【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
davidevh
Veterano
# ago/12 · Editado por: davidevh
· votar


Bom dia !

Recentemente comprei uma guitarra Tagima JA S, paguei um bom preço em uma usada. Testando desplugada ela soou mais alta e encorpada que as outras 2 guitarras que possuo (IBanez RG e Tagima 635), plugada ela soou MUITO parecida com a tagima 635 (ambas possuem um JB na ponte).

Só que ando meio cismado com essas guitarras de compensado,mdf e aglomerado...Resolvi lixar a parte das molas da guitarra , sera que vc poderia me ajudar a desvendar o que é isso ??? Seria Madeira sólida ou derivados ?
De acordo com a tagima o corpo seria de Alder...

http://img256.imageshack.us/img256/6950/dsc00287xi.jpg

http://imageshack.us/photo/my-images/689/dsc00288ss.jpg/

obrigado !

EddieVanHalen
Veterano
# ago/12
· votar


Bertola

Poderia me indicar algum site ou blog que contenha um bom material para iniciação na parte elétrica de baixo? ou guitarra?

Queria muito começar a entender um pouco mais assim posso mexer sozinho nos meus instrumentos, o problema é que não sei por onde começar!!!

Bertola, poderia também me indicar algum cubo de baixo pequeno, para usar em casa, apenas para estudo? Existem tantos e eu estou precisando de um!!

Obrigado

Azian
Veterano
# ago/12 · Editado por: Azian
· votar


Bertola

Aproveitando a pergunta do EddieVanHalen além de site, tem algum livro manual bom, de ajustes para guitarra assim como da parte elétrica? Tambem é do meu interesse. Se tem, aonde posso encontrar?

Obrigado de novo.

João Pedro Strabelli
Veterano
# ago/12
· votar


Alguém já fez este esquema de ligação de captadores: http://www.dimarzio.com/sites/default/files/diagrams/IBZ_DSon.pdf ?

Se fez, o que achou? Estou pensando em fazer isso na minha ano que vem e queria alguma opinião.

Staiver
Veterano
# ago/12
· votar


Olá Bertola.
1. Tenho 2 caps intruder da malagoli, como faço para limpar os polos que são to tipo "Alien", pois estão enferrujados, e como mante-los sem ferrugem?(posso usar esmalte incolor neles tbm?).

2. O cap da ponte está com problema, quando ligo a guitarra o som dele sai como se estivesse somente 5% ~ 10% da potência real, e ao mexer na chave de seleção ou encostar uma moeda no cap, ele volta a funcionar, porem 5 minutos depois o problema se repete. Como arrumar isso?

Desde já agradeço.

davidevh
Veterano
# ago/12
· votar


2. O cap da ponte está com problema, quando ligo a guitarra o som dele sai como se estivesse somente 5% ~ 10% da potência real, e ao mexer na chave de seleção ou encostar uma moeda no cap, ele volta a funcionar, porem 5 minutos depois o problema se repete. Como arrumar isso?
troca o potenciometro...

Abixibarraba
Veterano
# ago/12 · Editado por: Abixibarraba
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, pesquisei aqui muita coisa e finalizei o esquema, da só uma conferida, por favor.

[IMG]http://img26.imageshack.us/img26/6264/telecasteresquemamodel.jpg[ /IMG]

Uploaded with ImageShack.us

http://img26.imageshack.us/img26/6264/telecasteresquemamodel.jpg

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar


davidevh
É madeira sólida cara...
EddieVanHalen
Azian
www.seymourduncan.com.br
Staiver
1) limpeza apenas, não há como mantê-los sem ferrugem.
2) Consulte seu luthier.
Abçs

EddieVanHalen
Veterano
# ago/12
· votar


Bertola

O site não funcionou, apareceu outro site, poderia por favor me mandar novamente o site?? Para mim e para o Azian??

Também poderia me indicar um amplificador pequeno, para estudo, apenas em casa??

Obrigado

Azian
Veterano
# ago/12
· votar


EddieVanHalen
Mauricio Luiz Bertola

Sobre o site:
Pra mim tb primeiro o anti virus bloqueou, dai desativei e abriu uma pagina dizendo que esta hospedado em outro dominio e ai clica e aparece uma propaganda de hospedar site...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar


EddieVanHalen
Azian
http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/

Caike_bend
Veterano
# ago/12
· votar


Bertola, essa T 505 (das antigas), por R$1.000, tá no preço?
http://a8.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/s720x720/487747_4292649 20449948_517916796_n.jpg

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar


Caike_bend
Acho caro...
Abç

Drinho
Veterano
# ago/12 · Editado por: Drinho
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Professor, estou com grande dificuldade em achar elementos de boa qualidade para parte elétrica, chave crl, potenciometro cts e jack switchcraft, teria alguma loja para me indicar no brasil?

Para blindagem, me recomenda fita de cobre, papel aluminio ou tinta condutiva?

Também estou querendo escalopar levemente a escala de uma guitarra minha aqui (coisa de 2, 3 mm no máximo), quais as ferramentas ideais para esse tipo de aplicação?

sabaoth1984
Veterano
# ago/12 · Editado por: sabaoth1984
· votar


Mestre Mauricio Luiz Bertola e Caros amigos entendidos

Estou com uma limitação de grana dado a alguns investimentos no meu trabalho. Apareceu no site da Gang Music uma Jackson JS1R com um preço muito tentador com a seguinte configuração:

Preciso de Ajuda

Jackson JS1R

Estilo do corpo Dinky

Braço Bolt-on maple
Headstock reverso
Escala "25-1/2
22 trastes jumbo
12 "-16" raio composto
Nut de grafite*
1-11/16 "width Tarracha (43mm)
Dupla Jackson JE10 filhotes humbucking*
Chrome hardware
Marcação dot inlays Perolados
3 posições blade
2-ponto de tremolo fulcro
Tarraxas Die-Cast*
Com Gig Bag

A captação eu não conheço, mas se quiser posso trocar depois né? Colocar uns EMG 81/85 por exemplo.
Essa tarrachas Die Cast um engenheiro mecãnico aqui no forum disse que não são das melhores, mas se quiser posso comprar um jogo de tarrachas bacana e trocar né? Poderiam me apontar as falhas desta guitarra e motivos para não comprá-la? E qual sua origem (país)?E seu corpo é de que madeira?

Eu enviei um email para a loja perguntando sobre ela. Obvio que não vão queimar o filme da guitarra por isso to perguntando a vocês. Já ouvi falar que tem guitar com corpo de compensado e por ai vai.... O que me dizem? Lembrando que a limitação de grana ta sinistra... mas até 1200 da para da... de boa

Obrigado

Igor

Azian
Veterano
# ago/12 · Editado por: Azian
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado Bertola, tava procurado um ''mapa'' de guitarra decente. Numa s-s-s-, os tres potenciometros (volume, tone, tone) podem ser 3 iguais, certo? E os valores para cada um, daí variam né? (Ih, já me confundi eu acho... pois se são tres iguais, como o valor vai variar??) .. pra me certificar sobre o que andei lendo...to tentado saber disso certo pra adquirir os potenciometros para os novos caps..

EDIT: Achei o Fender 250 K (CTS) original por 30 pila, e a chave seletora 5 posições Fender por quase 60 pila.. ta justo o preço? achei que era mais barato a seletora... =S

Slash_1989
Veterano
# ago/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
e ae!! queria abaixar as cordas do meu violao de aço, como posso fazer? atraves do tensor?

fconde77
Veterano
# ago/12 · Editado por: fconde77
· votar


Slash_1989

Levando ao luthier.. rsrsrs. Tô rindo mais é sério.

No violão esse processo e mais trabalhoso que na guitarra que basicamente é apertar ou afrouxar alguns parafusos. No violão o buraco é mais embaixo, tem que afrouxar as cordas, retirar o rastilho e desbastar a base recolocar pra ver se esta na altura certa e repetir algumas vezes até chegar no ponto certo, afinar e depois se preparar pra regular as 8º desbastando o rastilho na parte superior em angulo até chegar na entonação correta... (pulei algumas partes pra não ficar longo demais)

Resumindo um trabalho "Du Cão" pra quem não tem experiência como eu e você, sem falar que é quase certo errar na 1º e talvez na 2º tentativa também... Bom lembrar que quando vc erra tem de ter outro rastilho e refazer tudo de novo, DO ZERO!!!

E ai vai encarar?
Eu passo.

Drinho
Veterano
# ago/12
· votar


fconde77

Engraçado, sexta feira eu fui trocar as cordas do meu violao e já aproveitei pra dar uma ajeitada nele e uma das coisas que eu fiz foi abaixar as cordas pois estavam absurdamente altas a ponto de incomodar, lixei o rastilho por baixo, deixei o violão perfeito, um pouquinho mais alto que eu uso nas guitarras porque não acho conveniente usar violao com corda muito socada afinal desvaloriza o som dele, principalmente se tratando desses folks, braço retinho, quando eu terminei de afinar a ultima corda eu me lembrei PQP AS OITAVAS! (nem tinha me tocado) passei no afinador e por incrivel que pareça, não perdi elas... não que eu esteja incentivando o rapaz a fazer isso mas engraçado que comigo não aconteceu e olha que eu fui bastante descuidado pois nem tinha me lembrado disso hehehe

fconde77
Veterano
# ago/12 · Editado por: fconde77
· votar


Se é assim Blz, digo pq uma vez fui fazer isso num violão acústico de estudo bem antigo e ferrei as 8º... na época não tinha um afinador confiável, só daqueles de clip que prende no head, e foi um inferno pra acertar, mas depois de muito pensar percebi que que quando lixei despreocupadamente a base do rastilho ela ficou inclinada.... resultado, tive que comprar um rastilho novo e aproveitei peguei um de osso e tive todo o trabalho de de novo.

P.S.: Como fede lixar rastilho de osso

metallicasnake
Veterano
# ago/12
· votar


Ola Bertola
Gostaria de uma opinião sua sobre amps...sei q foge um pouco o tema do tópico, mas pela sua experiência acho q pode me ajudar.

Durante um ensaio q fiz com amigos ontem, meu amp começou a "roncar" e não sei se é o alto falante ou parte elétrica (p. ex. algum resistor). Tenho um roland 15x.

Estou pensando em trocar de amp por um desses dois
(ou algum que você considere bom na faixa de R$ 400,00 - R$ 600,00):

Marshall 15mg ou Fender Frontman 25r
(Algum outro nessa faixa de potência e valores??)

*Li em alguns locais que o Fender realça bastante os agudos (o que não achei mto interessante pro meu gosto).

Preferência: Rock (no geral).
Guitarra: Cort X-5.

Obrigado desde já
abç

maspn
Veterano
# ago/12
· votar


só uma dúvida,
refiz a minha parte eletrica,
ao inves de fios de malha de aluminio, troquei por fios antigos de telefones, eram solidos e de cobre (aquele fininho, porem de cobre),
dá algum problema nesta troca de fiação?

rafael77
Veterano
# ago/12
· votar


Estou querendo pintar a minha guitarra na cor Alpine White, uma cor oferecida pela Gibson. Vi que é vendido comercialmente por ai tinturas com esse nome Alpine White, porém eles fazem a referência sempre a cores de carros. Gostaria de saber se o Alpine White da BMW por exemplo é o mesmo utilizado nas Gibsons...

Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar


Drinho
É melhor comprar direto pelo E-Bay mesmo.
Consulte também o site da Musicware.
Recomendo sempre a fita de cobre. Alumínio funciona, mas... Já a tinta condutiva é uma incógnita; eu, não gosto.
Não recomendo "escalopar". É algo que não faz falta na mais das vezes, e só músicos muito específicos usam esse tipo de coisa.
sabaoth1984
O corpo dessa guitarra é de cedro indiano.
Azian
As peças dessa marca são caras mesmo...
Slash_1989
Leve a seu luthier para isso...
metallicasnake
Vc "clipou" o amp. Ele não é pra isso: Ensaio.
Compre o 25R, pelo menos é mais potente e tem falante maior, ou um amp dessa faixa de potência e falante de 12pol.
maspn
Não tem problema algum...
rafael77
Não faço a menor idéia...
Consulte os profissionais da Musikolor.
Abçs

Drinho
Veterano
# ago/12
· votar


Não recomendo "escalopar". É algo que não faz falta na mais das vezes, e só músicos muito específicos usam esse tipo de coisa.

eu sou um deles, poderia me dizer quais as ferramentas para tal, respectivamente?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar


Drinho
Grosa cilíndrica e lixa.
Abç

Drinho
Veterano
# ago/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
muito obrigado

OsmarRubens
Veterano
# ago/12
· votar


Bertola

Ultimamente minha guitarra tem dado uns problemas , sem querer sair som. Inicialmente pensei ser os cabos, mas troquei-os e não adiantou. Abri a cavidade na parte de trás da guitarra e não tem nenhum fio solto.
Tem idéia do que pode ser?

Att.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar


OsmarRubens
"jack" de saída ou chave seletora "bixada".
Abç

Staiver
Veterano
# ago/12
· votar


Olá Bertola, coloquei um capacitor de poliéster de 0,47 uF no tone da minha guitarra, nele esta escrito assim (u47k63), é o capacitor certo?
Pois a guitarra ficou estranha , quando eu fecho o pot n acontece nada mas quando ele Zera corta totalmente os agudos, de uma forma extremamente exagerada, fica como se fosse um som de um baixo abafado se é q isso é possível.
Obs: o pot é B500K e os caps são 2 hum's.
Desde já agradeço.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji