【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
SkyHawk
Membro
# mar/14
· votar


Grande Mestre,

Terminei a montagem da Telecaster e venho aqui agradecer pelas inúmeras dicas que fizeram desse projeto um sucesso, principalmente a referencia dos pots de 500k ambos logarítimicos e o capacitor de 0,473.

Muito obrigado mesmo !

Ramsay
Veterano
# mar/14
· votar


Alex guitar man

Pode fazer o treeble bleed na boa e, pelo circuito, quando vc botar o volume em zero não vai sair som nenhum, simples assim.

bob973
Membro
# mar/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olá,blz?Estava pensando em talvez começar a montar uma guitarra,ainda estou em dúvida quanto ao modelo.Mas gostaria de saber onde comprar corpo,braço,etc. Ou talvez comprar kits prontos não sei bem ainda.mas quais sites estrangeiros vc me indica?(aqui no Brasil não compro mais nada).fico no aguardo. :)

SkyHawk
Membro
# mar/14
· votar


bob973
Dá uma olhada no tópico guitarra standard FCC, lá tem todas as dicas para a montagem de uma boa guitarra.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/310513/

Acabei de montar a minha ontem, recomendo.

bob973
Membro
# mar/14
· votar


SkyHawk
Vou ver. vlw

vitorrock
Veterano
# mar/14 · Editado por: vitorrock
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Pois é, mas é muito estranho mesmo, se eu limpo as cordas ai desregula tudo a afinação de oitavas, ai tenho que trocar as cordas denovo... o que será isso? guitarra que é ruim ou o encordoamento? Por que mesmo com cordas novas e oitavas reguladas eu tenho esse problema se toco por muito tempo e sujo as cordas...

fconde77
Veterano
# mar/14
· votar


vitorrock

Qual sua guitarra?
Qual é a ponte (tipo e modelo)?
Ela já foi regulada por um luthier de verdade?

A. Strateiro
Veterano
# mar/14
· votar


Bertola, boa noite.
O que vc acha de amplificadores valvulados caseiros? Vale a pena pegar um?
Fui em uma loja de áudio profissional hoje e me deparei com um de R$ 600.
O Rapaz me falou que é 100 por cento valvulado. Valeria a pena pegar um? O que deveria considerar se fosse comprar? Obrigado.

fconde77
Veterano
# mar/14 · Editado por: fconde77
· votar


A. Strateiro

E sempre bom saber um pouco mais sobre o projeto e/ou quem montou e pesquisar... mas existem sim valvulados a preços convidativos hj em dia...
Recentemente comprei um da The 100Buck montado pela Crow, um projeto do fórum Handmades e instalei um falante de 10", uma cópia do Jensen MOD

Regisbarcelos
Membro
# mar/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Só mesmo o grande mestre Bertola pra tirar essa dúvida. Apareceu uma oportunidade pegar uma Ibanez Grx20, e tem gente que diz que ela é de compensado. Sabe dizer se é de compensado ou se ela é pelo menos uma guitarra razoável?
Abraço!

vitorrock
Veterano
# mar/14
· votar


fconde77
Minha Guitarra é uma Giannini GGX 1-H, Ponte Tremolo
Nunca foi regulada por um luthier... só aprendi a regular as oitavas aqui no fórum...
O problema é que sou novo aqui em Sorocaba, e tem alguns luthiers, só que tenho receio, não sei se são bons mesmo, dai fico na dúvida...

fconde77
Veterano
# mar/14
· votar


vitorrock

Já pesquisou no fórum ...
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/33370/

Slexodus
Membro Novato
# mar/14
· votar


Amigos,

Existem alguns tópicos comparando as guitarras Washburn X24 e Cort x6. Todos são de anos atrás. Na época destes tópicos, ambas custavam cerca de 600~900 reais. Atualmente no site da Playtech, a x24 sai por 599 enquanto a Cort x6 sai por 1200 reais! O que aconteceu? A Washburn é tão inferior assim, o que justificaria ser metade do preço?

Adquiri uma x24 (usada) recentemente e estou gostando. Só achei estranho duas guitarras que no "passado" eram "concorrentes" hoje em dia estarem em preços tão diferentes.

Abraço :)

vitorrock
Veterano
# mar/14
· votar


fconde77
Obrigado pela ajuda amigo...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/14
· votar


bob973
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-548006729-kit-para-montar-guita rra-strato-stratocaster-3-single-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-550249105-kit-para-montar-guita rra-stratocaster-3-single-lacrado-_JM
Compre e leve a seu luthier para montagem
A. Strateiro
É difícil dizer cara, pois o amp tem que ser mui bem montado, com componentes de qualidade...
Regisbarcelos
O corpo é em tília (basswood).
Slexodus
Sim, a Washburn é inferior à Cort.
Abçs

bob973
Membro
# mar/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
valeu as dicas aí.

Thiago Prado
Membro Novato
# mar/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Gostaria de uma resposta mais técnica de você, poderia me ajudar? Sobre o JCM800, sei que há algumas modificações mais famosas, principalmente em relação á ganho, já que, na época, o jcm800 original não estava dando TANTO ganho naturalmente como alguns queriam e foi daí que surgiu o mod #36 que o Slash usou e virou padrão também para o AFD100 futuramente...

Você sabia me dizer qual a diferença técnica entre o jcm800 sem mod, o mod #34, #36 e o Silber Jubilee que seria o jcm800 "sem mod e com mais ganho natural"?

Eu sei como o som deles se diferenciam, mas o que é mudado internamente para dar essas mudanças?

Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/14
· votar


Thiago Prado
Não sei...
Abç

Milton.Jr
Membro Novato
# mar/14
· votar


vitorrock
Cara, sou de Sorocaba, tenho uma Giannini tbm, mas é a Ggx 1hh, e tbm estava na busca de um Luthier pra regular minha guitarra. O mais barato que encontrei, e pelo que vi faz um ótimo trabalho é o Tanaka. Dê uma pesquisada!

baleia123
Veterano
# mar/14 · Editado por: baleia123
· votar


[/b]Mauricio Luiz Bertola[b]
eu tenho uma epiphone sg g400,e os trastes dela estao com mais ou menos 1 mm,ultimamente tenho sofrido muito para fazer bends coisa que eu fazia tranquilamente na minha stratocaster,parece que as cordas estao duras.
levei minha guitarra no luthier para ele regular e trocar as cordas de 0.11 para 0.10 mas ainda assim a dificuldade continuou.
minha duvida é se os meus trastes estao muito baixos dificultando os bends,1 mm é a media mesmo dos trastes?ou eles realmente estao baixos?Estou pensando em troca-los por um da donlop 6130 ou 6105 qual vc recomendaria para ajudar nos bends e vibratos?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/14
· votar


baleia123
trastes estao muito baixos dificultando os bends
Isso não existe cara...
Se fosse assim, as Fenders antigas seria difíceis de fazer "bends" pois usavam trastes finos. Pergunte ao Rory Galagher se ele tinha qualquer dificuldade...
Infelizmente criou-se um mito nos anos 80 no qual trastes jumbo, "escalope" e outras coisas mais "facilitavam" certas coisas, quando isso é pessoal...
Estude os grandes guitarristas dos anos 60 e 70 e veja que eles usavam trastes finos ou médios e faziam "bends" e vibratos matadores. Ouça o BB King ou o Paul Kossof (Free) pra saber isso.
Abç

PdrHST
Membro Novato
# abr/14
· votar


quais sao as diferenças do braço colado e do parafusado? qual é melhor?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/14
· votar


PdrHST
qual é melhor?
Isso não existe...
Abç

Ramalokion
Membro Novato
# abr/14
· votar


Bertola,

por favor você sabe dizer se o Violão Dobro da Hurricane é um instrumento confiável? Vi um sendo vendido por 3500 reais, o cara se itneressou em uns instrumentos meus que colqouei para venda mas estou em dúvida se vale.

O ponto é que os materiais que usam na construção (achei na internet) parecem ser ótimos (para esse modelo): fundo e laterais de mogno, por exemplo.

O problema: ele é de outra cidade, iriamos nos encontrar em Campinas (SP) e estou inseguro.

Agradeço desde já.

bfacci
Membro
# abr/14 · Editado por: bfacci
· votar


Olá Bertola,

Estou montando uma Tele e falta apenas o corpo.
Estou procurando algumas coisas e dentre elas encontrei duas opções:
1 - Corpo em Cedro (2 peças)
2 - Corpo em Freijó (3 peças)

Qual vc acha melhor? Recomendaria escolher outra coisa?

Muito Obrigado!

fconde77
Veterano
# abr/14
· votar


bfacci
O corpo de cedro vai te dar uma resposta tonal diferente das madeiras comulmente usadas em telecaster.

O Freijó é uma madeira pesada, se optar por ela de preferência a um corpo com câmaras para alívio de peso.
O fato de ser em 3 partes não tem grande influência no timbre, desde que a madeira seja bem selecionada e a colagem/confecção sejam bem feitas.

Inclua na sua lista de opções o Marupá... e uma madeira leve e tem uma resposta tonal semelhante das madeiras usadas em Telecaster.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/14
· votar


Ramalokion
Não conheço esse instrumento, portanto, não posso opinar...
bfacci
Cedro proporciona um timbre mais grave. Eu acho uma boa opção para teles pois "suaviza" a tendência dessa guitarra (em função da disposição do capt da ponte), em ter um som excessivamente agudo.
Inclua na sua lista de opções o Marupá
Concordo.
Abçs

fnxZIKAAA
Membro
# abr/14
· votar


http://obradec.com.br/cordas-1/guitarra-telecaster-strinberg-88.phtml

Telecaster Strinberg CLG-88
Opa, alguém sabe algo dessa guitarra? se é boa pro preço dela?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/14
· votar


fnxZIKAAA
Sim, é...
Abç

ederfreire
Veterano
# abr/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
O que você acha das guitarras SX?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji