【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/11
· votar


Mr.Leo Metal
Não tenho muitos elementos para responder essas perguntas específicas, pois só ví essa guitarra em loja com um fulano tocando.
Abç

Mr.Leo Metal
Veterano
# abr/11
· votar


Mr.Leo Metal

Ah, mil perdoes Bertola, acho que tambem estou exigindo demais de você né...
mesmo assim, muito obrigado, ja foi de muita ajuda...
parabens pelo trabalho

Joel_ESP
Veterano
# abr/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Em lojas de alto-falantes....
Obviamente, mas valeu!
Abç.

Joel_ESP
Veterano
# abr/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ah, mais uma coisa, procurei bastante pelo verniz em spray para passar no corpo da Les Paul e como não encontrei essa shit aqui em Fortaleza, me revoltei e resolvi pita-la de preto, pois acho muito bonito o contraste que faz o preto com o binding, então posso usar aquelas tintas spray que usam em portões?
Tipo essas aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-174945614-tintas-spray-colorgin -decor-preto-fosco-360ml-_JM
?
Abç.

txavenger
Veterano
# abr/11
· votar


Tenho uma Fender Strato American Traditional, mas quero vendê-la para comprar uma Gretsch Eletromatic (a Tim Armstrong ou a 5120). Vale a pena?

(E quanto à diferença de sonoridade, eu gosto bastante das duas vertentes sonoras, quero comparar apenas o "valor simbolico" da guitarra :P)

paulinho pc
Veterano
# abr/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Boa noite bertola.
Chegou a ter contato com essas guitas de acrílico?
O que achou?

Obrigado.
Abraços.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/11
· votar


Joel_ESP
Cara, pintar guitarra com tinta spray não é uma boa idéia, posto que podem ocorrer errugamentos nas superfície e outros problemas. Procure um profissional para pintura.
txavenger
Cara, eu não posso responder à essa pergunta; só vc mesmo pode...
paulinho pc
Chegou a ter contato com essas guitas de acrílico?
Sim, guitarras e baixos.
O que achou?
Uma droga...
Abç

rafael_cpu
Veterano
# abr/11
· votar


Boa tarde, Mestres Bertola e Seiji!

Vocês conhecem os captadores DiMarzio IBZ (H-S-H)? São aqueles captadores instalados originalmente em algumas Ibanez RG Prestige.

São realmente captadores de excelente qualidade?
O sistema de ligação é igual ao das RG comuns (refiro-me as RGs que não são da linha Prestige, como a RG350)?

Obrigado.

renatocaster
Moderador
# abr/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola,

Comprei uma Gibson Studio Tribute com caps P-90. Como esses P-90 são single-coils, rola aquele "humming" quando toco com drive ou distortion.

Seria possível fazer alguma ação para cancelar esse humming nos caps P-90?

Não queria fazer uma mudança de captadores, porém isto é bem irritante.

Não sei se existe no mercado captadores humbuckers em formato P-90 (soap bar) disponíveis, o que mataria este problema. Fica também a pergunta!

Abs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/11
· votar


rafael_cpu
São realmente captadores de excelente qualidade?
São bons captadores.
O sistema de ligação é igual ao das RG comuns
Geralmente essas guitarras são H-H ou H-S-H.
renatocaster
Pode-se fazer uma blindagem.
Existem os P-100. que são "stacks" ou Hb vertical.
Cara, esse negócio de "hum" quando se toca com distorção em capts "singles" é uma grande bobagem. Ninguém presta atenção nisso quando se está tocando, pois não dá pra ouvir na "massa sonora", e, se não se está tocando, basta por a mão nas cordas, que é isso que todo mundo faz. Grandes clássicos do Rock, como o antológico "Live at Leeds" do seminal The Who, e os discos "ao vivo" do Hendrix e do Deep Purple foram gravados com guitarras cvom "single-coils" e vc ouve o "hummer" da guitarra, e nem por isso deixaram de serem clássicos absolutos e imbatíveis. Esse negócio de guitarra sem ruído, sem chiadinho natural é coisa de gravação de estúdio ou discos "ao vivo" que foram "regravados" em estúdio. Guitarra "adiabática" e domesticada, inofensiva!!!
Abçs

rafael_cpu
Veterano
# abr/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado, Bertola!
Abraço.

renatocaster
Moderador
# abr/11 · Editado por: renatocaster
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Cara, esse negócio de "hum" quando se toca com distorção em capts "singles" é uma grande bobagem. Ninguém presta atenção nisso quando se está tocando, pois não dá pra ouvir na "massa sonora", e, se não se está tocando, basta por a mão nas cordas, que é isso que todo mundo faz.

Vlw pela dica Bertola!

Uma coisa que eu notei é que quando estou tocando de frente para o amp, o ruido é bem maior. Quando viro de costas para o amp, o ruido quase não aparece, fica meio que imperceptível.

Mas é isso aí, não sabia do P-100, só do P-94. Vou ver se coloco o P-100 mesmo, já que se eu for colocar um humbucker de "fato", ou Burstbuckers, terei que fazer modificações no corpo, uma vez que as cavidades dos captadores P-90 no corpo são mais estreitas. E o captador do braço é muito próximo do braço, não sei se seria possível colocar um humbucker mais a moldura.

Abs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/11
· votar


renatocaster
Uma coisa que eu notei é que quando estou tocando de frente para o amp, o ruido é bem maior
Claro, isso se chama "feedback".
Grandes músicos como Hendrix e Pete Townshend usavam esse recurso.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/11
· votar


renatocaster
http://cgi.ebay.com/Genuine-Gibson-P-100-Pickups-/110678352317?pt=Guit ar_Accessories&hash=item19c4f1a1bd

renatocaster
Moderador
# abr/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Claro, isso se chama "feedback".

Sim, feedback, o bom feedback, hehehe.

http://cgi.ebay.com/Genuine-Gibson-P-100-Pickups-/110678352317?pt=Guit ar_Accessories&hash=item19c4f1a1bd


Obrigado pelo link!

Abs

christ_cmj
Veterano
# abr/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Blz, sou do RJ sim, inclusive já troquei alguns emails com vc.
Vou ver as possibilidades e qq coisa falo contigo. Vc ainda usa aquele email do hot?

Abs!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/11
· votar


christ_cmj
Sim.
Abç

MR__Bruno
Veterano
# abr/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olaa sou novo Aqui no forum e achei bem legal esse topico...
Mas a minha pergunta é se voce ve alguma vantagem em trocar uma shelter nashville LP. Por epiphone STD. ?
Ou é melhor eu "Tunar" a minha Shelter ?
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/11
· votar


MR__Bruno
Acho vantagem sim, mas não muito.
Agora, se vc acha que a sua Shelter lhe servirá bem com capts melhores nele e a intervenção de um bom luthier, faça isso.
Ademais, vc tem que investir é num bom amp. Isso sim é fundamental!
Abç

MR__Bruno
Veterano
# abr/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Hm.
Perguntei isso Pq vi em um topico Que voce fez sobre essa Guitarra Shelter nashville ( review )
Entao eu acho Que ela ficara Bem com uns Cap. Da Malagoli (Tradicional HB + tradicional HB hot ) o amplificador no caso seria um laney LV 100
abç.

GustGuitar
Veterano
# abr/11
· votar


Bertola
Cara, você sabe que tpo de imã é usado nos captadores stock da Condor CLP2-s? Alnico 5? Comparando com captadores baseados no JB/59 (malagoli), qual seria mais forte, não em termos de qualidade, claro, mas sim em termos de ganho.
Obrigado, abraço!

felipelfln
Veterano
# abr/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Conhece os captadores Suhr Aldrich? São bons? Vi uma guitarra que vem HBs deles... Vc conhece um modelo de Jazzmaster com preço acessível? Gostei do som das que ouvi. Principalmente na posição do braço.

abç

Andras
Veterano
# abr/11
· votar


Eh "normal" uma guitarra de sete cordas, mogno, braco colado, encordamento Ernie 0.11, soar mais baixa que outra guitarra de 6, nato, braco colado, encordoamento Elixir 0.11, ambas desplugadas e tocadas pela mesma pessoa com a mesma palheta?

Ian Anderson
Veterano
# abr/11
· votar


Andras
qual foi a outra? uma lespaul? semi acustica?

Andras
Veterano
# abr/11
· votar


Ian Anderson

Razorback (7 cordas) vs LP (CLP II).

Ian Anderson
Veterano
# abr/11
· votar


Andras

conhecendo a razorback ela eh fina (tipica das guitarras 80's) por mais q seja de 7 cordas que deve pesar ~4kg chutando alto

ja a lp de corpo solido eh bem grossa e pesada ~7kg se eu nao me engano

outra coisa q as guitarras com corte mais restos , eh que a propagação sonora nela se perde com mais facilidade do que com as mais curvadas.

por isso q eh normal a Lp soar melhor q a Razorback

O Bertola corrige se falei algo errado

rafael_cpu
Veterano
# abr/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bom dia, Mestre Bertola!
Em breve devo trocar os trastes da minha Ibanez RG350DX. Já estão gastos.
Estive pensando em instalar trastes de aço inoxidável, em razão da vida útil deles ser maior.
Dúvidas:
Você recomenda a instalação de trastes de inox?
Há alguma alteração em timbre relevante?
É mais trabalhosa a instalação de trastes deste material?
Recomenda alguma marca ou loja para a compra?

Obrigado mais uma vez.

iRock
Veterano
# abr/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Os trastes usados em violões de nylon, aço e guitarra tem "shapes" diferentes?

Lucas RX20
Veterano
# abr/11
· votar


Olá Bertola e Galera do FCC! Estou perto de comprar minha SX SST57, logo que eu comprar vou levar ao luthier, Mas o que devo exatamente pedir a ele? Eu achei algumas que vc disse sobre potenciometros e polaridade de captador mas está muito bagunçado se vc pudesse me fazer uma lista de coisas que eu devo pedir ao luthier desde de o tipo de regulagem até as trocas necessárias eu agradeço [T]

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/11
· votar


GustGuitar
Cara, os capts da CLP2S são cerâmicos.
Dê uma olhada no site da Sound/Malagoli ( www.captadores.com.br ) e confira.
felipelfln
Não conheço esses capts não...
Vc conhece um modelo de Jazzmaster com preço acessível?
Só os da Squier.
Andras
Cara, não entendi a pergunta...
Apenas ligue sua guitarra e um amp e toque. Depois "plugue" a outra, com exatamente os mesmo parâmetros de equalização e volume, e veja no que dá. Sempre há diferenças.
Ian Anderson
Não é "soar melhor", mas soará diferentemente e com mais "presença".
Aliás, essa é uma "prova" de como as CLP2S são boas guitarras pelo que se paga por elas...
rafael_cpu
Cara, como luthier eu não recomendo isso. Eu estou aqui com uma guitarra para reforma que o dono comprou esses trastes (que aliás já coloquei), mas que foi uma verdadeira tortura para colocar e desbastar as pontas (o que estou fazendo), inclusive caiu uma limalha no meu olho ferindo-o e deixando p...! Estou tendo que usar uma Dremel com "bit" de pedra de amolar para fazer isso, um verdadeiro inferno, que me deixou com uma p.... má vontado com a dita guitarra......
iRock
Sim e não... Vc pode usar qualquer um (menos os de violão de nylon) em qualquer um desses instrumentos...
Lucas RX20
Regulagem geral inicial. Se o cara for um profissional habilitado ele saberá o que fazer e discutirá os procedimentos com vc.
A troca da pestana por uma de osso e a troca dos capts (pelo menos o do braço e o da ponte) por outros melhores (Sound/Malagoli Traditional, por exemplo).
Abçs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji