【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Edson Caetano
Veterano
# nov/14
· votar


JawsOfLife
Pode mudar a vontade, mas precisa regular sua guitarra para as novas tensões se não fica muito ruim

a guitarra é um sistema, que precisa estar calibrado e preciso, não adianta sair afinando a esmo, é preciso saber o que está fazendo para ficar bom

SuicideGuy
Membro
# nov/14
· votar


JawsOfLife e Edson Caetano
Confesso que também tenho algumas dúvidas quanto a isso. Certa vez o Bertolla me disse aqui mesmo no tópico que não se deve ficar trocando a afinação do instrumento. Desde que ele me falou isso, eu tenho minha strato em D# (fácil de voltar pra E) e minha Les Paul em D# com drop em C# (fácil de ir tento para standard com drop em D quanto para drop em B#). Já que não dá pra ter tantas guitarras (pelo menos no momento), essa foi a solução mais prática que eu encontrei pra não ficar passando afinação de forma muito drástica como de E pra B por exemplo.

JawsOfLife
Membro Novato
# nov/14
· votar


Edson,

Quando você diz regular para novas tensões, o que está incluído nisso além mudança do calibre das cordas? É algo que eu conseguiria fazer sem ajuda de um luthier?

Estou querendo mais guitarras justamente para evitar de fazer regulagens muito complexas pra tocar uma música ou outra. Então assim, sem maiores complicações, daria pra dizer que uma distância segura de afinação seria 1 tom pra cima ou pra baixo?

Muito obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


JawsOfLife
O limite é o bom-senso. Afinações "baixas" demais tornam a tocabilidade ruim, trastejamentos e som "embolado".
Trocar com frequência afinação de uma guitarra só pode, dadas certas condições, ocasionar empenos.
Ao se trocar a espessura das cordas (que não tem "calibre", pois não é cano de arma), deve-se proceder o ajuste de tensor e de entonação.
Abç

marxios
Membro Novato
# nov/14
· votar


Olá meu amigo Bertola gostaria de saber porque quando eu faço uma blindagem em uma guitarra dessas estratos, em algumas posições da chave ela não funciona bem? por exemplo: Só funciona bem mesmo quando ta numa posição que seleciona dois capitadores... Sabe me dizer se tem alguma coisa errada?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


marxios
Tem algo errado aí...
Confira se não está havendo contato da chave com a blindagem (não pode haver). Todos os captadores e posições devem soar limpa e claramente.
Abç

FanhaniGUITAR
Membro Novato
# nov/14
· votar


Bertola

Gostaria de saber uma opinião sua. Surgiu a oportunidade de comprar outra guitarra. Minha duvida era entre uma Squier Affinity Strat ou uma SX SST 62 qual das duas é melhor? Digo melhor em madeiras, captadores porem vou trocá-los futuramente, tarraxas.

Antecipadamente
Obrigado.

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


Bertola, voltei a mexer no meu baixo Tonantão... Comprei (finalmente) uma ponte, das mais baratas (28 dilmas, e foi a primeira pela melhor), e os caps, comprei os clones CHINA, do braço do Telecaster Bass (ÚNICOS que tem o mesmo formato de guitarra e não custam um rim meu)... Gostaria de palpites...

Também preciso saber se os martelos nessa praia aqui são os que se usa pra trastes. O alicate ma pareceu uma torquês, que tenho as muitas aqui, confere?

E se posso colocar o mesmo modelo de trastes na guitarra e no baixo.

Kevin Dorgas
Membro Novato
# nov/14
· votar


oi! gostaria de saber algo sobre a guitarra vintage v100, principalmente de quem já tem e já usa há um tempo. obg

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


FanhaniGUITAR
Compre a SX.
Ismah
Esse martelo serve bem (nem eu tenho um desses!).
Sim, os trastes são os mesmos.
Kevin Dorgas
É uma boa guitarra, com um dos melhores custos-benefícios do mercado.
Isso basta.
Abçs

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

E quanto ao alicate?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


Ismah
Um torques com a "cabeça" plana, serve.
Abç

Kevin Dorgas
Membro Novato
# nov/14 · Editado por: Kevin Dorgas
· votar


Mauricio Luiz Bertola
obg pela ajuda, é que vi aqui no fórum algumas pessoas reclamando então quis saber o que que não era tão legal nela.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


Kevin Dorgas
É uma boa guitarra.
Compre e leve a seu luthier para a IMPRESCINDÍVEL regulagem geral inicial.
Abç

Kevin Dorgas
Membro Novato
# nov/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
com certeza. vlw

RafaelBernatto
Veterano
# nov/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Comprei componentes eletrônicos nesse site e entre outras coisas, por informação do vendedor, comprei esse lubrificante pra dar uma "amolecida" em uns potenciômetros que usarei em pedais. Você conhece/usou? É bom mesmo?

https://www.sotudo.com.br/produto_detalhes/p/TnpVM053PT0=/Produtos+Quí micos/Lubrificante+Lubritec

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


RafaelBernatto
Esse produto não é para ser usado em potenciômetros.
Abç

RafaelBernatto
Veterano
# nov/14 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Qual você recomenda?

Edit: Acabei de ler no site do fabricante que ele "Cessa barulhos em resistências e potenciômetros" será que ele pode diminuir a vida útil do Pot?

RafaelBernatto
Veterano
# nov/14 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


Duplo

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


RafaelBernatto
Cara, essa é uma espécie de WD-40...
Para isso é esse o produto:
https://www.google.com.br/search?q=spray+limpa-contatos&espv=2&biw=136 6&bih=667&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=yIdmVKX5NMGUNt_xgYgL&ved= 0CDMQsAQ#facrc=_&imgdii=_&imgrc=zmfSh0g8T8QaGM%253A%3BX7Vxi77raKr5fM%3 Bhttp%253A%252F%252Fwww.lojadomecanico.com.br%252Fimagens%252F32%252F2 50%252F4735%252FLimpa_Contato_Eletrico_Spray_300ml_1.JPG%3Bhttp%253A%2 52F%252Fwww.lojadomecanico.com.br%252Fproduto%252F4735%252F32%252F250% 252Flimpa-contato-eletrico-spray-300ml%3B550%3B550
Abç

RafaelBernatto
Veterano
# nov/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Entendi! Valeu, abraço.

krixzy
Veterano
# nov/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola ou Fortune Luthieria

Seguinte, já vi o Bertola dizendo que uma escala ideal para afinações baixas, são escalas maiores, até ai tudo bem, mas e no caso do processo inverso, uma guitarra com escala própria pra afinação barítono com escala 28" / 712mm afinada na afinação padrão em "E" o que acontece com a tensão das cordas, conforto o que acontece nesse caso?

gL.
Veterano
# nov/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fala mestre!!
Qual monitor de audio você me aconselharia hoje até uns 2mil reais? abraços!

lucas.motorbreath
Membro Novato
# nov/14
· votar


pessoal, se eu comprar uma guitarra mais barata e trocar a ponte dela por uma gotoh por exemplo, eu devo também trocar as tarraxas por tarraxas da gotoh ou não tem problema, não interfere em nada?

sorum
Membro Novato
# nov/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Caro Bertola, chegou ontem os capacitores Orange Drop que encomendei da Multicomercial, os quais eu pedi recomendações pra você para um Les Paul.

Bom, vc me recomendou algum de 470KPF e olha o que chegou aqui:
http://i60.tinypic.com/4h6uec.jpg

hahaha.
Creio que alguma coisa está errado ?!
Abraços.

FanhaniGUITAR
Membro Novato
# nov/14
· votar


Bertola

Obrigado pela dica, entre as SX, to em duvida entre a 62 Sunburst e a SST Alder American. Qual das duas é melhor ou são a mesma coisa? Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


krixzy
A tensão aumentará violentamente.
gL.
Cara, tem gente mais capacitada que eu aqui pra te dar essa resposta...
lucas.motorbreath
Trocar ponte só se a guitarra tiver alavanca (ou comum ou tipo FR). Trocar tarrachas para guitarras com ponte tipo FR não adianta muito...
sorum
Tá errado isso aí.....
FanhaniGUITAR
Não muda muita coisa....
Apenas experimente o maior nº delas e compre a melhor...
Abçs

sorum
Membro Novato
# nov/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Pois eh, o valor que me passou eh o correto neh..
Pelo visto comprei o certo (474) e me mandaram esse. Há 2 versões de 470kpf ?
Esse foi o link que te passei, poderia só confirmar pra mim ?
http://loja.multcomercial.com.br/catalogsearch/result/index/?p=1&q=cap acitor+orange+drop
Obrigado.

enquantofreudexplica
Membro Novato
# nov/14
· votar


sorum
Bom dia amigo, desculpe-me pela intromissão. Os valores de capacitores de tone, normalmente, variam de .047 uF a .022 uF (sendo o segundo mais usado para humbuckers, embora não seja regra). Se eu não me engano, sua guitarra possui dois humbuckers e necessita de capacitores .022 uF (ou 223 ou 22nF ou 22kpF, que são a mesma coisa). Não vejo a mínima necessidade de "orange drop" por se tratar de um componente barato e que a sua alteração somente confortará os ouvidos de raríssimos músicos capazes disso. Para se informar, veja o link:

http://guitarra99.blogspot.com.br/2011/05/capacitores.html

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


enquantofreudexplica
Concordo plenamente.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji