"11 Mestres da Stratocaster" - Guitar Player 41 (julho/99)

Autor Mensagem
Will Bejar
Veterano
# fev/11


Essa é pros Strateiros de plantão (e pros que AINDA não são...rs...)
Há muito tempo atrás, eu tinha uma Guitar Player, a de nº 41 de julho de 1999, onde a matéria principal era "11 Mestres da Strato"... aí tava dando uma sapeada no site da GUitar Player e resolvi comprar essa revista (pois a minha emprestei pra um cara que fazia aula comigo no IG&T e nunca mais a vi).

Bom, vou ver se depois consigo escanear, mas vou colocar uns pontos legais aqui sobre a declaração de cada um dos manos strateiros mestres:

1 - Ritchie Blackmore: "A Strato que usei era de Clapton. Gostava do som dela, rolava muito bem com um wah-wah, porque era bem agudo. Mas tive muitas dificuldades nos dois primeiros anos de transição da Gibson para Fender. Com uma Gibson, vc apenas corre pra cima e para baixo, mas com a Fender vc tem qye fazer cada nota cantar ou ela não funciona. É mais gratificante, com a Gibson, ninguém tem uma identidade."

2 - David Gilmour: QUando apareceu em a Saucerful Of Secrets, Gilmou usava uma Telecaster plugada num amp Selmer de 50w e um echo Binson. Após a telecaster ser roubada, ele adquiriu uma strato e trocou o Selmer por um Hiwatt com caixas WEM 4x12. Boa parte da técnica de Gilmour emprega a alavanca de trêmolo, razaão de ele ter escolhido a Strato.

3 - Buddy Guy: "Comecei com uma Strato. A primeira vez que vi uma foi com Guitar Slim. Ele enlouquecia a platéia toda vez que eu o via tocar, e a Strato nasceu pra isso."

4 - Eric Johnson:"Cada Strato soa diferente. Nas sessões de Tones, todas as bases e 30% dos solos foram feitos com minha Stratocaster 58. A maioria dos outros solos com minha Stratocaster 54. Ambas têm escala de maple, que dá um som mais preciso e forte."

5 - Eddie Van Halen: "Eu queria um som de Gibson, mas com o vibrato da strato. Comprei um corpo da Charvel por U$50 e um braço por U$80. Juntei os dois, coloquei um Gibson PAF e pintei-a com as faixas."

6 - Eric Clapton: Estive em Nashville em 1970 com Derek And The Dominoes, e fui a uma loja que tinha várias Stratos e Teles - cada uma por U$100. Comprei um monte e fiz a minha preta com o corpo de uma, o braço de outra, e assim por diante. Não tenho ideia de ano é cada parte, então não é uma boa guitarra para colecionadores... bem, agora é!"

7 - Jimi Hendrix: Ele extraiu da Strato todo o seu potencial. Usava os três captadores da melhor dorma, atingindo timbres magníficos. Ligava a Fender em amps Marshall e utilizava o volume da guitarra para conseguir sons mais limpos e calmos.

8 - Mark Knopfler: "A Strato ne acordou."

9 - Steve Ray Vaughan: Vaughan comprou sua primeira Fender Stratocaster em 1969, influenciado por Jimi Hendrix. Em 1973, o guitarrista adotou sua strato 59. Quando , no mesmo ano, o braço original se partiu num acidente, Steve pôs um de 61.

10 - Yngwie Malmsteen: "A única coisa que eu realmente sempre quis era uma Strato. Comecei a tocar depois de ver Jimi Hendrix na TV quando ele morreu. Então, em meu aniversário de 9 anos, ganhei o disco Fireball do Deep Purple, outra grande influência."

11 - Jeff Beck: "A Strato dá conta de todo o espectro de emoções do ser humano. O trêmolo permite que vc alcance qualquer nota ou som conhecidos pela humanidade.

Tem muito mais informações na matéria completa, e eu acho que aqui dá um belo resumão da alma desse mosntro que é a Stratocaster.

Abraço.

Will Bejar
Veterano
# fev/11
· votar


Ah, e ainda tem uma matéria de Robertinho de Recife, um super-guitarrista pouco conhecido brasileiro. Na foto tem ele com uma Strato (claro...rs).

Jg Destroyer
Veterano
# fev/11 · Editado por: Jg Destroyer
· votar


Com uma Gibson, vc apenas corre pra cima e para baixo, mas com a Fender vc tem qye fazer cada nota cantar ou ela não funciona. É mais gratificante, com a Gibson, ninguém tem uma identidade."

+1

Basta ver a diferença que guitarras tão parecidas como as de Yngwie, Blackmore, Clapton, Gilmour, Jeff Beck e etc..

Com LP a coisa já muda...

Luiz Frusciante
Veterano
# fev/11
· votar


"A Strato me acordou."

não precisavam falar mais nada...

T-Rodman
Veterano
# fev/11 · Editado por: T-Rodman
· votar


Esse cara não usa strato hoje em dia, mas como tocava com uma strato (além de ter influenciado uns aí da lista, principalmente os shredders):


- eu prefiro ele antes do que hoje em dia, que ele toca com uma guitarra feira por ele mesmo, que custa uma fortuna.

erico.ascencao
Veterano
# fev/11
· votar


Jg Destroyer: Basta ver a diferença que guitarras tão parecidas como as de Yngwie, Blackmore, Clapton, Gilmour, Jeff Beck e etc.. Com LP a coisa já muda...

Não entendi direito o que você quis dizer com isso mas vou aproveitar o gancho. Diferente das LPs, as stratos são guitarras nas quais você pode imprimir mais facilmente a sua identidade. Boa parte desta identidade vem da facilidade com que elas podem ser modificadas: SSS, HSS, HSH, Floyd Rose, escala em maple, escala em rosewood... As LP nada mais são do que uma tora de mogno com dois humbuckers e um som gordo e com sustain absurdo. Não sou entusiasta de nenhuma das duas em específico, gosto da vibe de cada uma delas.

PS.: O Eddie é um strateiro fake hein...

Jg Destroyer
Veterano
# fev/11
· votar


erico.ascencao
Cara, se você pega uma strato com 3 singles, comum, e dá pra esses caras ae, você vai ver como a pegada de cada um vai fazer a guitarra soar diferente com cada um. O mesmo não acontece com Les Paul (ao menos não do mesmo jeito que com strato).

Will Bejar
Veterano
# fev/11
· votar


erico.ascencao
PS.: O Eddie é um strateiro fake hein...
Tb acho meio estranha a parte dele... ainda são citados na matéria Adrian Belew, Dick Dale, Rory Gallagher, Buddy Holly e Jimmie Vaughan.

erick_guitar
Veterano
# fev/11
· votar


Jeff Beck: A Strato dá conta de todo o espectro de emoções do ser humano

É por isso que esses caras fazem a diferença! :D

Will Bejar
Veterano
# fev/11
· votar


erick_guitar
Habilidade não é só com as mãos, né??? rs...

Will Bejar
Veterano
# fev/11
· votar


Ah, vamos citar os mestres que não apareceram nessa lista:
- Andy Summers e Dave Murray (dos mais antigos)
- John Mayer e John Frusciante (ainda não tinham o "mojo" naquela época...rs)

buddy guy
Veterano
# fev/11 · Editado por: buddy guy
· votar


Cito o Robin Trower,que merecia sem dúvida estar nesta lista !!!!


EDIT-Merecia não,merece !!!


EDIT 2 Robert Cray,também !!


EDIT 3 -Eu ia quase me esquecendo de citar o Faíska,também !!!

tapinga
Veterano
# fev/11
· votar


realmente...
a estrato de da timbres diferentes...
diferente da lespaul..
"com a Gibson, ninguém tem uma identidade."

jazz blues rock soul funk
Veterano
# fev/11
· votar


com a Gibson, ninguém tem uma identidade.

-1, exagero total, metade dos que falam que a identidade muda não conseguem diferenciar uma gravação sem ver as guitarras que estão sendo usadas. E só pra citar um, acho que Zakk Wylde tem bastante identidade.

Jeff Beck toca com uma Les Paul até o Blow By Blow e se colocar aqui um vídeo dizendo que Cause We've Ended As Lovers é com Strato 70% acredita...

Abç...

redmojoblues
Veterano
# fev/11
· votar


Will Bejar

pô,demais essa matéria! gostei muito mesmo! legal ter postado..
no site ainda tem essas ediçoes pra comprar? muito bacana!!

aah,e em 1999 o frusciante já tinha o mojo sim! e como! haha
o blood sugar sex magik foi lançado em 91,e sem dúvida é a obra prima do cara..imbativel!

abraço

GOREFESTA
Veterano
# fev/11
· votar


Eddie Van Halen: "Eu queria um som de Gibson, mas com o vibrato da strato. Comprei um corpo da Charvel por U$50 e um braço por U$80. Juntei os dois, coloquei um Gibson PAF e pintei-a com as faixas."

Lendario, teve a manha de influenciar uma serie de guitarristas tanto pela forma de tocar e guitarra unicas

Marcelo Bico
Veterano
# fev/11
· votar


Só discordo com essa coisa de que quando se toca com Gibson não se imprime uma identidade. Pô, quem não reconhece estilos de Angus Young ou Tony Iommi ? Mas concordo que a "mão" do guitarrista aparece mais em stratos, mas não exclusivamente em stratos.

Jg Destroyer
Veterano
# fev/11
· votar


Marcelo Bico
? Mas concordo que a "mão" do guitarrista aparece mais em stratos, mas não exclusivamente em stratos.

Exato...

Marcelo Bico
Veterano
# fev/11
· votar


Jg Destroyer
É, cara. E, pelo menos comigo, acontece uma coisa interessante. Eu tenho uma Fender strato MIM e uma Gibson lespa Studio: eu tenho que ralar muito mais com a strato prá tirar um som legal do que com a lespa ( ou uma Nighthawk Special que uso eventualmente ). Daí eu passei a treinar sempre com a strato, que me exige mais. A lespa tem um sustain absurdo e um timbre gordo lindo, mas de tanto treinar com a strato, é a que eu uso mais nos shows he he he.

tapinga
Veterano
# fev/11
· votar


mais bahh
esqueceram de alguns "strateiros
1º lugar devia ser chimbinhaa.

e
12º slash o rei das stratos com som de lp

GOREFESTA
Veterano
# fev/11
· votar


a estrato

Isso é guitarra?

FlOaD
Veterano
# fev/11
· votar


E o premio de comentario inutil vai paraaaaaaaaa: tapinga

Magrinho123
Veterano
# fev/11
· votar


eu acho que esse negócio de "gibson nao tem indentidade" é uma meia-verdade. ninguem tem indentidade sem ter pegada, independente da guitarra, e guitarra nenhuma soa exatamente como a outra, independente de marca e modelo (apesar de encontrarmos várias guitas com som parecido, não igual, menos ainda idêntico). Acontece que o single-coil tem um som mais "transparente", então a diferença do timbre de uma guitarra pra outra normalmente é maior, mas isso não quer dizer que não ocorre com o humbucker.
guitarra tem identidade? claro que tem, cada uma tem seu som. mas guitarrista também tem identidade, e consequentemente som próprio. A galera tem que se prender menos em estereótipos e aprender a fazer combinações diferentes de "pegada x guitarra". Imagine como seria legal se Hendrix não experimentasse uma LP de vez em quando? E eu duvido que ele não o fazia em casa, longe dos palcos, já que ele era um cara super criativo e flexível, sempre buscando coisas novas. Ou imagine Jimi Page com uma Superstrado dessas modernas? Parece estranho? continua sendo o Jimi Page, aposto que ele faria milagres com tal guitarra, da mesma forma que ele fez com sua LP.

GOREFESTA
Veterano
# fev/11
· votar


Eu tenho uma Fender strato MIM e uma Gibson lespa Studio: eu tenho que ralar muito mais com a strato prá tirar um som legal do que com a lespa ( ou uma Nighthawk Special que uso eventualmente ). Daí eu passei a treinar sempre com a strato, que me exige mais.

Minha situação é completamente inversa. Sempre achei que les paul tem uma pegada bizonhamente desengoçada. Adoro o som de uma les paul, mas não é pra mim. Gibson, pra mim, é só fying v. Me viro com uma boa strato com humbuckers. Coisa de pegada, individual demais.
Agora dizer que com Gibson ou qualquer outra marca não tem personalidade é dose, coisa de pia leite com pera que nem pegou uma ou outra. Pensei que a galera tinha lido direito o que o Van Halen disse...

Magrinho123
Veterano
# fev/11
· votar


GOREFESTA
é aí que está o ponto: a guitarra ideal é uma coisa muito individual, mas o pessoal insiste em dizer coisas do tipo: "tal coisa não presta", "aquilo alí e um lixo" "guitarra X é boa, o resto é lixo" "tal pessoa usa tal guitarra, então é essa meesma que é boa". E digo isso não somente quanto à guitarra, as pessoas sempre rotulam tudo.

tapinga
Veterano
# fev/11
· votar


FlOaD
FlOaD
mais bahh
vlw
tava querendo um premio desse faz tempoo..

Marcelo Bico
Veterano
# fev/11
· votar


GOREFESTA
Pois é, véio. Tem uns guitarristas que elegem uma certa marca / modelo e daí nem querem saber de experimentar instrumentos diferentes, e saem falando besteiras e depreciando as outras, até mesmo sem terem chegado perto!
Se dar bem com certo tipo de guitarra é pessoal - não tem fórmula exata que o modelo "x" é bom e o "y" não é.
E o que o Eddie Van Halen buscou, é o que eu busco até hoje... sustain de lespa com aquele vibrato cortante da strato ...

Jg Destroyer
Veterano
# fev/11
· votar


GOREFESTA
Isso, Richie Blackmore é piá leite com pera...

pscb
Veterano
# fev/11
· votar


tapinga
mais bahh

se é para usar o 'bah' gaúcho, usa "mas bah", já que "mais" é o oposto de "menos"

Marcelo Bico
Veterano
# fev/11
· votar


GOREFESTA
Tô falando da molecada que comprou guitarra há tres meses e acha que som legal é abrir o ganho dos pedais no máximo.
Guitarristas que experimentam têm conhecimento prá avaliar diferentes modelos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "11 Mestres da Stratocaster" - Guitar Player 41 (julho/99)