Sertanejo Univ. e Ritmos Baileiros - Músico Vendido ou Novo emprego da Guitarra Elétrica?

Autor Mensagem
Leomju
Veterano
# jan/11


Olá pessoal...

Estes dias estive alugando um gerador de energia para uma festa e observei uma banda de sertanejo Universitário.

O guitarrista usava uma Fender MIM, uma pedaleira GT10 e um amp Marshall série MA.

O cara não precisava da pedaleira de jeito nenhum, porque o tempo todo usou o captador do meio da guitarra com um reverb, que poderia muito bem ser o do amp., e uma ou duas vezes usou um chorus, brilhante e agudo de arder a orelha!

Pude observar este tipo de música, onde o guitarrista faz uma espécie de "swinguinho eterno" em quase todas as faixas, com um som meio estalado, perdido no meio de acordeons altíssimos.

Mas qualquer menino poderia fazer o som sem problemas, sendo que o guitarrista pra fazer esse som fica limitado!

Fora que a sonoridade geral da música não pede uma guitarra e poderia ser substituída sem prejuízos por um violao.

Eu, particularmente considero desnecessária a guitarra, quando ela não é a chave de uma música.
Uma vez que ela é o instrumento mais expressivo que conheço!

Bom pessoal, pra mim não serve fazer esse tipo de som, mas com a febre de Luan Santana, Michel Teló, etc e ainda partindo do princípio que o novo é bom, queria ouvir a opinião da galera sobre o guitarrista e este tipo de som e outros tipos de ritmos não muito característicos como uns pops estranhos "tipo Kiko do KLB"

Será uma nova tendência da guitarra, passar a ser um mero instrumento de apoio? Ou a galera tá só se vendendo pra ganhar uma grana e depois retorna pros bends e hamônicos?

Desde já agradeço aos que opinarem. "Este tópico está ligado diretamente ao futuro da guitarra elétrica no país"

Juneba
Veterano
# jan/11
· votar


Leomju, cara existem guitarristas e guitarrista, tem uns cds de sertanejo aqui, q no meio da música começa umas guitarras bem legais, não é culpa da guitarra se o cara não tava aproveitando bem ela..

Leomju
Veterano
# jan/11
· votar


Juneba

Legal, também penso assim...

Mas creio que se empregarmos uma linguagem guitarrística a esse tipo de música podemos até descaracterizá-la. S
e conseguirmos montar um bom som, como vc disse, sem agredir a música, ae seremos bons músicos.

É... valeu pelo comentário!

MKazan
Veterano
# jan/11
· votar


Cara, musico é um profissional como outro qualquer.

Você pode tocar um instrumento por dois motivos:

Motivo 1: Você procura satisfação pessoal independente de ser uma profissão ou hobby, e muitas vezes já tem outro ganha pão. Então beleza, você pode tocar o que quiser no seu quarto, com os seus amigos e boa. Eventualmente faz um showzinho ou outro para seus amigos. Se der sorte faz sucesso, se não der sorte continua contente tocando sua guitarra.

Motivo 2: Você tem a satisfação pessoal mas quer fazer do instrumento seu ganha pão.
Aí, meu amigo, a coisa muda de figura. Você não é mais um hobbysta mas sim um profissional. Como profissional, você é um Prestador de Serviços.
Qual serviço? Ué, música e entretenimento para quem está disposto a pagar por isso.
No momento que você passa prestar este serviço, tem de estar disposto a tocar o que as pessoas querem ouvir e da maneira que elas querem ouvir.
Mesmo que seja uma base feijão com arroz para mil desmiolados, são mil desmiolados que estão pagando por aquilo, então faça-o.

Acho que a questão não é tanto de o musico estar subutilizando o equipamento mas sim uma questão cultural. A cultura popular atual está muito pobre, e meras bases feijão com arroz seguidas de um vocal desafinado satisfazem a multidão.

JC_Junior
Veterano
# jan/11
· votar


E existe uma lei que obrigue que a guitarra seja usada somente no rock? Ou que proíba que ela seja usada nesses tipos de música?

Qual o problema disso?

Thiago_Canhoto
Veterano
# jan/11
· votar


Leomju

Cara,eu no principio,gosto de ouvir solos de guitarra,e a guitarra dominand na musica.....Mais vejo q mesmo ela sendo um instrumento de base como em sertanejo e outros sons POP ela se incaixa cara....

Estou ultimamente tentando ver a harmonia e os sentimentos na musica como prioridade,e deixando de lado meu egoísmo guittarristico de solar e de ser prioridadeeee(hheheheheheeh)

isso q eu pensoo...

flw cara...té mais!

Stalingrado
Veterano
# jan/11
· votar


O cara não precisava da pedaleira de jeito nenhum, porque o tempo todo usou o captador do meio da guitarra com um reverb, que poderia muito bem ser o do amp., e uma ou duas vezes usou um chorus, brilhante e agudo de arder a orelha!
O cara é profissional. Talvez ele realmente precisasse usar a pedaleira pra obter um som mais característico do estilo.

Mas qualquer menino poderia fazer o som sem problemas, sendo que o guitarrista pra fazer esse som fica limitado!
Aí é que você se engana... Tem muita gente aí que sabe palhetar 25 notas por segundo, mas mal sabe fazer uma swingadinha simples na guitarra.

Será uma nova tendência da guitarra, passar a ser um mero instrumento de apoio? Ou a galera tá só se vendendo pra ganhar uma grana e depois retorna pros bends e hamônicos?
A guitarra, como qualquer outro instrumento, tem que estar a serviço da música. Guitarra não é só um instrumento solista não, cara. Ela pode fazer uma base muito bem!

Leomju
Veterano
# jan/11
· votar


MKazan
Ganhou um positivo meu cara!

JC_Junior
Não vejo problema nenhum, mas crio estes tópicos por causa da galera extremada, pra ouvir opiniões diferentes.

Thiago_canhoto
Cara, isso que vc citou é sinal de maturidade, o cara saber sua hora, ser educado dentro da música e acrescentar à sua banda. Também penso assim!

MarcosBorba
Veterano
# jan/11
· votar


mero instrumento de apoio?

Não é bom ter essa idéia de que a guitarra DEVE se destacar... na verdade, durante toda história, na maior parte do tempo, a guitarra é um instrumento de apoio. Solos são legais, mas tudo a serviço da música, seja lá qual estilo for.

Córtex Frontal
Veterano
# jan/11
· votar


JC_Junior

E existe uma lei que obrigue que a guitarra seja usada somente no rock? Ou que proíba que ela seja usada nesses tipos de música?

Qual o problema disso?
2

Exatamente, cara.. Esses guitarristas hoje em dia só querem saber de solar, fazer solos a 200 bpm, e inumeras tecnicas..

Vocês realmente acham que isso é o que todo mundo quer ouvir??

Claro que de guitarristas para guitarristas isso é perfeito, mas de guitarristas para pessoas que só se envolvem na musica por puro prazer e entreternimento não acham a minima graça.

Vocês tem que tirar da cabeça isso de que o cara só é GUITARRISTA se tocar satriani, steve vai.. etc...


Muitos desses caras desse tipo de estilo (sertanejo..) sao OTIMOS guitarristas ( no sentido da parte tecnica) mas não mostram isso nessas musicas porque REALMENTE nao é necessario.
E nao vejo isso como ponto negativo, vejo ate como um ''abridor" de mentes...


Não entendo porque a mania dessa gurizada achar que sempre o guitarrista tem que aparecer com super solos na musica, nao sei se te avisaram mas existe bateristas, baixistas, tecladistas querendo mostrar seu talento também.

E outra, o que tem demais o cara usar uma fender mesmo nao APARECENDO tanto?? agora por isso ele vai comprar uma memphis, um meteoro e uma pedaleira barata???


Vamos parar com o preconceito, pessoal (aiai desculpa o texto)

Leomju
Veterano
# jan/11
· votar


Stalingrado
Parabéns pela visão aberta, cara!

Leomju
Veterano
# jan/11
· votar


Legal, mais um tópico xique, até agora não discordei de ninguém!

Bereta
Veterano
# jan/11
· votar


Leomju

Cara, já fui sideman de uma dupla sertaneja que fazia shows pela região aqui e de uma banda que tocava praticamente tudo. Não é meu estilo, mas foi uma experiência muito bacana! E aprendi muuuito tocando esses ritmos brasileiros. É fácil tb de perceber influências do blues e do country nas músicas. No fundo, tudo tem algo em comum!

Tenho um set de pedais e usei todos normalmente com eles. É questão de bom senso e ter manha pra usar uma distorção, por exemplo.

Eu não dependo da música pra viver, mas pra quem depende, nesse país danado, pouco importa se o que vc tá tocando é o que você curte ou não!

Abç

Córtex Frontal
Veterano
# jan/11
· votar


Thiago_Canhoto
Estou ultimamente tentando ver a harmonia e os sentimentos na musica como prioridade,e deixando de lado meu egoísmo guittarristico de solar e de ser prioridadeeee(hheheheheheeh)

Cara, parabens pelo menos vejo que ainda tem gente aqui que tem o minimo de maturidade.

Leomju
Thiago_canhoto
Cara, isso que vc citou é sinal de maturidade, o cara saber sua hora, ser educado dentro da música e acrescentar à sua banda. Também penso assim!



Exatamente, mas essas pessoas que falam disso de musica vendido, etc.. normalmente são apenas posers que se agarram em um estilo, praticamente criando uma religiao para que tudo se envolva nele. E o resto é porcaria.

MKazan
Veterano
# jan/11
· votar


concordo com o Stalingrado e principalmente com o Leomju quando diz que uma linguagem "guitarristica" descaracterizaria a musica.

Os instrumentos e suas técnicas são ferramentas a serviço da música. A guitarra é só mais uma ferramenta na música.
Não é porque você tem uma marreta na sua garagem que você é obrigado a sair marretando tudo que encontra pela frente. Na música o mesmo conceito é válido.
Não é o guitarrista que decide fazer um solo numa música, é a música quem pede um solo e o guitarrista, se tiver feeling para isso, o executa.
Não é o guitarrista quem decide fazer um arpegio ou tocar 10mil notas por segundo, é o solo quem pede por isso. Se o solo de uma determinada musica não pedir, o musico não deve fazê-lo.

Se a música não pedir, não tem solo.

É como eu disse antes, se a base feijão com arroz atendeu. Ta feito.

Leomju
Veterano
# jan/11
· votar


Bereta

Acho que cada um é cada um né cara, pra mim, que tenho emprego concursado e tal e não dependo da guitarra. Não tocaria!

Mas tem a galera que depende e não podemos julga-los, vejo muitos sendo criticados por ae!

Mas a exemplo do HUDSON, creio que também tem o outro lado! Tem muito cara ganhando dinheiro tocando aquilo que não gosta!

JC_Junior
Veterano
# jan/11
· votar


Só colocando mais um caso no tópico.


A galera que fica criticando o Chimbinha por fazer o tipo de música que ele faz. Achando que o cara não deveria ter a guitarra que tem e tals. Mas eu dúvido que essas mesmas pessoas que criticam o cara consigam fazer a coisa fácil, o swing na guitarra que ele faz.

Leomju
Veterano
# jan/11
· votar


Córtex Frontal

Exatamente, mas essas pessoas que falam disso de musica vendido, etc.. normalmente são apenas posers que se agarram em um estilo, praticamente criando uma religiao para que tudo se envolva nele. E o resto é porcaria.

Acho que pessoas que só vêem seu estilo de música, pensam pouco, ouvem pouco. Ser fechado musicalmente não é bom!
Essas pessoas pessoal, tem a tendência de serem fanático pelo artista tal e não pela sua música, e nunca dar ouvidos às boas novidades que aparecem por ae!

Leomju
Veterano
# jan/11
· votar


JC-Junior

O Chimbinha tem uma característica, uma linguagem pessoal,

Acho que o pessoal tem um certo carinho por ele, e falam só pra alimentar a diversão mesmo! Creio que se o Chimbinha for em um workshop de outro guitarrista, receberia um "abração" da galera.
De tanto rirem dele, ele entrou pra História da guitarra nacional!

PS: Tenho um carinho pelo Chimbinha e seu trabalho!

MKazan
Veterano
# jan/11
· votar


JC_Junior, aloprar o Chimbinha é sempre um prazer a parte. rssssss
Mas convenhamos, o cara não tem personalidade suficiente pra chegar para aquela mulher e dizer: "Cala a boca, mocréia, sua voz está irritando meus ouvidos! Se você gritar mais uma vez eu vou me enforcar com a mizinha!"

Córtex Frontal
Veterano
# jan/11
· votar


Leomju

Aham, e é justamente esse tipo de pessoa que arruma as briguinhas.. ex.. slash tall.. page.. e tall..


enfim, mas uma hora essas pessoas devem amadurecer e assim entao crescer musicalmente.

Eu agradeço de desde que começei a tocar tive contatos com profissionais que abriram minha cabeça sobre essas coisas de estilo, e quanto mais tu estudar de cada estilo (independente de qual) melhor vai ser pra ti, e muitas vezes na sua propria tecnica guitarristica.

Leomju
Veterano
# jan/11
· votar


MKazan
Vc é hilário cara, são caras como você que tiram a tensão e alegram os tópicos! hahaha

Córtex Frontal
Po cara... voce colaborou muito com o tópico!
Valeu!

Pé de chinelo
Veterano
# jan/11
· votar


Leomju

O guitarrista usava uma Fender MIM, uma pedaleira GT10 e um amp Marshall série MA.

E daí? bom pra ele que tem grana pra comprar esses equipas, sinal que deve ser um bom músico e deve tar ganhando dinheiro com música

eu faria a mesma coisa

MKazan
Veterano
# jan/11
· votar


Leomju
obrigado!

O Chimbinha e a mocréia (não lembro o nome dela), são mais um exemplo de profissionais.
Por mais bizarro que aquilo seja, é o que o público está afim de ouvir e do jeito que o publico quer ouvir.

Bereta
Veterano
# jan/11
· votar


Leomju

Acho que cada um é cada um né cara, pra mim, que tenho emprego concursado e tal e não dependo da guitarra. Não tocaria!

Acho que depende =) Eu tb tenho emprego concursado, não dependo de guitarra, mas mesmo assim quis ver como seria essa experiência =))))

Aliás, a banda inteira não vivia de música! Tinha Bancário, Administrador de Universidade, Técnico em Mecânica, Professor, Advogado.....Eita banda boa =)

E garanto que foi muito legal! Aprendi muito!

Abç

Leomju
Veterano
# jan/11
· votar


Bereta

ah sim... entendo, mas veja o meu caso: eu toco em uma banda também, só que faço o som que eu curto, como não dependo só da grana da música, toco o que quero!!

Nem sempre dá pro cara fazer isso! Mas tem um lado bom, pois o cara que toca o que não gosta, geralmente se torna eclético e bom músico, porque se obriga a ouvir e tocar novas idéias!

Bereta
Veterano
# jan/11 · Editado por: Bereta
· votar


Leomju

Cara, vou confessar um negócio pra vc: de fato não tem sensação melhor do que você tocar numa banda com amigos aquilo que você realmente gosta!!!

Acho que o cara só não pode se limitar nisso! Mas que é bão demais é =)

Grande abraço!

Leomju
Veterano
# jan/11
· votar


Abraço Bereta, to contigo. Valeu!

Viciado em Guarana
Veterano
# jan/11
· votar


Leomju
Acho que cada um é cada um né cara, pra mim, que tenho emprego concursado e tal e não dependo da guitarra. Não tocaria!
Bereta
Eu tb tenho emprego concursado

Ah! Seus exibidos! xD
Sem querer desvirtuar mas desvirtuando, vocês são concursados em que? (falem um pouco dos seus empregos e ajudem um pequeno jovem em dúvida sobre em que trabalhar no futuro <=) )

JC_Junior
A galera que fica criticando o Chimbinha por fazer o tipo de música que ele faz. Achando que o cara não deveria ter a guitarra que tem e tals. Mas eu dúvido que essas mesmas pessoas que criticam o cara consigam fazer a coisa fácil, o swing na guitarra que ele faz.
É isso aí! Esse tobós que falam mau do Chimbinha primeiro tem que se mancar. Quero ver eles tocando igual ao mestre chimba, solando na velocidade na luz e batendo palmas ao mesmo tempo! XD

MKazan
Tbm acho que é por ai mesmo! xD



Eu acho que em todas as profissões tem os seus prós e contras, então porque na música não seria diferente?

Bereta
Veterano
# jan/11
· votar


Viciado em Guarana

Ah! Seus exibidos! xD
Sem querer desvirtuar mas desvirtuando, vocês são concursados em que? (falem um pouco dos seus empregos e ajudem um pequeno jovem em dúvida sobre em que trabalhar no futuro <=) )


hahahah....que figura! Eu sou o Bancário da Banda! Aliás, eu e minha mulher somos. Ela fazia Backing Volcal =)

Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sertanejo Univ. e Ritmos Baileiros - Músico Vendido ou Novo emprego da Guitarra Elétrica?