【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Alexandre Lavignoso
Veterano
# out/12
· votar


Qual a altura da base das cordas até os trastes que é considerada ideal para não dar trastejamento mesmo quando afinamos uns tons abaixo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/12
· votar


Thorin o Hobbit
Trata-se de um tipo de acabamento simples. Depois das camadas de seladora e de umaúltima lixagem passa-se cêra comum (incolor) ou cêra de carnaúba.
carlosoliveira
Esses capts são passivos. Sonoridade normal.
Bom pra solo?
Issonão existe cara...
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/12
· votar


Guilherme Dutra
Que dá, dá. Mas o seu luthier deverá fazer a devida adaptação na cavidade da trócula.
Alexandre Lavignoso
Não existe. Use o bom senso.
Abçs

Alexandre Lavignoso
Veterano
# out/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ok. Obrigado.

Alexandre Lavignoso
Veterano
# out/12
· votar


Sei que é chato e já lhe fizeram várias vezes essa pergunta, mas afinal vamos trabalhar com a realidade, o melhor traste para o instrumento seria aquele que durasse mais e que criasse estabilidade e uma performance adequada para o instrumento. Então o melhor não seria Aço Inox? Se a questão for o manuseio qual o problema? sendo o que é mais importante é o instrumento e o executante terem o que precisam para fazer o seu melhor trabalho.

Msess
Veterano
# out/12 · Editado por: Msess
· votar


Mauricio Luiz Bertola
como fica o som de uma strato com H-S-H ??

com caps sem marca.


eo que voce acha desse kit Kent Armstrong

Vs4
Veterano
# out/12 · Editado por: Vs4
· votar


Tenho uma guitarra com Ponte Floyd Rose, e recentemente percebi que ao dar alavancadas mais fortes, a rosca que segura a alavanca solta da base deixando a alavanca solta, ai tenho que abrir a tampa e apertar

Tem algum meio de resolver isso?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/12
· votar


Alexandre Lavignoso
Trastes de aço são de difícil instalação e ajuste. Alguns acham que o som fica "vivo" demais com eles.
Msess
Como o de uma strato com capts Hb's...
É um kit simples, mas eficaz, principalmente se sua guitarra for barata...
Vs4
Não.
Abçs

Msess
Veterano
# out/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Vlw! aa e outra coisa minha ponte ta com 3 molas 2 nas extremidades e uma no meio, ta certo assim?

Shapu
Veterano
# out/12
· votar


Msess

Normal.

Msess
Veterano
# out/12
· votar


Shapu
ok

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/12
· votar


Msess
Eu sempre recomendo 5 molas...
Abç

Shapu
Veterano
# out/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Eu sempre recomendo 5 molas...
Abç


É bem mais estabilidade. Eu uso tres molas, ja testei com 4, estabilidade é outra, apesar de ficar dura, mas é bem mais estável. A minha guitarra não desafina dando alavancadas, mas se der uma pra tras o tom sobe mais ou menos meio tom, e dando um dive ela volta ao normal. Chatinho isso, floyd meia boca é triste :P.

Msess
Veterano
# out/12
· votar


quando eu for pegar outra alavanca eu compra molas e vejo como fica com 5.

Irenicus
Veterano
# out/12
· votar


Olá Maurício,

Sabe dizer se pode trazer quilted maple top dos EUA pessoalmente? Ou é proibido por lei?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/12
· votar


Irenicus
Não, vc pode comprar pelo E-Bay através do cartão de crédito internacional.
Abç

thiagome
Veterano
# out/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola gostaria de sua opinião. Encontrei uma ponte trêmolo para stratotocaster da GFS com um bom preço no Mercado Livre, com o bloco de latão e espaçamento "import" (padrão das pontes chinesas). Gostaria de saber sua opinião sobre as ponte da GFS, se são boas (claro, não querendo comparar com uma Gotoh, Fender ou Wilkinson) para upgrade em uma guitarra barata e se o bloco de latão dá muita diferença no timbre da guitarra em relação ao de aço.
Um abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/12
· votar


thiagome
Sim, são boas.
O bloco de latão é o padrão, bloco de aço é pouco usado e "produz" um timbre mais "aberto".
Abç

TheRover
Veterano
# out/12 · Editado por: TheRover
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, as atuais Condor Lemon Drop são tão boas quanto a do MauricioBahia? Se não, quais as diferenças entre a nova e a antiga geração?

thiagome
Veterano
# out/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mais uma vez obrigado!
Abraços.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/12
· votar


TheRover
Cara, eu não achei que sejam, mas a análise que fiz foi superficial.
Mas isso pouco importa, pois é uma excelente guitarra.
Abç

NicoRox
Veterano
# out/12
· votar


Gostaria de saber se é possivel eu, trocar a cor de um captador dimarzio, eu tenho da cor branca e queria deixar branca

TatoPetry
Veterano
# out/12
· votar


Opa tenho uma duvida sobre pintura.
Vou fazer reforma em uma antiga guitarra minha, é uma gianini baseada no modelo bich da bc rich, bem antiga. Pelo que me lembro minha mãe comprou ela em 93 e ja era usada.
Eu gostaria de pintar ela usando essa tecnica do video.

Porém eu achei poucas coisas na net de como fazer esse tipo de pintura.
Gostaria de saber.
Qual tinta que eu uso? Vi um topido do valter que ele fala do verniz aerografo acrilex mas não entendi bem o modo de aplicação.
Passo a seladora antes ou posso misturar com o verniz e passar junto? Qual seria a medida nesse caso?
Qual o tipo de "pincel" eu utilizo, o cara do video ta usando um tipo de estopa é isso??
Essa preta que ele usa pra deixar alguns veios mais escuros é que material? Tinta preta mesmo?
Agradeço desde ja!

TheWantonSong
Veterano
# out/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
O braço das Condor Lemon Drop são do tipo 60's (slim taper) ou 50's?

fconde77
Veterano
# out/12
· votar


Não assisti ao vídeo todo , fui adiantando e vendo o processo sem som.. Mas pelo que vi ele usou um corante, muito provavelmente diluído em álcool, lixou para tirar parte da camada tingida e repetiu a operação com o azul e fez as bordas com preto novamente...

Lembrando que ele deve ter testado a proporção álcool e corante em outra peça de madeira pra chegar na tonalidade desejada.

Foi feito com a madeira "ao natural"(sem selante ou verniz), então depois disso ele provavelmente vai aplicar o selante e o verniz...

Mas lembrando que esse resultado só foi obtido por ser um top de flamed maple que tem esse padrão e o procedimento acima foi para realçar a aparência numa tonalidade específica.

TatoPetry
Veterano
# out/12
· votar


fconde77
Opa meu velho vlw, sobre o flamed maple eu to ligado a guitarra que eu vou fazer não tem, mas em ultimo caso estou pensando em colar uma folha de flamed por cima.
A seladora pode ser aplicada depois da tinta então?
Sabe me dizer um corante bom pra esse tipo de serviço?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/12
· votar


TheWantonSong
Nem um nem outro. Assemelham-se mais aos das Gibsons modernas.
Abç

mr.jackson
Veterano
# out/12
· votar


Mestre, Staner GT200 para ser usado com guitarra, achei por 1000 reais.
É uma boa, ou não ?
Tenho uma pedaleira legal ( ME25), então não precisarei de distorção nem nada.

Abraço.

NicoRox
Veterano
# out/12 · Editado por: NicoRox
· votar


Gostaria de saber se é possivel eu, trocar a cor de um captador dimarzio, eu tenho da cor preta e queria deixar branca

fconde77
Veterano
# out/12
· votar


TatoPetry

A seladora pode ser aplicada depois da tinta então?
Pra não gerar confusão o que é aplicado no vídeo e um corante provávelmente diluído com alcool... Nesse caso específico vc aplica antes do selante pq a intenção é realmente de manchar a madeira. Numa pintura "tradicional" o selante é aplicado antes da tinta.

Sabe me dizer um corante bom pra esse tipo de serviço?
Não sou a melhor pessoa pra falar mas acho que anilina pode ter um resultado satisfatório. Veja com o Valter Bergamo ou o próprio Mauricio Luiz Bertola que são muito mais gabaritados do que eu.

Uma dica que te dou é buscar laminas de madeiras nacionais como "Canela-louro" ou outra do tipo "Rádica"... pode ser mais barato e mais fácil de encontrar

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji