【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
MetalJames
Membro
# jan/14 · Editado por: MetalJames
· votar

Fala, Bertola!

Então, comprei uma X6 man, vou mexer nela. Ainda não levei no luthier, vou levar e já pretendo levar as coisas que o luthier terá que trocar.

Cara, não tenho dinheiro pra uma ponte floyd rose da Gotoh, vou comprar só as molas, vi dizerem que trocando as molas já segura legal a afinação (quanto à alavancadas constantes). É verdade? Qual mola você me indica? Tou de olho numa Power Spring, da Gotoh. Tava pensando em pôr também um lock nut da Gotoh, mas nem tem pra vender separadamente da ponte...

Os captadores eu tou pensando em Malagolis: Tradicional HB Hot na ponte e Tradicional HB no braço. Mas acho que a diferença será meio nula, pô... Você teria alguns pra me indicar? Gostaria de pôr uns bons no sustain, mas que não me forçasse a perder a versatilidade da guita. Não gosto de alnico, teriam que ser cerâmicos. O Par pode dar até R$ 350,00.

Valeu, mestre!

EDIT: Pesquisei um pouco mais e agora decidi trocar o do meio também! Penso em pôr Tradicional HB Pro no braço, Tradicional Texas no meio e Tradicional HB Hot na ponte. Mas tou indeciso na ponte, tou pensando em meter um HH777 ou um HBED. Mesmo eles sendo alnico, acho que vou pôr um dos dois... Ouvi dizer que não pode misturar alnico com cerâmico em guitarras de 3 captadores (isso faria o alnico perder sua força de captação), é verdade?

douglasgca
Veterano
# jan/14
· votar

Fala aí, blz?
Bom, tava afim de trocar o calibre do encordoamento da minha guit e tava com uma dúvida. Eu tenho um ephi Zakk Wylde que veio com jogo .010, mas queria um jogo mais pesado pra usar drop até A e afinação padrão e pensei no Skinny Top Heavy Bottom da ernie ball. Precisa de uma regulagem profissional ou não é difícil de arrumar?

clguitar
Membro
# jan/14
· votar

douglasgca
pensei no Skinny Top Heavy Bottom da ernie ball
Eu usei bastante tempo essas cordas para uma guitarra em Drop C, e sempre achei que ficava um pouco molenga. Para Drop A, eu definitivamente procuraria cordas mais grossas, da mesma espessura de uma guitarra de 7 cordas.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/14
· votar

Maledito GuitarHero
Sim.
Chapulin
Não. Isso é um problema de difícil solução. Uma vez tive que inverter a posição do captador (abaixo do próprio rastilho)...
Cara, leve seu violão a um luthier para que ele examine a solução possivel...
Abçs

douglasgca
Veterano
# jan/14
· votar

)...Cara, leve seu violão a um luthier para que ele examine a solução possivel
É guitarra mano kkkk
Só ajustar a tensão correto?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/14
· votar

MetalJames
É verdade?
Sim.
Qual mola você me indica? Tou de olho numa Power Spring, da Gotoh.
Sim.
Em princípio não se pode misturar AlNiCo com ceramicos em sistemas de 3 capts, mas isso é questionável...
Instale o Traditional no braço e o Intruder na ponte
Abçs

EddieVanHalen
Veterano
# jan/14
· votar

Bertola

Eu tava vendo aqui essas guitarras Squeir e vi que tem varias series, no Brasil se vende essa California mas não encontro esse modelo nos sites americanos.

Qual seria o modelo de lá que se equipara com a California?

Entre a Classic Vibe, Vintage Modified e Standard Serie qual seria a mais próxima de uma verdadeira Strato?

Obrigado

MetalJames
Membro
# jan/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Pô Bertola, valeu geral! Cara, prometo não te incomodar:

Tava vendo também, tem o Evo da Malagoli, que é um clone do Evolution da DiMarzio, ele é cerâmico e acho que será melhor junta-lo com os outros. Eu quero aquilo lá que falei: Ter versatilidade, um coil tap que funcione mesmo... Gosto de timbres agudos no clean e distorção gosto das "ardidas" e com muito sustain. Acho que achei o que precisava, já sei o som do capt. mas pra tu, acha que vai ficar legal ou melhor nem trocar os capts. da X6?

Chapulin
Membro Novato
# jan/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola
É o que vou fazer. Obrigado
douglasgca
Ele estava falando sobre a minha pergunta.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/14
· votar

EddieVanHalen
As Classic Vibe e as Modified Vintage são muito boas mesmo...
Abç

Kincaid
Membro Novato
# jan/14
· votar

Estava olhando alguns tópicos de limpeza e achei uma receita de óleo para hidratar a escala (óleo de soja + limão + alcool), ela é realmente eficiente ou é melhor eu comprar um produto especifico?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/14
· votar

Kincaid
Cara, use óleo-de-peroba... É melhor e vende em qualquer mercado.
Abç

DarkSquarc
Membro Novato
# jan/14 · Editado por: DarkSquarc
· votar

Retífica de Trastes

Não sei como mexer nesse tipo de coisa, já troquei captadores,potenciômetros, mas mexer no braço nunca.
A diferença é pequena, mas deixa as cordas mais altas e eu não gosto disso, prefiro as cordas bem baixas mesmo. Devo mecher nisso? É seguro? O que preciso? Como faz?

Esqueci de mencionar:

O trastejamento ocorre somente nas casas que tem encontro com o corpo da guitarra. E somente nas cordas Mi e Mizinha. E mais, são somente 3 casas na Mizinha e 1 casa na Mizona que trastejam.
A guitarra é uma Les paul modelo Nashville 300 da Shelter. Muito bem tratada se não fosse o problema dos trastes.

gabiscap
Veterano
# jan/14
· votar

Bertola
Bertola me deparei com uma opção em gabinetes no mercado livre que me chamou a atenção . Gostaria de ter alguma informação e indicação sobre a marca Crow Guitar Parts. Eles produzem valvulados e um gabinete com falantes proprios. Voce conhece. Comprei um Marshall Haze e to meio sem grana pra pegar algo mais elaborado então pensei nesse. vlww

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/14
· votar

DarkSquarc
Cara, leve sua guitarra a um luthier habilitado. Em 1º lugar para ver se há mesmo a necessidade de uma retífica ou apenas de "rebatimento" e polimento. Ambos são serviços para profissionais.
gabiscap
Não, não conheço... Mas isso não é muito problema em se tratando de guitarra (para baixo a coisa é mais complicada). O que interessa é a qualidade do alto-falante.
Abçs

DarkSquarc
Membro Novato
# jan/14
· votar

Tá complicado achar um luthier aqui na cidade cara. Só tem essas lojas tipo Multisom, que vendem a guitarra mas não querem saber de arrumar. Isso é triste...
Vou procurar um hoje e ver se deixo a guitarra lá pra arrumar. Por que tá parecendo um violão!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/14
· votar

DarkSquarc
Faça isso... E procure um luthier reconhecido...
Abç

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# jan/14
· votar

Bom dia, mestre. Pintou uma dúvida agora depois que li um comentário seu em outro tópico...

Vi que há variações nos tamanhos dos eixos de potenciômetros que eu estava pesquisando para comprar (curto e longo)

Qual seria o tamanho correto de eixo para utilizar em guitarras stratocaster?

Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/14
· votar

Rei Arthur Pendragon
Os de eixo curto.
Abç

Marciano AL
Membro Novato
# jan/14 · Editado por: Marciano AL
· votar

Alguém pode me identificar de que guitarra era esse corpo?

http://www.4shared.com/photo/J_e_lzxsba/WP_20140109_003.html

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/14
· votar

Marciano AL
Um corpo de strato...
Abç

Marciano AL
Membro Novato
# jan/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola, sim um corpo de uma strato, mas gostaria de saber a marca, porque nunca vi strato com aquela cavidade próximo a ponta inferior. Era como se ela tivesse seletor ou botões naquela área.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/14
· votar

Marciano AL
Impossivel dizer...
Mas me lembro de umas Finks antigas que possuíam um circuito de fuzz nessa cavidade.
Abç

Marciano AL
Membro Novato
# jan/14
· votar

Impossivel dizer...
Mas me lembro de umas Finks antigas que possuíam um circuito de fuzz nessa cavidade.
Abç

Obrigado

João Pedro Strabelli
Veterano
# jan/14
· votar

Bertola
Estou tentando construir um cavalete (ponte) novo para um bandolim e estou com duas dúvidas. Tenho dois pedaços de madeira, segundo me explicaram, uma é de mogno e outra de cerejeira. Qual é a melhor?
Segunda: não estou conseguindo encontrar um pedaço de osso e quero distância de plástico. Que outro material fácil de achar eu posso usar?
Obrigado mais uma vez.

gangrel_
Veterano
# jan/14
· votar

Boa noite,

Gostaria de saber onde posso comprar ferragens na cor Cosmo Black. Seriam as tarraxas (3 x 3), duas molduras para captadores (curvas, a do braço é mais baixa que a da ponte), dois knobs, um jack e uma ponte tune-o-matic.

Alguém poderia me ajudar???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/14
· votar

João Pedro Strabelli
Essas madeiras NÃO são adequadas para isso.
Madeiras para cavalete tem que ser MUITO duras. Como alternativa vc pode usar ipê, roxinho, pau-ferro ou sucupira.
Quanto ao cavalete, persevere em achar o osso, pois não há outro material melhor para tal mister.
gangrel_
Procure no ML ou no E-Bay.
Abçs

Chapulin
Membro Novato
# jan/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola
O melhor produto pra dar uma limpada na escala é óleo de peroba, correto?
E para limpar o corpo? (les paul, só pra constar)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/14
· votar

Chapulin
pano macio. limpo e sêco...
Abç

guizap
Membro
# jan/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola
tenho um captador kent armstrong HSDO-1, a saida dele e quase 18k, sera que se eu trocar o imã dele por alnico, vai piorar ou melhorar o som

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji