【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
iRock
Veterano
# jun/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Opa Bertola, tudo bom? Cara tu sabe me dizer qual o tipo de pot pra volume que diminui mais "gradualmente", ao envés de diminuir só no final, se é o A ou o B e qual deles éo logaritimico e qual é o linear?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/12
· votar


iRock
Logarítmico (A).
Abç

mperetto
Veterano
# jun/12 · Editado por: mperetto
· votar


Olá pessoal, se alguem puder tirar minha duvida seria ótimo, procurei mto e não achei nada a respeito..
Em um circuito varitone mono da gibson, qual a função do indutor? ele é indispensável ou eu posso montar sem ele?
Caso precise, aqui tá o diagrama do circuito:

http://music-electronics-forum.com/attachments/10712d1281854094-varito %20ne-dig-mono-see-stereo-saner-vol-.jpg

João Pedro Strabelli
Veterano
# jun/12
· votar


mperetto
Não tenho certeza absoluta, mas parte do circuito define as frequências e outra parte cria a "ressonância", que deixa o som mais natural. Tirar uma peça significa prejudicar um ou outro. Se tiver dificuldade para encontrar as peças, o Bertola já indicou várias vezes o site solda fria.

mperetto
Veterano
# jun/12
· votar


João Pedro Strabelli
então, no site solda fria não tem o indutor de 1.5H.
vou ver o que faço... valeu pela força mesmo assim!

iRock
Veterano
# jun/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu mestre.

João Pedro Strabelli
Veterano
# jun/12 · Editado por: João Pedro Strabelli
· votar


mperetto
Se quiser arriscar fazer: http://www.reocities.com/projetoperiferia5/proj8.htm

João Pedro Strabelli
Veterano
# jun/12
· votar


Eu já fiz um desses uma vez, se bem que era pra outro uso.

mperetto
Veterano
# jun/12
· votar


João Pedro Strabelli
Puts, obrigado mesmo! Vou dar uma lida

Esp_erto
Veterano
# jun/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olá. Quero comprar uma gotoh ge1996 e captadores da dimarzio e da SD. É preciso que eles sejam f-spaced/trembucker? Todos ou só o da ponte?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/12
· votar


Esp_erto
Só o da ponte.
Abç

Esp_erto
Veterano
# jun/12
· votar


Obrigado.

caaioliveira
Veterano
# jun/12 · Editado por: caaioliveira
· votar


Bom, minha dúvida é em relação a ruídos. Tenho uma Cort Viva Gold 3 (EMG 81-85), um Metal Zone MT-2 e um ampli meteoro Nitrous Drive. Eu sempre toquei sem nenhum problemas de ruído, ainda mais que a captação é Humb e ativa. Porém, de um mes pra cá, começou a aparecer um ruído muito alto, quando a guitarra está ligada e o drive também. Já fiz teste com minha outra guita, com outro ampli, liguei sem o pedal (usando o drive do ampli) e parece que o problema não está no equip. O que pode ser? Porque foi de repente que apareceu o ruído?
PS: Minha rede não é aterrada.
PS2: O ruído ocorre com a guitarra ligada. Quando eu abaixo o volume dela, o ruído some.
Espero que vocês possam me ajudar, porque não sei mais o que fazer.
Obrigado, Caio.

Edit: liguei todo meu equipamento na minha escola de música e o ruído simplesmente desapareceu.

UlissesHet
Veterano
# jun/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bom Bertola é o seguinte, eu usava cordas de calibre 0.09 ( afinada em E), na minha Ibanez Rg 270....... bom, como toco muito metal, resolvi passar para o calibre 0.11(em E tambem) e ja dei uma regulada no tensor, mas eu acho que ainda precisa de uma meia voltazinha pra ficar melhor........eu quero saber quando a gente sabe que o tensor ja esta no máximo, é quando sente que está ficando duro o parafuso ? obrigado desde já.

Tonho Cruz
Veterano
# jun/12
· votar


Minha dúvida é em relação aos trastes. Tenho polido os trastes conforme dicas em comum de vários luthiers. Lixo com folhas de 400 a 2000 e finalizo com o Bombril e cera de polimento. Visualmente fica uma maravilha. Troco todo o encordoamento novo D'addario 0,09. Nos primeiros bends estão muito macios mas depois de alguns minutos os bends já não soam bem pois os trastes já apresentam riscos. A guitarra é uma Condor RX20S. O que fazer.

Tensoohvisky
Veterano
# jun/12
· votar


Tonho Cruz
Olha, é um pouco normal, se ficar só um pouco seco, é porque a cera secou, vai tocando, que as próprias cordas polem os trastes ;D.

Mauricio Luiz Bertola
O que você me diz deste amp para usar com uma guitarra?
AMP

fconde77
Veterano
# jun/12
· votar


Não sou o Bertola como podem ver, mas como o fórum é para ajudar vou dar aqui meus pitacos.

caaioliveira
Com a outra guitarra não aparece o ruido? Pode simplesmente ser o cabo...

Tonho Cruz
Não vou comentar sobre os bends e sim sobre o procedimento de polimento... evite usar lixas de grão grosso como a 400, vc vai ficar "sem trastes" muito cedo. Opte apenas pelo Bombril ou até mesmo apenas uma flanela com cera, o resultado do polimento já será satisfatório.

caaioliveira
Veterano
# jun/12
· votar


caaioliveira
Com a outra guitarra não aparece o ruido? Pode simplesmente ser o cabo...

Sim, o ruído continua.. eu já troquei os cabos e continuou. Tudo indica que é a rede, só queria saber o que exatamente poderia ser e o que posso fazer para resolver.
Obrigado.

Tivertimailaif
Veterano
# jun/12 · Editado por: Tivertimailaif
· votar


Bertola, o que eu poderia fazer para que tirar esses riscados dos trastes da minha guita? Será que lixando eles saem? Segue as fotos =)


Foto 1
Foto 2
Foto 3

UlissesHet
Veterano
# jun/12
· votar


caaioliveira

Eu estava passando pela mesma situação que a sua, tava pra ficar loco, pois apareceu de repente tambem........ eu fiz um aterramento aqui e o ruido se foi completamente, praticamente zero de ruido. Boa Sorte.

Tonho Cruz
Veterano
# jun/12
· votar


fconde77

evite usar lixas de grão grosso como a 400, vc vai ficar "sem trastes" muito cedo.

É, já percebi que são muito agressivas mas só passo mais a de 1500 e 2000. O Bombril é que tem dado melhor resultado. Ele é o que passo mais pra deixar brilhando e macios. Quando começo a usar bends vai tudo em vão. Pensei em trocar os trastes por algo de boa marca. Recomenda?

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jun/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Qual a diferença sonora entre escala de ébano e escala de rosewood?

fconde77
Veterano
# jun/12
· votar


Tonho Cruz

Deixa o Bertola aparecer aqui e te responder sobre tudo isso... mas troca de trastes numa Condor RX deve sair quase o preço da guitarra?!?!?

kairi
Veterano
# jun/12
· votar


Uma perguntinha: Uma Gibson Les Paul Standard feita na China é uma boa guita? Em boas condições, quanto vale?

O sujeito diz que é "Made in China", mas na guita diz que é U.S.A.

http://img.bomnegocio.com/images/07/0727085206.jpg

http://img.bomnegocio.com/images/07/0769701801.jpg

pauloka123
Veterano
# jun/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
tenho uma duvida

eu tenho o ampli `` laney prism de 35w `` ....
quando estou tocando, normalmente `` com o falante ´´ eu noto q a distorção é fraca, sem graça não tenho aquela distorção tipo hard rock que eu tanto qr, msm mudando pra distorção mais pesada percebo q não é uma coisa gostosa de ouvir. porem quando toco com o fone tem aquela coisa f... aquele som q eu qr.
ja percebi q so com o ampli eu não vou conseguir o som q eu qr.... por isso eu estava pensando em comprar um pedal de overdrive, sera q com esse pedal de overdrive eu vou conseguir o som hard rock q eu qr

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/12
· votar


caaioliveira
Verifique seus cabos, o pot de volume e o aterramento da guitarra.
Se for a rêde... reze.....
UlissesHet
Sim, ele "trava"...
Tonho Cruz
Vc já está fazendo...
Não use lixas, nem pasta de polimento, só bombril. E não adianta investir em troca de trastes nessa guitarra não....
Tivertimailaif
Nivelamento de trastes...
Isso é resultado de pancadas. Tenha mais cuidado com seu instrumento.
GuitarristaDoNickEstranho
Muito pouca... A de ébano privilegia mais os agudos.
kairi
Não. Isso aí é uma falsificação.
pauloka123
Já deverías ter comprado um bom pedal.....
Abçs

Tensoohvisky
Veterano
# jun/12 · Editado por: Tensoohvisky
· votar


Mauricio Luiz Bertola
O que você me diz deste amp para usar com uma guitarra?
AMP

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/12
· votar


Tensoohvisky
tôsco...
Abç

Daniel.fmc15
Veterano
# jun/12
· votar


Bertola
desculpe perguntar nesse tópico, mas a sua resposta seria de grande ajuda!!!

vale a pena trocar essa http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-428661501-guitarra-squier-logo- fender-strato-usa--_JM
por essa http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-239171249-guitarra-strimberg-se mi-acustica-_JM ???

Obrigado!!!

jóshi
Veterano
# jun/12
· votar


OLá Mestre Bertola boa noite!

Tenho uma Cort KX 5 Fr, e gosto muito dela.Só que ultimamente, ela vem apresentando problemas de trastejamento em quase todo o braço.

Mesmo com esse problema, você acha que seria melhor:
Passar ela pra frente?
Levar em outro luthier, pra tentar resolver o problema?

Em caso desse problema ser resolvido, acha que essa guitarra vale um upgrade?

Obrigado e sucesso!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji