【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
João Pedro Strabelli
Veterano
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Abaixando o volume da guitarra ele "limpa" (na verdade fica uma espécie de "drive")
Como diria o o Helio de La Peña no Casseta & Planeta: isso muito me interessa!
Em relação ao transistor, se eu usar um comum, não o Darlington, a intensidade do fuzz será um pouco menor?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


João Pedro Strabelli
Ele não foi pensado para NÃO usar um Darlington.
Procure um BC517 ou um MPSA13 ou ligue dois BC238 em série.
Os equivalentes do BC517 são: MPSA25, BC875, BC877, 2SC4017.
Abç

malucobeleza666
Veterano
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, minha schecter sunset extreme (Floyd) está com .010(Regulada num luthier aqui de Brasilia), se eu mudar pra .009 só preciso regular a ponte ou preciso mexer em tensor/braço também? Regular ponte eu sei tranquilo, agora mexer em tensor já é outros quinhentos, tenho culhões não..haha.Valeu!

João Pedro Strabelli
Veterano
# dez/14 · Editado por: João Pedro Strabelli
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ele não foi pensado para NÃO usar um Darlington.
Foi mal. É que o esquema que baixei mostrava um Darlington.
Devo ter uns 15 transistores diferentes aqui em casa. Vale a pena ir testando com cada um deles?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


malucobeleza666
Sim.
Mas... Porque vc quer decair assim? Sua vida não está mais valendo à pena?
Kkkkk....
João Pedro Strabelli
Mas é um darlington mesmo. Com transístor comum ele não funciona...
Abçs

malucobeleza666
Veterano
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Sim.
Mas... Porque vc quer decair assim? Sua vida não está mais valendo à pena?
Kkkkk....


hahaha, Não não, é que to numa vontade seca de voltar a tocar guitarra, e mandei meu irmão passar na loja e trazer, só que só tinha .009 da D'addario(To quebrado esse mes) aí tinha que ser essa mesmo xD.Valeu^^

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


malucobeleza666
Troca cara, troca....
Kkkkk.........

SkyHawk
Membro
# dez/14
· votar


Mestre,

O caso é o seguinte: a guitarra está toda regulada, afinação e oitavas perfeitas, ponte tremulo muito estável mesmo com sequência de dive bombs. Só que bends mais fortes nas cordas 1,2 e 3 estão deixando o pitch de 1/4 a 1/8 de tom flat, a ponte está tão boa que uma simples alavancada para baixo arruma a afinação na mesma hora, mas o flat nos bends está me incomodando.

A ponte está com 4 molas, as cordas bem colocadas e com poucas voltas, as tarrachas bem firmes e o nut está lubrificado, o que é que pode estar errado ? A ponte (talves faltando a quinta mola) ou o nut ???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


SkyHawk
Não pode ser a pestana, pois ela é fixada.
Não sei o que pode ser... Talvez, se vc colocar mais uma mola isso melhore...
Abç

Edson Caetano
Veterano
# dez/14
· votar


SkyHawk
Alguma coisa está segurando, não seria a própria ponte... Falou das dive bombs direto, mas regulou para quanto? A lá Jeff beck ?

Quando fiz no curso este módulo,de pontes tremolos, várias guitarras travavam assim como falou, algumas vezes apertei o parafuso das molas (aumentando a tensão ) e resolveu...

Muito louco regular guitas

SkyHawk
Membro
# dez/14
· votar


Olha o que eu achei.... Será que faz sentido ?

"...Double post para dizer que encontrei uma coisa que já tinha lido em alguns sítios que é o seguinte, para ver se o problema está na pestana ou na ponte é preciso ver se quando a nota desafina fica mais aguda ou mais grave, sendo a regra de que falam a seguinte, se fizer o bend e a nota ficar mais aguda é problema de ponte, se fizer o bend e a nota ficar mais grave é problema de pestana, se usar tremolo aliviando a tensão e ficar mais aguda é problema de pestana e se ficar mais grave é problema de ponte. Espero não me ter enganado na transcrição. Segundo isto e pelo que estive a ver o meu problema será a nível da pestana, mas não sei se isto é um facto correcto, apesar de já ter lido em mais do que um sítio."....

bicinh
Veterano
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mauricio, bom dia.
Recentemente comprei uma SG da SX, daquelas com braço colado... Como é padrão nessas guitarras chinesas, passei a ultima semana pesquisando bastante sobre um par de captadores convenientes a instalar nessa guitarra. Pensei em apostar em algo nacional, já que nunca o fiz antes. Enfim, os produtos da malagoli ou da cabrera são comparáveis aos renomados? Estive pensando mais precisamente naquele set HH777, pelas especificações e samples são ótimos, porém vi em alguns lugares que em modelos LP eles sobram bastante grave por causa da madeira, na por ter o corpo menos espesso a resposta de graves é menor, correto? Então, acho que sua opinião seria conclusiva nesse caso... As informações que temos por aqui são bem antigas e com certeza hoje a situação é um pouco diferente devido aos produtos da malagoli em si terem aumentado relativamente de preço.... Obrigado amigo, tenha um bom dia.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


bicinh
Instale os H777 e seja feliz!!
Abç

Vietnow
Membro Novato
# dez/14
· votar


será que eu consigo somente um braço para o violão havana eletroacustico??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


Vietnow
será que eu consigo somente um braço para o violão havana eletroacustico??
Dificilmente, ademais, o preço não compensaría...
Abç

FanhaniGUITAR
Membro Novato
# dez/14 · Editado por: FanhaniGUITAR
· votar


Bertola

Há alguns dias atrás lhe perguntei sobre as SX Strato... Porém estive pensando melhor e analisando o que eu toco, gostaria de saber uma opinião sua, sobre qual guitarra Les Paul nova consigo obter com até R$1000,00 que você conheça e diz ser um bom custo x benefício.

Aproveitando a pergunta, como comentei também, tenho uma Schecter Omen 6 que comprei há 6 meses atras nova. Pretendo não há momento mas estou estudando trocar os Captadores, pois os Schecter Diamond Plus são fortes pra caramba, eu estava vendo uns captadores com saída vintage e queria saber se ficaria bacana. Pois o captador que estive vendo era o Seymour Duncan Alnico Pro II Slash, pois tem ganho moderado e não embolam com distorção. Você conhece esses captadores, sei que o timbre não ficará idêntico, pois se tratando de equipamentos diferentes. Mas seria uma boa opção, ou não teria versatilidade de timbre?

Também olhei no site www.captadores.com.br e vi o Custom II-S, que seria um captador igual ao Seymour Duncan, assim disse o Érico Malagoli respondendo um e-mail que enviei para diferenciar o Custom II Braço e Custom II Ponte deste Custom II-S. Você conhece esse captador da Malagoli, seria uma boa escolha?

Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


FanhaniGUITAR
Cara, ao contrário do que muita gente pensa, capts com saída MENOR possuem mais brilho e "clareza", proporcionando uma sonoridade mais "limpa". Se quer "sujar", use um pedal de distorção. Portanto, acho que a troca dos capts de sua (boa) Omen 6 pelos Sound/Malagoli acima citados seria uma boa...
Quanto à LP, bem, recomendo essas:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-608984222-ritmus-golden-gld155c -guitarra-les-paul-cor-yellow-burst-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-596377541-guitarra-les-paul-she lter-nashville-2-humbuckers-cs-com-bag-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-598095482-guitarra-les-paul-sx- gg1std-cs-cherry-sunburst-com-bag-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-595089029-guitarra-dolphin-lesp aul-braco-colado-em-mogno-_JM
Essa última é bem legal.
Abç

jigo__
Veterano
# dez/14
· votar


Olá bertola, gosto de trastes jumbos, qual vc indica pra um fender strato, dunlop 6100 ou 6105???

aquele Traste Dunlop Accu-fret é bom??

gde abço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


jigo__
6105.
Sim, é

jigo__
Veterano
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
vlw bertola, vc é o kra!!!!!!

abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


jigo__
Só procuro ajudar...
Abç

FanhaniGUITAR
Membro Novato
# dez/14
· votar


Bertola

Mais uma vez obrigado por esclarecer minhas dúvidas. Vou comprar os captadores em breve e mandar um luthier instalar.

Quanto as Les Pauls que me indicou vou olhar uma a uma procurar testar pra ver qual me agrada mais. Obrigado novamente.

Abraços

cheidpulga
Veterano
# dez/14
· votar


Eae Bertolão, tem uma era que tô juntando uma grana pra comprar uma guita top, por isso tanta dúvida, PRS SE Custom 24 ou PRS SE Santana, tenho preferência pela de 24 trastes, pois é muito mais versátil e é a PRS tradicional, mas a Santana me é um pouco mais pesada e mais bem acabada, talvez até madeiras melhores. Isso procede? Ou melhor, isso é relevante?
Santana - R$ 1900,00
PRS Custom 24 - R$ 2300,00

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


cheidpulga
Ambas são muito boas, mas a PRS Custom 24 é melhor.
Curiosamente estou comas duas aqui na minha oficina para trabalhar, só que a Custom que está aqui é uma modelo luxo, um sonho de guitarra!
Abç

cheidpulga
Veterano
# dez/14
· votar


Eu vi uma dessas de luxo e era um modelo signature do Al Di Meola, não tive a oportunidade de tocar, mas foi a guitarra mais linda que já vi na minha vida, o top era hipnotizante. Os funcionários do Paul trabalham inspirados.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


cheidpulga
É um prazer e uma responsabilidade trabalhar com uma guitarra dessas....
Abç

mattus guima
Membro Novato
# dez/14
· votar


Como posso dar um acabamento em uma escala de maple sem acabamento?
Como faço para acetinar a escala?

tbutrago
Veterano
# dez/14
· votar


Boa noite, grande Bertola. Já pesquisei por aqui e não achei muito sobre a tagima 530. Gostaria de saber suas impressões sobre ela, pois tô pensando em adquirir uma e sua opinião conta muito. Obrigado pela ajuda.

FanhaniGUITAR
Membro Novato
# dez/14 · Editado por: FanhaniGUITAR
· votar


Bertola

Bom Dia Bertola, esqueci de mencionar nas perguntas acima. Possuo um cubo Meteoro Nitrous Drive NDE15W com 16 efeitos digitais. O Clean dele não é tão ruim assim, ainda da para relevar, mas o drive.....

Teria algum pedal de overdrive/distorção que soaria razoavelmente nele?

Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


FanhaniGUITAR
com 16 efeitos digitais.
Cuidado com isso! Além dos efeitos serem "meia-bôca", a placa queima com facilidade.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-604261510-pedal-de-efeito-overd rive-axcess-by-giannini-od-102-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-600468480-pedal-waldman-cov-1-c lassic-overdrive-loja-fisica-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-600258113-pedal-black-bug-orang e-tscreamer-lancamento--_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-599233906-pedal-black-bug-disto rtion-novo-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-606807473-overdrive-bs-1-black- snake-novo-caixa-em-metal-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-606802455-max-fuzz-black-snake- novo-caixa-em-metal-_JM
É só escolher cara....
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji