【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
FanhaniGUITAR
Membro Novato
# dez/14
· votar


Bertola

Obrigado mais uma vez, vou escolher um desses, sobre os efeitos sei que são uma m...., nem utilizo direito.

Obrigado

JesusChristAndTheHeadbangers
Membro Novato
# dez/14 · Editado por: JesusChristAndTheHeadbangers
· votar


Seiji, Bertola, pfv...

Estou querendo fazer uma experiência numa strato que tenho, Strinberg EGS-216. Fazer exatamente isso: Cliquem Aqui para ver! Vocês já instalaram então uma ponte Tune O Matic com este esquema de string through em alguma strato na vida? Digo assim, com ênfase "na vida", porque para alguns pode parecer doidera! rs Mas o que Eddie Van Halen tem a dizer sobre doidera, né? ;-)


Mas acham que existe algum obstáculo para isso? Acho que terei que fazer algumas adaptações, como tampar o buraco do trêmolo da strato para colocar a tune o matic, porque elas tem o mesmo tamanho, e acho que não posso mudar/aumentar a distância entre o Nut e a ponte, certo? =)

Vlw!

RafaelBernatto
Veterano
# dez/14 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


[off]

HortaRates
Membro
# dez/14
· votar


Olá Bertola, beleza?
Por acaso conhece as guitarras Shecter Damien da série Diamond?
Elas me parecem as Omen (que pelo visto são mais comuns aqui no Brasil) com uns upgrades de acabamento e captadores.
Acha que vale uns R$1500,00 usada?

Valeu!

Roy.Mustang
Veterano
# dez/14
· votar


Boa noite.
Tive a excelente ideia de colar um adesivo no corpo da minha guitarra. Li que é recomendado utilizar óleo de limão para retirar aquele resquício que o adesivo deixa. Não querendo ser um mão de vaca - mas já sendo, existe algum método "caseiro" que posso utilizar para limpar essa pequena mancha?

Agradeço a atenção.

mateus12345
Membro Novato
# dez/14
· votar


Bertola, não sei se vc entende de amps, mas gostaria de tirar uma dúvida, tenho um peavey transtube audition, acho que ele está com algum problema de mal contato, tenho ele cerca de 1 ano e meio e as vezes to tocando e o volume abaixa de repente, mas é só encostar no botão que liga o drive que o volume volta, isso acontece mesmo quando estou usando o som limpo.Vc sabe se tem concerto, se vale a pena concertar e se é muito caro?

Ramsay
Veterano
# dez/14
· votar


JesusChristAndTheHeadbangers
Fazer isso na sua Strinberg EGS-216 é inviável e vai modificar totalmente a característica de som da guitarra e duvido que encontre algum luthier que faça, simples assim...

HortaRates
É uma boa guitarra e vale o preço que custa.
Pode comprar sem susto.

mateus12345
Isso é problema no interruptor do botão que liga o drive, e o único jeito de resolver é trocar o interruptor.

João Pedro Strabelli
Veterano
# dez/14
· votar


Aproveitando a perguntado do JesusChristAndTheHeadbangers: tenho vontade de trocar a ponte da minha strat (Tagima) por uma fixa, já que nunca usei alavanca. Existe algum modelo de ponte fixa que não mude muito o design da guitarra?

MoCóTo
Veterano
# dez/14
· votar


Olá meu caro,gostaria de tirar uma duvida,pois como você e referencia neste site e venho acompanhado seu trabalho a anos, bom sem mais delongas vou a pergunta.
Bom estou trabalhando em uma guitarra ja esta td pronto, alias quase, falta a pintura,bom meu irmão e pintor profissional automotivo e vou pedir ele para pintar o corpo dela, como e mogno quero deixar só no verniz, ai me veio a duvida e necessário passa algum produto antes do verniz para que não venha descascar no futuro, porque no plastico precisa quanto a madeira ja n sei se é necessário, pode usar o verniz automotivo ou seria outro especifico ? .

Bmacedo
Membro Novato
# dez/14
· votar


Pessoal/Bertola! Poderiam me ajudar!!!!

Seguinte tenho uma combinação de captadores Seymour Duncan JB/59, e eles não vieram com aquelas capinhas por cima!! Gostaria de saber qual seria o tamanho ideal das capas para ele!! Alguém poderia me ajudar!!

Boa noite a todos!!

overset09
Veterano
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Essa ponte é uma boa opção para instalar numa guitarra modelo stratocaster?
Algum comentário a fazer com relação ao custo x benefício, durabilidade, etc?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-599112450-ponte-wilkinson-trmol o-p-guitarra-6-parafusos-cromada-_JM
Obrigado!

Kevin Dorgas
Membro Novato
# dez/14 · Editado por: Kevin Dorgas
· votar


Olá! Eu queria saber se aquelas réplicas de emg chinesas são boas, não q sejam iguais aos originais, mas se são legais, se dá pra usar.
Acabei de ver uns captadores ativos G&B, esses alguém conhece?

diegomarinho_o
Veterano
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tenho uma strato HSS com 2 tones e 1 volume

Mas acho os caps do braço e meio um pouco fechado demais

Seus potenciômetros de tone são de 500K, seria recomendado eu troca-los por 1M(1000K) ?

Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


JesusChristAndTheHeadbangers
como tampar o buraco do trêmolo da strato para colocar a tune o matic,
Um trabalhão danado para resultado de menos, ainda mais numa guitarra de baixa qualidade. Compre um corpo sem cavidade alguma e faça isso que vc quer.
HortaRates
Muito boa guitarra, uma Omen 6 com um "up" no acabamento...
João Pedro Strabelli
Não dá pra trocar. Fixe-a com um bloco de madeira maciça por trás da base da ponte, inserido à pressão.
MoCóTo
Já respondi por MP.
Bmacedo
Compre as que caibam... Não tem como indicar não...
overset09
Sim, é.
Kevin Dorgas
Nem chega perto de EMG...
Esqueça isso e instale bons capts passivos em sua guitarra.
diegomarinho_o
Muito estranho, pois era pra ser ao contrário. Confira o valôr desses pots com um multímetro primeiro, e, se for o caso troque-os por de 500KA
Abçs

cheidpulga
Veterano
# dez/14
· votar


Bertolão, peguei a PRS SE Custom 24, só achei os captadores e tarraxas meio que razoáveis, e estou acostumado com cordas 0.12, mas me parece que o nut é configurado 0.10.
você já regulou essa guitarra 0.12?
preciso de captadores splitáveis e pensei nos da Gibson, no caso os 490R E 498T, o que achas?
As tarraxas vou colocar umas da gotoh com trava mesmo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


cheidpulga
Não, regulei as que estão aqui para 0.10.
Não creio haver necessidade de tarrachas novas não, pois as que vem nelas são legais. Basta mantê-las apertadas, lubrificar a pestana com grafite e colocar as cordas corretamente com os procedimentos de estabilização da afinação.
Quanto aos capts... Bel, ela merece capts bacanas sim...
Abç

diegomarinho_o
Veterano
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola deixe-me explicar melhor rsrs

Tenho os Tradicional Texas da Malagoli,
onde o proprio fabricante recomenda o uso de pots de 500K e capacitores de 0.022uF,
pois são graves ~de nascença~

Tenho conhecimento em eletronica e eu mesmo fiz a instalação,
a guitarra ficou com um som lindo, mas para tocar alguns ritmos ainda sinto falta de um pouco de brilho..

o que você recomenda bertola? Colocar pots de 1M(1000k)? Trocar capacitores? ou aceitar que minha guitarra é grave rs?

Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


diegomarinho_o
Cara, continuo achando estranho, posto que já trabalhei muitas vezes com esses captadores Traditional Texas, que são cerâmicos e tem um som bem "rascante", e SEMPRE utilizei pots de 250K e capacitores de 0.022uF neles, e nunca achei graves não.
Me parece que a questão aqui é de gosto pessoal mesmo, nesse sentido recomendo que vc use uma ligação mais simples, a de telecaster, eliminando o pot de tonalidade do meio e fazendo uma tonalidade geral, e, nesse potenciômetro específico, use 1M (mantendo o de volume de 500K).
Abç

cheidpulga
Veterano
# dez/14
· votar


Quanto aos captadores, achei eles meio sem resposta e dinâmica quando chama eles no crunch, eles ficam meio que artificiais no crunch, colocando os da Gibson eu sei que vou conseguir o que eu quero, você conhece um mais barato?

diegomarinho_o
Veterano
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

vou fazer uma experiencia primeiro, vou colocar pots de 250k que tenho aqui em casa e ver o que acontece rsrs

Obrigado!

Kevin Dorgas
Membro Novato
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obg!! Então talvez eu opte por um malagoli que é passivo com saída de ativo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


cheidpulga
Então use uns com menor saída...
diegomarinho_o
Falou!
Kevin Dorgas
malagoli que é passivo com saída de ativo.
Isso não existe cara, ou é passivo, ou ativo...
Abçs

cheidpulga
Veterano
# dez/14
· votar


http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1149-captador_custom_a lnico_hb_ponte_diversas_cores
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1203-captador_hbed_pon te_diversas_cores
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1343-custom_59_ponte
Qual dos dois, preciso de crunch estilo anos 60 e 70. e que quando splitados mantenham a performance.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


cheidpulga
Custom 59.
Abç

mateus12345
Membro Novato
# dez/14
· votar


Bertola, achei um luthier aqui na minha região eque faz regulagens e constroi guitarras, resolvi levar minha guitarra pra fazer regulagem com ele, dai ele me falou que pra abaixar bem as cordas precisa fazer nivelamento nos trastes, caso contrário só era possível abaixar até onde a guitarra permiti-se, só que ele nem viu a guitarra, isso pe conversa furada ou é necessário mesmo fazer nivelamente de trastes?

daimon blackfire
Membro Novato
# dez/14
· votar


tem algum jeito de deixar as tarrachas mais duras? Eu ja arrochei aquele parafuso que tem nelas ao máximo, mas continuam muito moles.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


mateus12345
Depende... Agora, se ele falou isso ANTES de examinar o instrumento.....
daimon blackfire
Apertando os parafusos e porcas... Se vc já apertou e elas continuam "moles", é porque há problemas...
Abçs

Ifeud
Membro Novato
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
To com umas dúvidas sobre guitarras japonesas e Koreanaa dos anos 90. Tenho me interessado pelas Samick Artist series e pelo que tudo indica o corpo dessas guitarras é mogno, mas tenho lá minhas dúvidas se são todos os modelos que anunciam por aí ou especificamente só alguns. Já a Aria PRO II Excel tem modelos em alder e "hardwood" -> eles podem estar se referindo a alguma madeira local de alta densidade? escuto falar que algumas guitarras Aria são meio duras mesmo. Pelo menos não deve ser compensado heheh

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


Ifeud
Cara, "hardwood" é um termo genérico e capcioso para "qualquer madeira vagabunda disponível"...
Já fiz "up-grades" em Ariaszinhas strato que ficou bem legal.... Isso depende da competência de seu luthier....
Abç

Kevin Dorgas
Membro Novato
# dez/14 · Editado por: Kevin Dorgas
· votar


Mauricio Luiz Bertola
O captador Phantom da Malagoli tem essa descrição de ser passivo e ter características de ativo, como os D Activator da Dimarzio, me disseram (um luthier que conheço) isso uma vez q se o cap fosse passivo não ia ter como parecer ativo, mas eu não sei, eu só tenho umas referências de som na minha cabeça mas não sei como ter esse som. Tipo, o referencial que tenho em distorção é tipo Zakk Wylde (os harmônicos) e tipo Metallica nos álbuns mais novos, o som limpo também tipo Metallica como na música the day that never comes e outra referência de som limpo e distorcido é Mark Tremonti. Desculpe o texto grande. Vlw

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji