【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


João Pedro Strabelli
Em princípio não há problema, mas, como já quebrou 2 vezes, melhor não arriscar...
Kaah_lol
Freijó e Marupá.
Tauarí é para braços.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


ariancarvalho
Retirar o botão de tone não é uma boa idéia. Vai por mim... Vc um dia vai precisar dele.... É só não usar....
upca
Eu não trocaría... Por uma questão de valôr de revenda...
Sim, as MP's são fabricadas na China, e são boas guitarras.
Abçs

upca
Veterano
# mar/13
· votar


Opa, valeu pelo recado. Na verdade eu nem penso em revenda, provavelmente a que ficar comigo nunca será vendida. Sem pensar na questão da revenda, analisando só as guitarras em si, em termos de construção e qualidade mesmo, elas se equiparam ou a mexican tá na frente?


Agora um assunto mais "técnico"... Caso eu fique com a Standard, ela tá com um chiado bem chato. Por ser minha primeira e única guitarra com single coils, no início eu achei que fosse normal, mas com o tempo eu vi que "passou dos limites". Não uso nada hi-gain, mas meu timbre tá sempre "cruncheado" e frequentemente eu uso um overdrive pra empurrar um pouco mais a saturação. E aí apita bastante... Fuzz mesmo eu praticamente não consigo usar porque incomoda mesmo. Já toquei em vários lugares com o mesmo problema, então, provavelmente não seja rede elétrica, e nem cabos porque tenho um vox espiralado, um planet waves e cabos da GFS ligando os pedais.
Uma boa blindagem e revisão da elétrica pode resolver isso ou seria o caso de apelar para um mini humbucker, por exemplo um Chopper T?

Saudações!

fconde77
Veterano
# mar/13
· votar


upca
Eu apostaria primeiro na blindagem da guitarra pra depois tentar um outro captador (mini humbucker) que vai mudar o som.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


upca
Guitarras com "single-coils" apresentam esse tipo de ruído sim. Recomendo a blindagem com folha de cobre, e, se for colocar um "stack", coloque-o apenas na ponte.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


upca
Guitarras com "single-coils" apresentam esse tipo de ruído sim. Recomendo a blindagem com folha de cobre, e, se for colocar um "stack", coloque-o apenas na ponte.
Abç

upca
Veterano
# mar/13
· votar


Valeu, acho que é isso que pretendo fazer. Obrigado!

E Bertola, em relação às Modern Players, sem pensar na questão da revenda, analisando só as guitarras em si, em termos de construção e qualidade mesmo, elas se equiparam ou a mexican tá na frente? Infelizmente não tenho a oportunidade de testá-las lado a lado, porém gosto muito do timbre dos p90's e as thinlines me encantam.

overset09
Veterano
# mar/13
· votar


Bertola

Os dois ~"sets" são bons. Os da Malagoli (Os Custom AlNiCo Blues) tem como vantagem serem nacionais e chegarem celeremente à sua casa. Os GFS são melhores, mas são mais caros, dependem de cartão de crédito internacional para serem comprados e vão demorar pra chegar, Ademais, será preciso trocar os pots por 500K (custo ainda maior).
Não me leve a mal, mas quem tem que ser versátil e vc, o equipamento vem em 2º lugar.
Abçs


Estou bastante inclinado a pegar o set da GFS mesmo. Um amigo vai trazer pra mim, então acho que seria bastante vantajoso. Os pots que precisarei comprar seriam os Full Sized 500K Audio Pot - Super Quality da própria GF? Terei de substituir os 3? (2 de tone e 1 de volume)?

Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


upca
Acho as MIM um pouco melhores.
overset09
Sim, terá.
Abçs

Kaah_lol
Veterano
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

então.. Vi alguns corpos em tauari branco e meu luthier falou que se assemelha bastante ao Ash (tanto fisicamente quanto em sonoridade). Ele está certo? Entre Freijó e Marupá, qual delas se assemelha mais com ash?

bicinh
Veterano
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Buenas!!!
Bertola, recentemente comprei um kit de tarraxas ez-lock wilkinson do exterior. Ontem elas chegaram e ao instalar na minha guitarra
percebi que duas tarraxas vieram maiores que as demais (aquela parte por onde passa a corda). Achei estranho e não achei nada na internet sobre isso..é normal isso? fiquei imaginando que talvez fosse algum dispositivo que acionasse a tal "trava" da tarraxa, mas não achei nada.. estou encucado!!

valeu, abraços parceiro!!

AnderTrc
Veterano
# mar/13
· votar


Galera, vocês podem pfvr entrar nesse topico
http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/301844/
olhar as fotos, e dizer se os trastes ainda vai aguentar retifica ou vou ter que trocar da proxima vez?
E se eu tiver que troca-los, vale a pena em um yamaha C45?

EddieVanHalen
Veterano
# mar/13
· votar


Bertola

Boa noite, então tem um amigo meu querendo vender um violão de aço o Yamaha Folk Eletroacustico Fx310a, queria saber se vale a pena gastar 600,00R$ nele? Resumindo, é um violão bom para tocar blues?

Obrigado

fconde77
Veterano
# mar/13
· votar


AnderTrc

Pelo que li no relato no seu post não tem nada a ver com retifica de trastes no máximo um rebatimento.
Entenda que a avaliação da causa desse trastejamento deve ser feita com o instrumento em mãos e as fotos, nesse caso, não ajudam muito, ou seja qualquer declaração baseadas nelas e um chute.
Leve seu violão ao luthier para corrigir esse trastejamento pq e ele que vai definir o que deve ser feito.

deboraiommi
Veterano
# mar/13
· votar


Bertola
Estou com um set de singles e o captador do meio não tem polaridade inversa,ao liga-los na chave de 5 posições o som ficara fora de fase ou apenas não ira cancelar o ruido nas posições 2 e 4 ?Existe algum esquema que voce recomende para esse tipo de ligação?
Obrigada!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


Kaah_lol
Nenhuma madeira nacional assemelha-se à tília (ash). A que se assemelha ao amieiro (alder), é o freijó.
bicinh
Essas são a das cordas Mí e Lá.
EddieVanHalen
Cara, não conheço esse violão...
deboraiommi
Vai ficar "fora-de-fase". Experimente ligar o + como - e o - como +.
Abçs

ParDalZin
Veterano
# mar/13
· votar


Bertola, estou com uma guitarra da Memphis MG-130 (vermelha), floyd rose e ocorreu um problema comigo...um dia eu fui tirar a alavanca e quando tirei a alavanca a peça (a rosca) que segura a alavanca caiu...e agora nem sei mais oq fazer...por exemplo, eu coloquei a peça debaixo da ponte e fiquei revirando a guitarra até que a rosca entrasse no buraco denovo...porém não da, tentei arranjar uma porquinha pra prender porém não sobra espaço pra rosquear a alavanca...

gostaria de saber oq eu poderia fazer, não encontrei lugar onde vende essa rosca...to até aceitando gambiarra se possível kk

Vlw! abraço

SCyTTeR
Membro
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Eu comprei uma memphis mg230 recentemente para estudos, ela tem chave de 5 posições, mas as primeiras 4 posições os captadores só tiram um som igual o do violão, e nao muda nada se eu trocar de captador e se eu ativar o tone o som fica um pouco mais agudo.

É normal esse som nos captadores? A 5 posição da Chave(Humbucker), se ativála com o tone o som fica diferente, mas minha duvida é se nos outros captadores deveria sair apenas o som de um violão.

rockbluesjazz
Veterano
# mar/13
· votar


Prezado Bertola,

Tem gente usando seu nome no mercado livre. Dá uma olhada no anuncio abaixo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-466829087-guitarra-sx-sst-ash-c -tarraxas-grover-aceito-trocas-_JM

O anunciante diz que voce recomenda a guitarra.

Abraço.

Jhonatas Souza
Veterano
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Onde eu consigo peças para uma guitarra tagima?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


ParDalZin
Essa peça é específica. Tem que comprar uma igual. Procure com luthiers.
SCyTTeR
A chave está com problemas. Leve a um luthier para trocar.
rockbluesjazz
Muito obrigado cara, já "postei" lá na página, pois o cara usou meu nome indevidamente...
Jhonatas Souza
Não existem "peças para guitarra Tagima". Existem peças. Procure em lojas de instrumentos ou oficinas de alguns luthiers.
Abçs

SCyTTeR
Membro
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Vou levar ainda hoje para ver na mesma loja que eu comprei, também queria saber se a guitarra ja foi comprada com defeito na loja eles vao pagar pelo serviço para arrumar? Pois quando o cara tocou alguma coisa pra testar ele nao testou os single coils, apenas os humbuckers, então acho que eles nao deveriam cobrar.

Leo Porto
Veterano
# mar/13
· votar


Bertola e Seiji
Caros, é possível pegar um captador nativamente do meio (rw) de uma stratocaster e coloca-lo na ponte? Logicamente fazendo a inversão dos fios deste captador.
Estou perguntando isso pois apareceu uma oportunidade de pegar um texas special (meio) mais tenho um bom captador pro meio e pro braço, me falta um bom pra ponte, queria saber se esse me ajudaria, sem ter problemas de timbre esquisito/morto (assim quando a polaridade está invertida) e etc.
Seria uma boa opção? O que acham?
Araços!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


SCyTTeR
Esse é caso de troca do instrumento.
Leo Porto
Sim, o som na posição 4 ficará fora-de-fase. Se vc inverter a polaridade PODE SER que não fique. Só testando mesmo.
Abçs

fconde77
Veterano
# mar/13
· votar


Leo Porto

Além do espaçamento dos polos ser diferente tem também a questão do ganho do captador, já que modelos para braço e meio, normalmente, tem ganho menor que os captadores pra ponte.

Leo Porto
Veterano
# mar/13
· votar


fconde77
Espaçamento ou altura dos polos? Realmente não sabia que havia espaçamento diferente entre eles.
Quanto ao ganho acho que seria legal pois está em torno de 6.3 ohm, não queria algo com mt ganho mesmo não. Pois gosto mais de Clean, no máximo um overdriver.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


Leo Porto
O fconde77 observou bem, mas essa diferença é pequena. Outra questão é o nível de saída: Se o mesmo for inferior no capt da ponte, vc terá que baixar muito os capts do meio e braço em relação às cordas para não haver defasagem; por isso o capt da ponte TEM QUE TER saída maior que os outros dois.
Abç

Leo Porto
Veterano
# mar/13
· votar


Bertola
fconde77
Verifiquei os do braço e do meio, ambos possuem 5.8 ohm e esse TAL da ponte que na verdade é do meio tem 6.5 ohm. Acho que quanto a nível de saída combinaria legal. O que me preocupa é se vai ficar fora de fase em relação a polaridade.
Me ajudem ae! rs!
Muito obrigado pela atenção!
Abraços!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


Leo Porto
Me ajudem ae! rs!
Cara, isso já foi feito...
Instale e teste. Não tem outro jeito.
Abç

EddieVanHalen
Veterano
# mar/13
· votar


Bertola

Ao invés de eu ficar lhe mostrando se tal violão é bom(chatisse), poderia me recomendar 2 modelos de violão que são mais indicados para tocar blues? Detalhe que não quero gastar mais de 600-700R$; queria apenas para usar em casa.

Obrigado

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji