【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/13
· votar


dom de Deus
Nunca ouvi falar de violão feito só de imbúia...
Macjack.
Não há como escrever aqui o monte de coisas e procedimentos necessários para tal empreitada...
Abixibarraba
Amp "bixado"... Pode ser solda fria ou capacitores ferrados.... Não tem como saber. Leve a um técnico especializado.
rhoadsvsvai
Esse material só pode ser usado no corpo (pintado), e mais em lugar nenhum.
VCBC
Pode ser regulagem de tensor ou pode ser a pestana alta ou mal posicionada. Leve seu instrumento a um luthier habilitado.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/13
· votar


overset09
Staner BX200 cara... O melhor e mais confiável do mercado nacional.
Abç

Macjack.
Membro
# set/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Sim, já li bastante coisa sobre isso na internet, ví videos, perguntei pessoas que conheço e tal, só queria mesmo alguma ideia ou recomendação. Mas obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/13
· votar


Macjack.
A questão é que tais recomendações são genéricas, e vc só as tem com treinamento e experiência de trabalho.
Tenha cuidado ao manusear ferramentas e compre sempre peças (braço e corpo) prontos.
Abç

rhoadsvsvai
Veterano
# set/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
muito obrigado , um louco me falou pra passar até na escala , fiquei com muito medo e resolvi não fazer nada , ainda bem

Macjack.
Membro
# set/13 · Editado por: Macjack.
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ah, com certeza. Vou comprar o braço e o corpo prontos, minha única preocupação mesmo é a ponte, qual usar e como e com quem fazer a cavidade.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/13
· votar


Macjack.
Ponte fixa "hardtail" para strato. Não precisa de cavidade nenhuma:
http://www.ebay.com/itm/65mm-Chrome-6-Strings-Bridge-Saddle-Hardtail-T op-Load-Guitar-Parts-/121174888945?pt=Guitar_Accessories&hash=item1c36 9611f1

VCBC
Membro Novato
# set/13
· votar


fconde77

Parece ou esta?
ela está desafinada , fica oscilando muito

Em que posição do braço esta soando desafinado?
Da 1° até a 5°

Qual o estado das cordas?
Agora elas estão um pouco velhas já , mas desde quando eu coloquei as cordas ela da esse problema.

Regulagem do tensor não é para acerta afinação, serva para ajustar a curvatura do braço causada pela tensão das cordas.
Se vc estiver com as cordas novas (laceadas e estáveis), com a ponte e oitavas reguladas e mesmo assim não afinar em alguma região do braço, provavelmente ele tem um problema de construção.

kkkkk eu sei que tensor serve pra isso , mas foi o que um luthier falou pra mim.
Realmente a ponte e as oitavas não estão bem reguladas , prq quando coloquei as cordas novas a ponte subiu, prq o calibre das cordas era mais grosso , ai eu msm fui lá e apertei as molas na parte traseira da guitarra.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/13
· votar


VCBC
Ou seja: A guitarra está desregulada.....

fconde77
Veterano
# set/13
· votar


VCBC
kkkkk eu sei que tensor serve pra isso , mas foi o que um luthier falou pra mim.
Bom, não sou luthier, talvez por isso nunca tenha ouvido falar em ajuste no tensor pra correção de afinação... Vivendo e aprendendo!!!

Realmente a ponte e as oitavas não estão bem reguladas. Quando coloquei as cordas novas a ponte subiu pq as cordas novas eram mais grossas, então, eu mesmo apertei as molas na parte traseira da guitarra.
Mauricio Luiz Bertola
Ou seja: A guitarra está desregulada.....

Resposta dada...

VCBC
Membro Novato
# set/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

E qual a regulagem que vc me aconselharia a fazer para acabar com esse problema.
Só oitavas não adiantaria né?

Ramsay
Veterano
# set/13
· votar


dom de Deus

Violões de imbuia existem e tem um som muito bom!!
http://www.islmusic.com.br/violao-flat-caimbe-nylon-imbuia/

dom de Deus
Veterano
# set/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ramsay


valeu obrigado!

fconde77
Veterano
# set/13
· votar


Ramsay
mas no caso esse e um violão sólido, com tampo em Imbuia e corpo em Marupá... Não seria a duvida do dom de Deus sobre um violão tradicional?

Ramsay
Veterano
# set/13 · Editado por: Ramsay
· votar


fconde77

De fato só o tampo é de imbuia mas, mesmo assim é um violão como outro qualquer e prova que a madeira pode ser utilizada em violões.

Caike_bend
Veterano
# set/13
· votar


Bertola, preciso da sua ajuda! :P

Bem, ganhei uma Epiphone Les Paul Special... Bom, até então, eu sempre soube que as speciais eram ruins.. Mas algo me chamou atenção: Essa é, incrivelmente, boa. Braço macio e confortável, timbre bacana e tem ''Gibson'' na capa do tensor, diferentemente das outras.

Encucado com isso, mandei um email pra Epiphone, com fotos, número de serie etc.. Disseram que ela foi feita em 98, na KR.

Você conhece essa linha das epipocas? O que você pode falar sobre?

Valeu, abraaaço!

Ramalokion
Membro Novato
# set/13 · Editado por: Ramalokion
· votar


Duplo.

Ramalokion
Membro Novato
# set/13
· votar


Bertola,

Iniciei meus estudos de guitarra a pouco tempo mas sempre tive um sonho: ter uma "Bat Guitarra", ou seja, fazer algumas adaptações estéticas.

Uma luthier aqui de São Paulo (Paula "Pauleira") fez algo assim, e achei muito bonito o resultado apesar de que eu mudaria algumas coisas. Em especial o modelo: quero uma SG! Além disso penso em ferragens cromadas...

Minhas perguntas são as seguintes:

1) Pelo que li da Paula falando, as mudanças são feitas com enxertos bem finos... Isso altera o timbre da guitarra?

2) Você entende que um trabalho desses deve ser feito em uma guitarra top (uma Gibson) ou uma de razoável qualidade (lembre que essa seria só minha "Peça de admiração", seria tocada algumas vezes!)?

3) Até para facilitar eu comecei a procurar algumas guitarras com pintura preto fosco, ou isso é irrelevante pois a pintura será refeita de qualquer jeito?

4) Eu gostaria de mudar os marcadores para "morceguinhos"; vi alguns "adesivos incríveis que nunca saem" na internet e, obviamente, fiquei em duvida. Você já usou esses adesivos? Vale a pena tentar uma pintura?

Desculpe a quantidade de perguntas. Mas é um sonho cuja realização começou agora com as aulas de guitarra e, tenho certeza, um trabalho desses será custoso. Portanto quero ir me preparando para juntar a grana e deixando o projeto exatamente com imagino.

Aproveitando... Você aceitaria um projeto desses?

Desde, agradeço.

landi
Membro
# set/13
· votar


Galera e seguinte, comprei uma tagima t 635 das novas uns 6 meses , gostei do clean dela no braco e +- na ponte, mas com distorcao quando toca 2 cordas juntas tipo embola o som, principalmente nas 3 cordas de baixo. Eu tava pensano em trocar o cap da ponte e colocar um Seymor duncan Jb Jr. Oque vcs acham?Fica bom?
Oque vc acha bertola?

fconde77
Veterano
# set/13 · Editado por: fconde77
· votar


Ramsay

Isso é certo, já vi violões com fundo e lateral em Imbuia, agora todo em Imbuia nunca... Um luthier que trabalhe com construção de violões poderia falar melhor o pq não usar essa madeira para o tampo, alias nunca vi um violão todo feito com um único tipo de madeira.
http://www.joaoluthier.com.br/produto.php

Symptom
Veterano
# set/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Estou com uma strato emprestada e notei que a ação das cordas é muito mais alta do que estou acostumado (e olha que eu não gosto de corda muito baixa). Questionei o proprietário do instrumento, que me disse que a ação é mais alta porque quando a escala é 7.25 é preciso deixá-la assim. Procurei na net e vi várias casos atestando a mesma coisa, pois senão o mizinho fica "escapando" dos trastes. Confere isso?

Fugitivo
Veterano
# set/13
· votar


Bertola, na sua opinião qual a melhor marca de corda de guitarra independente do preço?

emachado
Veterano
# set/13
· votar


Fugitivo, eu estou usando Rotosound Roto Blues e nunca mais quero saber de Daddário. Elas são híbridas: bordões mais grossos e primas 0.10.
Paguei R$ 14,00 na ultima compra que fiz no Mercado Livre.

landi
Membro
# set/13 · Editado por: landi
· votar


Fugitivo , eu to usano pela 1 vez a Elixir 0.10 ,cara e a melhor corda que ja vi, a principal qualidade dela pra min, e que ela nao enferruja facil, to com ela a 1 mes e 2 semanas e ate hj nao comecou aparecer os sintomas de enferrujamento. Ela e um pouco cara , paguei 45$, mas a qualidade dela e exelente vale e muito o investimento.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/13
· votar


VCBC
Cara, assim que se compra um instrumento, o que vc TEM QUE fazer é levá-lo a um luthier. A regulagem geral inicial é uma necessidade imperiosa, e, um bom luthier sabe avaliar um instrumento e os procedimentos que ele necessita.
Ramsay
Não conhecia. Obrigado.
Caike_bend
Você conhece essa linha das epipocas? O que você pode falar sobre?
Guitarra ruim e que ainda se paga caro por ela só por ter (espertamente) "Gibson" escrito nela....
Ramalokion
1) Não.
2) Qualquer guitarra. Agora, (no meu entender) fazer isso em uma Gibson ou qualquer outra guitarra de qualidade é perder valôr de revenda.
3) Irrelevante.
4) Sim. Eles saem sim...
Não faço esse tipo de serviço (aliás, estou sem trabalhar em luthiería no momento). Respeito e admiro muito os colegas que fazem, mas acho algo irrelevante.
landi
Isso nada tem à ver com captador.
Pergunta: Vc levou sua guitarra a um bom luthier parea a regulagem geral inicial?
Symptom
Sim, confere. Mas uma boa regulagem pode deixar as cordas um pouco mais baixas.
Fugitivo
Dean Markeley.
Abçs

Triumpho
Veterano
# set/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Os meus tios moram em Orlando, Flórida, e eu estou querendo muito comprar uma Fender Strato, vermelha com a escala em Rosewood, mas nas lojas perto de onde eles moram ( ao menos no site ) não tem nenhuma guitarra fender nessa configuração. Para comprar uma Fender nesse estilo, eu teria que encomendar?

Mais uma dúvida, qual série eu devo comprar?
Mas eu não queria uma recomendação, eu queria uma explicação, de cada linha da fender ( American Standard, Deluxe, Signature etc... )

Procurei na internet e não achei muita coisa útil... Espero que me ajude :D

Só pra constar, eu posso gastar $1300 dólares.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/13
· votar


Triumpho
Cara, não tem muito o que explicar...
Compre essa:
http://www.samash.com/guitars-amplifiers-and-effects/electric-guitars/ solid-body-electric-guitars/fender-american-standard-stratocaster-f130 0xxxxx
É guitarra profissional.
Não esqueça que uma boa guitarra não é nada sem um bom amp, como esse:
http://www.samash.com/vox-ac15c1-custom-1x12-tube-guitar-combo-amp-vac 15c1xx1
Abç

landi
Membro
# set/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Não levei ela no luthier, o vendedor disse pra min que ela ja vinha toda regulada,vou levar no luthier aki da minha cidade e vejo, se melhora.
Valeu a dica Abç

clguitar
Membro
# set/13
· votar


Triumpho
Compra pela internet e manda entregar na casa dos teus tios. Pela internet, você consegue escolher muito mais especificamente o que você quer.

Eu olharia guitarras usadas no eBay ou até mesmo no Guitar Center. Não vejo vantagem em comprar guitarra nova, sinceramente. Em qualquer dos casos, você vai ter de mandar regular num luthier, a não ser que tenha experiência com regulagem etc. Por 1300 dólares, vc compra uma Fender American Standard e uma Gibson LP Studio usadas.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/13
· votar


landi
Não levei ela no luthier, o vendedor disse pra min que ela ja vinha toda regulada
Quase NUNCA acredite no que vendedores dizem para vc....
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji