Potenciômetros 500k ou 250k

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# dez/13
· votar


Handerseep

Neste caso eu utilizaria todos os potenciômetros com 500k.

Handerseep
Veterano
# dez/13
· votar


ae galera chegou meus captadores e coloquei na ligação normal que já estava com post de 250k

Estou com humbucker em formato de single na ponte, um single no meio e um humbucker na ponte

O som está muito bom na minha opinião

Mais vou comprar agora os pot de 500k e um capacitor de 0.047 pra ver como fica!!

Ernesto Victor
Veterano
# mar/14
· votar


Muito boas as postagens do tópico! Assim enriquecemos nosso conhecimento. Valeu galera!

DimeMegadeth
Veterano
# dez/15
· votar


Olá, pessoal!

Tenho uma SX stratocaster com 3 singles (de fábrica) e vou comprar dois mini-humbuckers (ponte e braço).
O potenciômetro de volume é logaritmo e os de tonalidade são lineares (é isso mesmo?). Pelo menos foi o que li nos blogs da vida. hehehe
Então, li também que preciso trocar o potenciômetro de volume pra um de 500k. No entanto não encontrei nenhuma informação sobre os potenciômetros de tonalidade; devo mantê-los com 250k ou, com o advindo dos mini-HB, devo também substituí-los por outros de 500k?
Essa é minha dúvida. Obrigado pela ajuda desde já!

PS: por hora não me importo com o pickup do meio. No futuro ele, provavelmente, será substituído também por um mini-humbucker.

o/

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/15
· votar


DimeMegadeth
Não faça "flood"...

DimeMegadeth
Veterano
# dez/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Desculpa, amigo. Achei que o outro tópico havia sido encerrado.

alexguitar
Veterano
# fev/16 · Editado por: alexguitar
· votar


Acho que não existe uma regra rígida no mundo criativo musical. Tecnicamente sim. Por que não experimentar então ? 250k ou 500k vale apena para sentiir o que realmente se está buscando. Vale a experiência adquirida com a busca.

Ismah
Veterano
# fev/16
· votar


DimeMegadeth
Monta com 250k, se achar que faltam agudos, passe para outro. Eu tenho problemas com a questão de agudos dos singles, por usar um 500k no volume por causa de um mHB. Existem ligações que misturam os dois tipos, e deixam cada qual com o seu.

SkyHawk
Membro
# fev/16
· votar


AlexG
Tenho uma Strato com Texas Special e sempre achei o timbre meio sem brilho, muito boa para drive porém morta para clean e crunch, semana passada abri o escudo e medi os 3 pots, os 3 de 250k estavam com 230k, pedi ajuda ao Bertola que me recomendou instalar dois de 500k nos tones e um de 250k verdadeiro no volume (verdadeiro é um de 250k que medido tem mesmo 250k). Fiz exatamente isso e a guitarra mudou completamente, apareceu o som que procurava há muito tempo.

Minha experiência mostra o seguinte: meça os pots com multímetro sempre !!!! Pois muitas vezes pots de 250 não tem nem perto de 250 !!! O mesmo vale para qualquer pot !!! Pegue vários, meça e escolha os melhores. Se sentir falta de brilho troque os pots por valores mais altos, afinal fechar o tone é fácil, basta rolar o tone, aumentar além do máximo é impossível.

Ismah
Veterano
# fev/16
· votar


SkyHawk

Na verdade se ele for de 10% (a maioria dos genéricos), um valor entre 225K e 275K é plausível.

Não sei responder se os CTS e Alpha são realmente 0,1%, 1% ou 5%, ou 10%, mas quando se fala em maior qualidade, logo penso que isso signifique precisão também.

PS vc mediu a resistência entre o pino central (comum) e as pontas certo?

morais.sc
Membro Novato
# fev/16 · Editado por: morais.sc
· votar


Ismah

Na verdade tem umas das pontas que é só aterramento, ela mede o valor exato do pot aberto, mas não responde ao giro do knob fechando e diminuindo os valores.

Acho que é meio sorte, tenho Gotoh com 550K, e chineses com 493K, o ideal é levar o multímetro na hora de comprar.

Outra observação, tem um artigo interessante, defendo que se deve usar apenas Pot lineares em tudo. Ele argumenta que inicialmente (nas guitas vintages) a curva logarítmica era de 60/40 (quando o pot estava na posição de 60% aberto, ele media 40% do valor total), mas atualmente os log são entre 70/30 e 80/20 (com o pot 80% aberto, ele mede 20% do valor) no chineses genéricos, tornando quase que inutilizável seu controle. O articulista sugere-se que, por isso, deve-se usar sempre pots lineares que são 50/50 (quando estão 50% aberto, tem 50% do valor), são mais próximos aos originais vintages que os logaritmicos atuais. fonte

SkyHawk
Membro
# fev/16 · Editado por: SkyHawk
· votar


Ismah
Isso, Pega o central e a extremidade, coloca o multimetro na escala correta e gira o pot, é meio malabarismo para segurar as pontas de teste e girar ao mesmo tempo mas nada dificil de fazer.

SkyHawk
Membro
# fev/16 · Editado por: SkyHawk
· votar


morais.sc
Exatamente, ou leva o multimetro na hora de comprar, ou compra vários e fica com os melhores.

Quanto a curva de abertura, é gosto. Concordo com a tendência a linearidade, mas gosto mais dos logarítmicos só uso eles em guitarras, volume, tone, tone, todos log.

morais.sc
Membro Novato
# fev/16
· votar


SkyHawk

Usava lineares antes de ler o artigo.. Sempre me incomodei em quando chegar no 70% fechar o tone... Daí, sempre que ia substituir, colocava linear... E me perguntava porque raios usavam o log... Depois que li o artigo, vi que antes o Log era quase um linear, e com o passar dos anos, foi ficando cada vez mais desproporcional. Mas, gosto é gosto.

SkyHawk
Membro
# fev/16
· votar


morais.sc
Me adaptei melhor com os logs, consigo mais controle com eles, é puro gosto pessoal. Por outro lado a curva auditiva é mais próxima a uma curva logaritimica, o ouvido não é linear. O aumento de volume incremental as vezes precisa do dobro da potência. Isso é paracido com a resistência aerodinâmica que dobra ao quadrado da velocidade.

Ismah
Veterano
# fev/16
· votar


morais.sc
SkyHawk

Há também uma confusão grande por aqui entre pots logarítmicos, S curve e exponenciais... Todos são vendidos no mesmo pacote...

Tipos de pot

(OFF)

Pot log comercial

SkyHawk
Membro
# fev/16 · Editado por: SkyHawk
· votar


Ismah
Muito bom !!!!!

Pelo que entendi o log comercial é praticamente um linear só que com ataque mais forte e corta mais rápido certo ?

Ismah
Veterano
# fev/16
· votar


Log comercial (o que é vendido em maior quantidade) são dois lineares. O Primeiro até a metade de giro, dá um valor de 10% só, ou todo o valor (depende o lado que usar). Já tinha sido comentado por alguém isso aqui no fórum.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Potenciômetros 500k ou 250k