【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
sabaoth1984
Veterano
# ago/12
· votar


Bertola

E esse corpo de cedro indiano é muito ruim?

E dos componente abaixo. O que modificaria de cara? (além dos captadores)

Um jogo de tarraxas novas talvez?

Desculpe a amolação rsrs

Tensoohvisky
Veterano
# ago/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara, um colega meu confiou a guitarra dele na minha mão pra mim fazer uma retífica de trastes, e só com uma pedra de amolar, lixas de 150 até 1200, bombril e cera, uma lima triangular, fita crepe e canetão pra marcar o desgaste, e um pedaço de cano pra enrolar as lixas pra dar o acabamento e arredondar, o trabalho ficou excelente, fiz tudo com calma sem pressa, os trastes ficaram alinhados, e arredondados e a guitarra com ação baixa não trastejou mais em lugar nenhum, fiquei tão feliz que o procedimento deu certo resolvi compartilhar aqui pra você kkkkkk... Como eu troquei as cordas da minha guitarra mês passado não dá pra fazer agora, mas o trabalho ficou muito bom mesmo. Creio que quando ficar mais velho um pouco talvez consiga levar essa profissão, só tenho 14 anos, e sei lá pra mim, era uma coisa muito complicada, e não foi o bixo de sete cabeças que eu esperava ser. Um abraço até mais.

RuanbestXx
Veterano
# ago/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
O Braço das Epiphone Standard são de mogno ou um maple escondido por uma grossa de verniz ? o Corpo é de mogno ou nato ? obrigado .

João Pedro Strabelli
Veterano
# ago/12
· votar


Tensoohvisky
Cara, se você tem esse sonho e a possibilidade, corre atrás. Com 18 eu pensei nisso e, até os filhos chegarem, pensei mais umas cinco vezes. Não deu e, agora com 45, tenho que priorizar algumas coisas. Ou seja, antes de aposentar é praticamente impossível. Então, corre atrás. Pode dar certo ou não, mas pelo menos você tentou.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar


Staiver
Certo, está, mas pode ser problema do próprio capacitor.
sabaoth1984
Não, e não precisa trocar nada em princípio.
RuanbestXx
Nato.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar


Tensoohvisky
Legal!
Abç

billkrek
Veterano
# ago/12
· votar


Bertola

eu queria saber qual o procedimento para pintar um blank de madeira de corpo de guitarra , que nunca foi pintado

Plank
Veterano
# ago/12
· votar


bertola, as cordas hibridas (010 a 049) podem causar algum entortamento no braço ?

Drinho
Veterano
# ago/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

só mais uma pergunta... tenho um captador aqui que está com o fio mais curto do que deveria para chegar até a chave seletora, uma emenda resolveria ou a solução é mandar recuperar o captador mesmo?

metallicasnake
Veterano
# ago/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Vc "clipou" o amp. Ele não é pra isso: Ensaio.

Nesse caso tem conserto??
Esse "clipar" seria ter queimado algo elétrico??

Fico em dúvida se conserto o amp ou compro outro mais potente (o problema é o "preço" desse mais potente, rs).

Obrigado mais uma vez.
Att.
Vitor

Mah_Soul_Power
Veterano
# ago/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

recentemente quando faço bends e alguns ligados tipo 10h11p10h11p10, o som da guitarra falha, nos bends o som corta do nada e nos ligados fica meio que "travando"...

O que pode ser???

Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar


billkrek
Não se pinta uma peça antes de ser usinada...
Plank
Não.
metallicasnake
Não. Elle "ultrapassou" a sua capacidade. Se isso não for feito o tempo todo...
Mah_Soul_Power
Trastejamento...
Abçs

Zibetti
Veterano
# ago/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Meus amigos, essa é a minha primeira vez aqui, até pq estou começando agora na guitarra. Na verdade, eu sou vocalista/cantor e senti a necessidade (urgente, diga-se de passagem) de me especializar em um instrumento.

Estou em vias de comprar a guitarra que me acompanhará nesse processo. Pré-selecionei algumas opções, e gostaria de saber a opinião do amigo Bertola a respeito de qual seria a melhor e mais indicada para se tocar metal mais "light" na linha Angra, Dream Theater, Crimson Glory, sem que a guitarra só sirva para esses estilos, que possa passear por rock clássico, blues, hard rock. Resumindo, busco uma que seja versátil até certo ponto, mas que tenha nessas referências que passei (metal light) o seu maior foco (ou que se encaixe bem dentro disso).

Estas foram as opções:

- Ibanez Art 300 - R$ 1.739,10

neck type ART Mahogany set-in neck
body Scalloped-Texture Maple top/Mahogany body
fret Medium frets
bridge Gibraltar III bridge
tailpiece Quik Change III tailpiece
neck pu LZ1-N (H) neck pu
bridge pu LZ1-B (H) bridge pu
hardware color Cosmo Black

- Cort M600T - R$ 1.451,88

Tipo da construção: Braço colado (Set-in-neck)
• Madeira do corpo: Mogno com Flamed Maple Top
• Madeira do braço: Mogno
• Tamanho da escala: 24,3/4”
• Trastes: 22
• Ponte: Wilkinson® WVPC
• Tarraxas: Die cast
• Hardware: Chrome
• Captação: EMG® HZ SA1 (braço) + EMG® HZ TB1 (ponte)
• Controles: 1 volume + 1 tone c/ push-pull e chave de 3 posições

- Ibanez SA 260FM - R$ 1.503,09

Braço: Braço colado em maple (Set-in-Neck)
Captadores: AHS1 (braço) + AHS2 (meio) + True Duo Bucker (ponte)
Controles: 1 volume + 1 tone e chave de 5 posições
Cor: AMB (Amber Burst)
Corpo: Mogno c/ Flamed Maple Top
Escala: Rosewood, com 22 trastes
Ferragens: Cromadas
Ponte: SAT Pro II
Tarraxas: Blindadas

- Cast Futura Custom F (usada) - R$ 1.200

Corpo: Jequitibá
Braço: Jequitibá
Escala: Pau Ferro
Ponte: Floyd Rose Graphtech
Tarrachas: Gotoh (Japan)
Elétrica: Gotoh
Trastes: Dunlop
Captadores: Originalmente a guitarra vinha com dois EMG 85, porém o vendedor pegou outra guitarra e trocou os captadores. Então, nesta Futura Custom será usado um Malagoli (que ainda não me informaram o modelo)

Desculpe se alguma informação estiver incompleta, eu copiei dos sites em que elas estão à venda. Agradeço demais se puderem me ajudar dizendo qual possui a melhor relação custo/benefício e justificando isso.

Abraço!

carlosrafa
Veterano
# ago/12 · Editado por: carlosrafa
· votar


Olá, eu sou o Carlos de Guaíba/RS. Gostaria de uma ajuda se possível, poderia me dizer qual desses 2 kits de Guitarra seria melhor para mim comprar se vale a pena o investimento ou não.Desde já agradeço, e fico no aguardo. Segue abaixo os links. valeu pessoal.

http://www.facebook.com/l/7AQGhkMrXAQFIBdAX68hII7TeSPha7HeU4vFCTbxIbuy KYA/www.walmart.com.br/produto/Instrumentos-Musicais/Cordas/Behringer/ 345441-Guitarra-Original-V-Tone-Behringer-Black
ou

afinador--cabo/p/2040043/00/im/iigu/" target="_blank" rel="nofollow">http://www.magazineluiza.com.br/kit-guitarra-eletrica-strinberg-egs-21 6-amplificador--capa--correia--afinador--cabo/p/2040043/00/im/iigu/

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar


Zibetti
Para o que vc citou, eu indicaría a Ibanez.
carlosrafa
Os links não servem...
Abçs

Zibetti
Veterano
# ago/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Qual delas? A ART300 ou a SA 260FM? Obrigado desde já!

Otto Mann
Veterano
# ago/12
· votar


Bertola, boa tarde!

Você sabe algo sobre a qualidade dessa Vintage V6JMH?

http://www.barramusic.com.br/ecommerce_site/produto_111674_1526_Guitar ra-Vintage-V6JMH--Strato--Headstock-Invertido--Polos-Invertidos--Branc a

No que implica essa parada de polos invertidos?

Desde já, muito obrigado!

cheidpuga
Veterano
# ago/12
· votar


Mestre Bertola. Tem um amigo meu que está querendo vender um condor D20 R$ 800,00 (violão com tampo, laterais e fundo maciços), e realmente o corpo dele é todo maciço está no site da condor. Não o testei ainda, só vou testar na próxima semana. Peço carecidamente a sua opinião em relação a isso. Esse violão é bem construído? Está muito barato para ser um violão com qualidade de um todo maciço.

carlosrafa
Veterano
# ago/12
· votar


Olá, eu sou o Carlos de Guaíba/RS. Gostaria de uma ajuda se possível, poderia me dizer qual desses 2 kits de Guitarra seria melhor para mim comprar se vale a pena o investimento ou não.Desde já agradeço, e fico no aguardo. Valeu pessoal.

http://www.facebook.com/l/7AQGhkMrXAQFIBdAX68hII7TeSPha7HeU4vFCTbxIbuy KYA/www.walmart.com.br/produto/Instrumentos-Musicais/Cordas/Behringer/ 345441-Guitarra-Original-V-Tone-Behringer-Black
ou

afinador--cabo/p/2040043/00/im/iigu/" target="_blank" rel="nofollow">http://www.magazineluiza.com.br/kit-guitarra-eletrica-strinberg-egs-21 6-amplificador--capa--correia--afinador--cabo/p/2040043/00/im/iigu/

carlosrafa
Veterano
# ago/12
· votar


Olá, eu sou o Carlos de Guaíba/RS. Gostaria de uma ajuda se possível, poderia me dizer qual desses 2 kits de Guitarra seria melhor para mim comprar se vale a pena o investimento ou não.Desde já agradeço, e fico no aguardo. Valeu pessoal.

http://www.facebook.com/l/7AQGhkMrXAQFIBdAX68hII7TeSPha7HeU4vFCTbxIbuy KYA/www.walmart.com.br/produto/Instrumentos-Musicais/Cordas/Behringer/ 345441-Guitarra-Original-V-Tone-Behringer-Black
ou
afinador--cabo/p/2040043/00/im/iigu/" target="_blank" rel="nofollow">http://www.magazineluiza.com.br/kit-guitarra-eletrica-strinberg-egs-21 6-amplificador--capa--correia--afinador--cabo/p/2040043/00/im/iigu/

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar


Zibetti
A SA260FM.
Otto Mann
É uma boa guitarra sim, embora eu não goste de mãos invertidas por questão de ergonomia. A alteração dos polos não implica muita coisa não.
cheidpuga
Cara, não posso opinar pois não conheço esse instrumento.
Abçs

Otto Mann
Veterano
# ago/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola



e você acha que o preço está bom?

Mais uma vez, muito obrigado!

Zibetti
Veterano
# ago/12
· votar


Valeu Bertola, muito obrigado. Será essa então, meu amigo.

Se não for incômodo, você poderia me dizer quais os pontos negativos daquela Cast que mencionei anteriormente? Segundo o meu amigo que está querendo vendê-la, as madeiras e as ferragens (Gotoh) são os diferenciais em relação a essas guitarras de nível intermediário. Jequitibá é realmente uma madeira diferenciada? Pergunto isso, pois é meio difícil de encontrar informações a respeito.

Mais uma vez, muito obrigado por me ajudar na escolha.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# ago/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Em les paul, o que será que fica melhor, cordas .010 ou .011?

Eu tenho uma cort com .009 e uma strato com .010. De uma pra outra é uma diferença considerável de timbre e pegada. Curti muito as .010 na strato, os bends saem mais precisos e achei mais confortável.

Em les paul costuma ficar a sensação de corda mais "frouxa" por causa da escala menor?? Se for assim, cordas .011 numa lespa ficaria próximo do que são as .010 numa strato?

Abração!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar


Otto Mann
É preço de loja cara... Não há muito o que falar.
Ontem entreguei um SX SST57 de um cliente. Regulada, ficou bem legal...
Zibetti
Cara, a Cast é uma marca nacional consagrada e de alta qualidade, mas, como é usada... Isso só depende de vc testar e aprovar...
GuitarristaDoNickEstranho
Por conta de uma escala mais curta, a tensão de uma LP com 0.11 é equivalente a de uma strato com 0.11, mas o resultado é ainda maior sustentação e som "encorpado".
Abçs

zedoidiao
Veterano
# ago/12
· votar


Fala pessoal, to com uma dúvida cruél! Vou comprar os caps novos pra terminar o up na minha strato, a sequencia vai ser H-S-H ... Os "H" serão Evolution da malagoli, porém são de imãs cerâmicos, e eu queria colocar o "S" o Custom Dallas, porém esse single é em Alnico...
Ouvi dizer que esses imãs não são compatíveis, por causar desmagnetização um do outro, ou de um deles em específico.... Tenho a opção de encomendar todos eles com o mesmo imã...
1° Qual seria mais aconselhável? transformar os Slngles em ceramicos ou Humbuckers em Alnico?

2°Lembrando que vou colocar um defasador, e gosto muito mais de Blues apesar de ser louco por Steve Vai e Satriani... Se eu alterar o imã dos "H" a mudança será muito ruim? Perderá harmonicos etc?
Ou não fára tanta diferença, não ligo pra perfeição no timbre, mas quero que chegue bem perto sem perder a qualidade entende?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar


zedoidiao
Não misture AlNiCo com cerâmico.
Abç

zedoidiao
Veterano
# ago/12 · Editado por: zedoidiao
· votar


Mauricio Luiz Bertola


Obrigado! Com certeza não farei isso rsrs,
minha dúvida é que ima usar neles, pois a malagoli dá a opção de alterar o imã... o alnico fara tanta diferença nos "EVO" Queria saber quais as prováveis mudanças na característica do som =)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar


zedoidiao
Cara, isso é secundário. O que interessa é o capt ser bom.
Abç

zedoidiao
Veterano
# ago/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Entendi, muito obrigado pela ajuda cara!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji