【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/12
· votar

G123
Uma coisa nada tem à ver com a outra...
Tarracha com trava só é útil em caso da guitarra possir uma alavanca tipo Fender ou Bigsby.
Abç

ChordPlayer
Veterano
# mai/12
· votar

Amigos, comprei uma guitarra nova e ela quando faço bend nas primeiras casas e na primeira e segunda corda elas saem da pestana, como se o orificio estivesse raso para segurá-las, e está fazendo um xiado estranho quando ligo no amp que acredito que seja o jack folgado. O devo aumentar o buraco das cordas na pestana com uma faca, e girar a porca do jack pra apertar? O que devo fazer? Tenho medo de levar pra um luthier e ele me cobrar no mínimo 50 reais pra fazer isso, aqui são exploradores!
Abraço, e agradeço desde já!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/12
· votar

ChordPlayer
A 1ª coisa que uma pessoa TEM QUE fazer ao comprar um instrumento é levá-la a um LUTHIER.
Nada mais.
Abç

Voulk
Veterano
# mai/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola a poucos dias minha guitarra voltou do luthier com os captadores e pots tudo novinhos até ai tudo bem, a questão é que o captador do braço está com volume consideravelmente maior que o da ponte e com um som excessivamente grave que chega a "abelhar" e embola um pouco. Eu já subi e desci a altura do captador e testei diversas equalizações tanto em VST's como no amplificador e parece que nada anda resolvendo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/12
· votar

Voulk
Não há muito o que fazer em função das características do próprio capt (que vc não me disse qual é...). Deixe-o bem baixo em relação às cordas.
Abç

Voulk
Veterano
# mai/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola Ah me desculpe pela falta da informação é um Malagoli Custom 59.
Tentarei abaixa-lo novamente para ver os resultados, muito obrigado Bertola.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/12
· votar

Voulk
Como foi feita a instalação?

Voulk
Veterano
# mai/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Desculpe mas não entendi muito bem a pergunta sobre como foi feita a instalação

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/12
· votar

Voulk
Que tipo de esquema e seus componentes foram utilizados, e qual guitarra é, bem como sua configuração de capts.
Abç

David.H.Bispo
Veterano
# mai/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Bom, tenho uma cort viva das antigas, ela parada aqui em casa há algum tempo, levei num luthier e o cara me deu um orçamento um pouco puxado para minha atual situação, minha dúvidaé porque as cordas estão muito baixas e trastejando de modo que só consigo escutar o som da casa "3" em diante e das cordas soltas apenas quando a ponte está levantada! Como posso ver se o braço está empenado? E se estiver, psso fazer algo pra melhorar isso? Em que loja aqui no rj acho os parafusos do nut? Desde já muito obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/12
· votar

David.H.Bispo
Cara, esse tipo de conserto, só mesmo em um luthier, pois pode haver a necessidade de ajuste do tensor e de nivelamento ou rebatimento de trastes.
Esses parafusos podem ser encontrados na Musicware.
Abç

Voulk
Veterano
# mai/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Condor RX-20 H-H. Captador da ponte = Malagoli Custom 84, do braço = Malagoli Custom 59. 5 Posições 1 - Humb Ponte 2 - Split Humb Ponte 3 - Split ponte+split braço 4 - Split Humb Braço 5 - Humb Braço
Potenciômetro 500k A no volume e Pot 500k B no tone ambos da Malagoli, chave de 5 posições M.Designed

DaniloSkilo
Veterano
# mai/12
· votar

Sou iniciante em guitarra e pretendo comprar um equipamento o quanto antes, só não comprei ainda por falta de conhecimento (medo de comprar algo ruim). Então... Depois de muita pesquisa e, perguntar à alguns amigos cheguei à guitarra Ibanez Grgm 21m e, à pedaleira Zoom G2.1nu, por ser um equipamento bem didático e tal. É isso mesmo? E será que é muito caro um luthier pra regulá-la logo que chegar?

Renando
Veterano
# mai/12
· votar

hj eu abri o escudo da guitarra
o formato de captação dela atual
é sss
mais no captador da ponte e do braço
e um quadrado de humbucker
compensa comprar uns captadores e ponhar hsh?

Alex guitar man
Veterano
# mai/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Ola, boa noite!

Então lembra da microfonia? Não sei se é util mas consegui pegala no flaga:

http://www.4shared.com/music/3jWhFHLc/2012-05-18_22-11.html

O volume não esta tão alto, e estou longe do amplificador :S

deboraiommi
Veterano
# mai/12
· votar

uns captadores e ponhar hsh?

Ponhar foi foda...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/12
· votar

Voulk
Então está correto. Pensei que talvez houvessem pots de 250K.
DaniloSkilo
Serve bem. Consulte seu luthier.
Renando
Isso é com vc...
Alex guitar man
Cara, claramente é problema do amp, somado a capt ruim...
Abçs

Alexander Supertramp
Veterano
# mai/12
· votar

alguem sabe ai como posso fazer uma ligação estilo as telecaster de 3 posições em uma chave de circuito impresso de 5 posições da sx sst57??
to quebrando cabeça aki pensando!!XD

Shinigami_
Veterano
# mai/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Tive a oportunidade de comprar uma epiphone les paul standard produzida na fábrica de unsung em 2001, por menos de 1000 contos, porém com algumas oxidações, e decidi por compra-la.

A guitarra atende bem as características descritas pelo rapaz nesse tópico
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/219332/

Levei ela para um amigo luthier hoje para vê-la, amanhã vou busca-la com um orçamento das possíveis modificações. Mas gostaria de saber algumas orientações suas, já que és um famoso luthier, pois bem, aí vão as perguntas:

-Quais seriam os eventuais reparos/trocas para se dar um upgrade nesta guita?
-Em uma eventual troca de captadores, eu gostaria de captadores passivos de bom som distorcido e harmônicos, poderias me recomendar algum(s)?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/12
· votar

Alexander Supertramp
Ligue os bornes 2 e 4 aos 1 e 5.
Shinigami_
Quais seriam os eventuais reparos/trocas para se dar um upgrade nesta guita?
Isso, só o seu luthier poderá dizer.
Recomendo os Seymour Duncan SH8.
já que és um famoso luthier
Não sou nada disso cara.....
Abçs

Shinigami_
Veterano
# mai/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Bom, pelo menos no forum do cifraclub é famoso hahaha

Poderia me dizer então, quais foram os upgrades que tu fez na les paul do cara, no tópico que eu citei? Pra eu ter alguma ideia do que se pode fazer.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/12
· votar

Shinigami_
Na "Balck Beauty" foram instalados capts SD JB 59.
Abç

vitorrock
Veterano
# mai/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Bertola,hoje eu estava tocando normalmente,até que derrepende a corda Lá começou a ficar mole e estorou.
Ela estorou na parte dos carrinhos (saddles),ficou mole e começou a se romper.
Dai retirei ela,e quando fui afinar as outras,a mizinha estoura também.
Queria saber se tem algum problema a guitarra ficar sem 2 cordas,pois quando se retira todas as cordas para trocar de uma vez só,o braço poderá ter problemas.
Se isso acontecer apenas com 2 tem algum problema ao braço?
Obrigado.
abç!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/12
· votar

vitorrock
Não tem problema não.
Abç

vitorrock
Veterano
# mai/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
obrigado!
Por que quando eu afino a minha guitarra em uma afinação e deixo nessa afinação por alguns minutos,e depois quando eu vou trocar,faz tipo um barulho na tarracha?
E se por exemplo minha guitarra estiver acostumada com a afinação padrão (E),e eu quiser mudar,para Db ou D por exemplo,isso trás problemas à alguma coisa?
abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/12
· votar

vitorrock
Porque a tarracha está com algum dos parafusos ou a porca de fixação frouxa.
Não é pra ficar mudando afinação toda hora não...
Abç

Guinervauscko
Veterano
# mai/12
· votar

Oi pessoal.
É o seguinte, comprei uma Jackson JS 32 Randy Rhoads com Floyd Rose e preciso regular a bendita. Mas, não tem luthier na minha cidade que mexa com guitarra, só um cara que mexe com violas e violões. No You Tube dá pra achar um monte de videos de guitarristas ensinando a regular a guitarra, porém, como eu não sou completamente leigo no assunto tem algumas coisas que já percebi de cara que gostaria de saber se posso tentar resolver e me arriscar a regular minha guitarra.
A guitarra tá trastejando na 6ª e na 4ª corda na casa 12 e o captador da ponte tá inclinado de uma maneira que as cordas encostam nele na parte mais próxima da ponte. Ao tocar qualquer corda da primeira pra frente ela trasteja. Isso é por causa da altura da ponte apenas? Queria saber em relação aos captadores se posso deixá-los no mesmo nível da borda externa que fica envolta deles. Eu tirei a trava do head só pra ver como era, tava frouxa por isso me arrisquei, mas nessa eu usei um afinador pra ver o quanto tava desafinada e depois que recoloquei a trava a guitarra subiu meio tom. Isso é normal? Se não é o que tá errado? Preciso trocar as cordas da guitarra de qualquer maneira e seja lá qual for o estado delas? É que a primeira vista eu não achei que estão muito velhas.
Mais uma pergunta só que em relação a conservação e cuidado. O bag da Jackson vem com duas alças que servem para levar o instrumento nas costas, atrás dessas alças existe uma alça circular pequena. Eu não possuo case e tenho um certo problema de espaço aqui em casa. O que quero saber é o seguinte: posso comprar um daqueles suportes de loja para deixar minha guitarra pendurada na parede pelo braço ou é preferível que eu guarde ela sempre no bag para evitar poeira nos captadores e outras coisas? A alça que citei tem a ver com o seguinte: pensei em deixá-la no bag mas pendurada na parede num gancho ou outro suporte por essa alça. Será que tem algum problema em fazer isso? É que ela ficaria levemente inclinada.
Por fim, é recomendado que eu retire a ponte para regulá-la direito, apertar todos os parafusos e conferir os carrinhos se estão certos?
Espero obter resposta em breve. Qualquer ajuda é bem vinda.
Obrigado!

vitorrock
Veterano
# mai/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Valeu!
Mas de vez em quando eu posso mudar a afinação?
abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/12
· votar

vitorrock
De vez em quando...
Guinervauscko
Captadores não podem encostar nas cordas. O capt da ponte tem que ficar mais próximo das cordas que o do braço.
Sua guitarra precisa de uma regulagem geral, e algumas coisas que vc escreveu não estão claras. Atente para o fato que, se houver a necessidade de ajuste de tensor e de "rebatimento" ou nivelamento de trastes, estes serviços só poderão ser feitos por um profissional hebilitado.
Os suportes de parede são bons e seguros (eu tenho vários!).
Não tem que tirar ponte não...
Abçs

vitorrock
Veterano
# mai/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Obrigado!
abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji