【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
guitar_VLP
Veterano
# mai/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado Bertola.

Mas quando voce fala de aterramento nessa caso seria do captador ou da parte eletrica da guitarra? Porque um captador é perfeito e o outro não.
Que falaram que o captador tem aterramento tb, mas eu sou leigo disso.

Obrigado novamente.

guizimm
Veterano
# mai/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
ta,eu confundi o nome,mais eh comum oq eu flei ai em cima?

Joel_ESP
Veterano
# mai/11 · Editado por: Joel_ESP
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olá Bertola.
A um tempo atrás toquei num amplificador da Epiphone que tinha falante de 8, era todo preto e acho que tinha 15 watts, tinha reverb e um ótimo clean. Você sabe qual o modelo dele?
Abç.


EDIT: Descobri, é um Studio 15r.

emachado
Veterano
# mai/11 · Editado por: emachado
· votar


Bertola

Que madeiras brasileiras ficariam bacanas para uma tele, considerando a manutenção de seu timbre característico?

Existem teles em amieiro e ash. Qual delas apresenta aquele som característico de muitos bluseiros?

Se eu inserir um humbucking, hot rails ou stack no meio consigo obter o som característico da tele com mais uma opção com o cap do meio?

Altera demais o projeto de eu utilizar uma faixa de rouxinho por trás para inserir o tensor na cavidade aberta por trás? Desta forma, posso fazer a escala direto no braço de pau-marfim, sem colagem da escala.

Ou furar o braço com uma broca longa é mais adequado para manter as características originais?

Saudações

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/11
· votar


guitar_VLP
Sim, o captador tem seu aterramento também, e dependendo do circuito, pode estar desligado. Agora, se todos os aterramentos estiverem ok, é defeito do capt mesmo...
guizimm
Cara, leia de novo o que respondi...
Joel_ESP
Se era um valvulado, devia ser da linha Electar.
emachado
Freijó e marupá.
Cara, esses capts aí fogem totalmente do timbre telecaster...
Vc pode fazer isso sem problemas, mas é mais fácil fazer a escala colada mesmo.
Abçs

emachado
Veterano
# mai/11
· votar


Bertola ao vivo

Valeu Betola!!!

Bonnerfl
Veterano
# mai/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
mestre, na cort evl k4 onde fica o acesso ao tensor? naquela chapinha onde tem uma cruz?
ah, teria alguma explicação para ter aquela parte sem pintar na ponta do head?
headstock

eu estou sentindo uma certa falta de peso no som, jah q a guitarra veio com cordas 0.10 e eu estou acostumado com um jogo hibrido de 0.11/0.12 então eu estava pensando em colocar cordas 0.11, mas sera q por ela ter floyd ela não se daria melhor com cordas de menor calibre? ou eh so regular ela certinho e pronto???

agora sobre a otra guitarra:
como eu jah peguei essa guita com alavanca (a cort) estava pensando em bloquear a ponte da minha strato afim de mais sustain, mas seria melhor usar um bloco de madera ou um de metal (teoricamente esse transmite o som mais rapido) para fazer o serviço? ah, tenho a mesma facilidade de conseguir ambos, porem as molas da ponte não tem aki na minha cidade.

vlw!

MR__Bruno
Veterano
# mai/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Essa caixa aqui http://www.playtech.com.br/ch/prod/22653/2380/0/caixa-acustica-landsca pe-guitarra-spdt-112.aspx
abç

Velvete
Veterano
# mai/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola


Quanto a usar um 59" e um Mean 90 da GFS eu teria que trocar os potenciomentros?

Lembrando que minha guitarra só possui um de volume e um de tone.

Abraços

Das Pedras
Veterano
# mai/11
· votar


guizimm

Po, achei ele no lixo, ai eu peguei pra mexer nele, so que eu vi q era de marca boa e tal, fiquei querendo tocar nele....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/11
· votar


Bonnerfl
Exatamente aí.
Estética, mais nada.
Regule sua guitarra à contento e coloque 5 molas.
Use madeira. Compre as molas pela internet.
MR__Bruno
Essa mesmo...
Velvete
Em princípio, não. Mas atente para o fato de que, com pots de 500K, o Mean 90 vai ficar um tanto agudo...
Abçs

Saul Morello
Veterano
# mai/11
· votar


lá vou eu de novo abusar o bertola....


bertola eu queria saber se vc conhece uma guitarra entre 800-1500 que serve pra blues e heavy metal...

guizimm
Veterano
# mai/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
eu intendi oq vc flo mais eu n me expressei direito,eu quiz perguntar se eh comum a parte solida do meio do corpo da guitarra serem duas partes de madeira,pq eu achei q o pedaço de madeira do meio era uma peça soh

cidaoRC
Veterano
# mai/11
· votar


Prezado Bertola
Boa tarde
Me diga por favor:
Para uma tagima les paul anos 90 braço colado, já tá com tarraxas grover e ponte gotoh. Seymor Duncan custom 59' + JB ou Malagoli custom 59' + H777?
E para uma giannini SG 1974? Tava pensando em Malagoli H777 + A8. O que me diz?

cidaoRC
Veterano
# mai/11
· votar


Ou vc tem sugestões de combinações melhores para a les paul e para a SG. Pelo custo bebefício to quase fechado na malagoli.
Abraço

cidaoRC
Veterano
# mai/11
· votar


Outra coisa: (Já tô abusando) Comprei recentemente tarraxas, ponte e cordal para montar uma guitarra de 12 cordas. Tava pensando em uma réplica das Rickenbaker 350. Que tipo de madeira brasileira vc acha legal para corpo e braço e qual captação indica?
Obrigado

cidaoRC
Veterano
# mai/11
· votar


Descupe Bertola. Disse Rickenbacker 350. Na realidade é a Rickenbacker 330/12 Fireglo. AChei genial o headstock. 3+3 de guitarra junto com 3+3 de violão. Genial

guizimm
Veterano
# mai/11
· votar


cidaoRC
vc ta ligado q vc pode editar o sua postagem e bota todas as suas duvidas em post soh neh

guitar_kevin
Veterano
# mai/11
· votar


Gostaria de saber qual seria a captação mais legal pra tocar de um heavy metal até um blues pra minha ibanez

[em basswood, tampo em maple e floyd rose, configuração HH]

eu tava pensando em um par da seymour duncan, só que eu curto muito o kit Emg 81/85,

no caso o emg, a bateria cabe na parte elétrica da minha guitar, entao nao haveria necessidade de furar a guita... valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/11
· votar


Saul Morello
Qualquer uma dessa faixa de preço....
guizimm
A construção "tradicional" é com um bloco só... Se é o que vc quer saber...
cidaoRC
Do ponto-de-vista da captação, boas escolhas...
Creio que para uma 12 cordas, sólida, o marupá seria uma boa escolha.
Abçs

MR__Bruno
Veterano
# mai/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Vai ficar superior a um laneyLV100 o cabeçote + essa caixa ?
Abç

WebTiago
Veterano
# mai/11
· votar


Bertola estraga passar oleo de peroba em todo o violao???

cidaoRC
Veterano
# mai/11
· votar


Ok Pessoal, obrigado pelas dicas para uso do forum
Bertola, pq vc diz do ponto de vista da captação? As guitarras não são legais? As duas são de mogno maciço, no caso da tagima corpo e braço que é colado e não parafusado como as tagima da época. A giannini é 1974, não é daquela fase pro line. É vermelha translucida com escudo pequeno preto e braço com uma escala de uma mdeira muito bonita, meio avermelhada e cheia de veias. O corpo não tem nenhuma emenda é uma peça só de puro mogno. Tirei o captador das duas, dei uma raspadinha na tinta, a madeira é bem puxando pro vermelho. Sem mexer nos caps tem um tremendo sustain e um som bem encorpado. Achei melhor comprar elas do que essas atuais que tem por ai na mesma faixa de preço (entre 800 e 1000 reais). Fiz mau negócio?
Abraço

GustGuitar
Veterano
# mai/11
· votar


Bertola
Cara, o que você acha dos Gibson 57 para sons mais pesados (em les paul)? O som embola?
Obrigado

leo2505
Veterano
# mai/11
· votar


Bertola ou Seiji hehe

Uma pergunta rápida, estou querendo muito comprar uma semi acústica, qual é a mais recomendada:

Condor JC 160 ou Tágima blues 300??

Nessa faixa de preço de 1000-1500 tem alguma outra sugestão melhor?
vlw

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/11
· votar


MR__Bruno
Não...
WebTiago
Não... Mas óleo-de-peroba é pra passar na escala.
cidaoRC
Cara, se vc leu minha resposta, viu que eu achei os capts adequados.
Não, fez um bom negócio sim.
GustGuitar
Porque "embolaría"?
Equalização no amp serve pra isso....
leo2505
Ambas são bem parecidas.
Abçs

Valter Bergamo
Veterano
# mai/11 · Editado por: Valter Bergamo
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Boa tarde, tudo blz.... deixa te perguntar uma coisa, voce já trabalhou com a madeira "gonçalo alves" chamada tambem de Tigerwood se não me engano.

Abraço!
Ate+
P.S Mudei o nick de espetinho pro meu nome, melhor ne, ehehhee

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/11
· votar


Valter Bergamo
Em luthiería, eu não. Mas alguns colegas já trabalharam com essa madeira, principalmente para tampos e escalas, ela é muito pesada e dura, e tem um belo padrão figurado.
Mudei o nick de espetinho pro meu nome, melhor ne, ehehhee
Eu acho isso fundamental (pelo menos no meu entender...).
Abç

condor guitar
Veterano
# mai/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

A ibanez Grg 150 e de compensado? Queria uma substituta da minha condor rx-20s a ibanez grg 150 seria uma boa? valeu pela ajuda!!!

FRSouza
Veterano
# mai/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Opa, Voce conhece a Washburn Stevie Salas signature? O que me diz dela? ví uma hoje, usada, tava por uns 800 e poucos reais, fiquei interessado nela, mas achei pouca coisa na net... Abraço!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji