【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar

Ramsay
Pode ser que sim, pode ser que não...
Conheces a Lei de Murphy? Pois é: Tenho sempre como norma evitar a qualquer custo qualquer tipo de risco. Isso é um PROCEDIMENTO de trabalho. Ademais, o que é míster evitar é o fato de se ficar afrouxando cordas, que era um hábito equivocado e que foi propagado de forma errada aqui no Brasil.
Se não deu problema com vc e nessa guitarra, pode dar com outro e noutra guitarra. Entendeste?
Ramsay
Eu sei disso. Mas... Você leu o que escreví para o rapaza acima?
Me pareceu que não.... Até porque, fui bem além do ponto-de-vista de "...se aproxima muito mais do som de uma Gibson Les Paul que a CR250...". Como vc pode perceber, isso é de somenos importância... (pelo menos eu acho...)
Abç

Ramsay
Veterano
# jan/15
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Pois é, mas, se ele toca metal extremo a diferença entre a CR250 e a CR280 vai ser gritante.
Além do que essas guitarras da Gibson, sem um top real de maple, são mais baratas e nunca se tornaram populares.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar

Ramsay
Pois é, mas, se ele toca metal extremo a diferença entre a CR250 e a CR280 vai ser gritante.
Discordo mais uma vez...
Com a "massa de distorção" e equalização grave que se usa nesse estilo... A diferença será nenhuma....
Além do que essas guitarras da Gibson, sem um top real de maple, são mais baratas e nunca se tornaram populares.

Discordo também.... Acho que vc nunca viu um vídeo do Leslie West, o guitarrista do Yes, Steve Howe (além de 175 e tele), usou extensivamente um Lp Jr. , nem talvez tenha visto os caras do Blackberry Smoke ou do Black Crowes tocando direto com elas....
Na verdade, elas são, pela relação preço-qualidade, mais populares que as Les Pauls Standards. Só são mais simples e menos "glamurosas".....
Abç

Ramsay
Veterano
# jan/15
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Pois é, mas mesmo sem essa "massa de distorção" e equalização grave que se usa nesse estilo, o som com tampo de maple sólido é uma característica que proporciona um timbre sonoro tal que fez a Gibson Les Paul cair no gosto popular e ser sucesso de vendas.
Se fosse depender só das guitarras sem tampo sólido de maple, a Gibson já teria falido, simples assim...

No meu caso, quando uso um equalizador (Boss GE-7) o som só piora e por isso pretendo trocar os CIs dele por CIs de alta fidelidade, pra ver se acrescenta alguma coisa.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar

Ramsay
https://www.youtube.com/watch?v=o87pIWtvZb8
https://www.youtube.com/watch?v=ufoniwe2D0E
https://www.youtube.com/watch?v=Clm9k34pNX4

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar

Ramsay
Cara, eu estou falando de uma coisa, e vc de outra completamente diferente....
Abç

Ramsay
Veterano
# jan/15 · Editado por: Ramsay
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Assisti aos 3 vídeos que vc postou e o som dessas LP Jr não me convenceu nem um pouco e não chega nem perto do som de uma legítima Gibson Les Paul Standard com top de maple.
Inclusive eu acho que a Cort CR280 tem o som superior a essas Gibson.

krixzy
Veterano
# jan/15
· votar

Ramsay
som de uma legítima Gibson Les Paul Standard com top de maple.

Isso não existe cara.

Ramsay
Veterano
# jan/15
· votar

krixzy

Existe sim e só quem toca numa de boa estirpe sabe.

Luis A.
Membro Novato
# jan/15
· votar

Ramsay

LP Jr tem captador single P90, é claro q será bastante diferente de uma Standard....

krixzy
Veterano
# jan/15 · Editado por: krixzy
· votar

Ramsay
Não existe, e todos que falam esse papo diz a mesma coisa não sei pq, olhe esse vídeo, não exatamente o vídeo pq a qualidade do áudio não é boa, mas olhe os comentários, são pessoas que tem, e já tocaram em Gibson's Standard, não é possível que só você ache que a Gibson criou um som próprio, até pq nem mesmo existe o mesmo som entre elas, cada uma sai com uma sonoridade diferente.

https://www.youtube.com/watch?v=FKoKPrZ5C0c

TheChaltrons1 ano atrás

Eu tenho tanto Gibson Les Paul Custom (2300 €) e Vintage V100AW Wilkinson hardware original (€ 330). Vitórias do vintage!

goldtop3629 meses atrás

Eu acho que o Vintage soa muito melhor do que o estúdio! Eu tenho um V100TSB Vintage que teve um pro configuração e Seymour Duncans equipado (a '59 no pescoço e um Jeff Beck na ponte) e que desempenha e soa tão bem quanto o 1990 Gibson Les Paul Standard que eu era o dono . Grande video!

Ramsay
Veterano
# jan/15
· votar

krixzy

Não leva a mal não, mas, comparar uma Vintage V100 com uma Gibson é brincadeira!!
O som em geral pode até se aproximar, mas, os harmônicos e o sustain da Gibson são tão superiores que a Vintage não dá nem pra saída.
É tipo água pro vinho, simples assim...

krixzy
Veterano
# jan/15
· votar

Ramsay
Não vou tentar te convencer, mas sua opinião simplesmente é contrária a opinião de outros que conhecem tanto Gibson's quanto Vintage, se você acredita que o nome no headstock faz o som, boa sorte, até mais ^^

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar

krixzy
O cara ( Ramsay ) tá discutindo "som de Les Paul"...
Eu estou discutindo SOM... MÚSICA.....
Dei uma opinião ao garoto de que ele podería compra qualquer uma das duas e fazer SOM, MÚSICA boa com ela, pois a guitarra em sí pouco representa, mas sim QUEM A TOCA, o que toca e como toca...
Parece que ele ( Ramsay ) não entendeu e veio com essa discussão....
Eu estou falando de uma coisa, ele, outra... Se ele acha o que acha, é questão dele e eu vou respeitar, mas estou falando de outra coisa...
Extender essa discussão sem sentido é bobagem...
Abç
P.S.: E eu acho que uma Les Paul tem um som característico sim, assim como qualquer outra guitarra....

romulo marins
Membro Novato
# jan/15
· votar

krixzy
sim eu entendo, entendo tbm q n é só as valvulas, em um cd mixado muita coisa muda, mas eu estou falando no timbre sem passar por nada disso, e o 6l6, é um timbre q eu me amarro!

Mauricio Luiz Bertola
Obrigado por partilhar seu conhecimento!
vc acredita entao q consigo timbre de metal extremo, tipo um death, deathcore com as valvulas EL84 sem problema? talvez com um booster?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar

romulo marins
Sem dúvida cara. Vc precisa é de bons pedais e uma caixa com boa resposta de graves. Nada mais.
Abç

romulo marins
Membro Novato
# jan/15
· votar

Com a "massa de distorção" e equalização grave que se usa nesse estilo... A diferença será nenhuma....
Tenho q concordar com o Mauricio Luiz Bertola eu toco esse estilo a muito tempo e posso dizer, com uma distorçao from hell ninguem vai saber a diferença entre uma guitarra de mogno de verdade ou uma lp Shelter Nashville em Basswood.
Ja até gravei um som uma vez pra "desbancar" esses entendedores de guitarra de facebook! quase ninguem soube dizer qual era a de mogno!
Evidente q, se for um timple limpo, Jazzístico a coisa muda completamente de figura!
Eu só to perguntando pq independente do genero q eu toco, eu quero uma guitarra de qualidade dadas as devidas proporções! E de mais a mais, eu n toco só deathcore, tbm toco sertanejo na noite (fazer oq, eu tenho q fazer dinheiro rs)

romulo marins
Membro Novato
# jan/15
· votar

Mauricio Luiz Bertola
eu compreendo, mas o poder da distorçao vem do amp correto? ainda mais nesse genero, as distorçoes costumam vim do amp, pelo menos das bandas q eu ouço!
Meu medo é n gostar do resultado, ja toquei amps 6l6 e curtir, ja sei o q esperar deles, mas esse EL84 eu nunca meti a mao! os videos q encontro de metal dele sao mixados, ae é foda pra comparar, mixado engana muito

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar

romulo marins
eu compreendo, mas o poder da distorçao vem do amp correto?
Não... Quem te disse isso?
Vem de onde vc quiser que venha... Amplificador é para amplificar, seja o que for, e, na minha opinião é melhor vc ter um bom amp com som limpo (que vc pode distorcer à vontade com qualquer bom pedal) do que um que só te proporcione som "sujo".
Se o seu amp tiver um pré dedicado à distorção, um canal específico para tal, virá de lá. Se não... Vem de pedais ou pedaleiras ou rack cara...
Queres uma sugestão boa. Converse com o grande Augusto Pedrone
http://www.pedroneshop.com/pegasus50.html
Abç

romulo marins
Membro Novato
# jan/15
· votar

Mauricio Luiz Bertola
No amp q eu digo no caso é das valvulas, mas enfim, eu entendi o q vc quis dizer! mas eu acredito q distorçao vindo das válvulas sejam melhores, mas niitidas! Eu n me recordo agora de pessoas q tocam extremo tocar com pedais, n tem o msm peso eu axo rs
mas esse jet city tem 5 12ax7, n creio q seja um amp q só me entregue som sujo de qualidade, axo q o limpo tem é muito bom
Vlw, vou ver se entro em contato com ele. obrigado pelas dicas, levo bastante em consideração

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar

romulo marins
Faça isso.
Augusto Pedrone é um grande cara, e muitíssimo competente.
Abç

Morgaroth
Membro Novato
# jan/15
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Eu tenho uma Ltd de 24 trastes que deu problema no tensor e troquei o mesmo com um luthier, ele descolou a escala e tudo ok.
Fiquei mais ou menos um ano sem tocar após isso. Há alguns meses, levei-a no mesmo luthier para regulagem. Ela está tudo OK, menos o fato de que, mesmo com a oitava na casa 12 afinada, a casa 24 soa desafinada (frequência mais baixa).
O que pode ser?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar

Morgaroth
Pode ser erro de colagem, pode ser deslocamento do traste, etc...
Se só a 24ª casa soa desafinada, não há muito o que fazer não...
Abç

SkyHawk
Membro
# jan/15
· votar

Ramsay
Desculpa mas comparar a Vintage v100 de algumas séries como a ADF e a PGM com Gibson não é brincadeira não !!!! Eu tenho mais de 12 guitarras e afirmo que a V100MR PGM Lemon Drop é igual ou melhor que as duas Gibsons que eu tenho, e não são das baratinhas não !

SkyHawk
Membro
# jan/15
· votar

Ramsay
Eu acho que vc está sendo um pouco radical nos comentários e com pouca informação para algumas afirmações colocadas.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar

SkyHawk
Cara, deixa esse assunto pra lá.
O Ramsay deu a opinião dele, que é respeitável.
Não concordas, ok... "bola pra frente"... Não é o caso (aqui) de ficar batendo na mesma tecla...
Abçs

HenriqueV
Membro Novato
# jan/15
· votar

Olá Maurício Luiz Bertola,

Minha guitarra é uma clg 45 strinberg, gostaria de saber sua opinião sobre se iria ficar legal colocar emg 81 e 85 nela ou os captadores Livewire do Dave Mustaine, ia valer a pena? Ela iria aguentar esses captadores?
Porque eu estava querendo comprar uma Jackson mas caso ela aguente (Strinberg), eu faço uns upgrades nela e não compro a Jackson, ou compro logo uma Jackson mesmo e coloco esses captadores nela e os da Jackson na Strinberg?

Obs: não pretendo vender ela.

Aguardo a resposta!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar

HenriqueV
Você vai gastar o MESMO preço de captadores do que na guitarra inteira?
Não me parece algo adequado, não é...
Ela iria aguentar esses captadores?
Isso não existe...
Compre captadores (bons) que se adequem ao custo de sua guitarra.
O resto é vc quem faz...
Abç

cheidpulga
Veterano
# jan/15
· votar

eae bertolão 2 dúvidas. Eu vi você sugerindo num topico antigo um cara colocar um equalizer de guitarra no cavaco com captação passiva para resolver o problema de falta de ganho. Você continua sugerindo isso? visto que se eu mandar instalar um sistema passivo vou gastar praticamente o dobro e estou com pouca grana. A outra dúvida é a respeito dos captadores da PRS SE Custom 24 que tenho coloquei um Custom 59 na ponte, o que sugere para o braço?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar

cheidpulga
Continuo sim. Mas atente para o fato de que é um paliativo (que funciona).
o que sugere para o braço?
Seymour Duncan SH-1
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji