【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
iThiago
Veterano
# jul/12 · Editado por: iThiago
· votar


Bertola, desculpe mas sou meio leigo no assunto.
É o seguinte: Estou só esperando para ir comprar uma Condor rx-20.

Andei pesquisando, e achei pessoas falando bem da guitarra, acabamento bom e etc... Mas li que a ponte e as tarraxas não seguram muito bem a afinação.

No caso, compensaria colocar um jogo de tarraxas Fender e mais uma ponte Fender? Ou não compensa investir em guitarras de preço pequeno?


E mais uma coisa, compensa comprar a guitarra por R$ 220? (Ps:.Ela é usada) E quanto um Luthier deve cobrar para regular ela? Pelo que sei, tem um tal de Luthier Beggiato aqui em BH.


Muito Obrigado!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/12
· votar


iThiago
não compensa investir em guitarras de preço pequeno
Aprenda a colocar as cordas corretamente e a fazer os procedimentos de estabilização da afinação. Esqueça essa alavanca. Apenas bloqueie-a. Tocar bem é necessário, e, para isso vc não precisa de alavanca (assim como Eric Clapton, Tony Iommi, Jimmy Page, Slash, Mark Knopfler, Danny Gatton, Hélio Delmiro, etc, etc...).
E quanto um Luthier deve cobrar para regular ela?
Pergunte a seu luthier.
Essa pergunta não pode ser respondida aqui. É anti-ético.
Abç

GuitarYeshua
Veterano
# jul/12
· votar


Bertola

Comprei uma Guitarra Cort Evlk4 C/ Captação Emg, e agora uma "Amigo" me disse que essa ponte dela e muito fraca Double Locking II, como eu não a conheço, i e minha primeira guitarra da Cort, fiquei na duvida, comprei a Cort justamente pq muitas pessoas elogian muito seu acabamento e integridade, vc conhece essa ponte?

yuri guitar
Veterano
# jul/12
· votar


Bertola,

tem um arranho super profundo no braço da minha SG, incomoda de tocar, o que eu faço :s

metallicasnake
Veterano
# jul/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Seguramente um dos maiores luthiers do mundo.
Conheço-o pessoalmente, e é um cara sensacional!


Concordo plenamente, Bertola!!
Gente finíssima, sem frescuras nem estrelismo!!! Mto diferente de alguns que acabei conhecendo aqui.
Hoje só ele regula minha Cort.
abç

iThiago
Veterano
# jul/12
· votar


Hmmm, valeu =P

É que eu queria brincar com a alavanca as vezes e.e

Azian
Veterano
# jul/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá Bertola, tenho uma dúvida sobre captadores, andei lendo acho que no site da dimarzio e como é em inglês não entendi muito bem...qual é a diferença entre um captador Flat Pole e um Staggered Pole? Estou pensando em trocar os captadores da minha tagima por uns melhores, pensei no da lollar (que é mais caro) mas parece além de ser muito bom. 'para toda a vida' (pensando no dia que tiver minha strato fender), ainda não estou certo de qual pegarei, pesquisar bem antes é preciso. Bem, minha dúvida é essa, a diferença 'crucial' entre um Flat e um Staggered.

Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/12
· votar


GuitarYeshua
Sim, e não vejo nada de errado nela. Óbvio que não é um Floyd-Rose Original, nem mesmo uma Schaller. Mas não é vagabunda não.
yuri guitar
Cubra com cêra de carnaúba. Depois dê um polimento.
Azian
Os capts "staggered" são os que tem polos com alturas diferentes, servem para compensar certas frequencias, os "flat" não tem isso e geralmente tem saída mais alta e polos maiores.
metallicasnake
Tive a honra de conhecê-lo num encontro de contrabaixistas onde houve uma mesa redonda de luthiers (tem o vídeo no y2be). Fiquei impressionado com o trabalho dele, superior ao de muita marca famosa por aí, e ele, pessoalmente é gente finíssima.
Abçs

Bonnerfl
Veterano
# jul/12
· votar


GuitarYeshua
eu tbm tenho uma evl k4, a mais de um ano já, e até agora e ela continua segurado bem a afinação

Azian
Veterano
# jul/12 · Editado por: Azian
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Os capts "staggered" são os que tem polos com alturas diferentes, servem para compensar certas frequencias, os "flat" não tem isso e geralmente tem saída mais alta e polos maiores.


Certo Bertola, obrigado, acho que compreendi isso observando agora a pouco 2 stratos 1 com os polos sobressaletes e outras com os polos mais 'achatados'... a sonoridade de uma com os stragged tocando acordes limpos parece ser mais clara, mais 'nítida' e ir mais longe, essa foi minha impressão... e captador o padrão? existe um single coil padrao nas stratos? seria o flat? no site da dimarzio diz algo sobre ''demorar um tempo a se acostumar'' sobre os straggerd... por isso agora a segunda pergunta se entao existiria um mais 'popular-padrao' que o outro...

Valeu, Obrigado!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/12
· votar


Azian
O single-coil padrão é o Fender.
Abç

Azian
Veterano
# jul/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ok. Irei pesquisar mais. Achei que poderia existir um "mais padrão'' entre o flat pole e o staggered.

yuri guitar
Veterano
# jul/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Onde que vende ? É muito caro ? :s

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/12
· votar


Azian
Cara, não tem "padrão". Cada marca utiliza técnicas distintas. Mas, geralmente, os "single-coils" são do tipo "staggered".
yuri guitar
Madeireiras. Passe em uma e peça um pedacinho dessa cêra, em estado sólido.
Abçs

Azian
Veterano
# jul/12 · Editado por: Azian
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tens razão man, não tem padrão, só fiquei pensando nisso pq enfim se ouvesse uma diferença como no site da dimarzio coloca, de ''se acostumar''... quando li isso achei que sei la, era algo 'alienigena'... hj pela manha passei numa loja e observei as stratos não só as fender mas as de tudo que é marca e os seus single coils... ''vareia'' mesmo. E notei que os de polos altos (todos altos), sempre estão na guitarra mais cara, e tb me dei por conta que em uma certa ocasião tinha já tocado em uma guitarra de cap. assim... De fato, preciso pesquisar mais mesmo pra ñ levar gato por lebre, primeira vez que enfim (vou trocar os caps), e começo a pesquisar caracetristicas bem especificas e mais tecnicas.

Valeu Bertola!
Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/12
· votar


Azian
Cara, o que interessaé a qualidade do captador; e, hoje em dia temos muitas marcas fazendo capts de boa qualidade e a bons preços.
Abç

maspn
Veterano
# jul/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

lollar é caro ou vale o preço?

Azian
Veterano
# ago/12 · Editado por: Azian
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Verdade, quando comecei a pesquisar, de cara me veio só tres nomes: dimarzio, seymor d. e fender, daí percebi que é beeeem mais vasto do que se imagina, e que vale a pena, pesquisar de verdade, tipo ir realmente atrás da sonoridade que se quer, justamente por ser inumeras opções e por enfim tratar-se do timbre que se busca, que é algo pessoal. Pensei nos Lollar como mencionei no começo e agora maspn te pergunta, chama a atenção por serem feitos ''um a um'' e pela sonoridade e a ''ficha tecnica''. Não compro coisas a toa, me pergunto muitas vezes se realmente preciso, as vezes acho que quanto mais ''parafernalha'' arruma, menos tempo sobre de buscar a música, tem que ser o essencial acho eu, independente da sonorida e estilo, o essencial mesmo, e sempre tento não me 'iludir pela propaganda' da equação: marcas + ídolos, ou do modismo ou da perigosa:'''se é caro é bom'', (obviamente já cometi meus erros, quebrando a cara e aprendendo) apesar de grande parte das coisas boas não serem muito baratas, mas tambem existir coisas muito boas e com preços acessiveis (tem que ser paciente daí).

Enfim, é bem interessante quando algo que vc quer mudar no som, no equipo., acontece e realmente se vai atras buscando uma certa singularidade, por que se aprende muito mais lendo, ouvindo, observando e trocando idéias, sobre outras coisas tb, e sei la ainda nem elegi quais os captadores vou adquirir, mas já percebo que o que sabia antes de procurar era 'minimo' ou 'quase nada'. O que é bom, e o que mostra a infinidade sonora tambem... Pois é, e olha ae, já 'filosofei' muito aqui, mas deixando minha dica sincera da minnha ''viagem'' e de toda a ''experciencia'' que se torna. hehe.

Valeu Bertola, pela troca de idéias, mesmo que breve (afinal, é um espaço de pergunta destinado todos e são muitas perguntas e daí tem que ser mais objetivo para atender a todos) me ajudou e fez pensar melhor e 'investigar' melhor.

E pode ter certeza que se tiver duvida de novo, vou vir aqui perguntar, bem 'purgante' hehe.

metallicasnake
Veterano
# ago/12
· votar


Tive a honra de conhecê-lo num encontro de contrabaixistas onde houve uma mesa redonda de luthiers (tem o vídeo no y2be).

Assisti os videos aqui.
Muito legal esse encontro. Valoriza uma arte muito pouco conhecida ate entao, entre nossos conterrâneos.
Espero que aconteça mais vezes e de preferência aqui em minha cidade, rs.

Conheço muitas pessoas que tocam ja a bastante tempo e não sabem nem oq é um luthier.
Vc fala: "cara, essa guitarra deve ser levada a um luthier!!!" e o cara: "Luthier? Oq é isso??". rsrs....serio mesmo...isso acontece direto!!

Inclusive to precisando levar minha cort pra uma regulagem e limpeza geral.

Sabe me dizer aonde posso encontrar parafusos pretos?? Os meus ficaram brancos pela oxidação. Pintei com esmalte sintético preto, mas ja saiu. Existe alguma forma de pintar/ preparar o parafuso para a pintura??

Vlw Bertola

Abixibarraba
Veterano
# ago/12
· votar


fconde77
hey mean....me passa akele site q tu me mandou uma vez de uma loja, sei la, que vende madeira para construção de guitarra ou baixo....por favor..

Tonho Cruz
Veterano
# ago/12 · Editado por: Tonho Cruz
· votar


Caras, há diferença de timbre entre os capacitores verdinhos que marcam neles 2A223J e 2A223K? Algum dos 2 não é recomendado para pot 250k? Não encontrei os Orange Drops no comércio daqui.

funkymonks
Veterano
# ago/12
· votar


iThiago
eu tambem sou de bh e aqui e tudo mais caro e capaz dele pedir 100 reais mais as cordas de sua prferencia.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar


maspn
Eu acho caro....
metallicasnake
Não existe. Parafuso preto é dificílimo de encontrar. Sugiro comprar pelo E-Bay (e esperar chegar...).
Obrigado por assistir nosso debate. Foi muito divertido. Na verdade eu estava até constrangido ao lado de tantos mestres luthiers...
Tonho Cruz
Não.

Andreziculaxxx
Veterano
# ago/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Amigo, percebi que minha Jackson JS32R tá com o 21º traste um pouco mais baixo no lado de baixo, atrapalhando as notas com a 1ª e 2ª cordas. Vou levá-la em um luthier, mas queria saber se é algo grave ou só realizar a troca desse traste mesmo?

Comprei ela faz 3 meses e tinha passado só pelo luthier na GuitarCenter. Sou novato e só percebi por esses dia o problema.

fconde77
Veterano
# ago/12
· votar


Abixibarraba
Music Tools?

EddieVanHalen
Veterano
# ago/12
· votar


Bertola

Troquei o pot do meu Jazz Bass Eagle, pensando que iria solucionar o meu problema em relação ao som dele que ficava muito agudo ao abrir, e infelizmente continua a mesma coisa.

Você acha que deveria dar uma olhada no capacitor?? Qual você me sugere para um som mais definido e grave??

Obrigado

segundo melo
Veterano
# ago/12
· votar


caro amigo queria saber ate quanto uma pedaleira influe na qualidade do tinpre da guitarra por exenplo se ao ligar uma guitarra cara ou barata o som tem alguma diferença ??? ou o ela mantem o tinpre duma guitarra fiel ????????????????????????????????????????????????????????????

segundo melo
Veterano
# ago/12
· votar


qual e esse limite ??

João Pedro Strabelli
Veterano
# ago/12
· votar


Alguém já fez este esquema de ligação de captadores: http://www.dimarzio.com/sites/default/files/diagrams/IBZ_DSon.pdf ?

Se fez, o que achou? Estou pensando em fazer isso na minha ano que vem e queria alguma opinião.

gabrielkiller
Veterano
# ago/12
· votar


boa noite Bertola primeiro gostaria de dizer que admiro muito seu trabalho como luthier.
tenho perguntas básicas para o sr:
1ª considerando que as diferenças entre as gibsons standard e studio são poucas, como o sr explica a diferença de preço?
2ª em termos de custo beneficio qual das três citadas abaixo são melhores?
gibson studio
ESP Ltd ec1000 deluxe
epiphone custon
(lembrando que a "folga" no dinheiro seria utilizada em pedais/pedaleira ou um amp)
3ª na montagem de um pedal eu se usa a caixa de ferro como uma gaiola de Faraday?

4º que madeira nacional o sr considera util para um resultado igual ou superior ao mogno
desde ja grato

5ª uma epiphone custon ou uma "alternativa oriental"?
(no handmades"chegou minha JEM jr..."
6ª por que a construçao e madeira de uma guitarra influencia no som dela(se influencia)?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji