【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/14
· votar


Ticoty
A questão do potenciômetro é algo relativo ao ganho de entrada do amplificador (ou, em alguns casos, do pedal fuzz). Se vc reduz o volume no potenciômetro, o ganho diminui e o som "limpa".
Sim, o potenciômetro influencia no timbre. Se vc instala pots de 250K em uma guitarra com capts HB's o som fica "velado".
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/14
· votar


_clodo_
É bem simples até...
eric bluesman
Não, não é.
Abçs

Ticoty
Veterano
# fev/14
· votar


Entendi, mas como eu descubro se os potenciômetros da minha guitarra são 500k ou oque for?

Então o mais utilizado em lespaul's seria o potenciômetro de 500k e em stratos, que já tem o som muito brilhante e coisa e tal 250k?

fconde77
Veterano
# fev/14
· votar


Ticoty

Normalmente o valor vem gravado na parte de traz do potenciômetro ou no fenolite (onde são "chumbados" os terminais), abra a tampa de inspeção para verificar... Se não tiver nenhuma marcação só retirando do circuito e medindo a resistência com multímetro.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/14
· votar


Ticoty
Então o mais utilizado em lespaul's seria o potenciômetro de 500k e em stratos, que já tem o som muito brilhante e coisa e tal 250k?
Exato.
Normalmente o valor vem gravado na parte de traz do potenciômetro ou no fenolite (onde são "chumbados" os terminais), abra a tampa de inspeção para verificar... Se não tiver nenhuma marcação só retirando do circuito e medindo a resistência com multímetro.
Exato 2...
Abçs

lukas.moreira
Veterano
# fev/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Já teve a oportunidade de conhecer essa guitarra, ou mesmo a marca:
http://interartemusical.com.br/produto/guitarra-nollan-telecaster-nash / ?
Teria alguma consideração a fazer sobre?
Abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/14
· votar


lukas.moreira
Nunca ouvi falar...
Abç

Gabriel Rios
Veterano
# fev/14
· votar


Olá Seiji, olá Bertola.
Bom, estou muito pilhado em me aventurar em minha primeira guitarra handmade, corpo Explorer. Eu gostaria que vocês me dessem dicas na construção, se essa for a área de vocês. Eu queria deixar claro que o som é o que menos importa(em questão de timbre). O meu principal objetivo é deixar a construção menos complicada. Aqui vão alguns tópicos:

-Braço colado ou parafusado?
-Estive pensando em deixar strings-thru-body, é uma boa?
-Quais as ferramentas que devo ter para começar?
-Explorer é um bom modelo para se fazer a primeira guitarra?

Por enquanto é isso, obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/14
· votar


Gabriel Rios
1) aparafusado.
2) Não é necessário
3) Um monte... Algumas profissionais, como serra-de-fita e tupia de bancada
3) Tanto faz, mas telecaster/stratocaster é mais fácil por conta das peças e componentes, e vc pode comprar tudo pronto.
Abç

Rock With Salad
Veterano
# fev/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Boa tarde!

1 -Estou construindo uma guitarra com um Luthier... A ponte será fixa, mas não tenho certeza sobre o modelo. Minhas opções são uma hardtail ou uma Tune-o-Matic String-thru. Há alguma entre essas que ganhe vantagem em algum aspecto?

2 -Um esquema como ESTE tem alguma contra-indicação? Traria algo de ruim para o som final da guitarra?

3- Acho que já te perguntei isso umas três vezes, heheh, mas vamos lá:
Gosto das cordas bem "apertadas", "tight". Então estava pensando em deixar o braço de minha futura guitarra de 7 cordas com mais do que as tradicionais 25,5 polegadas. Teria algum problema ou contra-indicação em uma escala de 26.5" para afinação padrão?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/14
· votar


Rock With Salad
1) Não...
2) Não, só acho complicação demais....
3) Fica "esticado" demais
Abç

Ticoty
Veterano
# fev/14
· votar


Fala Bertola... Eu de novo aqui xD

Então, que cuidados devo ter para manter as ferragens da minha guitarra sempre bonita e brilhante? Apenas a título de informação (não sei se tem alguma diferença) as ferragens da minha guitarra são douradas!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/14
· votar


Ticoty
as ferragens da minha guitarra são douradas!
Apenas mantenha-as limpas com pano... E não vai adiantar muito não...
Abç

Quadrado
Veterano
# fev/14
· votar


Mestre Bertola
Tenho uma Epiphone standard, chinesa. As tarraxas sao gotoh rotomatic (chinesas e com o parafuso de fixação em 90 graus), queria trocar mas estou inseguro se as novas são compatíveis com a guitarra.

Pensei em adquirir as gotoh SG301, elas vão servir ?

http://www.g-gotoh.com/international/?btp_product=sg301

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/14
· votar


Quadrado
Se não servir, isso é secundário, e vc pode tapar os buracos das antigas tarrachas...
Abç

ppaulo
Veterano
# fev/14
· votar


queria abrir aqui uma discussão com todos, sobre ruído no equipamento. o que pode estar ocasionando ruído no meu equipamento ? temos que entender que nosso equipamento é um sistema complexo, e nesse contexto há diversas possíveis causas para ruído: cabos, captação, fonte, enfim parte elétrica em geral. mas queria ouvir de vocês, o que voces poderia acrescentar sobre a causa do ruído no equipamento ? experiências, dicas, etc.

agora queria entrar no meu caso mais específico. to usando uma interface de áudio fast track pro da m audio, e de software to usando o POD FARM da line 6, mas qualquer coisa q envolva um pouco de ganho na distorção gera ruído, e também há muita interferência de rádio nesse ruído. quais fatores podem estar influenciando nisso ? eu to usando um cabo meio fuleiro, e vou comprar um monstercable, e também tava pensando em trocar de interface pq a minha tá bem velha, será se trocando interface e cabos resolveria o problema ? ou seria algo na parte de alimentação do computador ? ( to usando um notebook ligado na tomada )

ppaulo
Veterano
# fev/14
· votar


(quando eu tiro a fonte do notebook o ruído diminui drasticamente)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/14
· votar


ppaulo
Cara, desculpe mas acho que aqui, nesse tópico, que versa sobre luthiería, não me parece ser espaço para essa relevante discussão...
Abç

ppaulo
Veterano
# fev/14
· votar




esse vídeo mostra exatamente o meu problema, e possíveis soluções, compartilhando aqui com a galera...

ppaulo
Veterano
# fev/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
eu imaginei que caberia porque vi a palavra ''Equipamentos'' no tópico, ou até luthieria mesmo, falando de ruído poderíamos citar experiências com blindagem, etc.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/14
· votar


ppaulo
O título "equipamentos" não foi eu quem coloquei... Porém, eu falo sobre equipos aqui sim, mas não dessa forma como vc está levantando, de uma forma técnica. De uma certa forma eu já toquei no assunto ruídos e chiados causados por fontes não estabilizadas ou específicas e até mesmo reguladores de voltagem de PC (que geram um chiado bem chato).
Já a questão de interfaces e outras coisas do tipo, eu nada posso falar, pois não entendo disso.
Uma coisa é certa: Quanto mais "bugingangas" vc acrescenta na cadeia de sinal, mais chance de chiados e ruídos vc cria, e é obrigado a usar "peças" e componentes de qualidade maior para não "enfraquecer" essa cadeia...
Abç

ppaulo
Veterano
# fev/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
entendi cara, peço desculpas então.
e obrigado pela ajuda ai !

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/14
· votar


ppaulo
peço desculpas então.
Não, não... vc não precisa se desculpar... Até porque eu não sou dono de nada aqui... Eu apenas dei uma "direcionada" no que vc postou. Aliás, acho útil pra caramba seu questionamento.
Acho que vc entendeu o que eu disse acima, né?
Abç

SML
Veterano
# fev/14
· votar


Boa tarde

O seguinte, to aqui com minha guitarra e tenho 2 Humbucker com quatro fios e um mini Humbuker com 4 fios.

Tenho 3 mini chaves on/on/on e uma chave alavanca de 5 posições.

Um potenciômetro para tone e outro para volume.

Gostaria de um esquema elétrico qque utilize todos os captadores em modo paralero/split/serie, e utilizando todos essas peças.

Vlw...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/14
· votar


SML
No site da Seymour Duncan tem...
Abç

lehnox
Veterano
# fev/14
· votar


Bertola

Uma dúvida que me surgiu agora, mas pode ser só viagem minha mesmo. Se um uma diferença importante entre as guitarras entry level e as mais profissionais é a espessura da madeira do corpo, ajudaria alguma coisa comprar uma peça de madeira de boa qualidade e colá-la na parte de trás das guitarras para compensar a diferença de espessura? Algo como um "tampo às avessas".

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/14
· votar


lehnox
Essa NÃO é a principal diferença.
E a resposta para sua pergunta é não...
Abç

fconde77
Veterano
# fev/14 · Editado por: fconde77
· votar


lehnox

A diferença não esta apenas na espessura do corpo, existem outros fatores como:

- Qualidade das madeiras;
- Qualidade das ferragens, (ponte, tarraxas, bloco etc);
- Elétrica e captação;
- Acabamento.

Sem contar que o custo para essa "modificação" inclui o trabalho de cortar, colar e refazer o acabamento que tornaria essa modificação cara para uma guitarra de entrada.

Outra coisa, a espessura do corpo não é o fator determinante para a qualidade da guitarra.
Se fosse assim uma Gibson LP com seu corpo de 50mm seria o supra sumo das guitarras e, se não engano, a Fender Jaguar(ou Mustang.. não lembro agora o modelo exato) seria um modelo de entrada pq seu corpo tem 40mm de espessura.

Rsss.. Tá certo, sei que cada uma tem seu som e suas características, eu só citei esses modelos pra exemplificar o que falei e diminuir um pouco esse "tabu" pq construir uma guitarra não é uma equação exata e a madeira acrescenta muitas variáveis, por isso modelos iguas de séries iguais pode soar diferente uma da outra.

lehnox
Veterano
# fev/14
· votar


Bertola e fconde77, To ligado que não é a mais importante, e sei que qualidade da madeira influencia, fora o que foi citado (captação, elétrica, ferragens, que podem ser trocadas tb), tampouco pensei em fazer isso com uma das minhas guitarras, foi mais a título de curiosidade mesmo.

Valeu pelas respostas.

lindoso
Veterano
# fev/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, qual seria a chave sptd para eu usar nesse esquema ( http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=switch_f_bp ), o tipo ON/ON, ou ON/OFF?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji