【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
XandeGuitarPlayer
Veterano
# jan/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
comprei um kit de captador fender Noiseless
porem, não consegui concluir a instalação dos novos pickups . Estou com uma dúvida que até já foi postada na net no forum da Fender(veja no link abaixo). Mas ao clicar no link que o cara postou na resposta está dando erro aqui, vc tem o esquema elétrico correto para este set pois o esquema elétrico que veio junto está errado, não menciona os 2 capacitores(só tem a ligação do resistor) e ainda menciona que são 3 pots de 1Mohm, mas tem 2 de 1M e 1 de 500kohms.

http://www.fender.com/community/forums/viewtopic.php?t=2856

Obrigado e um abraço,

elsoncondorg1
Veterano
# jan/12
· votar

boa noite bertola, gosto demais de stratocaster, to sem como poder pagar uma top agora, tava dando uma olhada nas tagima t735 dessas hand made in brazil, vi uma com uma captaçao top e fico com um timbre mto bom msm, e achei uma por um preço bom pra depois eu ir customizando ela ( sei que mtos falam qe nao é bacana pegar guitarra pra customizar e tal ) e queria saber de vc se eu colocar uma captaçao bacana nela e mudar as ferragens eu vou ter uma "stratocaster de verdade" ou se nao vale o trampo, abç

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jan/12
· votar

EddieVanHalen

dá uma olhada nisso aqui:
http://www.jamhub.com/

É ideal pra isso, principalmente se o baterista de vocês tiver uma batera eletrônica.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/12
· votar

EddieVanHalen
Em 1º lugar: Mesa alguma substitui os seus amps de instrumentos. Se vc quer mesa pra ligar instrumentos, ESQUEÇA. TODOS os caras da sua banda TEM QUE TER cada um seu instrumento e seu amp individual.
Em 2º lugar: Se a "parada" é amadora, compre um Multi-uso potente para ligar microfones das vozes. Isso basta.
Em 3º lugar: Equalize direito seus instrumentos e o volume, pois som alto demais prejudica TUDO!
XandeGuitarPlayer
Os pots podem ser todos de 500K, e o capacitor, de 0,047uF.
elsoncondorg1
Sim. Mas acho melhor vc pensar em ter um amp de verdade, e estudar de verdade. A guitarra é o de menor importância...
Abçs

EddieVanHalen
Veterano
# jan/12
· votar

Bertola Obrigado por explicar...vou combinar aqui com o pessoal!! Vamos juntar um dinheiro e comprar um amp multi-uso desses, nao devem ser tao caros. Você poderia me indicar alguma marca boa para esses amps? Grato

Meu filho ouvirá Classic Rock agradeço tambem, ja tinha ouvido falar desse produto. Ele é bem interessante...mas o problema nao é o barulho e sim a equalizaçao do som!!! Grato!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/12
· votar

EddieVanHalen
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-220869138-amplicador-cubo-multi -uso-de-200-watts-multi-premium-200-_JM

Volta
Veterano
# jan/12
· votar

gostaria de saber qual o preço médio para fazer a devidas inversões de uma guitarra destra para canhota.São duas,uma Jagmaster e uma Jaguar.Obrigado a quem poder responder

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/12
· votar

Volta
Essas duas guitarras são de modelo um tanto inadequado para essa "inversão" por conta de seu design. É mais fácil fazê-lo em uma stratocaster por uma questão de ergonomia. No mais, basta inverter a posição da pestana.
Abç

Volta
Veterano
# jan/12
· votar

eu havia pensado nisso,mas já vi fotos do hendrix usando uma invertida,Edgar Scandurra também.Esse serviço e inverter a pestana é caro?Parece ser bem simples

vinieilers97
Veterano
# jan/12
· votar

Bertola

Eae Bertola blz?
Meu primo esta comecando, recem aprendeu a sua 1 musica, e me pediu para peguntar para vc qual seria um bom kit de iniciante, tipo, cubo+guitarra, por no maximo 600, 620. Sugeri uma GGX 1HH e um cubo G5+ ( ambas Giannini) mas sem duvida a sua opiniao é de longe a mais sensata.

Desde já agradeco
Vini

mlsRF
Veterano
# jan/12
· votar

poderia me ajudar com um problema que estou enfrentando?

a minha guitarra (uma memphis by tagima mg32 com ponte standard) tava meio dificil de colocar a alavanca na ponte (rosqueando) até que eu consegui colocar depois de tirar alguma coisa que estava nas ranhuras...

acontece que quando eu coloquei ela deve ter ficado muito apertada e na hora de tirar a alavanca, ela quebrou ficando com uma parte dentro da ponte...

minha duvida é: tem algum jeito de tirar essa "sobra" da alavanca de dentro da ponte sem levar em algum luthier ou desmontar tudo?

vinieilers97
Veterano
# jan/12
· votar

mlsRF
te ferro, sem ir no luthier nem tem como, e sepa so desmontando a ponte, mas se ela fico rosquiada dentro da ponte, nao sei nem se tem como tira pq n tem comotira ela pra tirar \:

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/12
· votar

Volta
Sim, é.
mlsRF
Pela guitarra que é, e pela ponte de baixa qualidade, é melhor comprar outra... E levar para seu luthier instalar.
vinieilers97
Amiguinho, se vc quiser "postar" alguma coisa em nosso fórum, escreva em português, ok.
Abç

Ariel Ferreira
Veterano
# jan/12
· votar

Opa Bertola, boa tarde.

Cara é o seguinte, meu vizinho mudou os captadores da guitarra dele, mais ele só fez cortar os fios dos antigos no meio e emendar nos dos novos captadores, entretanto os dois humbucker estão com o som muito baixo diferente do single que tem no meio, se possível, me diz o que acha que pode ser que eu passo para ele, o outro problema é o seguinte, a outra guitarra dele ele mudou o circuito, mais tá com um ruido muito alto. Obrigado cara.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/12
· votar

Ariel Ferreira
Curioso fazendo serviço de profissional dá nisso....
Ele ligou errado, e agora, um bom profissional terá que resolver o problema que esse cara criou para ele mesmo...
Abç

Tensoohvisky
Veterano
# jan/12
· votar

Ariel Ferreira
Seu vizinho? seiiii....

Ariel Ferreira
Veterano
# jan/12 · Editado por: Ariel Ferreira
· votar

Tensoohvisky
--', eu nem tenho uma Ibanez =X, e mesmo se tivesse n arriscaria...
Postei com minha conta por que ele não tem conta no fórum..
Mauricio Luiz Bertola
Muito obrigado, Bertola. Ele não levou em um luthier, pois na época tava sem dinheiro..

vitorrock
Veterano
# jan/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Cara como funciona esse lance de captador piezo em guitarra,é bom?
Preciso trocar a ponte,captadores, ou não precisa??
vlw!

Velvete
Veterano
# jan/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Tenho um violão Ibanez corda de aço que o braço está "pra frente", isto é côncavo.

O ajuste do tensor é feito pela boca e está escrito "dual action".

Com a finalidade de melhorar a ação das cordas (que estão muito distantes do braço) e o possível empeno do braço, devo girar (imagino que em um quarto de volta) em qual sentido, horário ou anti horário?

Abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/12
· votar

vitorrock
Cara, a instalação de capts piezoelétricos em uma guitarra é difícil. A ponte já é preparada para eles, o circuito tem que ser alterado, e a instalação deve ser feita por um luthier habilitado.
Velvete
O problema do tensor duplo é esse: tanto faz... Vc terá que ir girando cuidadosamente e percebendo.
Abçs

mlsRF
Veterano
# jan/12 · Editado por: mlsRF
· votar

então ferro mesmo... rsrsrs

eu até pensava em comprar uma nova guitarra, tanto é que estou em dúvida entre uma ibanez grg170dx e uma esp m50 ltd... qual das duas você recomendaria? (penso em tocar metallica, soad, led zeppelin, avenged sevenfold... ou seja, generos variados mas com foco em rock, hard rock e metal...)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/12
· votar

mlsRF
As duas são equivalentes...
Abç

AleXtremePK
Veterano
# jan/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Eu estava trocando as cordas da minha guitarra e o NUT (de plastico) quebrou, tem algum problema se eu demorar um tempo pra trocar pq gastei toda minha grana na corda hj, e quando é um NUT e quanto fica +/- pra troca pq eu acho q o cara q eu levo ele é mto de conversa.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/12
· votar

AleXtremePK
Troque logo por um de osso. Consulte seu luthier sobre a confecção de um.
Abç

Cristhyano
Veterano
# jan/12
· votar

Bertola, uma pergunta besta. Sou virgem de ponte tremolo, só tive ponte fixa.
Li que ao trocar as cordas é bom tirar todas de uma vez, dar aquele trato com óleo de peróba na escala (escura) e colocar as cordas novas.
Isso vale pra ponte tremolo (é uma gotoh 510ts) ? Pode tirar todas de uma vez que não desregula a ponte? Pra recolocar as cordas denovo sem fazer muita força em uma corda só, eu coloco uma e ja afino ela pra sua nota padrão ou vou apertando um pouco da primeira e coloco a próxima e aperto ela um pouco, e assim por diante, pra ir distribuindo a "pressão" ?

busterchair
Veterano
# jan/12
· votar

Olá mestres,

Tenho um violão Crafter De7n de aço e utilizo cordas 0.10.

Há algum tempo estou notando que a mizona, lá e a ré estão dando uma trastejada, principalmente quando toco soltas (a mizão é mais acentuado o trastejamento). Tem alguma dica? Sinto que as cordas estão em uma altura um pouco alta até.

Abraços!

vitorrock
Veterano
# jan/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
ok,agora tenho uma curiosidade,dá para colocar flloyd em strato??
o que o luthier precisa fazer para trocar?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/12
· votar

Cristhyano
Sim cara, vc pode fazer isso sem problemas. Mas eu não entendi a 2ª pergunta.
busterchair
Pode ser apenas a forma como vc está tocando.
vitorrock
Sim, dá.
Basta instalar... Não é um trabalho trivial não...
Abçs

busterchair
Veterano
# jan/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Pode ser apenas a forma como vc está tocand

Infelizmente não é. Mesmo tocando suave, noto que há este tratejamento. Acha q devo levar em um luthier? Ou tem algo que eu possa fazer?
Obrigado novamente.

Cristhyano
Veterano
# jan/12 · Editado por: Cristhyano
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Sim cara, vc pode fazer isso sem problemas. Mas eu não entendi a 2ª pergunta.

Quando eu for colocar as cordas denovo na ponte tremolo, é melhor eu colocar por exemplo a mizona primeiro e ja afinar ela em Mi normal ou colocar ela e apertar só um pouco, depois colocar a La e apertar só um pouco, depois a Ré e apertar só um pouco e assim por diante pra ir distribuindo a tensão, aí quando todas estiverem colocadas eu vou afinando elas certinho.
Se colocar uma só e afinar ela ja na nota padrão, não vai ter muita força exercendo sobre uma corda só e ela não corre o risco de ceder?
Nunca tirei todas as cordas de uma vez antes, sempre troquei uma por uma.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji