【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar

Kevin Dorgas
Cara, desconheço essa captador da Malagoli (e olha que sou cliente deles à décadas!).
Capts Ativos são alimentados por baterias e possuem baixa impedância, por isso o baixo ruído, porém isso demanda um circuito de alimentação.
Capts passivos são bobinas magnéticas que geram um sinal elétrico próprio.
Como deu pra perceber, são coisas totalmente distintas.
O som que se produz com eles é outra coisa, não tem nada à ver com o tipo de construção do captador, mas O QUE VC FAZ COM ELE, ou seja: Timbrar, "esculpir" o som, etc...
Esqueça o som que esses caras que vc citou fazem. No estúdio é tudo controlado e não há como vc reproduzir isso "em casa". Ao vivo, o equipo deles custa milhares de dólares, técnicos, "expertise", etc... Portanto, fora de cogitações.
Apenas compre bons captadores (os melhores que vc puder pagar) e vá criar o seu som com seu equipamento. Lembre-se que 40% do som vem do amp, 40% vem de vc mesm. e os outros 20% do resto....
Abç

Kevin Dorgas
Membro Novato
# dez/14 · Editado por: Kevin Dorgas
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Obrigado pela resposta, foi esclarecedora. Eu não entendo de equipamentos nesse sentido da participação deles no som que quero fazer (como deu pra perceber), e vi muita gente falar que era o tipo de captador que tinha que proporcionar isso. Então eu vou ver mais coisas sobre os hh777 que talvez esses já me satisfaçam. Ah! e sobre o phantom ele é um modelo "novo" não tem muita coisa dele na net, só um vídeo no youtube que colocaram esse cap em uma sg da sx. Vlw!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar

Kevin Dorgas
Qual é a sua guitarra e o seu amp filho?

Kevin Dorgas
Membro Novato
# dez/14
· votar

Eu to com uma mg 330 mas vou comprar agora uma vintage v100 e vou vender a mg330. E o amp na verdade não tenho é uma caixa amplificada, uso amp do estúdio e só o clean pq já vou com meus efeitos programados na minha pedaleira que é a zoom g5. Desculpe aí se tiver te enchendo o saco, mas eu preciso de informação porque aqui eu não tenho quem me informe.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar

Kevin Dorgas
Cara, venda essa MG330 e compre a V100. É MUITO mais guitarra!
Invista em um bom amp, pois usar amp de estúdio é necessário, mas não é o ideal para vc descobrir o seu timbre.
A Zoom G5 é uma pedaleira potente, porém, pedaleiras tem sempre o mal hábito de soar de um jeito num amp e de forma totalmente diferente em outros, e isso é péssimo, pois vc tem que ficar reprogramando parâmetros antes de ensaiar e perde tempo; use sempre o mínimo de efeitos possíveis por "patche" e separe "patches" contiguos de base e solo, base e solo, pois isso facilita muito.
Com essa pedaleira bem programada, sem exagêros, estudo e um amp legal, vc tará um equipamento bacana.
Mais tarde, quando vc já estiver desenvolvendo um trabalho com uma banda, compre uma guitarra reserva, pois isso é MUITO necessário.
Abç

bfacci
Membro
# dez/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Comprei um Jazz Bass Giannini AE08B.
Pelo que verifiquei nele, realmente foi fabricado entre 75 e 77.
Imagino ser um bom baixo, certo?

Tirei o braco para ajustar e aparentemente o tensor está sem a bala.
Eu consigo colocar outra bala sem tirar escala etc... ?
Caso sim, sabe me dizer as especificacões para eu procurar a bala?

Desde já muito obrigado!

Kevin Dorgas
Membro Novato
# dez/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Eu não separo o patche pra solo pq nela já tem um pedal boost que posso ativar qd quiser. Mas mesmo assim é necessário? Vale a pena trocar a mg 330 por uma shelter nashville com volta de 200 a 300 reais p mim? Próximo passo com certeza será comprar um bom amp, só não compro agora pq meu contrato está acabando e não vai dar, mas há muito tempo quero ter um amp de vdd, pelo menos algo que seja realmente pra guitarra.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar

bfacci
Cara, comprar baixos Gianninis é sempre um risco...
Não perca tempo, leve a um bom luthier, posto que certos baixos desses tem tensores que não funcionam ou não tem "bala", mas porcas comuns mesmo...
Kevin Dorgas
Vale a pena trocar a mg 330 por uma shelter nashville com volta de 200 a 300 reais p mim?
Sim, é uma guitarra menos "problemática".
Se tem uma função "booster", tá limpo!
Abçs

sobrevivente
Veterano
# dez/14 · Editado por: sobrevivente
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Mestre, me tire uma dúvida. Pretendia fazer uma guitarra em um luthier com o corpo em mogno, porém pelo peso que ficaria (kg) eu optei por cedro rosa, madeira mais leve. Fazendo umas pesquisas, muitos falam que o cedro rosa se aproxima bastante ao mogno em algumas características. Isso é fato? Considerando que o restante das peças fossem as mesmas, o corpo de cedro teria uma sonoridade semelhante ao mogno?

Kevin Dorgas
Membro Novato
# dez/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar

sobrevivente
muitos falam que o cedro rosa se aproxima bastante ao mogno em algumas características. Isso é fato?
Sim.
o corpo de cedro teria uma sonoridade semelhante ao mogno?
Próxima.
Abç

bfacci
Membro
# dez/14 · Editado por: bfacci
· votar

Obrigado Mauricio Luiz Bertola

Pode ser que olhei e achei que não tinha bala e seja uma porca, uma vez que fica meio pra dentro.. vou ver quando chegar em casa.

Caso realmente seja um AE08B da faixa de 75 a 77, vale a pena investir nele?
Não está com a captacão made in japan que alguns falam, quais captadores recomenda colocar nele?

Obrigado mais uma vez!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar

bfacci
Caso realmente seja um AE08B da faixa de 75 a 77, vale a pena investir nele?
Cara, mande algumas fotos dele para meu e-mail (mlbertola@hotmail.com)
Esse captador:
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1242-captador_custom_a lnico_jb_ponte
Abç

bfacci
Membro
# dez/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Enviado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar

bfacci
Não chegou...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar

bfacci
Respondido por e-mail.
Abç

EuFemismo
Membro Novato
# dez/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Mestre, to perdido no site da GFS...

Essa ponte:
http://www.guitarfetish.com/Vintage-Black-Tremolo-fits-Mexican-Korean- Chinese-made-guitars_p_803.html

É melhor que a original da Condor RX20? ou é trocar 6 por meia-duzia?

clguitar
Membro
# dez/14
· votar

Grande mestre Bertola,

A situação é a seguinte: tenho um amplificador combo (Vox AC15) do qual gosto muito, mas que não me permite muita distorção. Surgiu uma oportunidade e comprei um cabeçote Vox Night Train 15 W.

Em ambos, a impedância é 16 ohms. Eu gostaria de ligar o Night Train no falante do AC15.

Acho que entendo o princípio: tenho que colocar um jack extra no meu combo, soldado na entrada do falante. A partir daí, a coisa compilca um pouco. Por exemplo, eu poderia deixar os dois amplificadores conectados no falante, mas só usar um de cada vez? Quais são os cuidados que eu devo ter na hora de fazer essas conexões, para não levar choque?

Tenho uma certa experiência com montagem de guitarras e acho que sou capaz de fazer essas modificações, mas sei que amplificadores são "bichos" bem mais complexos e perigosos. E, como gosto muito dos meus amps (que não são baratinhos), não queria dar margem para erro.

Obrigadíssimo!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar

EuFemismo
Não é.
Compre essa:
http://www.guitarfetish.com/Solid-Steel-USA-Spaced-Vintage-Tremolo-Com plete-kit_p_691.html
clguitar
Não faça isso.
Compre 2 falantes de 8 ohms de 12 pol. ligue-os em paralelo e faça uma caixa para seu Night Train.
Segurança é tudo!
Abçs

EuFemismo
Membro Novato
# dez/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola
A ponte com espaçamento USA/Americano mesmo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar

EuFemismo
Não, a mexicana...
Atente para a espessura do corpo de sua guitarra, se for baixa (40mm) ela não vai caber direito...
Abç

enquantofreudexplica
Membro Novato
# dez/14
· votar

clguitar
Bom dia amigo. Sem querer me intrometer, o correto seria a ligação em série de dois falantes de 08 ohms para gerar 16 ohms. Se a ligação for em paralelo gerará somente 04 ohms de carga e queimará o seu (caro) amp. Existe, também, a possibilidade da compra de 01 falante de 16 ohms (procure por "Classic Luthieria" que fazem falantes bons a baixo custo). Compre o gabinete ou peça ao marceneiro para montá-lo. Não tem segredo como caixas para baixo, por exemplo.

130ever
Veterano
# dez/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola

1 - Qual tipo de capacitor você recomenda o uso em stratos (cerâmico, eletrolítico, poliéster, óleo, etc)?

2 - os fios usados na parte elétrica influenciam em algo? posso usar aqueles fiozinhos de cabo de rede, por exemplo?

Obrigado
Abraço

mano_gibson
Veterano
# dez/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola

OI bertola, blz??? então cara estou reformando uma strato que tenho em casa e vou refazer a parte elétrica toda dela e também colocar um humbucker na ponte (hh777 blade), mas to com uma duvida : coloco pots de 250k ou 500k???
250k o humbucker não ficaria muito fechado ou 500k os singles ficariam muito estridentes?
E se eu fazer um esquema com só um pot de volume - sem os tones - qual você me aconselha a usar nessa situação?

Desde já agradeço

mano_gibson
Veterano
# dez/14 · Editado por: mano_gibson
· votar

Edit post duplo

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar

enquantofreudexplica
Vc tem toda a razão... Inverti as contas... Kkkkk....
130ever
1) Poliéster
2) Esses não servem, tem que ser mais espessos e com mais elementos.
mano_gibson
Use 250K.
Abç

JesusChristAndTheHeadbangers
Membro Novato
# dez/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola Obrigado pela resposta sobre "tampar o buraco do trêmolo e por uma tune o matic"! Eu resolvi assim; Comprei tarraxas com Trava da Santo Angelo (Que na verdade são Jin Ho Wilkinson!). Ótimas por sinal!!

...E uma nova dúvida, por favor, fera.. Essa é sobre alteração na SX American Alder NT que comprei, que por sinal tá danadona!! héhéhé.. Logo mais, assim que eu terminar as alterações, postarei um reviewzin 2014/2015 dela..
Mas é o seguinte, melhorar o acesso as casas mais agudas, da 12º para frente, com Curved Neck Plate, ou Rounded Neck Plate, ou Neck Plate Curvado, manja: Saca só, para quem ainda não conhece isso!. O que você acha? Acha que com essa alteração poderei ter problemas futuros com Neck Bend, ou algo do gênero? Tipo, o braço perder o angulo, sei lá, ou você indica esse tipo de alteração/já fez esse tipo de alteração em alguma strato?

Abç!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar

JesusChristAndTheHeadbangers
Cara, essa alteração pode ser feita sem problemas, pois ela não mexe na cavidade da trócula. Outrossim, não é coisa pra amador não...
Abç

Jorge.Guitar
Veterano
# dez/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Cara peguei uma JA2 apenas pq o preço tava legal e bem conservada, se possivel queria umas dicas pra Caps por uma possivel mudança minha no futuro, tenho preferencias em Dimarzios e Duncans, mas n tenho experiencia com modelos especificos, meu tipo de som q pretendo tirar com ela sao mais limpos e drives, nao abuso muito do peso, mas tbm preciso um pouco dessa versatilidade, ela tem um HH777 na ponte, vlw

enquantofreudexplica
Membro Novato
# dez/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Primeiramente, peço-lhe desculpas pelo excesso de palavras.
Prezado amigo Bertola. Como eu lhe disse em post anterior, comprei uma guitarra strato Giannini anos 90. Época das S. Cross. Eu me afeiçoei, talvez por relembrar a adolescência, e resolvi investir. Nada prestava. Somente corpo e braço. Será refeito o trabalho de verniz PU incolor em braço inteiriço de marfim e novos trastes (fender jumbo). O corpo será em (bons tempos...) azul calcinha... rs... ou, para entendidos, Daphne Blue. Antes de enviar o corpo para acabamento, tapei os 06 furos relativos à ponte anterior, devidamente. Existe boa espessura de mareira entre a ponte e a cavidade para o captador da ponte, bem sólida. Será tradicional, elétrica e captadores Tex Mex. Comprei e eu mesmo instalarei uma ponte Wilkinson Big Block (wvs50IIk). Você já alterou, em strato, ponte tradicional de 06 parafusos para 02 pivôs? Eu gostaria de saber qual a sua técnica para o correto alinhamento da ponte em relação às cordas (réguas, fitas, marcação em canetas...). Respeitarei, sem dúvida, o tamanho da escala. Muito obrigado, meu amigo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji