【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Alex guitar man
Veterano
# nov/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Aqui é os dados deles

http://images.tcdn.com.br/img/editor/up/34302/1170832092.gif

Sera que serve?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


Alex guitar man
Agora ficou mais fácil...
Dá sim...
Abç

Alex guitar man
Veterano
# nov/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Opa, então vou comprar, Obrigado!

SkyHawk
Membro
# nov/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Grande mestre na linha do seu comentário de trocar os Texas Special por um set de ganho mais baixo, consegui um resultado interessante abaixando a altura dos captadores. O timbre abriu um pouco !!! Valeu pela dica !!!

lucas.motorbreath
Membro Novato
# nov/14 · Editado por: lucas.motorbreath
· votar


eae malandragem, to pra comprar uma guitarra nova provisória enquanto não consigo comprar minha iron label devido a alguns imprevistos, estou com um orçamento de +/- R$ 1100,00, quero algo mais pro metal talvez, e com ponte flutuante, estou pensando em três guitarras, a Tagima Vulcan a Seizi Mosh e a Tagima MG 330, preciso de opiniões galera, pensei também em algumas Cort mas elas estão ficando cada vez mais caras, não sei porque kkk

Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


SkyHawk
Foi uma solução, digamos... física.
Atente para o fato de que quanto mais forte a saída do captador (e o nº de espiras de sua bobina), mais grave ele fica...
lucas.motorbreath
Nenhuma das que vc citou é confiável com ponte tipo FR...
Abçs

João Pedro Strabelli
Veterano
# nov/14
· votar


Um humbucker ligado em paralelo fica com o som algo parecido com um P-90?

ztt
Membro Novato
# nov/14 · Editado por: ztt
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tenho uma dúvida tola, preciso fazer a ligação elétrica de uma guitarra, qual é o tipo de fio que devo utilizar? Algum especifico?

Agradecido

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


João Pedro Strabelli
Sim, mas sem o ruído de 60Hz.
ztt
Qualquer um, fino e de boa qualidade. Apenas use o bom-senso...
Abçs

WilliamJunior
Membro
# nov/14
· votar


Olá Mauricio Luiz Bertola, minha stratocaster H-S-S ( Washburn X 10) está com a elétrica ruim (um pot B para tone e outro B para volume, e estão velhos os pots), então vou levar a um amigo para refazer a elétrica.

Pretendo colocar um pot A 500k (Volume) um pot B 250k (Tone) um capacitor de 0.47uf, a minha dúvida é qual o valor dos resistores, e qual o material indicado? quero abrir mais os agudos dela, pois está meio abafado e sem brilho.
Isso é o que tenho em mente, mas gostaria de saber qual sua opinião sobre esse esquema que quero fazer, e qual sua sugestão?

A madeira não sei qual é, no site diz que é Basswood.

WilliamJunior
Membro
# nov/14 · Editado por: WilliamJunior
· votar


Olá Mauricio Luiz Bertola, bom conversei com meu amigo e ele sugeriu dois capacitores da fender para o singles (braço e meio) daqueles que vem no kit de pot e chave da fender, você acha que ficaria bom?

**

Acredito que seja 250pf os capacitores.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


WilliamJunior
Se vc acha que está "abafado", use os dois de 500K...
Fica bom sim, só vai diminuir o "corte" de agudos...
Abç

WilliamJunior
Membro
# nov/14
· votar


WilliamJunior
Se vc acha que está "abafado", use os dois de 500K...
Fica bom sim, só vai diminuir o "corte" de agudos...
Abç


Obrigado irmão.

Tonho Cruz
Veterano
# nov/14
· votar


Amigos, tenho aqui encostado um braço de strato em que um luthier fez a "proeza" de tirar 0,5mm da escala na primeira casa para instalar um nut de 4mm ao invés do padrão que é 3,5mm. EU GOSTARIA MUITO QUE ALGUÉM PUDESSE TIRAR ESSA MINHA DÚVIDA: esse 0,5mm pode comprometer a afinação das oitavas?

AGRADEÇO IMENSAMENTE!

cheidpulga
Veterano
# nov/14 · Editado por: cheidpulga
· votar


Bertola
Eae Bertola testei a PRS SE Santana, e acabei notando que o acabamento e a construção é praticamente a mesma coisa das guitarras japonesas tops de linha, por exemplo a Yamaha SG1200, procede essa informação? realmente os Koreanos chegaram no mesmo nível dos alemães e japoneses em construção de guitarras?

w.d_rose
Veterano
# nov/14 · Editado por: w.d_rose
· votar


Boa Tarde a todos. Vou fazer um upgrade na minha strato HSH (Ela possui um tone , um Vol e uma chave seletora de 5 posições). Então já vou aproveitar para fazer a parte elétrica nova. Ai que eu precisava da ajuda de vc's. Eu quero montar um esquema e se é possível , onde eu possa Splitar os Hum. para ter um som próximo ao de single. E o blend para ligar o da ponte e o do braço juntos, sendo que, com a chave seletora na posição braço + consiga usar os 3.
Ficaria + ou - assim:
braço - braço e meio - meio - meio e ponte - ponte.
Com as chaves do split ativadas: Braço Split - Braço split e meio - meio - meio e ponte split. - ponte split.
Blend ativado: Braço e ponte - ponte , braço e meio.
Achei um esquema que joga os hum. em mini chaves (tipo : on/on) para splitar, antes de ir para a chave seletora. Porém não tem a opção do Blend. Desculpa o post longo.
Desde já agradeço a ajuda. Esquema achado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


Tonho Cruz
Se não for feita a readequação da escala, o braço está inútilizado como está.
cheidpulga
Sim, essa guitarra é excelente. E não existe mais essa coisa de "origem" mais não...
w.d_rose
O que vc tem que fazer é usar as chavinhas para "splitar" os capts Hb's e uma chave para ligar 7 posições:
https://www.google.com.br/search?q=7+position+strat+switch&espv=2&biw= 1366&bih=667&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=FJxzVKlPgp-CBOnjgvgH&s qi=2&ved=0CC4QsAQ#facrc=_&imgdii=_&imgrc=MRF4sFsxuymouM%253A%3BhxL-LLP QaiOhzM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.guitar-mod.com%252Fwiring%252Fneck_on _howto.gif%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.guitar-mod.com%252Frg_diag_strat.h tml%3B400%3B400
Abçs

w.d_rose
Veterano
# nov/14
· votar


Obrigado.Não tinha pensado nisso.
Uma dúvida para o blend não daria para por uma chave ligando o da ponte com o do braço ou ligar no tone (com push-pull) ? Com base nesse esquema , que mostrei.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


w.d_rose
Não dá. Vc tem que ter a chavinha para acionar as 7 posições de qualquer forma.
Abç

enquantofreudexplica
Membro Novato
# nov/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bom dia Bertola. Ganhei de um amigo uma Giannini GG08, do início dos anos 90 aparentemente. A guitarra está desmontada e bem judiada. Irei reformá-la nas horas vagas. O braço (marfim em peça única) apresenta leve empeno, tensor íntegro e sem torções. O verniz está bem desgastado e as marcações "dot" salientes. Não gostaria de reenvernizar o braço. Qual acabamento vc sugere para preservá-lo e evitar sujeiras? Devo rebater os "dots" e lixá-los? Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


enquantofreudexplica
Qual acabamento vc sugere para preservá-lo e evitar sujeiras?
Nenhum acabamento em braço claro evita a sujeira. Apenas uns mais (Verniz PU) e outros menos (seladora).
Rebata as marcações e, se elas não "entrarem", lixe-as.
Prenda o braço com "sargentos" e faça o ajuste do tensor.
Abç

enquantofreudexplica
Membro Novato
# nov/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Muito obrigado pela resposta. Mais uma coisa. Os trastes estão bons apesar da idade. Caso eu opte por envernizar em PU após a remoção completa do acabamento atual, será necessária a remoção dos trastes para isso? Eu conseguiria, após envernizar, proteger a escala e efetuar o polimento de trastes a fim de remover o verniz sobre eles? Agradeço novamente.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


enquantofreudexplica
Eu conseguiria, após envernizar, proteger a escala e efetuar o polimento de trastes a fim de remover o verniz sobre eles?
Sim. Depois que estiver bem seco, proteja a escala com fita crepe e lixe os trastes com bombril.
Abç

WilliamJunior
Membro
# nov/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bom dia mano, qual o mais indicado, usar pot A para volume e B para tone, ou B para volume e A para tone?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


WilliamJunior
B (linear) para volume e A (logarítmico) para tone.
Abç

enquantofreudexplica
Membro Novato
# nov/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado. Procederei assim então. Fiz a busca e obtive opiniões bem divergentes a respeito desse instrumento (guitarra Giannini GG08). Gostaria de saber a sua opinião pessoal a respeito dessa guitarra. Sei que era uma época que a empresa brasileira fabricava, sem padrões concretos, modelos Fender. Não tenho e não gosto de recursos maiores de informática. Talvez eu não consiga postar fotos por aqui. Entretanto, dada a sua experiência, acredito que deva conhecer bem o que nós tínhamos em mãos antes do Plano Collor... rs... Agradeço novamente.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


enquantofreudexplica
Depende muito do estado dela, mas, a parte elétrica é inútil e deverá ser trocada inteira, assim como os carrinhos da ponte (que é melhor bloquear).
O braço tem que ter os trastes retificados (se estiverem gastos) e polidos, e recomendo também refazer a pintura do corpo (se estiver ruim).
Abç

enquantofreudexplica
Membro Novato
# nov/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Eu penso como você. Aproveitarei braço, tarraxas (são japonesas antigas em bom estado) e corpo. Bloquearei a ponte ou colocarei hardtail, mesmo porque não uso alavanca. Um dos meus melhores amigos é ótimo funileiro e restaura carros antigos. Prepararei o braço para reenvernizar e o corpo para pintura em AZUL (brincadeira... li que você detesta azul...). Talvez branco. Instalarei os singles genéricos que tenho por aqui e veremos no que dá. Espero que esteja tudo bem com você e a sua família. Muito obrigado amigo.

RHCPSHOW
Membro Novato
# nov/14
· votar


O que valeria mais a pena comprar uma tagima t530 e mudar ferragens , eletrica e colocar cap vintage 57/62 da fender, ou comprar uma guita squier affinity e deixa-la original????

overset09
Veterano
# nov/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Vou mandar fazer um corpo de strato, na configuração SSS e pretendo colocar ponte tipo hard tail.
Quais as diferenças nas furações para esse tipo de ponte em relação ao padrão de ponte tremolo das stratos?
Ela não tem a escavação na parte de trás do corpo?

Outra coisa: Qual madeira utilizar: marupá ou freijó? Braço e escala serão de maple.

Obrigado!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji