【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
PabloKapp
Veterano
# mai/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola
È o seguinte hj, fui pegar meu violçao qd comecei a tocar logo de cara percebi um barulho extramamente alto de madeira tremendo, percebi q vem dentro da caixa me pareceu, qd eu bato em determinadas partes do corpo da um barulho que parece q ta oco, e em outras não. Qd eu seguro firme a caixa não treme tanto, porém se eu solto volta a tremer, o que será isso sera que tem peça descolada ? Dei uma olhada dentro e não reparei nada. O Q VCS ACHAM ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar

emachado
Não tem muitas diferenças não, e não vejo vantagem ou desvantagem na construção tipo "skunk stripe".
PabloKapp
Provavelmente tem uma longarina descolada.
Vc terá que levá-lo a um luthier para proceder a recolagem pois é necessário o uso de grampos especiais.
Abçs

e-ndzeit
Membro
# mai/13
· votar

Guitarra chinesa com escudo e ponto compatíveis apenas com ela, como resolver? aonde encomendar escudo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar

e-ndzeit
Cara, redija sua pergunta com clareza, por favor.

vitorrock
Veterano
# mai/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Bertola, eu estava vendo uma guitarra ltd, que praticamente parecia ter o custo benefício muito bom em relação a uma outra esp que tem praticamente as mesmas coisas.
No caso a guitarra LTD KH-602 e a ESP KH-2
LTD KH-602
ESP KH-2
A diferença é que a KH-602 tem construção neck-thru-body, e Floyd Rose 1000,e Tarrachas da LTD. A KH-2 tem Construção bolt-on,Floyd Rose Original e Tarrachas Gotoh.

O que vale mais à pena, pagar 800 U$$ Na KH-602 ou 2.000 U$$ na KH-2? E quanto a floyd rose 1000, não é tão boa quanto a original? Pois não falam muito bem da licensed... Obrigado...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar

vitorrock
Cara, é difícil dizer a não ser testando as duas...
O que acho é que uma guitarra não é a parte primordial do som (a não ser que seja ruim mesmo), mas sim o sistema como um todo e, óbviamente quem toca... Portanto, acho que uma guitarra de US$ 800 dá muito bem conta do recado para aplicações semi-profissionais.
Abç

J.S.Bach_rules
Membro
# mai/13 · Editado por: J.S.Bach_rules
· votar

Bertola, bom dia!

Eu quero colocar strap locks na minha guitarra e pensei nos da Ernie Ball.
Fui procurar um tutorial na internet pra ver como coloca-los e achei um da própria Ernie Ball:

Mas nesse video é mostrado que é necessário aumentar a furação do parafuso para instalar; como não tem luthier na minha cidade e eu não sou louco de usar uma furadeira na minha guitarra sem conhecimento de causa, gostaria que voce me indicasse strap lock's que não precisem desse tipo de ajuste na guitarra e que eu mesmo possa instalar sem grandes complicações.
Obrigado!

P S : Gostaria de agradecer pela reposta que me deu a repeito da troca de cordas 010 por 009. Acontece que machuquei a mão esquerda e a médica disse para ficar longe da guitarra por um tempo, mas sou meio teimoso e quis continuar a praticar assim mesmo e achei que um encordoamento mais leve não me prejudicaria. Perguntei a alguns amigos se essa troca poderia ser feita sem ajustes, uns diziam que sim, outros que não, por isso te perguntei. Mas também já fui alertado que essa troca não ajudaria muito, resolvi ter um pouco de paciência e esperar a recuperação.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar

J.S.Bach_rules
Não precisa de furadeira não. Basta usar a chave correta e não tem nada de difícil. Compre o da Zagannin.
Abç

J.S.Bach_rules
Membro
# mai/13
· votar

Bertola
Mais uma vez, obrigado!

Abixibarraba
Veterano
# mai/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola
O que torna uma guitarra "Boa" para fazer harmônicos artificiais?!?!

Estou te perguntando isso pois tenho 3 guitarras, e duas delas são muito fáceis de se conseguir em qualquer lugar da escala, agora uma delas é muito dificiu, e justamente a que tem os captadores com maior saída (super hot malagoli - similar ao super dirtorcion) e a oustra duas tem caps com saída médio e baixa (uma strato e um tele). E todas elas foram recentemente reguladas.....

Abixibarraba
Veterano
# mai/13
· votar

http://luthieria.blog.com/2013/05/28/o-mito-da-blindagem/
Mauricio Luiz Bertola
procede?!

Tonho Cruz
Veterano
# mai/13
· votar

Amigos, as SX's SST57/62 tem aqueles piscinões ou cavidades abaixo do escudo?

EddieVanHalen
Veterano
# mai/13
· votar

Bertola

Eu to com um probleminha de "sujeira" que não sai da minha Les Paul, eu moro ao lado da praia e acho que a maresia é a culpada.

Eu sempre tenho costume de passar um pano seco quando termino de tocar mas percebi que nas partes metálicas(tarraxa, captador, ponte...) da guitarra está aparecendo uma espécie de camada/crosta, com bolinhas verdes que não saem com pano, já tentei passar bombril nas tarraxas mas não saiu também.

Tirei 4 fotos e queria que você olhasse me desse alguma dica de algo que eu posso utilizar ou fazer.

Imagem 1
Imagem 2
Imagem 3
Imagem 4

Mais uma vez obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar

Abixibarraba
Nada. Harmônico artificial é uma técnica de execução e não tem nada à ver com a guitarra X ou Y. O que ele tem é que estar perfeitamente regulada, ter cordas novas e capts e amp bom. Nada mais.
Quanto a questão da blindagem, procede sim.
Tonho Cruz
Sim.
EddieVanHalen
Isso é oxidação. Passe WD-40 (com parcimônia) e bombril, depois flanela.
Abçs

Tonho Cruz
Veterano
# mai/13 · Editado por: Tonho Cruz
· votar

Mauricio Luiz Bertola

A presença do piscinão nos corpos das stratos tem muita relevância no sustain? Percentualmente, em quanto você deduz?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar

Tonho Cruz
Tem, mas bem pouco.
Abç

Ramsay
Veterano
# jun/13 · Editado por: Ramsay
· votar

Tonho Cruz

Eu tenho duas SX tipo Strato uma SST-62 e uma de Ash e elas não tem piscinão embaixo do escudo.
Elas tem 3 cavidades do tamanho dos captadores e mais a cavidade para os pots de volume e tone.

Ramsay
Veterano
· votar

Harmônico artificial é uma técnica de execução e não tem nada à ver com a guitarra X ou Y. O que ele tem é que estar perfeitamente regulada, ter cordas novas e capts e amp bom. Nada mais.

Abixibarraba

Para se fazer os harmônicos artificiais é preciso ter técnica (saber fazer) mas, se a guitarra não ajudar não sai harmônico nenhum, simples assim...

E captadores de alto ganho não significam nada, porque o que conta é o projeto da guitarra, a qualidade das madeiras empregadas e a qualidade da ponte e demais ferragens da guitarra.

Tem guitarras (não necessariamente mais caras) que vc põe quaisquer captadores e os harmônicos artificiais saem dela sem esforço.

Já se a guitarra for mal projetada ou feita com materiais de baixa qualidade, mesmo pondo os melhores captadores o som dela não vai melhorar quase nada, isto porque os captadores só respondem por 10 a 15% do som de uma guitarra.

Abixibarraba
Veterano
# jun/13
· votar

Ramsay
O estranho q a guitarra que menos sai harmônico é "Bem" equipada, e uma guitarra relativamente bem construída (uma squier vintage modified telecaster com dois humbuckers, no meu caso um super distorcion ponte e um gfs surf 90 da GFS) e todas ferragens wilkinson....... e a que sai com mais facilidade é uma telecaster squier de 600 reais com caps GFS de saída bem vintage....

...eu desconfio q sejam os trastes q são um pouco diferentes das outras e nao me acostumei mto com isso, ou seja os humbuckers....pois axo mais fácil fazer harmônico em guitarra com single.....

fotos http://imageshack.us/photo/my-images/12/dsc03649w.jpg/

Ramsay
Veterano
· votar

Abixibarraba

Cara, pra vc ter uma idéia, a minha SX Strato de Ash com captadores genéricos tem um som com mais "quack" que a minha Fender American Strato de 20011.

Mas, a diferença para por aí, porque a Fender tem o som mais encorpado, é mais robusta, mais bem acabada e feita com materiais de qualidade superior.

Rafaelcore
Veterano
# jun/13
· votar

Olá , boa noite , tenho algumas duvidas , gostaria que pudessem me ajudar :

Eu tenho uma SX telecaster vintage series , eu estava pensando em trocar o captador para Seymour ducan hot hails , eu vi vendendo por R$ 315,00 , essa mudança seria basicamente porque o captadores da telecaster não aguentam muito saturação . Eu queria saber se vale realmente a pena a mudança ? Ou se existe um captador mais em conta ? Qual seria ? Obrigado .

matheusandradesantos
Veterano
# jun/13
· votar

olá, to afim de regular minha guitarra em drop C, pois toco Death metal e necessito usar uma alavanca floyd, porém meu luthier disse que não consegue regular pois não conhece a afinação e não tem experiência com isso (ele está acostumado a trabalhar só com musicos de igreja e tal) a minha duvida é saber se vou precisar de mais uma mola pra fazer essa regulagem

metallicasnake
Veterano
# jun/13
· votar

Abixibarraba
Ramsay
Também notei um fato ao trocar meus caps (2 MM Bluebucker por um custom 59 e HH777). Agora os harmônicos naturais saem com muito mais facilidade em trechos de música onde nunca os tinha notado...as vezes até me incomoda um pouco. Já os artificiais melhoraram e muito quando deixei de usar minha pedaleira e comprei um pedal de distorção de verdade!! rsrs...No meu caso o pedal fez muita diferença.

matheusandradesantos
Nesse caso você terá que regular os parafusos da ponte (pois ela vai puxar e muito pra trás), entonação, tensor, e talvez altura das cordas, se precisar. Quanto às molas, o próprio Bertola indica se colocar 4 ou 5 para ficar mais firme e segurar melhor a afinação.

JSC
Membro
# jun/13
· votar

Gente, eu comprei um violão Giannini Nº 14 cordas de nylon, não tem nem um mês e ele já está fazendo um chiado estranho nas cordas, quando eu toco corda por corda elas fazem um chiado, tipo um som rouco, um zumbido, que vem da caixa, mais precisamente do cavalete, o que pode ser? Será que eu preciso trocar as cordas ou pode ser um problema mais grave?

Jabijirous
Veterano
# jun/13
· votar

Tentei achar e não consegui.

Existe um saca pivô? Se sim, onde acho? Tirei minha ponte e quero tirar esse troço pra mandar fazer um enxerto

fconde77
Veterano
# jun/13
· votar

JSC
leve a um luthier, pelo que vc escreveu no começo desconfiei de um trstejamento, ms como vem da caixa pode ser que um "leque" da estrutura interna do tampo tenha descolado.

Jabijirous
Vc quer retirar o pivô ou a bucha? Se for o pivô e só retirar rosqueando como um parafuso comum...agora se for a bucha não precisa de uma ferramenta específica... é só colocar um tubo pequeno um pouco mais largo que a bucha e um parafuso maior que esse tubo com uma arruela em cima desse tubo(legal colocar outra arruela em baixo pra não marcar a medeira), ai é só ir rosqueando o parafuso na bucha que vai saindo aos poucos, funciona +- como um saca rolha, e o melhor sem marcar a madeira.

JSC
Membro
# jun/13
· votar

Obrigada fconde77, vou levar o meu violão a um luthier,

Jabijirous
Veterano
# jun/13
· votar

fconde77
é isso ae, bucho do pivô. Eu encaro como uma coisa só. Eu já tentei fazer isso, mas tá sinistro. Podiam vender essa budega.

sdmarinho
Membro
# jun/13
· votar

Amigos tenho uma guitarra SAMICK ARTIST SERIES e queria saber se a configuração está legal? Me ajudem ai rapaziada!

PONTES E TARRAXAS GOTOH,
CAPTAÇÃO DO BRAÇO 59 - SEYMOUR DUNCAN.
SSL-7 NO MEIO.
PARALLEL AXIS NA PONTE.
(PICK´UPS USADO POR JUNINHO AFRAM).
VLW!!!!

fconde77
Veterano
# jun/13
· votar

Jabijirous

Tai uma boa ideia, vou fazer um protótipo, patentear e vender! rsrsrs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji