisa "atolar" os parafusos no corpo da sua guitarra, e ainda aumenta a "massa" do sistema, aumentando a estabilidade.
Abç

Edson Caetano
Veterano
# jan/15
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Aprendi em guitarras muito sucateadas, realmente o furo dos dois parafusos já não ofereciam resistência alguma e resolver apertando até o talo muitas vezes resolvia, mas em guitarras novas é muito díficil porque não foi feito furo tão profundo... Poderia chegar a trincar a madeira dependendo do ponto final do curso e sua espessura? Imagino que sim

Como o colega falou, duas molas 7 reais a mais na conta, não deveria ser excluída, sabendo que ela inclusive facilita no processo

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar

Edson Caetano
Poderia chegar a trincar a madeira dependendo do ponto final do curso e sua espessura? Imagino que sim
Sim, pode. Inclusive já ví isso algumas vezes...
Assim com as Stratos com pontes de pivôs que racham....
Complicado...
Abç

fconde77
Veterano
# jan/15
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Qual a sua opnião sobre as Ibanez RX 370, principalmente em relação a ponte e captação? Diferem muito das RX 350?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar

fconde77
Não muito...
Acabei de regular (agora) uma RG350EX.
Ambas tem ponte Edge Zero II, mas isso depende do ano,
Atualmente os capts são os Infinity 4 para as duas...
Abç

sorum
Membro Novato
# jan/15 · Editado por: sorum
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Cara, minha Condor CLP2S está impossível de estabilizar a afinação principalmente nas cordas G e A.
Levei ao luthier e o mesmo me indicou trocar o nut por um Graphtech pois estava "engripando". Fizemos isso mas mesmo assim a coisa ainda continua ruim. A corda G desafina pra cima muitas vezes, coisa que não fazia.
Após levar outra vez lá, o mesmo disse que o que pode estar com problema é as Tarraxas Grover. Me indicou trocar por Tarraxas Gotoh.
Gostaria de saber se não estou gastando muito dinheiro sendo que poderia fazer outra coisa.
PS: Eu uso afinação meio tom abaixo (D#). O ajuste do tensor muda nesse caso .. de E para D# ?

Obrigado.

Edson Caetano
Veterano
# jan/15
· votar

sorum
Diagnosticar um problema é algo complicado, no dia a dia sou dentista e acaba por semelhança acontecendo algo interessante, tanto na saúde como nos instrumentos existe a necessidade de diagnosticar corretamente as coisas

Eu não posso sair atirando para todo lado no consultório, o paciente quer precisão, por mais difícil que seja não vou falar para fazer X, Y e Z sendo que a solução seria nenhuma delas

o Bertola já me disse que é preciso ter experiência e tempo para acertar as coisas em um instrumento, tudo bem, mas ao meu ver ir trocando peça por peça até acertar me parece desnecessário e oneroso demais

Não tenho o instrumento em mãos, não tenho fotos, não tenho nada, nem experiência neste ramo o suficiente, mas já trocou but, agora ele quer tarrachas, logo é ponte, trastes, e trocar de baixo...

Veja melhor isso aí, conhece a velha " segunda opinião " tem como levar em outro luthier?

.......

E sim o ajuste do tensor muda. Tocar com a afinação padrao e outra meio abaixo, existe a necessidade de ajustar o mesmo corretamente para compensação da nova força das cordas no braço

... É isso aí, hoje fiquei falando demais encana não

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar

Edson Caetano
Concordo plenamente...
Dentista! Legal! Nessa 6ª vou operar dentes sizos com nervos "inclusos" (acho que é isso...). Uma semana "de molho"!!!!
sorum
Se a corda está "engripando", há que alargar a ranhura da pestana e lubrificá-la ao colocar a corda. E reajuste a guitarra..
Abçs

Edson Caetano
Veterano
# jan/15
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Vai perder o juízo kkk mas o procedimento é tranquilo, não vai ficar uma semana de molho não, tenho certeza que em dois ou três dias já está com a mão na massa novamente kkk

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar

Edson Caetano
Há complicações cara, minha conformação de nervos faciais não é normal e minha arcada dentária e bôca mui pequenas. Tive que fazer uma ressonância magnética para determinar tais questões e o resultado será uma intervenção com anestesia geral. Vou tirar um que está incluso (e que tá doendo pra caramba!) e dois que já afloraram e estão numa posição "estranha". O meu buco-facial me deu uma semana de licença por precaução...
Abç

João Pedro Strabelli
Veterano
# jan/15 · Editado por: João Pedro Strabelli
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Nessa 6ª vou operar dentes sizos com nervos "inclusos"
Cara, não estou tentando te desanimar não, mas, meu segundo dente do sizo, na parte de baixo, me deixou 5 dias com a boca travada. Já os de cima foram uma moleza.
Boa sorte!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar

João Pedro Strabelli
Tô sabendo....
Valeu!
Abç

Felippe Rosa
Veterano
# jan/15
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Boa noite! Minha CLP II tem uma nota na corda Sol trastejando, mas é lá na 18ª casa, e só lá, tentei aumentar a ação das cordas, não adiantou. Problema com os trastes?
Vou te enviar um mp, até mais!

sorum
Membro Novato
# jan/15
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Estou reparando que minha guitarra não está com a entonação regulada.
Porem, ao ajustar os carrinhos, não acontece nada com a afinação, ou seja, nunca consigo deixar na afinação correta.

O que pode ser ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar

Felippe Rosa
Sim, há que ser feito um "rebatimento" de traste e polimento por seu luthier.
sorum
Vc está usando um afinador eletrônico de ponteiros para isso?
Abçs

SkyHawk
Membro
# jan/15
· votar

Caro Bertola,

Existe alguma diferença significativa entre molas de uma ponte trêmolo ? Como saber se as molas são ruins ? O que um jogo de molas pode modificar na qualidade e estabilidade da ponte ? Qual marca de mola seria a melhor ou as melhores ?

SkyHawk
Membro
# jan/15
· votar

Caro Bertola,

E a mola hipshot ? O que exatamente ela faz e vale o preço ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar

SkyHawk
Existe sim.
O ideal são molas usinadas em aço, como são raras, o ideal é comprar da Gotoh ou Fender AmStd, que tem boa qualidade.
Molas são para serem instaladas numa ponte de qualidade (estou falando do bloco, de aço) e, o ideal é usar 5, para maior massa do sistema (o que influi diretamente no timbre e na sustentação) tornando a ponte mais estável.
Hipshot é uma espécie de "contra-mola", utilizada para aumentar a estabilidade de afinação de uma ponte tipo Strato quando usada. Funciona sim.
Abç

Edson Caetano
Veterano
# jan/15
· votar

SkyHawk
é uma mola firulenta que custa 200 e poucos reais kkk

Segundo o fabricante esta mola permite que sua ponte sempre retorne ao estado original de regulagem, permitindo que você use e abuse das alavancadas

Lá fora custa 49, doletas aqui ... kkk nunca vi, parece ser interessante

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar

Edson Caetano
nunca vi, parece ser interessante
Eu já, já instalei em guitarras,e... Funciona!
Claro que milagres não existem, né...
Abç

Edson Caetano
Veterano
# jan/15
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Vi o video de instalação de uma hipshot tremsetter, com ela instalada fica impossível a colocação das 5 molas, é apenas ela no centro e mais duas uma de cada lado

Interessante seria o sistema da Mag-lock Super-vee, muito mais conservador ao meu ver ...

Nada como tentar reinventar a roda kkk e pagar algumas dezenas de doletas a mais por isso kkk

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar

Edson Caetano
o sistema da Mag-lock Super-vee
Esse aí eu não conheço....
com ela instalada fica impossível a colocação das 5 molas, é apenas ela no centro e mais duas uma de cada lado
Como fica instalado, isso não é um problema não...
Abç

Edson Caetano
Veterano
# jan/15
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar

Edson Caetano
Bem interessante...
Mas acho que, no fundo, os resultados são bem semelhantes tanto para um quanto para outro...
De fato essa aí é mais fácil de instalar mesmo...
Valeu!
Abç

sorum
Membro Novato
# jan/15
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Sim, estou.
Para exemplificar: andei com o carrinho quase o percurso todo que é possivel e a afinação da entonação nao mudou nada.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar

sorum
Compre um encordoamento novo cara, mas que é estranho, é, pos, ao se movimentar o carrinho, a afinação muda...
P.S.: Não se usa harmônico para fazer ajuste de entonação, só a corda solta e presa no 12º traste.
Abç

Edson Caetano
Veterano
# jan/15
· votar

A corda não está prendendo o carrinho? O parafuso se movimenta mas ele continua no mesmo lugar, Afrouxe legal a corda e empurre se for o caso manualmente e afine de novo e confira a oitava

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar

Edson Caetano
Pode ser também....
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji