【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Eliseu_Augusto
Veterano
# jan/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
ai nesse caso a microfonação cairia bem ou usar um amp maior seria mais adequado?

Kincaid
Membro Novato
# jan/14
· votar


Estraga o braço da guitarra se colocar adesivos para marcação (os próprios para isso)? Ou se um luthier fazer fica muito caro?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/14 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Eliseu_Augusto
Pode ser...
MIcrofonar NÃO é solução, pois para que isso funcione vc precisa de um P.A profissa, com bons retornos. O que vc tem que ter é um amp bom, com potência suficiente para seu uso.
Kincaid
O problema desses adesivos é que eles, mais cêdo ou mais tarde, saem, inclusive com risco de te cortar...
Refazer marcações em um luthier é caro sim, e nada produz em termos de tocabilidade; é só estética mesmo...
Abçs

Eliseu_Augusto
Veterano
# jan/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
entendi. então um valvulado de 30w com um falante de 12pol, teoricamente, supre tal necessidade no caso de igrejas não tão grandes correto?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/14
· votar


Eliseu_Augusto
Supre, e MUITO...
Abç

Tensoohvisky
Veterano
# jan/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara, preciso muito da sua ajuda... To com uma gianinni antiga, que dizem ser em cedro, lixei ela pra poder pintar ( Parece ser cedro, mas são 4 pedaços como vou colocar um Intruder nela, a madeira nem vai fazer tanta diferença) ok, mas eu estou com uma ponte nova pra por nela, só que A FURAÇÃO DOS PARAFUSOS DELA TÁ TODA TORTA, dai o unico jeito que vi, é que tenho que tampar os buracos dos parafusos e refazê-los. Mas como faço isso?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/14
· votar


Tensoohvisky
Com enxertos...
Abç

Tensoohvisky
Veterano
# jan/14 · Editado por: Tensoohvisky
· votar


Pensando aqui, resolvi colocar uma ponte fixa de strato mesmo. valeu.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/14
· votar


Tensoohvisky
Sábia decisão...
Abç

leandrohage
Veterano
# jan/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Em primeiro lugar um ótimo 2014 pra vc e sua familia.
Bom minha duvida (inclusive já procurei no forum e não achei),
as stratos feitas em cedro (como no caso das giannini 1991/92) conseguem ter um som característico de strato? pelo fato de essa madeira já ter quase 20 anos tem uma característica sonora diferente das guitarras de hoje?

Maledito GuitarHero
Membro Novato
# jan/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Sou eu, lembra de eu falar dos captadores creme da malagoli estavam feios, é porque eu quero o mint green, achei que fosse creme, aqueles da sx. De qualquer forma, so queria dizer que foi um mal entendido. Obrigado pela resposta.

Eliseu_Augusto
Veterano
# jan/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mestre, o pedrone falou do Titan Combo que ele tem lá. só que é de 8w..são 3w a mais que o Blackstar que mostrei anteriormente. e ele ta oferencendo um preço MUITO camarada! os 8w supre a tal necessidade de tocar nas igrejas ou não foge mt da realidade do 5w?

léo2013
Membro Novato
# jan/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

queria saber qual a diferença do som do Violão Jumbo para o Folk ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/14
· votar


leandrohage
Ter tem; afinal trata-se de uma guitarra com 3 single-coils e chave de 5 posições; mas os timbres ficam um pouco mais "fechados".
Eliseu_Augusto
Ainda acho que não...
léo2013
Só tocando cara... Até porque, que violão jumbo? E que violão folk? Quais as madeiras com que cada um deles foi confeccionado? Quais cordas foram usadas? Quem tocou?, Etc, etc, etc, etc, etc........................................................
Abçs

léo2013
Membro Novato
# jan/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

valeu.obrigado

Eliseu_Augusto
Veterano
# jan/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
é..ele disse que ainda não voltou a fabricar combos. mas eu vi com ele o Pegasus que é de 18w. ai esse sim rola né? ai no caso viria acompanhado de uma cx acustica com 1x12. show ou ainda seria pouco?

leandrohage
Veterano
# jan/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

No caso dessa giannini stratosonic 1991/92 que ponte posso usar para garantir mais sustein, pode me indicar alguma?
Pq a original dela desafina de mais.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/14
· votar


Eliseu_Augusto
Pegasus + Caixa 1X12 = Combinação "matadora"!
leandrohage
ponte posso usar para garantir mais sustein
Qualquer uma com bloco grande e bom metal...
Pq a original dela desafina de mais.
Desafina por uma série de razões: Em 1° lugar esse tipo de ponte não é pra dficar dando alavancada toda hora. Em 2° lugar, qualquer que seja a ponte, tem que ter 5 molas novas e a mesma estar regulada. Em 3° lugar os carrinhos, bem como a pestana e os "abaixa-cordas" tem que estar lubrificados. Em 4° lugar, as tarrachas tem que ter todos os seus parafusos e porcas bem apertados. Em 5° lugar as cordas tem que ter sido colocadas corretamente, e em 6° lugar, os procedimentos dde estabilização da afinação tem que ter sido feitos...
Abçs

renanmbc
Membro Novato
# jan/14
· votar


Olá,
Tenho um violão da Strinberg tipo Folk AF-65C WRS.
Estou querendo arrumar algumas coisas
1) Rastilho e Pestana
Quero comprar de osso, mas existe um tamanho certo? Alguém pode me falar?
2) Encordoamento
Todo mundo falar da D'addario extra light que é horrível. Já até pensei na 0.11 que parece ser melhor. Só que estou com uma dúvida, alguém me recomenda algum?

Além disso, dizem que é bom levar em um luthier para arrumar, mas o quê exatamente ele vai fazer?
Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/14
· votar


renanmbc
1) Não. Há que comprar e levar à seu luthier para ele adequadar e instalar.
2) Geralmente, quando regulo violões recomendo ou 0.10 ou 0.11.
dizem que é bom levar em um luthier para arrumar, mas o quê exatamente ele vai fazer?
Tudo o que é necessário fazer.
Abç

Maledito GuitarHero
Membro Novato
# jan/14 · Editado por: Maledito GuitarHero
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Qual a função da caixa passiva, da pra usar ela em um amp de 20w e 8 ohms com falante de 8"? Se eu colocar uma de 12" com falante bom, vai ficar bom? Não entendo nada sobre essas caixas passivas.

EDIT - Mas isso é só por curiosidade, Ainda estou escolhendo por um landscape predator triefx,um dg 1510 Digitech ou o Buguera Bc15. até 500 reais são os que cabem no orçamento, aceito dicas sobre um dos dois, ou outro de sua preferência. :D
Agradeço desde já.

renanmbc
Membro Novato
# jan/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola, você acha melhor uma D'addario mesmo? Mas qual tipo? Phosphor Bronze?

bob973
Membro
# jan/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

esse violão tem 2 versões:sem captador e com captador(nanoflex).o que vem a ser nanoflex?qual a diferença?ou seria melhor colocar um captador normal?no caso o com captador está 1.200 r$.

http://www.multisom.com.br/violao-epiphone-aj100-ce-natural-2243.html

Maledito GuitarHero
Membro Novato
# jan/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola, você acha melhor uma D'addario mesmo? Mas qual tipo? Phosphor Bronze?

Fiquei com essa duvida também. O Luthier que faz os serviços pra mim só tem cordas ernie ball. São boas?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/14
· votar


Maledito GuitarHero
Sim, vai. Atente para o fato de que a caixa que vc ligar à esse amp, deverá ter a impedância indicada pelo fabricante do amp (no caso, 8 ohms). Se ele NÃO possuir saída spkr (para alto-falante externo), o falante interno deverá ser desligado e, nos fios do mesmo, ligado um cabo para a caixa.
renanmbc
Phosphor Bronze?
Sim.
bob973
o que vem a ser nanoflex?
Não sei... No site do fabricante deve haver uma explicação.
Abçs

fconde77
Veterano
# jan/14
· votar


bob973

NanoFlex
A invenção da tecnologia de captação Nanoflex é o mais recente e, de longe, o passo mais importante na tecnologia de captação desde o primeiro cara enrolado fio em torno de um ímã para produzir um campo eletromagnético. O termo "Nanoflex" refere-se ao seu perfil ultrafino (nano-like) e a sua flexibilidade que permite que a conformar-se a qualquer forma de superfície. Isso garante total contato guitarra-to-captador-para-sela.

Ao contrário de outros captadores de menores de sela, o projeto Nanoflex utiliza 7 camadas altamente sensíveis e ultra-sensíveis de material sensor para não só sentir as vibrações das cordas, mas as vibrações do corpo da guitarra também. Isso produz resultados equivalentes a um microfone condensador misturado com um captador de sub-sela.

O Nanoflex é a primeira picape a incorporar amplificação ativa diretamente na coleta. Como resultado, o sinal não atravessa mesmo um único milímetro do fio e, por conseguinte, a qualidade do sinal não é comprometida. Combinado com o seu 100% de proteção, o Nanoflex é absolutamente e completamente livre de ruídos. Isto é diferente de todas as outras tecnologias de captação acústica.
(Traduzido pelo Google
http://www.epiphone.com/News/Features/News/2008/The-eSonic-And-eSonic2 -Preamp-Systems--Acoustic-Pe.aspx

Maledito GuitarHero
Membro Novato
# jan/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

E quanto a "wattagem", tem que ser a mesma?

Chapulin
Membro Novato
# jan/14
· votar


Bertola
Quando ligo o violão no amplificador a mizinha fica muito baixa. Eu acho que é pq o rastilho está baixo. Deve ser isso né? Se for, apenas trocá-lo resolve?

bob973
Membro
# jan/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

obrigado.

fconde77
vlw ai.estava procurando isso.

fconde77
Veterano
# jan/14
· votar


bob973

pelo que li e uma captação piezo com tecnologia diferente das demais... pelo menos isso é o que eles dizem, se é isso tudo já eé uma outra história.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji