【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


flavio
Eu sempre recomendo que:
1º) Se usem sempre 5 molas, e não 3, pois a estabilidade e a massa do sistema como um todo aumentam.
2º) Que se usem as molas em paralelo. Segundo conversas com outros colegas, alguns constataram que, estando as molas na diagonal e a ponte tendo folgas, há maior probabilidade de desafinações.
Abç

flavio
Veterano
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
VAleu Bertola!

Sei que aumentando a quantidade de molas, terei que regular novamente a ponte. Mas mantendo-se a quantidade a quantidade de molas, somente alterando a posição das mesmas, faz-se necessário regular novamente a ponte? E o tensor?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


flavio
O tensor, não. A entonação e a tensão das molas, sim (para conferir).
Abç

junnyor
Veterano
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

O que você acha das Bullet Strat da Squier?
Tô pensando em comprar uma
Vale a pena? Ouvi falar que são de compensado,
mas a que eu toquei devia ter uns 4 kilos Aproximadamente

strinbergshredder
Veterano
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Boa tarde Bertola, tudo bom??

Então, adquiri recentemente um amplificador Crate FW15r, com falante de 12"...

Acontece que ele é combo e tem a traseira aberta...
Em amps assim, tem algum jeito de se fechar a traseira, ou não é aconselhável justamente pq o amp em si tbm necessita de ventilação, coisa que a combinação head + caixa oferece???

Desde já obrigado, Bertola!

fconde77
Veterano
# mar/13
· votar


strinbergshredder

Não sei até que ponto a refrigeração é afetada, mas o problema maior que vejo e em relação a resposta do auto falante nessas condições.

Usar falante em caixa aberta ou fechada depende das especificações do mesmo, vc teria que pesquisar nas especificação do falante, e encontrar o parâmetro "Q" ou "Qt" se for acima de 0,7 e usado em gabinete aberto, se for menor que 0,7 é indicado para gabinete fechado. Agora se esse valor ficar "muito próximo" a "0,7" pode instalar em qualquer tipo de gabinete.
Muito importante lembrar que se vc Instalar um auto falante em um gabinete inadequado pode acentuar ou resultar em nuances indesejáveis.

Resumindo: Não mexa nisso, o gabinete foi calculado e projetado para esse falante específico.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


junnyor
mas a que eu toquei devia ter uns 4 kilos Aproximadamente
Compensado é mais pesado que madeira....
As atuais são menos ruins que as antigas (que eram mesmo de compensado). Compre uma SX SST que é melhor e mais barata...
strinbergshredder
O normal em amps de guitarra é ter a parte de trás aberta, e não fechada, isso é coisa de caixa de baixo; até porque, guitarra NÃO é um instrumento grave...
Abçs

strinbergshredder
Veterano
# mar/13
· votar


fconde77
pÔ, bom saber cara... jamais faria idéia de q existem tais especificações...

Mauricio Luiz Bertola
ah, entendei...
eh pq eu acabei fazendo uma analogia aos cabinets, que são traseira fechada, mas suspeito que isso aí sejam outros quinhentos...hehehe

Obrigado pelas respostas!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


strinbergshredder
eh pq eu acabei fazendo uma analogia aos cabinets, que são traseira fechada
Não é bem assim, pois quase todos os gabinetes de cabeçotes clássicos tem traseira aberta...
Abç

Gabriel Dias
Veterano
# mar/13
· votar


Bertola
Na sua opinião, qual das 3 é melhor pra upar e o melhor custo x benefício? a sx sst, a seizi stone, ou a t 635 da tagima?

OsmarRubens
Veterano
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, to querendo comprar outra guitarra, mas quero uma com Floyd Rose. Tem alguma recomendação que tenha um custo acessível e que seja uma boa guitarra?

Valew :)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


Gabriel Dias
A SX.
OsmarRubens
Cort ou Schecter
Abçs

L.K.R
Veterano
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mestre, gostaria de saber se aquele processo de chambered (algo assim, que deixa ela mais leve...) pode ser feito em guitarras que já estão "sendo tocadas" ou tem que comprar elas assim? Tive um problema no joelho e não posso mais ficar tocando de pé com minha les paul e realmente nao gostaria de trocá-la.

Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


L.K.R
Na prática, não.
Abç

strinbergshredder
Veterano
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
entendi cara...
na verdade, o único cabinet que eu vi que era traseira fechada foi um cabinet de um mesa boogie dual recto...

outros eu não cheguei a analisar...

Lobo98
Membro
# mar/13
· votar


Sou novo no fórum e isso acabou de acontecer com minha guitarra... Eu tava tocando fui mexer no knob de tone e ele derrepente ficou froxo tipo como se tivesse estrompado e agora não consigo mais colocar denovo... Qnd eu vou botar o knob denovo a paradinha que segura ele fica caindo dentro da guitarra...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


Lobo98
A porca da rôsca do potenciômetro caiu. Recoloque no lugar.
Abç

Ha-phael
Veterano
# mar/13
· votar


Por favor Bertola ou Seiji preciso saber se a inclinação de uma ponte tune o matic do lado das cordas mais graves, digo inclinação que da um pequeno distanciamento da escala influencia em alguma coisa, e caso sim como definir essa distancia de inclinação sabendo que nas cordas agudas a distancia deve ser exata em relação ao comprimento da escala?

junnyor
Veterano
# mar/13
· votar


Ha-phael

Cara Sim elas são levemente mais inclinadas e sobre o quanto inclinar leve a um Luthier ele vai te responder melhor.

EddieVanHalen
Veterano
# mar/13 · Editado por: EddieVanHalen
· votar


Bertola

Primeiro queria te parabenizar por mais uma medalha no Forúm!!! Parabéns cara!!

Eu to com o seguinte problema, eu tenho uma Les Paul e inventei de trocar a cordas e remover a ponte que é de encaixe para limpar, só que agora eu to sentindo que eu mexi nos parafusos e acabou desregulando a altura das cordas

A guitarra ta com um som estranho quando uso distorção/overdrive, e eu estou conseguindo fazer facilmente harmonicos naturais em todas as cordas da 7º casa, e na 12º também consigo fazer os harmonicos com mais facilidade ainda. Estranho.

Outra coisa que acabei percebendo, é que por incrivel que pareça, quando faço harmonicos naturais na 8º casa as notas saem iguais as da 7º casa. Muito estranho

O que você poderia me falar? Como posso resolver esse problema?

Obrigado

Ha-phael
Veterano
# mar/13
· votar


Junnyor

Meu caro o Bertola e o Seiji são Luthier Por isso da pergunta para eles para eu não precisar procurar um Luthier na minha cidade só para fazer uma pergunta que acredito que eles possam me responder.

pedico
Veterano
# mar/13
· votar


Bertola, no meu ultimo post um link ficou estragado, e eu tb queria sua opnião sobre essa ponte aqui da condor, o que acha dela ?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-468715444-ponte-floyd-rose-cond or-bl011-alavanca-de-press-_JM

Obrigado !

A. Strateiro
Veterano
# mar/13
· votar


Mestre Bertola, tenho 3 perguntas para te fazer que se responder vou agradecer imensamente.

* Comprei uma guitarra Shelter FST 62 usada daquelas bem antigas com headstock Fender ainda. De cara já percebi que o captador do meio não era original pq ele era bem branquinho e os caps originais dela são amarelados por ser uma guitarra réplica das Fender 62. O cara da loja disse que não sabia de que marca era o captador , mas era melhor que o original. Bom, como mais pra frente pretendo vendê-la gostaria de saber:

1- Tem como identificar só olhando se um captador é de alnico ou cerâmico?

Outras, perguntas:

2 - A posição dos carrinhos da ponte numa strato interfere em alguma coisa? Por exemplo veja nessa duas imagens a 1º com posições diferentes: http://4.bp.blogspot.com/_9NJDi5GdAkY/TO7Wg76gqDI/AAAAAAAAABA/1BcHCRSm Q4g/s1600/TremoloFender.jpg

Essa aqui eles todos em na mesma posição:
http://static.mercadoshops.com/ponte-stratocaster-fender-gibson_iZ6XvZ mXpZ1XfZ82541352-225373910-1.jpgXsZ82541352xIM.jpg

Existe uma posição correta?

3- Esses dois parafusos nos carrinhos da ponte são exclusivamente para regular a ação das cordas?

Desculpa se fiz muitas perguntas.
Obrigado desde já.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


Ha-phael
Sim. O angulo é de, no máximo 5º
EddieVanHalen
regulagem cara....
pedico
Ponte tipo FR barata.... Não espere a confiabilidade de uma original, Schaler ou Gotoh...
A. Strateiro
Os cerâmicos tem uma barra ou duas embaixo deles (é o imã cerâmico), os de AlNiCo tem apenas a parte de baixo dos polos.
Não se costuma misturar capts cerâmicos com AlNiCo.
Óbvio que interfere, e ela é resultado da regulagem de entonação, e isso muda de guitarra pra guitarra e até de encordoamento, por isso a regulagem ser IMPRESCINDÍVEL; e não, não existe uma posição "correta".
Sim, os parafusinhos Allen são para regular a ação.
Abçs

mr.matheus.big
Veterano
# mar/13
· votar


Bertola preciso de sua luz
EU comprei a ibanez grg150
só que acho chegar em casa dropei a afinaçao e vi que soou meio desafinado msm estado afinada.entao eu queria saber se esse tipo de ponte fat-10 pode ser feito esse tipo de coisa,de aumentar ou abaixar a afinacao
obs:reparei que a ponte foi levemente pra traz

fconde77
Veterano
# mar/13
· votar


mr.matheus.big

A desvantagem da Floyd Rose e justamente essa, mudar a afinação ou mesmo arrebentar a corda.
Quanto a guitarra soar desafinado e pq vc mudou a afinação mas não regulou a entonação (não regulou as oitavas) e agora prepare-se opara um joguinho de "erros e acerto" até achar o ponto certo entre a finação e o nivelamento da ponte em relação ao corpo.
E um procedimento "TÃO CHATO" que existem inúmeros tutoriais na web ensinando como fazer.

overset09
Veterano
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Há algum tempo tenho notado muito burburinho sobre a guitarra Vintage V100 AFD.
Ela é realmente boa? No que ela é melhor (se é que é melhor mesmo) que suas irmãs da linha V100?
Dizem que o corpo dela é feita em mogno, mas ouvi dizer que trata-se de nato. Se for realmente nato, ela torna-se de pior qualidade ou o nato tbm é uma madeira de qualidade e a opção é apenas para baixar custo?
Recomenda a AFD ou posso pegar qualquer uma V100?

Obrigado!

junnyor
Veterano
# mar/13
· votar


Ha-phael

Eu disse para vc proucurar um Luthier para angular a ponte e não vc mesmo tentar fazer.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


mr.matheus.big
Isso não deve ser feito à toda hora. Se vc quer usar essa afinação, a ponte deve ser regulada para tal e ficar assim.
overset09
Ambas as guitarras são boas, e as diferenças são na parte de acabamento.
Abçs

lukas.moreira
Veterano
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, em uma guitarra com ponte tremolo de 2 pivôs causa muito problema eu dropar a afinação do bordão de E para D e depois voltar para E para tocar uma musica ou outra?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji