【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
thiagosp100
Veterano
# mar/13
· votar


João Pedro Strabelli

Não é isso. É que eu não vi ele colocar as cordas e disse ele que esta corda duraria 1 ano sem enferrujar e que o som seria bem melhor do que uma normal. O que não aconteceu. O som achei normal e enferrujou em poucos dias. Com isso, não sei ao certo a marca que ele colocou de fato na guitarra. Paguei um valor e não tenho certeza se é realmente ela compreende?

Esta na hora de trocar de corda e queria pegar um jogo 0.10 (que de fato é 0.10 porque a diferença entre a que veio que era 0.09 é notável). Resumindo... se eu comprar uma marca qualquer (sem ser a que ele colocou) irá desregular a guitarra? Pois, como disse, não sei qual marca ele realmente colocou.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


thiagosp100
O problema não é a marca (exceto se for vagabunda!), mas sim a espessura das cordas que tem que ser sempre a mesma à ser utilizada depois da regulagem.
Abç

Thiago_30
Veterano
# mar/13
· votar


Ola
eu sou fa da fly V ao eu achei a clg 45 da strinberg, ae me veio 2 perguntas:
1-Dizem que ela tem neck dive, tem como resolver?
2-O jack dela fica num lugar muito ruim dentro do V, tem como mudar de lugar?tipo na parte de cima.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


Thiago_30
1) Não.
2) Não.
Abç

thiagosp100
Veterano
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ah então beleza. É só seguir o padrão 0.10 e pronto. Obrigado.

Aproposito... a marca "Daddario" é considerada vagabunda? pois estou pensando em colocar ela. Valeu,

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


thiagosp100
Não, não é.
Abç

thiagosp100
Veterano
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado mais uma vez. Abraços.

Edumiguel
Veterano
# mar/13
· votar


Bertola, me tira uma dúvida.

Numa ponte tune o matic, qual a altura ideal para o tailpiece? As vezes costumo deixar ele bem colado ao corpo, mas percebo que dessa forma as cordas ficam macias demais, atrapalhando um pouco a palhetada. Algumas pessoas falam que o tailpiece deve ficar numa altura em que nao encoste as cordas atras da ponte. Afinal, qual a melhor posicao para o tailpiece?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


Edumiguel
A que vc achar melhor....
Abç

fconde77
Veterano
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, o que vc acha do uso de um variac num amplificador valvulado? Tenho um que Egnater Revel 30 com 3 opções de voltagem (100, 117 e 220) como a minha rede é de 127 pensei em usar um desses pra que ele trabalhe na voltagem mais próxima do ideal.
Se compensar qual vc acha que comportaria esse amplificador? Tem opções de 0,5 KVA de 2 A,, 1 KVA de 4A e 2 KVA de 8A?.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


fconde77
Cara, eu acho meio temerário, pois a carga de amperagem com que um amp valvulado trabalha é bem alta, bem mais que qualquer equipo padrão, e isso pode ocasionar problemas ou ineficiência do estabilizador. Pesquise um pouco mais sobre isso para não ter dissabores.
Abç

OsmarRubens
Veterano
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, conhece a guitarra Washburn Wr-154? O que acha dela?

Feliz páscoa!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


OsmarRubens
Nunca trabalhei com uma dessas, mas me parece uma guitarra de nível médio.
Abç

metallicasnake
Veterano
# mar/13 · Editado por: metallicasnake
· votar


[EDIT]

metallicasnake
Veterano
# mar/13
· votar


OsmarRubens
Ola. Sobre esta guitarra (**falando sobre a que eu tive**)
Foi minha primeira guitarra.
Eu não usava a alavanca, pois não precisava para o que eu tocava na época.
Pois bem: Guitarra de compensado!!!
Em pouco tempo de uso, o Pivô da ponte cedeu (e olha que eu não usava a alavanca).
Levei no Luthier e ele teve que ajeitar, mas não ficou 100%, ou seja, não dava pra alavancar, pois iria "entortar" mais ainda a ponte.
No mais: Captadores fraquinhos. Guitarra com ponte flutuante, ou a ponte é boa (Gotoh, Floyd Rose) ou é dor de cabeça, como dizem aqui no forum.

Pelo preço que está sendo vendida no ML, na boa, existe guitarra bem melhor que essa daí...mas aí vai de cada um arriscar ou não.

*Obs: Há menos que ela tenha sido melhorada. A minha eu comprei em 2010. Vai saber, neh?! rs

flw

goonies
Veterano
# abr/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola,

Usar calibre de corda pesado nas cordas bordões E, A D e cordas leves nas primas G B E pode torcer o braço?

estou usando o seguinte encordoamento:
E .012
B .016
G 0.20
D .032
A .042
E .054

pretendo usar assim

estou usando o seguinte encordoamento:
E .010
B .013
G 0.17
D .032
A .042
E .054

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/13
· votar


metallicasnake
Boa dica cara!
goonies
Em 1º lugar, corda não tem "calibre", pois não é cano de arma.
Não, desde que o braço seja regulado para tal.
Abçs

Felipetasouza
Membro
# abr/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Blz? Tem alguma diferença perceptível entre guitarras com as cordas perpassando o corpo ou não? E gostaria de saber se na sua opinião, há uma diferença realmente perceptível no som, entre uma escala de ébano e uma de rosewood por exemplo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/13
· votar


Felipetasouza
A diferença é muito sutil, mas existe.
Abç

Luisão
Veterano
# abr/13
· votar


Bom dia.
Gostaria de saber, se tremolos de 2 pivôs são ruins pra ficar trocando de afinação na guitarra ou não...


Obrigado.

OsmarRubens
Veterano
# abr/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá, poderia me indicar alguma guitarra com Floyd que fosse do mesmo "nível" da Cort Viva Gold 2?

Grato.

tCAMPELO
Veterano
# abr/13
· votar


Não sei se estou no tópico certo, mas por ser um tópico direcionado a equipamentos acho que não tem problema.
Bom, estou querendo comprar um baixo, vou vender meu violão de aço para comprar um, mas tenho algumas dúvidas:
1- O eagle Jazz Bass de 4 cordas (modelo SJB005 se não me engano) seria uma boa para um iniciante?
2- Li sobre tocar baixo em amp de guitarra e vi que não pode, mas tocar guitarra em amp de baixo não. Compensaria eu vender meu amp de guitarra para comprar um de baixo ára usar os dois instrumentos? Tava pensando no Meteoro Thor CB 30... é uma boa?

Sei que o mestre Bertola é baixista, então se puder ajudar a esclarecer minhas dúvidas agradeço muito!

Mais uma vez: Me desculpem se eu estiver no tópico errado. Abração!

Mulambojr.
Veterano
# abr/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Cara, se você puder me ajudar, ficarei agradecido :). Tenho uma Strinberg Egs-267 e queria saber se tem algum problema em afiná-la em Drop Db para tocar algumas músicas, uso ela na afinação Standart mas tem uns sons que precisam de Drop Db, tenho medo de empenar o braço. Claro que eu não deixaria a guitarra "dormir" com essa afinação, só usaria quando fosse tocar certas músicas.

Grato. =)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/13
· votar


Luisão
São melhores do qu pontes tipo FR. Outrossim, vc deve evitar essa prática...
OsmarRubens
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-467127435-guitarra-eletrica-grg 170-dx-6-cordas-fat10-azul-preta-ibanez-_JM
Por exemplo...
tCAMPELO
Sim, é um bom baixo para iniciar.
Compre um amp de baixo.
Mulambojr.
Não é uma boa idéia ficar trocando de afinação...
O braço pode empenar... É difícil, mas pode...
Abçs

Edumiguel
Veterano
# abr/13
· votar


Bertola, mais uma dúvida.

O tailpiece mais baixo deixa as cordas mais macias ou mais duras? Abraço!

Luisão
Veterano
# abr/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mas qdo eu trocar de afinação tem que regular a tensão da ponte né? Pq ela vai "empinar" pra cima.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/13
· votar


Edumiguel
Um pouco mais "tensas".
Luisão
Exatamente... Se já é ruim com ponte fixa, que dirá com tipo FR.....
Abçs

kinguitar
Veterano
# abr/13 · Editado por: kinguitar
· votar


Boa tarde Pessoal

Preciso de ajuda
Esses caps são legais?
KENT ARMOSTRONG

desde já agradeço a ajuda

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/13
· votar


kinguitar
Depende.
Se vc tem uma guitarra barata, de iniciante, esses são melhores.
Abç

HortaRates
Membro
# abr/13
· votar


Boa tarde,

Possuo uma ibanez RG 350, e até hoje, de todas as guitarras que já peguei, foi a que teve o braço mais confortável. Para o estilo que toco, esse braço fino que praticamente pede pra você ir solando até a 24ª casa é tudo de bom.

O problema é que eu não aguento mais floyd rose. Quero descansar por um tempo, trocar corda é chato, não pode descer afinação, e eu n tenho grana pra ter mais de uma guitarra. Alguém sabe se essas Ibanez da linha ART, ou talvez alguma LTD da linha EC, que penso em investir como próximos instrumentos, possuem um braço semelhante?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji