【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/11
· votar


Sabunete
São guitarras equivalentes, mas a confeccionada com freixo (ash), tem uma resposta de agudos um pouco maior.
Se vc quer um som com HB's, instale os capts Stellfner Neodymiun nela, pois são "stacks".
Abç

Sabunete
Veterano
# abr/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Dei uma olhada nos Stacks, achei muito interessante a idéia, porem notei que eles tem opções de timbres. Hot, Hard, Soft e Light, e o li comentários do pessoal que ate usa combinações destes timbres, coisa que eu não sei fazer pois não entendo nada de sons ainda.
Tem alguma configuração que você pode indicar entre os captadores? Talvez uma combinação que já tenha usado e que ficou muito boa.
(ex.: Timbre "Tal" na ponte, "Fulanodetal" no braço e "CiclanoX" no meio) pra facilitar no momento da compra.
Se precisar saber que estilo de som eu queria conseguir extrair, seria algo parecido com a7x, Tool e The Gazette.
Não consegui navegar na loja virtual deles, mas vou continuar tentando.
Muitíssimo obrigado pela atenção.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/11
· votar


Sabunete
O de maior saída, (no caso o "hot"), SEMPRE fica na ponte.
Quanto ao que vc vai tocar com sua guitarra, isso é com vc e com o resto do seu equipamento.
Abç

Sabunete
Veterano
# abr/11 · Editado por: Sabunete
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Muito obrigado, acho que vou pegar o trio hot, hard, hard.

Joel_ESP
Veterano
# abr/11 · Editado por: Joel_ESP
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olá, na montagem da minha Les Paul estou em dúvida sobre qual tarraxa escolher:
Gotoh
Wilkinson


Vale a pena pagar mais um pouco na Gotoh ou a Wilkinson já segura a afinação numa boa?
E quanto a a parte elétrica, esse "Kit" seria uma boa, ou é melhor comprar separado mesmo?
Abç.

Daybilow
Veterano
# abr/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Grande Bertola , você acha que existe diferença de qualidade entre os captadores Joe Barden S-Deluxe e os Lindy Fralin ? Eles são superiores a Seymour Duncan e Di Marzio ou apenas diferentes ? (Perguntas baseadas em uma stratocaster com 3 singles)

Sabunete
Veterano
# abr/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
vale à pena comprar os 3 caps da Stellfner? recebi o orcamento, na casa dos R$ 300 (pelos 3), ou só o da ponte e esperar para colocar um kent armstrong (ou outro) no meio?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/11
· votar


Joel_ESP
As Wilkinsons são boas sim.
Me parece um "kit" normal...
Daybilow
Cara, os Joe Bardin eu não conheço, já os Lindy Fralin são excelentes.
Sabunete
Cara, isso é com você...
Abçs

Joel_ESP
Veterano
# abr/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
E mais, vi esse amplificador por um preço bem legal, e queria saber se ele aguenta ensaios...
http://www.youtube.com/watch?v=VDoMKR_LFNo&feature=related

guizimm
Veterano
# abr/11
· votar


o bertola eh normal o braço da guitarra fica um poco concavo?
pq eu levei pra regula faiz poco tempo e o cara disse q tava bom
da pra toca bem,n percebi nda na tocabilidade,mais da pra v q ta meio curvado.eh mto sutil,mais da pra ve sim
vc disse q tudo bem fica meio pra frente,mais eu n tinha percebido q tava curvado,me ajuda ae
vlw a atençao desde ja

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/11
· votar


guizimm
n percebi nda na tocabilidade
Vc mesmo já se respondeu...
Abç

guizimm
Veterano
# abr/11
· votar


intao se n afeta na tocabilidade ta de boa?

emachado
Veterano
# abr/11 · Editado por: emachado
· votar


Bertola

Olá. Estou selando a minha guita neck-through em pau-marfim, mogno e imbuia.

Estou usando a seladora extra da Sayerlack de base nitro. Apliquei as 1ª demãos com pincel e pretendo finalizar com aplicação com a pistola.

Quando realizei o lixamento, usei lixas d´água 320 (mas sem utilizar água) e lixei bastante até ficar totalmente liso.
Em algumas partes parece ter saído totalmente a película de seladora, mas a madeira vai ficando mais escura.
Assim, eu pergunto se é normal que saia bastante desta película, ou se devo apenas "quebrar" a última aplicação para ir preenchendo as camadas e irregularidades?
Desta forma não vai ficar muito grossa a película de seladora?
Ou é isto mesmo, lixando sai o excesso e a madeira fica selada?

Tenho experiência em pinturas automotivas, sobretudo com PU, mas de madeira pouco entendo e estou inseguro se estou realizando o acabamento corretamente.
O mogno por exemplo, nos cortes de topo (((((((( fiacam perfeitamente lisos e escureceram, mas nos cortes longitudinais --- fica pouca seladora depois de lixada.
No neck em pau-marfim parece que menos seladora ainda, quase nada. Esta madeira tem poros mais "fechados" e isto é normal neste tipo de pintura?
Será que estou tirando material/seladora de forma exaferada, ou a técnica é esta mesmo: em sucessivas aplicações e lixamentos a seladora ira penetrar na madeira até torná-la impermeável e "selada"?

Saudações e desculpe pelo texto imenso.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/11
· votar


emachado
Continue passando a seladora, até as partes que ficam sem, desaparecer.
Abç

CidC
Veterano
# abr/11
· votar


Boa Noite!
O senhor conhece os violões James Neligan?
Tem um de nylon aqui em Recife por 600 reais: tampo sólido; não se se é fundo sólido também, mas é bem pesado; braço em mogno...

Vale a pena?
eu testei e gostei muito, mas foi bem rápido, e também pode ter alguma coisa que eu não tenha percebido, Obrigado!

fconde77
Veterano
# abr/11 · Editado por: fconde77
· votar


Bertola

comprei um amplificador da Fender com falante de 10" (Champion 110) pq o cara ofereçeu com o preço ótimo (R$ 800 Amp + Digitech RP 500 zerada) mas na verdade estava atraz do Maverick MV3012 sendo que tava ruim de achar e os que vi estavam muito caros e me deu uma puta preguiça de ir testar sabendo que não levaria. Só testei o Crate FW 15R e uns outros que os vendedores ofereceram mas nem me lembro o modelo e marca pq não me interessaram.

Como não sou expert em amplificadores e vejo muita gente dizendo que de 8" não é muito legal é o de 12" que é bom esse amp. que falei vc conheçe, ficaria em qual classificação na sua opinião?

Não toco em banda, só quero um som de qualidade mais pra poder tocar em casa e quando junta os amigos pra uma brincadeira, relaxar e azucrinar a síndica.


P.s.: pra ter idéia do meu conhecimento em amplificadores tinha um Megatone PL-15 que se não fosse ateu teria dado graças quando passei pra frente... rsrsrs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/11
· votar


CidC
O senhor conhece os violões James Neligan?
Não.
fconde77
Não toco em banda
Esse aí tá bom.
Abçs

Rafael A.
Veterano
# abr/11
· votar


Vejo que algumas pessoas colocam as cordas - em guitarras que possuem tune-o-matic com tail piece - por cima do cordal. Ou seja: colocam as cordas nos orifícios no sentido contrário, e dão a volta por cima da tal peça.

Há alguma utilidade nisso? É prejudicial?

Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/11
· votar


Rafael A.
Há alguma utilidade nisso?
Não.
É prejudicial?
Não.
Abç

renatocaster
Moderador
# abr/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá Bertola. Acabei de comprar minha primeira Les Paul, uma Gibson Studio Tribute 60's Left Handed.

A guitarra ainda está do jeito que veio da loja, ainda não regulei nada. As cordas são 0.10 e estou achando ação das cordas muito altas. Gosto de tocar com as cordas mais baixas e afinação standard, porém sem os indesejáveis trastejamentos.

Como me falta prática para mexer neste modelo de guitarra, qual dica vc me daria para eu deixar a ação das cordas um pouco mais baixa? Isso é possível apenas regulando a altura da ponte ou tenho que mexer no tensor do braço tbm?

Aguardo sua resposta!

Abraço

Spect
Veterano
# abr/11
· votar


Rafael A.
Há alguma utilidade nisso? É prejudicial?

Cara... a única coisa que pode acontecer é o que tá aconcendo com a minha: a própria tensão das cordas amassar parte do tailpiece, aonde as cordas fazem a "curva" e se apoiam. Ao menos aqui foi bem pequeno, menos de meio milímetro.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/11
· votar


renatocaster
Leve sua guitarra imediatamente a um luthier habilitado.
Abç

renatocaster
Moderador
# abr/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Leve sua guitarra imediatamente a um luthier habilitado.

OK!

guizimm
Veterano
# abr/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
mais mesmo a guitarra com o braço pra frente se n afeta a tocabilidade eh de boa?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/11
· votar


guizimm
Sim.
Agora, se vc tem alguma dúvida, leve a um luthier habilitado e explique a mesma.
Abç

dnreis
Veterano
# abr/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olá Bertola.
Tenho uma les paul da Shelter, modelo Nashville, e estou pensando em fazer uma pequena reforma nela, quero trocar os captadores, o rastilho ( pois o que eu tenho tem alguns buracos que não dao aperto nos parafusos), tarraxas (tem algumas que nem apertando o parafuso melhora), troca de cordas e regulagem geral. Isso tudo deve dar +/- R$ 500 reais, quase o preço da guitarra. Você acha que vale a pena gastar tudo isso numa shelter dessas ou é melhor comprar uma guitarra nova? (pretendo adquirir uma ltd 401 fm pro final do ano).

Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/11
· votar


dnreis
Vale, pois com R$ 1 mil vc não compra nada muito melhor não. Agora, atente para a relação custo-benefício ao comprar as peças.
Abç

octavio_guns
Veterano
# abr/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola


na minha guitarra, a corda G está mais alta do que as demais, o que pode ter acontecido, tem solução?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/11
· votar


octavio_guns
Isso é falta de uma regulagem bem feita em um luthier habilitado...
Abç

WebTiago
Veterano
# abr/11
· votar


Bertola, qual a diferença em termos de estrutura e madeira para o violao ser de aço? Qual a diferença?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji