【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
sandro1909
Veterano
# mar/13
· votar


Mauricio Luis Bertola

E ae mestre, blz ? Me tira uma dúvida. Em um tópico, vc falou que :
_" Acho que pesa muito o ampli. e eu considero mais que tudo o primeiro".

O que seria um bom ampli p vc ? Qual eu poderia comprar e que não muito caro ? Tenho um Frontman de 15W e uma guita Fender American Special. Com esse Frontman de 15W, não consigo um som limpo e ouvir o verdadeiro timbre dessa guita né ? Qual ampli me aconselha ?

Vlw, abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


lukas.moreira
Cara, esse procedimento deve ser evitado, ou limitado, pois pode causar (caso a frequencia seja alta), problemas no braço.
Se vc quer tocar nessa afinação, compre uma guitarra e afine-a e regule-a para isso.
sandro1909
Cara, amps de 15WRMS transistorizado e falante de 8pol são apenas para praticar e/ou estudar. Se vc quer uma qualidade superior, compre algo com mais potência e falante de 12pol.
Quanto a "verdadeiro timbre"... Isso não existe, pois o que existe é a interação da guitarra com o amp, sendo este (o amp), fatôr determinante para uma boa sonoridade. No mais, use seus dedos e ouvidos.
Abçs

lukas.moreira
Veterano
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Você poderia dizer quais problemas seriam esses? E o que seria uma frequencia alta? Tipo uma ou 2 vezes por semana já poderia causar alguma problema?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


lukas.moreira
Empeno no braço, se se fizer isso todo dia.
Abç

overset09
Veterano
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Se vc fosse comprar uma Les Paul hj, qual das seguintes vc compraria?
Lembrando que futuramente farei upgrade de captadores.

Cort CR-280
Vintage V100 (vale a pena pegar especificamente a AFD ou qualquer uma serve?)
Condor CLP2

Alguma outra?
Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


overset09
Todas são equivalentes entre sí, mas eu iría de Vintage ou CLP2.
Lembre-se de que a guitarra é apenas um instrumento, e, a maior parte da sonoridade vem do amp e de vc mesmo...
Abç

So_Leo
Veterano
# mar/13
· votar


Vou mexer na minha guita strato, e como muitos recomendam, deve-se trocar uma corda por vez. Mas no meu caso irei dar manutenção na parte elétrica e terei de tirar todas as cordas. Qual a melhor maneira de estabilizar o braço da guitarra para o mesmo não empene?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


So_Leo
Não há necessidade de fazê-lo.
Braços de guitarra não empenam por ficarem sem cordas durante alguns dias...
Abç

overset09
Veterano
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Eu dou bastante voto positivo para suas respostas.
Não só neste tópico, mas em muitas outras respostas que encontro neste forum.
Acho de extrema importância sua ajuda.
Parabéns pela paciência.
Um grande abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


overset09
Obrigado. Faço o possivel dentro dos meus conhecimentos e gosto de ajudar.
Abç

john e klinghoffer
Membro
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Kra o nut da minha strato queboru e recuperei com cola temporariamente.
Qual voce acha mais adequado para straro, ex: osso, grafite, latão...?
E esse serviço, posso fazer em casa?
Valeu kra, pois fecharam dois topicos meus (ontem e hoje) e nao tinha nenhum, esclarecendo minha duvida.( e nao sei mais onde eu procuro sobre isso)

Obrigado e abração!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


john e klinghoffer
Tanto o osso quanto o latão são adequados. Os de fibra de carbono ou outro material sintético, vc compra pronto.
E esse serviço, posso fazer em casa?
Vc tem experiência, habilidade e ferramentas adequadas?
Abç

john e klinghoffer
Membro
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Acho que nao vou ter muita abilidade com isso. Entao o melhor levar em um luthier mesmo. Hehe
valeu BERTOLA e abração!

felixs
Membro
# mar/13 · Editado por: felixs
· votar


Mauricio Luiz Bertola,

Tenho uma ibanez rg 370dx, já tenho ela à alguns anos e sempre tive problemas com a ponte (edge III) depois de pesquisar muito sobre essa ponte, descobri que a regulagem dela é na verdade um pouco mais alta em relação ao corpo da guitarra, diferente das outras pontes floyd rose que a regulagem certa é com a ponte paralela ao corpo da guitarra, depois de regular minha ponte assim melhorou um pouco em relação a afinação, mas mesmo assim não consigo abusar dela. Se eu uso alavancadas para trás, a afinação de todas as cordas sobem quase que igualmente, e com alavancadas pra baixo a afinação das cordas desce também por igual. Já que a afinação desce por igual, se eu estiver tocando sozinho, sem acompanhamento de outro instrumento ou backing track, eu não percebo, mas a afinação chega a descer/subir até 1/2 tom!

Pelos comentários da internet, parece que essa ponte é ruim mesmo, que é até a pior ponte da ibanez.
Já levei para regular em luthier e mesmo assim ela desafina, e eu estou pensando em trocar as molas, trocar apenas as molas poderia resolver o problema, ou seria comprar uma nova ponte?
Se for melhor comprar uma nova ponte, qual é a melhor em relação apenas a qualidade e qual a melhor custo/beneficio? Gotoh, floyd rose licenciada, floyd original ou seria melhor uma ponte da ibanez, como a edge lo pro, edge pro, edge?

abçs

sandro1909
Veterano
# mar/13
· votar


Cara, amps de 15WRMS transistorizado e falante de 8pol são apenas para praticar e/ou estudar. Se vc quer uma qualidade superior, compre algo com mais potência e falante de 12pol.
Quanto a "verdadeiro timbre"... Isso não existe, pois o que existe é a interação da guitarra com o amp, sendo este (o amp), fatôr determinante para uma boa sonoridade. No mais, use seus dedos e ouvidos.
Abçs


Qual ampli de 12 pol. que me indicaria então ? E que não seja em exagero de caro, bem acessível.

Vlw, abraço !

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


felixs
Tente trocar as molas (usando 5), e lubrificar os carrinhos dela.
Pontes tipo FR NÃO FAZEM MILAGRES, pois isso não existe. O problema de trocar a ponte são as medidas, pois podem não "bater" com a antiga.
sandro1909
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-469381639-fender-mustang-ii-amp lificador-de-guitarra-garantia--_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-465735098-amplificador-laney-lv 100-65w-otimo-melhor-preco-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-465593044-amplificador-de-guita rra-giannini-classic-t-frete-gratis-_JM
Abçs

thiagosp100
Veterano
# mar/13
· votar


Olá, tenho uma dúvida. Comprei uma Squier Strato ano passado e veio encordoamento nº9. Mandei para um Luthier dar uma regulada e ele aproveitou e trocou as cordas para nº 10. Embora não ter gostado do serviço dele não sei se seria possível (sem desregular a guitarra) a troca do encordoamento para nº9 novamente, já que, esta na hora de ser trocada.

Posso colocar um encordoamento nº9 sem problemas? Não afetará a regulagem atual? Desde já, obrigado.

sandro1909
Veterano
# mar/13
· votar


sandro1909
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-469381639-fender-mustang-ii-amp lificador-de-guitarra-garantia--_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-465735098-amplificador-laney-lv 100-65w-otimo-melhor-preco-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-465593044-amplificador-de-guita rra-giannini-classic-t-frete-gratis-_JM
Abçs


Muito obrigado Mestre Bertola, agradeço desde já e lhe desejo uma Feliz Páscoa !

Abraço !

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


thiagosp100
Vai afetar sim.
sandro1909
Ok!
Abçs

john e klinghoffer
Membro
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mestre, que tipo de ponte tremolo é aquela que atua como flutuante (não é froyd)?
É igual quela do John Frusciante em uma solo de 1990 que ele da alavancadas para frente e para traz.

Obrigadão e fica com deus!

marcusvin
Veterano
# mar/13
· votar


Olá, desculpe se estou na categoria errada, mais estou muito desesperado.
Minha guitarra caiu hj, e o botão do push pull ( como esse http://1.bp.blogspot.com/_tNu78SMKH6I/TBwa9nTYIHI/AAAAAAAADd0/gZuJy92X 9yk/s1600/ibane+sv5470+push+pull.JPG ) não quer mais entrar. Tem hora que ele entra, mais eu puxo pra cima, para ativar, e ele sai. E tem hora que ele entra, eu puxo ele e ele nao ativa, ou seja ele nao se meche.

Alguem por favor me ajuda?????

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


john e klinghoffer
Sem foto... Difícil saber....
marcusvin
Leve a seu luthier.
Provavelmente terá que ser trocado.
Abçs

thiagosp100
Veterano
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado pela resposta. Então no caso, eu posso (no máximo) trocar por uma outra marca, mantendo o nº 10 ? Pois esta marca que ele mandou comprar é 3x o preço das cordas normais. E, não vi tanta vantagem como ele falou.

john e klinghoffer
Membro
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Um cara me falou que é uma tal de ponte vintage. Eu não sei se é isso ai! Tambem me falaram, que afrouxam a ponte tremolo e a ponte vai pra frente e para traz.(atuando meio que uma froyd)

Esse tipo de ponte vintage existe? Ou é esse negocio de afrouxar a ponte tremolo?

OBS: nao tenho foto, mais tem um video no youtube, ex: "solo de john frusciante em 1990", vai ser o primeiro video.

Valeu e abração

john e klinghoffer
Membro
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Um cara me falou que é uma tal de ponte vintage. Eu não sei se é isso ai! Tambem me falaram, que afrouxam a ponte tremolo e a ponte vai pra frente e para traz.(atuando meio que uma froyd)

Esse tipo de ponte vintage existe? Ou é esse negocio de afrouxar a ponte tremolo?

OBS: nao tenho foto, mais tem um video no youtube, ex: "solo de john frusciante em 1990", vai ser o primeiro video.

Valeu e abração

fconde77
Veterano
# mar/13
· votar


john e klinghoffer

Isso é fuleragem... o cara usa uma ponte tremulo comum (6 parafusos ou 2 pivôs) e deixa as molas mais frouxas e os parafusos idem, então a ponte sobe, ai vc consegue alavancar...
O Malmsteen usa com 6 parafusos, é só soltar as molas até que fique do jeito que queira.
O Andy Timons usa somente 2 parafusos nas bordas
Mas vou logo avisando ... Fica uma grande " M..rda" sem contar o risco de vc estragar a sua guitarra!!!

john e klinghoffer
Membro
# mar/13
· votar


fconde77
Valeu amigo, pois tava com uma duvida tremenda sobre isso.
Eu queria fazer isso, mais não vou mais fazer não!

Valeu e fica com deus!

João Pedro Strabelli
Veterano
# mar/13
· votar


thiagosp100
Você não percebeu a diferença porque todas as cordas são 0,10. Se fosse colocasse uma corda dessas junto com outras do jogo 0,09 perceberia que o som delas é bem mais alto e mais cheio.

Quase sempre as cordas mais caras são melhores (não é à toa que um Mercedes é mais caro que um Gol). Mas tudo é uma questão de verbas à disposição.

João Pedro Strabelli
Veterano
# mar/13 · Editado por: João Pedro Strabelli
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Estou começando a ajuntar peças para colocar P90 em minha guitarra e estou com duas dúvidas. Quero os potenciômetros de 300 K, mas o Solda Fria só tem os lineares. Não há maiores problemas além da linearidade (perdão pelo termo) de corte?
Outra: vi na internet gente que combina pot de 300 e de 500 para o p90? Vale a pena? Ou é frescura?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


João Pedro Strabelli
A diferença entre 300 e 500K é muito pequena, às vezes, irrelevante.
Usar linear não tem problema algum, só a resposta de atuação do pot é que ficará mais abrupta e apenas no final do curso...
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji