【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
emachado
Veterano
# mar/13
· votar


Bertola

Você conhece o simulador GDI da Behringer, clone do TEch 21 Sansamp?
Seria uma boa para variar timbres e drives?

Bertola, entre seus projetos de Superfuzz e o Minifuzz, qual se adapta melhor aos caps humbucker? Estou tentado a fazer um dos dois, assim que der tempo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


emachado
Sim, conheço bem (até pouco tempo atrás tive um BDI-21 - versão para baixo, e um dos guitarristas da minha banda tem um GDI).
O GDI-21 não se compara com o original, mas é um bom simulador de bom custo-benefício.
Quanto à meus projetos, acho melhor vc construir o MiniFuzz, por ser mais fácil, barato e rápido de fazer.
qual se adapta melhor aos caps humbucker?
Isso não existe...
Abç

Luisão
Veterano
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Minha dúvida, é se os volumes terão que ser independentes para cada captador, se eu for colocar splits para cada um.

Pq eu queria poder splitar os dois, um independente do outro, porém, tendo somente 1 volume para os dois(Vou colocar um split em cada tom).

João Pedro Strabelli
Veterano
# mar/13
· votar


fconde77
Valeu. Aos poucos, com pesquisas e ajuda do pessoal do fórum, especialmente o Bertola, estou definindo minha próxima guitarra. Essa acho que vai ter minha cara.

Philipi
Veterano
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Troquei o escudo e os potenciômetros da minha guitarra, dai ela ficou assim:

http://www.youtube.com/watch?v=q8TtnLVwvgg&feature=youtu.be

Ela faz esse barulho quando encosto em qualquer parte que esteja ligada ao aterramento, lembrando que ela esta blindada assim como as minhas outras guitarras e as outras guitarras não apresentam esse problema!

O que poderia ser?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


Luisão
O ideal, e mais fácil, é utilizar as chavinhas, bem como usar apenas 2 pots, vol e tone.
Philipi
Contato com o aterramento e mal aterramento.
Abçs

Philipi
Veterano
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Aqui vai algumas fotos da parte elétrica, quem sabe você vê o erro.

Parte eletrica

parte eletrica 2

parte eletrica 3

parte eletrica 4

parte eletrica 5

parte eletrica 6

parte eletrica 7

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


Philipi
Cara, não adianta foto, tem que verificar "in loco"
Abç

Philipi
Veterano
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola


Cara, não adianta foto, tem que verificar "in loco"


O que seria contato com o aterramento? se puder citar um exemplo.

O que poderia ocasionar um mal aterramento?

Abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


Philipi
Um fio qualquer (positivo) que entra em contato com a folha de cobre ou alumínio do isolamento. Há também que se ligar um fio-terra na carcaça do pot de volume e na folha de cobre (prendendo com um borne e um parafusinho.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


Philipi
Estude atentamente esse têxto:
http://www.pisotones.com/Articulos/psst/shielding-strato.htm
Abç

Philipi
Veterano
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Estude atentamente esse têxto:


Já estou refazendo tudo, troquei o alumínio velho do corpo da guitarra por verniz com pó de grafite.
Não terminei porquê faltou solda!
Será que da para usar o verniz com pó de grafite no escudo também ou é melhor o alumínio?

existe a possibilidade de que seja defeito nos potes, chave seletora ou captadores?

Abç

fconde77
Veterano
# mar/13
· votar


Philipi


da para usar o verniz com pó de grafite no escudo também ou é melhor o alumínio
Provavelmente não vai rolar, vai descascar facilmente.. melhor é alumínio mesmo, mas use uma alumínio mais grosso como aqueles de forrar fogão e cola de contato(Cola de sapateiro).

existe a possibilidade de que seja defeito nos potes, chave seletora ou captadores?
É possível sim, mas acredito que seja realmente um problema na elétrica mesmo. O Bertola falou que pelas fotos não era possível diagnosticar o problema, concordo com ele, mas pelas fotos que postou vi várias possíveis causas como fios desencapados, mau isolados sem falar do alumínio no escudo que parecia ser aqueles de cozinha e estava soltando e apenas com as pontas coladas.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


Philipi
Mão. No escudo vc deve fazer como está no texto que lhe enviei.
Eu não gosto de tinta condutiva; outros luthiers acham legal.
fconde77
Exatamente...
Abçs

Philipi
Veterano
# mar/13
· votar


fconde77

Muito obrigado pelo esclarecimento, já estou refazendo a parte elétrica e está ficando beeem melhor!
Grande Abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Valeu Bertola.
Grande Abraço.

Rafa-Ban
Veterano
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, encontrei uma guitarra finch les paul dos anos 80 com tarrachas schaller. Examinei a guitarra e ela está em ordem, inclusive o tensor funciona perfeitamente. me propuseram uma troca na minha tagima e2, que é de 2005 inteira original. Vc acha que vale a pena? com realação a qualidade de contrução e acabamento dos dois ? A troca será pau a pau

fconde77
Veterano
# mar/13
· votar


Rafa-Ban

Eu não acho que vale a pena...
Não consigo entender pq essas guitarras estão tão valorizadas hoje em dia, sinceramente não vejo motivo pra isso!

jonasdecorte
Veterano
# mar/13
· votar


Bertola

Desculpa te perturbar aí, mas cara... comprei um Ibanez TS808 que um amigo meu trouxe de Londres (a loja era na Alemanha), mas quando chegou aqui, coloquei certinho a bateria pra testar ele e ele não liga com a bateria (9v), troquei a bateria, e mesma coisa... tem alguma ideia do que fazer, ou de algum profissional que conserte pedais aqui no Rio de Janeiro?

Abraço!

123nove
Veterano
# mar/13
· votar


Rafa-Ban
Concordo com o Conde.. As Finch não são tudo isso... Eu ficaria com a E2 que vc tem hoje.

fconde77
Veterano
# mar/13 · Editado por: fconde77
· votar


jonasdecorte

Ele não liga ou não sai som? Pergunto pq alguns pedais só ligam o "led" com o cabo ligado no "input".

Felippe Rosa
Veterano
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Sabe me dizer alguma marca que venda potenciômetros confiável ?
Abçs

jonasdecorte
Veterano
# mar/13 · Editado por: jonasdecorte
· votar


jonasdecorte

Ele não liga ou não sai som? Pergunto pq alguns pedais só ligam o "led" com o cabo ligado no "imput".

fconde77

Vc solucionou o problema, hahahaha, to me sentindo burro, nunca tive um pedal assim antes. (Meus outros pedais acendem o led sem cabo no input). Abraço!

fconde77
Veterano
# mar/13
· votar


jonasdecorte
Vc ta se sentindo burro por isso.... Besteira, imagina eu que escrevi input com "M" e só vi agora que vc citou a minha frase.. rsrs

fconde77
Veterano
# mar/13
· votar


Felippe Rosa

CTS, Alpha conheço e uso, mas tem os Seymour Duncan que a galera também fala que são bons.

Cesinha Realeza
Veterano
# mar/13
· votar


Bertola ou Seiji, estou com o seguinte problema. Levei minha guitarra (Ibanez RG270DX com ponte flydrose) em um luthier que não conhecia há menos de dois meses e a guitarra começou a trastejar demais nas cordas E, B e G na 5ª casa e na corda D na primeira casa. O Luthier não me falou nada sobre as condições do braço ou dos trastes, o único comentário dele foi que a ponte dessa série da Ibanez era bem fraquinha e que se eu usasse muito a alavanca seria bom que eu a trocasse. Como não uso a ponte Flyd nem dei bola. Enfim, vou levar a guitarra apenas no final de abril no luthier novamente, porque o profissional da área mais próximo fica a 100Km e no momento estou sem tempo, mas preciso arrumar a guita pra pelo menos ensaiar. Qual poderia ser o problema? Desde já muito obrigado Seiji e Bertola.

Philipi
Veterano
# mar/13
· votar


fconde77
Mauricio Luiz Bertola

Refiz toda parte elétrica e troquei o alumínio.

Fotos:
1

2

3

4

5

6

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


Rafa-Ban
Cara, difícil dizer...
Mas, concordo com o fconde77
Felippe Rosa
Cara, tem as marcas Alpha, CTS e Gotoh...
Cesinha Realeza
Pode ser um monte de coisa, desde o ajuste da ponte, até empeno do braço devido a variações climáticas...
Abçs

Marlaum
Membro
# mar/13 · Editado por: Marlaum
· votar


Boa tarde Bertola. Recentemente adquiri uma Condor CLP2FMVB (FMVB acho que é Flamed Maple Vintage Burst) made in Korea através de um parente que possui uma loja. O preço dela pra lojistas é 889...dólares. A CLPIISHB (HB acho que é Honey Burst) custava 579 dólares, e segundo a Condor, mais barata por ser fabricada na China. Tenho algumas perguntas. 1º A diferença que paguei realmente vale a diferença? 2º Não cheguei a ver a chinesa lá mas vi em uma outra loja uma CLP II (numeral em romano) e o corpo era em duas peças coladas. A coreana é feita com peça única no corpo (no braço, a mesma madeira do corpo, única, além da escala em rosewood). Isso faz alguma diferença?3º A madeira usada parece demais com o mogno, mas eu acredito que é nato, confere? 4º O acabamento é quase perfeito, não vi nenhuma falha, a não ser uma: O friso no corpo, perto do braço, era mais fino que a madeira do tampo, e eu pude ver que o maple tinha quase 5mm. Eu digo maple pq parece pra caramba e o meu parente me disse a mesma coisa. Como o site está fora do ar e vendedor é sempre tendencioso, me diga se há alguma possibilidade de esta guitarra ser a lemon drop nova, já que, segundo ele, o preço na loja normal seria de uns 2200 reais. Desde já, agradeço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


Marlaum
1)Sim, vale a diferença; mais por questão de materiais e capricho na manufatura.
2) Não faz muita não.
3) Essa série coreana é em mogno mesmo. ACLP2 é nato.
4) Não sei te dizer, mas não é a "Lemon Drop" não.
Abç

lipe_2104
Veterano
# mar/13
· votar


Olá Bertola, minha fender está arrebentando muito as cordas.
Dessa vez em menos de uma semana arrebentou a mizinha de um jogo de elixir.
Você sabe como poderia ser resolvido esse problema?
A ponte é uma American Vintage Synchronized Tremolo
ao que parece a corda 'entortou' e arrebentou na ponte, como se o aço tivesse entortado até arrebentar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji