Autor |
Mensagem |
João Pedro Strabelli Veterano |
# out/12
· votar
guitarluiz Se você achar uma chave de 9 pinos 3PDT (http://www.soldafria.com.br/chave-3pdt-para-pedal-de-efeito-de-guitar ra-pi-980.html), tem como fazer isso que você quer. Se já tiver o circuito feito, puxe um fio de um dos pontos da ligação para o pino do meio de cada fileira. Deste pino para um lado cole os componentes originais, do outro as alterações. Assim, você consegue mudar o som apenas pisando em uma chave.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
 |
# out/12
· votar
Shapu POde ser problema de chave ou da fiação... Abç
|
Shapu Veterano |
# out/12
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Opa, vlw Bertola, vou levar em um luthier pra da uma olhada nisso.
|
JJJ Veterano
 |
# out/12 · Editado por: JJJ
· votar
Grande Bertola
Estou montando uma Strato HSS pra mim com "sobras de campanha"... hehehe
Seguinte: procurei um esquema elétrico (testado) na web com 2 volumes e 1 tone, mas eita coisa difícil de achar!!! O que eu quero fazer é assim:
HB Ponte > pot volume 500K > switch Single Meio > switch Single Braço > switch
e, depois do switch: pot volume geral 250K / pot tone geral 250K (cap.0.047)
Algo de muito estranho com esse esquema?
Será que é tão "ET" assim um pot de volume exclusivo pro humbucker (já que ele deve ficar com muito mais saída que os singles...)?
|
 |
# out/12
· votar
JJJ Esse esquema não existe... Use o esquema mais simples e efetivo que existe: O de telecaster. E, não tem problema do Hb ficar com mais volume que os Singles, basta diminuir a sua altura em relação às cordas. Outra coisa, no esquema H-S-S , os pots são de 250K e não 500K. Abç
|
# out/12
· votar
Mauricio Luiz Bertola JJJ
Há algum tempo fiz quase isso na minha guitarra. Usei o esquema da Tele para os captadores do meio e do braço e deixei o volume original, e só ele, para o captador da ponte.
Foi meio por acaso, eu sempre gostei de dois controles de volume e estava procurando o esquema elétrico da Les Paul no site da ACME, mas cliquei no da Tele e aí bateu a ideia. O captador da ponte ficou sem controle de tonalidade porque segui a primeira ideia de Leo Fender. A vantagem é ter volumes separados para solo e base.
|
 |
# out/12
· votar
João Pedro Strabelli A vantagem é ter volumes separados para solo e base. Para isso, basta um simples pedal de booster... Abç
|
JJJ Veterano
 |
# out/12
· votar
Mauricio Luiz Bertola Esse esquema não existe...
Então vou patentear! hehe
Os pots gerais são de 250K, o de 500K é só para o volume do humbucker, antes do switch de 5 posições.
Acho que vou experimentar... O máximo que pode acontecer é ficar uma porcaria e aí eu desfaço. Mas se ficar legal, eu desenho o diagrama e publico aqui.
Valeu, Bertola.
|
JJJ Veterano
 |
# out/12
· votar
Mauricio Luiz Bertola João Pedro Strabelli
Tem uma outra vantagem... Encher o terceiro buraco do escudo... rs
|
 |
# out/12
· votar
JJJ Cara, não precisa o pot de capt Hb da ponte ser de 500K... Rs,rs,rs,rs.... Abç
|
JJJ Veterano
 |
# out/12
· votar
Mauricio Luiz Bertola
É... Tem razão, melhor ser 250K mesmo. Porque quando atuar junto com o pot geral são mais 250K. Como a ligação é em série, a resistência resultante dá os 500K, comuns para humbuckers. E para os singles, ficam só os 250K de sempre. Esse esquema está ficando perfeito! kkkkkkkkkk
|
emachado Veterano |
# out/12
· votar
Bertola
Tudo beleza!
Há algum tempo venho "namorando" um Staner BX-200 para o baixo que estou construindo. A questão é se ele seria também uma alternativa para usar junto com as guitarras que tenho. Atualmente só toco em casa, mas devo fazer algumas gigs com amigos em breve. Ou teria alguma outra opção mais funcional para uso de guitarra e baixo na faixa de R$ 1.100,00?
|
 |
# out/12
· votar
emachado Cara, esse amp é totalmente recomendável. E funciona mui bem com guitarras, basta um equalizador na sua cadeia de sinal. Abçs
|
Craig Veterano |
# out/12 · Editado por: Craig
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Estou montando novamente minha guitarra e surgiu uma dúvida quanto a posição das molas da ponte, a ponte no caso é semelhante a essa
Minha dúvida é em qual posição devo encaixar as molas nessa peça
Aliás, são 3 molas.
Obrigado.
|
pedroditz Veterano |
# out/12
· votar
Pessoal, estou com dúvidas quanto ao esquema HSS da strato, gostaria de uma forcinha. Comprei para minha strato um captador single coil '54 (neck), um Texas Special (polaridade invertida) para a posição middle, e um Fender DH1 humbucker pra ponte. Os pots são os 250k originais da S-S-S, capacitor 0.22. O problema é saber qual o diagrama mais acertado para ligar tudo isso na chave de 5 posições e nos pots. Alguém pode indicar, por gentileza? Vi esquemas no site da fender para HSS, mas são muito diferentes quanto à ligação do DH-1.
|
 |
# out/12
· votar
Craig Sim. Mas na verdade são 5 molas. pedroditz O esquema é o comum. não muda nada... Abçs
|
Craig Veterano |
# out/12
· votar
Mauricio Luiz Bertola Sim. Mas na verdade são 5 molas.
Entendi, mas no caso a minha guitarra sempre teve 3 molas (tenho o instrumento desde 2000). Qual posição posso colocar? Pensei em uma no centro e uma em cada extremo, mas não sei se isso poderia prejudicar alguma coisa nessa posição.
Obrigado pelas respostas.
|
 |
# out/12
· votar
Craig Cara, compre as 5 molas, de boa qualidade de preferência. Principalmente se vc pretende usar essa alavanca eventualmente. Agora, se vc não usa a alavanca, bloqueie-a. Abç
|
pedroditz Veterano |
# out/12
· votar
Mauricio Luiz Bertola
pedroditz O esquema é o comum. não muda nada... Abçs
Minha dúvida é quanto à ligação do humbucker. Ora ligam o fio vermelho no terra e o verde na chave; ora invertem isso; ora ligam o branco e o preto juntos na chave. Esses dois esquemas ilustram um pouco disso:
http://support.fender.com/service_diagrams/stratocaster/011-1700Aupg1_ SISD.pdf
http://support.fender.com/service_diagrams/stratocaster/013-4700_02C_S ISD.pdf
O que tá pegando é que eu mesmo vou fazer a montagem (não há luthier na minha cidade), e não quero fritar minha guita na hora em que plugar ela :)
|
# out/12 · Editado por: João Pedro Strabelli
· votar
JJJ Tem uma outra vantagem... Encher o terceiro buraco do escudo... rs Foi exatamente isso. Ia encomendar um escudo com apenas dois furos, mas quando vi que ia rolar mais de 90 dilmas nisso, desisti. E até que ficou bonitinho o visual dos botões: Volume, Tone, Volume. Abraço
|
# out/12
· votar
Mauricio Luiz Bertola Cara, esse amp [Staner BX-200] é totalmente recomendável. E funciona mui bem com guitarras, basta um equalizador na sua cadeia de sinal. Taí uma dúvida que sempre tive. Aliás, 3:
• Além da frequência de graves, que outras características o amp de baixo tem para usar com guitarra?
• No milênio passado eu comecei a construir uma espécie de pedal de boost. Basicamente era um CI para amplificar, um controle de volume e o esquema dos primeiros equalizadores (tone stack) da Marshall e da Fender. Deu vontade de ressuscitá-lo. Isso substituiria o equalizador?
• É viável usar um amp de baixo junto com um de guitarra, em paralelo?
Acho que exagerei na quantidade de perguntas.
Obrigado
|
GabrielBarbosa Veterano |
# out/12 · Editado por: GabrielBarbosa
· votar
Opa, gente, onde posso encontrar 1 luthier aki no RJ? Proximo a Jacarepagua? Sou iniciante e tenho uma ibanez grg 170dx e notei que ela tem as cordas muito altas comparando com as guitarras dos meus amigos e parece que eu sempre toco pior(mais doq ja toco) na minha ibanez doq quando estou com as dos meus amigos, estou achando que são essas cordas altas.
|
# out/12
· votar
Aproveitando o tópico. Vcs me recomendam algum desses amps?
http://www.mundomax.com.br/3000010020-amplificadores_para_guitarras/cu bo_guitarra_dg1510_10_15w_rms_digitech
http://www.mundomax.com.br/3000010020-amplificadores_para_guitarras/cu bo_guitarra_dg3012_12_30w_rms_digitech
http://www.barramusic.com.br/ecommerce_site/produto_114281_1526_Amplif icador-Shelter-GA-50-50-watts-Falante-de-12
Quero comprar 1 amp novo na faixa de 800 reais.
|
 |
# out/12
· votar
pedroditz Tanto um quanto outro funcionam. Caso na posição intermediária o som fique "magro" (fora-de-fase), inverta a ligação. João Pedro Strabelli 1) Nenhuma, apenas maior projeção e robustez. 2) Sim, pode ser, mas só experimentando mesmo... 3) Sim, sem problemas... Vc pode até ligar a guitarra no de guitarra e esse no de baixo vía a saída "line out". GabrielBarbosa Esse Digitech 3012 é legal, inclusive pra ensaiar. Abçs
|
# out/12
· votar
Mauricio Luiz Bertola Só tirando uma última dúvida: amp de baixo com guitarra pode ser o com falante de 15? Lembro que fiz isso uma vez, mas lá vão mais de duas décadas, a guitarra era uma Tonante e eu tinha plugado por engano. O dono do amp não deixou eu nem mexer nos controles e desfez o engano. Assim, o pouco que lembro foi a falta de agudos, que, penso eu, veio da guitarra e da regulagem.
Obrigado por todas as respostas.
|
# out/12
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Por esse preço vc recomenda? Ou se procurar consigo mais em conta?
|
 |
# out/12
· votar
João Pedro Strabelli Pode, e não tem problema algum o falante ser de 15pol. O grande SRV usava um Fender Vibro (para guitarra mesmo), que tinha falçante de 15. GabrielBarbosa Recomendo esse mesmo. É um bom amp, com reverb e falante de 12pol, o que é essencial para um bom som de guitarra. Abçs
|
# out/12
· votar
Mauricio Luiz Bertola O grande SRV usava um Fender Vibro (para guitarra mesmo), que tinha falçante de 15. Essa eu não sabia! Embora eu considere que boa parte do som dele vem daquilo que está entre o ombro e as cordas da guitarra, gostei mesmo de saber desse detalhe.
Valeu pelas respostas.
|
yuri guitar Veterano |
# out/12
· votar
Mauricio Luiz Bertola Posso usar tarraxas de guitarra em violão de nylon ? porque meu violão é de nylon e com tarraxa individual e nunca acho para comprar.[abraços
|
zedoidiao Veterano |
# out/12
· votar
Olá amigos! lubrificar os abaixadores com grafite tb ajuda? Eu percebi uns estalos metálicos bem agudos e baixinhos quando eu uso a alavanca e as vezes desafina a corda que faz isso.
valeu!
|