【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


lipe_2104
Pode ser rebarba ou até mesmo corda colocada errado...
Abç

lipe_2104
Veterano
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bom, a corda arrebentou no saddle da ponte, justamente no meio dos dois parafusos para regulagem. Ela entortou naquele ponto até que se partiu.
Você acredita que seja o saddle que esteja muito "afiado"?

Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


lipe_2104
É provavel...
Abç

Plank
Veterano
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola,

quando troca o calibre do encordoamento ( .010 para .011) as oitavas também mudam?

é o seguinte, eu dei uma regulada geral no violão aqui em casa, fiz nut/rastilho de osso, botei encordoamento .011 e regulei o tensor e parece q a corda G não tá afinando. Quando eu afino ela em relação a corda D ela não fica afinada em relação a 3º casa da corda E. Será q é problema no nut q eu fiz?

JJJ
Veterano
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Grande mestre! Tô numa dúvida aqui... Se puder me aconselhar...

Seguinte: tenho uma Epi SG G400 cherry que vou trocar os captadores por um par de P90. Já que vou ter que mexer em escudo, buracos e tal, resolvi dar um jeito na cara dela, porque não curto aquele cereja brilhoso... Ok... Pode chamar de frescura... rs

Se eu só raspar de leve, no bombril (testei já sob o escudo), pra tirar o brilho mais externo, fica muito mais bacana, com cara de "worn cherry". A pergunta é: depois dessa "raspadinha", preciso passar alguma coisa sobre a madeira (cera, óleo de peróba, sei lá) ou posso deixar sem nada? (eu pensei em passar uma cera bem escura, pra puxar pro marrom, tipo "worn brown", que acho um visual bonito paca)

Aquele abraço!

GRRS
Veterano
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá Bertola,

Recentemente eu comprei um jogo de trastes em barra e pretendo te-los instalados na minha guitarra futuramente...

Só que vou demorar alguns dias para mandar pro luthier pra fazer o trampo. Acontece que estou esperando outras peças encomendadas chegarem pra daí levar tudo de uma vez

Você por acaso tem alguma dica de como guardar os trastes não instalados, a fim de evitar qualquer desgaste desnecessário neles?


Agradeço desde já


ABs

overset09
Veterano
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Como fazer para blindar uma guitarra SX modelo strato? Retiro o escudo e coloco papel alumínio (não encontro fita de cobre na minha cidade) por trás? Precisa revestir também as cavidades onde ficam os captadores? Melhoraria a questão do ''zumbido''?

Na sua opinião, vale a pena trocar os captadores de uma guitarra strato da SX (corpo em american alder) pelos: GFS True Coil Overwound Set (12K / 10K / 7K)? Teria uma melhora significativa?

AceDivini
Veterano
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tu já chegou a responder um tópico meu sobre afinadores, dizendo que para regulagem, os melhores são os de ponteiro.
Tu tem alguma recomendação de marcas e modelos para fazer a regulagem de oitavas?

Valeu !

123nove
Veterano
# mar/13
· votar


Bertola, fui fazr a eletrica de uma gutiarra, e no tone, pus um capacitor "63".. Depois que terminei, liguei a guitarra, ela funcionou, mas quando "abri" o tom, ela parou de sair som,e não estou identificando o problema,e sta tudo certo, como era antes, so mudou a captação, que antes era hss, e agora é hsh (dimarzio antigo, kent armstrong e malagoli).

O que pode ter sido? O capacitor pdoe ter queimado os pots, pu ate mesmo os captadores?

Felippe Rosa
Veterano
# mar/13
· votar


fconde77
Valeu cara !!!
Mauricio Luiz Bertola
O desgaste dos trastes é inevitável ou se limparmos as cordas sempre depois de tocar não haverá desgaste ?
Abçs

fconde77
Veterano
# mar/13 · Editado por: fconde77
· votar


overset09

Como fazer para blindar uma guitarra SX modelo strato? Retiro o escudo e coloco papel alumínio (não encontro fita de cobre na minha cidade) por trás? Precisa revestir também as cavidades onde ficam os captadores? Melhoraria a questão do ''zumbido''?
- O ideal seria usar cobre mas com alumínio também tem um bom resultado, só não use papel alumínio de cozinha (aqueles de rolo), use alumínio de formas descartáveis que pode ser encontrado em supermercado e estique bem para tirar as dobras.
Siga o passo-a-passo desse link que é bem explicativo.
http://www.pisotones.com/Articulos/psst/shielding-strato.htm


Na sua opinião, vale a pena trocar os captadores de uma guitarra strato da SX (corpo em american alder) pelos: GFS True Coil Overwound Set (12K / 10K / 7K)? Teria uma melhora significativa?
- Eu tenho uma SX SST e a captação e um dos melhores upgrades para essa guitarra, só fico com receio do custo desses captadores pq o valor final será de +- R$ 380,00 (com frete e imposto de 60%.)sem falar que esses captadores que citou são singles com bobinas sobrepostas (noiseless) e os potenciômetros de 250K da guitarra terão de ser trocados por de 1000k.
Na minha ia instalar o jogo da Malagoli Custon AlNiCo Blues, mas instalei um jogo da Kent Armstrong Texas vintage Alnico que foram bem mais baratos (R$ 56,00 cada, na Barra Music)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


Plank
Corda não tem "calibre", pois não é cano de arma; tem espessura.
Sim, muda.
Violão não dá regulagem de 8ªs perfeita.
JJJ
Apenas passe cêra incolor e depois flanela.
GRRS
Não precisa fazer nada, exceto deixá-los na embalagem.
overset09
Faça o que o fconde77 sugeriu.
AceDivini
Não, não tenho. Compre apenas um que funcione bem; nada mais.
123nove
Pode ser um capacitor errado. Compre um de 0,047uF ou 0,022uF.
Felippe Rosa
Desgaste é inevitável.
Além de limpar sempre as cordas após tocar, deve-se trocar o encordoamento assim que ele der sinais de oxidação. Não economize!
Abçs

Bloody_Rage
Veterano
# mar/13
· votar


e aí galera tudo bom? estou com uma dúvida aqui sobre madeiras,gosto mto de metal e de telecasters,aí achei uma guitarra q possui 2 humbuckers(braço e ponte) e as madeiras dela são ash e maple,q dão um som bem estalado,a dúvida é: cairia bem tocar metal nela? seria só digamos q um som mais aberto ou um som agudo mesmo?

JJJ
Veterano
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Valeu, grande!

overset09
Veterano
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola, fconde77

Entre os sets de captadores para guitarra strato da Malagoli e os da Guitar Fetish, qual seria mais indicado para um upgrade? Gostaria de comprar coisa boa, pois futuramente se for trocar a guitarra, já teria bons caps.
Os preços dos sets seriam equivalentes.

Malagoli: Custom Alnico 50 ou Custom Alnico Blues
Guitar Fetish: São os novos caps, True Coil Overwound Set 12K / 10K / 7K

Pelo jeito teria de trocar os potenciômetros também, correto?

Gostaria de deixar minha guitarra bem versátil, mas o estilo que gosto mais de tocar é rock n' roll e blues.

Possuo uma SX american alder.

Obrigado!

fconde77
Veterano
# mar/13 · Editado por: fconde77
· votar


overset09

São captadores bem diferentes(Malagoli e GFS), e essa escolha acho estritamente pessoal

Pelo jeito teria de trocar os potenciômetros também, correto?
- Essa troca só é necessária se optar pelo KIT da GFS que tem bobinas sobrepostas.

Gostaria de deixar minha guitarra bem versátil, mas o estilo que gosto mais de tocar é rock n' roll e blues.
- Não me leve a mal, mas quem tem que ser versátil e vc, o equipamento vem em 2º lugar.

overset09
Veterano
# mar/13 · Editado por: overset09
· votar


Post editado.

fconde77
Veterano
# mar/13 · Editado por: fconde77
· votar


xx

emachado
Veterano
# mar/13
· votar


Bertola

Quero lhe pedir uma dica.
Qual caneta você usa para assinar seus instrumentos de forma que o verniz não borre?

Ah comprei o Digitech DG3012 e estou achando muito bom. Valeu a dica.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


emachado
Uso caneta de retroprojetor de ponta média (20mm).
Bloody_Rage
Cara, quem vai "esculpir" o som é vc, com seu amp.
overset09
Os dois ~"sets" são bons. Os da Malagoli (Os Custom AlNiCo Blues) tem como vantagem serem nacionais e chegarem celeremente à sua casa. Os GFS são melhores, mas são mais caros, dependem de cartão de crédito internacional para serem comprados e vão demorar pra chegar, Ademais, será preciso trocar os pots por 500K (custo ainda maior).
Não me leve a mal, mas quem tem que ser versátil e vc, o equipamento vem em 2º lugar.
Abçs

123nove
Veterano
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Vou mudar o capacitor.. Mas corre o risco de eu ter perdido a captação?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


123nove
Não.
Abç

123nove
Veterano
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Po, valeu, me deu uma esperança.. Troquei o capacitor, e deu certo! Mas usei o 0.063 que era oq eu tinha aki, e deu certo.. So ta mais grave, mais ta blz..

João Pedro Strabelli
Veterano
# mar/13
· votar


Estou com umas dúvidas.
Recentemente peguei um violão Crafter para tocar em alguns eventos, e o headstoke já foi quebrado e consertado duas vezes por causa de tombos. As cordas nele são de tensão normal, mas eu gostaria de colocar cordas pesadas, pois gosto mais do som delas, mas estou com receio de quebrar um violão que não é meu. Há algum meio de saber se o conserto aguenta estas cordas?

Obrigado mais uma vez.

Kaah_lol
Veterano
# mar/13
· votar


preciso de uma ajuda simples:
galera, hoje conversei com meu luthier sobre construção do corpo da minha próxima guita.
quero algo parecido com alder ou ash (principalmente em sonoridade).
poderiam me dizer quais madeiras nacionais se assemelham com alder e ash? Preferência pra ash, mas curto a sonoridade das duas madeiras..
valeu!

fconde77
Veterano
# mar/13
· votar


Kaah_lol

Nacionais tem o Marupá e Freijó. Acho que o freijó será mais o estilo que procura ficando o Marupá mais para o Alder que tem em o som mais amaciado, agudos comportados e timbre equilibrado.

Kaah_lol
Veterano
# mar/13
· votar


fconde77

po, valeu!
chegaram a me falar que o Tauari Branco também é bem parecido com Ash.. Essa hipótese está certa? k

fconde77
Veterano
# mar/13
· votar


Kaah_lol

Já ouvi o Bertola falar que é usado pra fazer o braço, corpo nunca vi.
Espera ele estar on-line que ele te responde com mais certeza.

ariancarvalho
Veterano
# mar/13
· votar


Galera, tô trocando a elétrica da minha Squier Telecaster California Series.
Nessa mudança vi que não uso muito o potenciômetro de TONE, quando uso é somente para diminuir o estalado do captador da ponte.
Então pensei em duas alternativas, ou retirar o potenciômetro de tone; ou liga-lo somente para o captador da ponte. O que acham melhor? Retirar ou mudar a ligação?
Alguém me dá uma ajuda nesse esquema de ligação para o captador da ponte somente? Só acho esquema da ligação padrão.
Obrigado desde de já.

upca
Veterano
# mar/13 · Editado por: upca
· votar


Bertola, eu tenho a seguinte dúvida:
O caso é o seguinte, apareceu pra mim uma oportunidade de trocar a minha Tele Standard MIM usada por uma Modern Player Thinline Deluxe nova (de loja) botando pouca grana na volta. Como sempre fui apaixonado por thinlines e P90's, babei na hora, mas seria um 'tiro no escuro', sem poder testar. Você sabe se vale a pena? Essas MP's são Made in China mesmo?

Saudações!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji