【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


Fábio Santiago
De fato as coreanas são superiores no quesito madeira e construção... Mas isso depende mais de vc (experimentar) e das condições da Epi Kor...
Abç

João Pedro Strabelli
Veterano
# mai/13
· votar


Bertola

Cara, errei! É uma SSS, não HH. Então, tem jeito de quebrar um galho com os 500K junto com a resistência em paralelo por uns dias?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


João Pedro Strabelli
Não. Vai ficar agudo demais... Use 250K. Resistores em paralelo "comem" sinal.
Abç

João Pedro Strabelli
Veterano
# mai/13
· votar


Valeu, Bertola.

O jeito vai ser arrumar algo emprestado e esperar mais uns dias.

Obrigado

cpu123
Veterano
# mai/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola, quais caps da GFS você recomendaria para uma telecaster?

overset09
Veterano
# mai/13
· votar


Adaptando a pergunta do colega acima.
Mauricio Luiz Bertola, quais caps da GFS você recomendaria para uma stratocaster?
Pretendo tirar um som blues e rock 'n roll (nada muito pesado).

Shinigami_
Veterano
# mai/13
· votar


Bertola, poderia tecer alguns comentários sobre a compra de uma guitarra remanufaturada? Vale a pena?

Macjack.
Membro
# mai/13
· votar


Olá, to com um violão acústico velho que to querendo reformar, ai resolvi colocar um cap nele pra tirar um som de guitarra, vi que um cap que tem o que eu quero é esse http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1770-fat_boy_acoustic mas não pretendo pegar um caro, uma recomendação de um genérico pra comprar no ebay seria bom, e além disso gostaria de saber o que eu precisaria pra instalar esse cap no violão, se eu vou precisar de mais alguma coisa já que ele é full acoustic.
Bom, isso é mais pela experiência, é um violão velho e se perder não vai fazer falta.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


cpu123
http://store.guitarfetish.com/52-Tele-Overwound-Professional-Series-Br idge-Pickup-78K_p_2087.html
http://store.guitarfetish.com/52-Tele-Vintage-Wound-Professional-Serie s-Neck-Pickup-66K_p_2085.html
overset09
http://store.guitarfetish.com/1959-Strat-Overwound-Professional-Pickup -Set_p_2098.html
Shinigami_
Se estiver tudo certo com ela, tudo bem....
Macjack.
O seu violão é de aço? Se for, esse aí serve bem.
Abçs

overset09
Veterano
# mai/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ok, verifiquei o set de pickups e achei legal, obrigado pela indicação.
Existe a opção Reverse Wound Middle.
Seria a inversão da polaridade do captador do meio? Qual a função disso? Recomenda?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


overset09
Tem q ser assim para ficar "em fase" nas posições intermediárias.
Abç

Iwar
Veterano
# mai/13
· votar


oi, boa tarde.
eu estou com um problema com uma guitarra que eu comprei agora há pouco, ela tem ponte floyd rose. e é o seguinte, o locking nut da guitarra não veio encaixado bem e mesmo travando com o parafuso ele n prende a corda.. já tentei desaparafusar e tirar a força o locking nut da E e da B mas nunca saiu, queria saber como conseguir tirar o locking nut ou se isso é algo que só um luthier especializado possa conseguir.

obrigado!

Shinigami_
Veterano
# mai/13
· votar


Bertola, tenho duas perguntas:

1- Tenho um amp com efeitos digitais, um Laney P35; posso ligar ele com um pedal de distorção analógico? Em geral, pedais analógicos dão certo com amp digital?

2- Tenho uma guita com ponte fixa e ferragens douradas que estão se desbotando. Posso fazer algo pra recuperar/melhorar essa situação? Algum produto pra me indicar ou algo pra fazer pra salvar as ferragens?

bfacci
Membro
# mai/13
· votar


Olá Bertola!

Peguei um baixo (Um strinberg antiginho..) e estou dando uma melhorada nele.
- Ele é branco, o que me sugere fazer para melhorar o brilho e amenizar os riscos?
- O braço está um pouco "gasto" atrás.. nada de ondulações, somente um pouco aspero, como posso fazer para melhorar? Lixar?

Desde já agradeço.

Abraço!

leito
Veterano
# mai/13 · Editado por: leito
· votar


Ola Bertola,
Não sei se fui enganado pelo luthier, mas eu comprei uma guitarra nova e levei para ele olhar ela, regular e tal, mas mesmo sendo um instrumento novo, ele disse que os trastes não estavam bem nivelados e era necessário fazer o nivelamento. Isso procede realmente, ou ele mandou eu fazer esse serviço sem necessidade, somente para ganhar mais?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


Iwar
Cara, provavelmente o "lock-nut" está com problemas e deverá ser trocado. Consulte seu luthier ou compre a peça e instale vc mesmo, pois não é difícil; atente para as medidas.
Shinigami_
1) Isso não existe... Use o pedal que vc quiser e timbre-o à gosto...
2) Não há nada à fazer......
bfacci
1) polimento com cêra polidora automotiva e politriz
2) Lixar e depois aplicar seladora, lixar de novo, etc...
leito
Guitarra nova não precisa de nivelamento. Talvez polimento e "rebatimento" de trastes.
Abçs

bfacci
Membro
# mai/13
· votar


Bertola, dá para aplicar seladora sem compressor?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


bfacci
Sim. À pincel, depois lixa fina, pincel de novo, etc, depois polimento com pasta...
Abç

Felippe Rosa
Veterano
# mai/13 · Editado por: Felippe Rosa
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Boa Tarde !
Queria saber se tem algum problema aumentar a ação das cordas na ponte(Tune O' Matic, CLP II). Levei ela em um luthier tem mais de um ano e ele abaixou bem a ação das cordas, ficou muito boa, mas dependendo do período(geralmente tempo de seca) do ano ela trasteja na 1ª corda...
Pode aumentar um pouco ou não ?
Abçs

Symptom
Veterano
# mai/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Boa tarde. Gostaria de saber se você conhece algo sobre a Tagima PR 100 e o que poderia me dizer quanto a ela em geral. Qualidade, prós, contras, etc.

Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


Felippe Rosa
Pode; mas, o tal trastejamento aparece no amp? Se não, deixe pra lá...
Symptom
É uma guitarra "tipo PRS". Bem construída e com belo design. Normal...
Abçs

jpguitar
Veterano
# mai/13
· votar


olá Mauricio Luiz Bertola

é o seguinte tenho uma ibanez com o escudo branco, que dizer agora amarelado..

é possível usar lixa 1200 e depois um polimento para voltar a ficar branco novamente??

ou algo parecido??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


jpguitar
Não.
Se usar isso ele fica fôsco e passa a sujar com muita facilidade...
Abç

EddieVanHalen
Veterano
# mai/13
· votar


Bertola

Eu to querendo trocar os captadores da minha Standard Les Paul Epihpone queria saber o que você aconselha pra tirar um som bem Hard Rock ao estilo Led Zeppelin?

Poderia me indicar um captador nacional e um internacional? Conheco a Malagoli, porém queria saber um bom captador internacional.

Obrigado

jpguitar
Veterano
# mai/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

tem alguma solução pra isso...
ou somente troca do escudo..

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


EddieVanHalen
Seymour Duncan JB
http://www.seymourduncan.com/products/electric/humbucker/vintage-outpu t/59_model_sh1_an/
Sound/Malagoli
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1683-custom_57_nickel_ cover_braco
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


jpguitar
somente troca do escudo...
Abç

bfacci
Membro
# mai/13
· votar


Bertola, vc falou para polir o braço no final com pasta. Qual pasta?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


bfacci
Pasta de polimento... Automotiva mesmo...
Abç

emachado
Veterano
# mai/13 · Editado por: emachado
· votar


Bertola

Estou construindo uma teleca e estou com a seguinte dúvida:

Tem diferenças sonoras significativas em colocar o tensor por trás e abaular a escala numa peça só ou colar um espelho também de marfim?
As vantagens deste último estão em facilitar o trabalho e poder trocar a escala sem alterar o braço quando esta estiver "gasta".

E o braço inteiriço tem alguma vantagem?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji