Fender e o Psicologico

Autor Mensagem
LipeGuitarrero
Veterano
# mar/11 · Editado por: LipeGuitarrero
· votar


LucasBM

P.S Timbre não é o som em si, Timbre ( Segundo os aurélios ) é qualidade de som, modo como o som é utilizado ( seja bem ou mal ) Timbre é sim 97% da pessoa, quem faz a música é você e não seu amp ou Guitarra. ;P

Aé? Então pega um nitrous drive com uma tonante e faz um som maravilhoso ai pra gente ver...

Nós possuimos pegada e aplicamos a tecnica para fazer música. Mais o timbre vem da Guitarra ligada no Amp, e você tem que saber regular seu equipo para ter um bom timbre.

Falar que 97% do timbre vem de você é uma hipocrisia gigantesca. Isso não existe.
Não confunda Timbre com Pegada.

Timbre bom vem do conjunto: Guitarra+Amp+Pedais.

Ou você acha que um Steve Vai da vida faria tanto sucesso com uma tonante finder na mão e um amplificadorzinho fulera de 1x6? Claro que não.

Acredito que o Amp seja 60% do timbre, a Guitarra é 30% e os pedais são 10%. Tudo isso junto com a Pegada de um Guitarrista bom e inteligente que saiba dominar seu equipo, podem gerar músicas maravilhosas.

Timbre e pegada são coisas distintas, mais sempre vão ter que estar unidos para formar música de qualidade.

Velvete
Veterano
# mar/11
· votar


LipeGuitarrero


Acredito que o equipamento influencia pesadamente, mas é no mínimo exagero arriscar valores de porcentagem.

E aquele som do Led Zeppelin I (foi gravado com uma telecaster...)?
E aquela Danelectro preta do Jimmy Page (era uma guitarra extremamente acessessível e de gosto popular)?
E a Red Special (construída por um projetista eletrônico e seu filho adolescente)?
E grande parte dos albuns do Queen(gravados com um pequeno amplificador Deacy)?
E Pete Malandrone (técnico de guitarra de Brian May) que disse que o guitarrista do Queen seria o mesmo com uma guitarra de 50 dolares?

Abraços

mr.floyd
Veterano
# mar/11
· votar


galera tem q ver uma coisa tbm..
uma coisa é um cara "regular" um amp digamos "não tão fodão"seus pedais/pedaleira

outra é o cara com equip "FODÃO" não saber regular nada...

é ocaso já vi muita gente tirando som com guitar rig+estrato comum+amp simples, muito melhor que muito cara com equip de 1º....

LipeGuitarrero
Veterano
# mar/11 · Editado por: LipeGuitarrero
· votar


Acredito que o equipamento influencia pesadamente, mas é no mínimo exagero arriscar valores de porcentagem.

A porcentagem que citei foi só um exemplo do que eu penso.

Existem casos e casos, mais hoje a maioria dos artistas usam equipamentos top's. Só não usam equipamentos top's aqueles que ainda não tem grana para tal, porém mesmo assim usam equipamentos extremamente bons, até no sertanejo você vê isso.

Velvete
Veterano
# mar/11
· votar


LipeGuitarrero


Claro que entre o fusquinha e a Ferrari, pra chegar mais rápido eu vou de Ferrari! rs Mas todos os brasileiros/americanos vão de Volkswagen/Ford.

Voltando pras Guitarras, tendo dinheiro e tocando profissionalmente (ou quase isso) devemos investir em equipamentos caros.

Mas timbre é algo muito subjetivo (na minha humilde opnião). Já vi muitas bandas de sertanejos com equipamentos caros, sonorização de primeira, guiatarrista competentes, tudo perfeito.... sem nehum defeito.

Porém, quando alguém fala de timbre eu penso, por exemplo, no sustain do Brian May que é inconfundível variando a guitarra e o amplificador.

Abraço.

Rednef2
Veterano
# mar/11 · Editado por: Rednef2
· votar


LipeGuitarrero
Pra mim o que importa é o cara gostar do proprio timbre.

mr.floyd
Veterano
# mar/11
· votar


pra mim oque importa é ele ganhar dinheiro com o timbre dele..

/mod doido por dinheiro OFF

LipeGuitarrero
Veterano
# mar/11
· votar


Mas timbre é algo muito subjetivo (na minha humilde opnião). Já vi muitas bandas de sertanejos com equipamentos caros, sonorização de primeira, guiatarrista competentes, tudo perfeito.... sem nehum defeito.

Porém, quando alguém fala de timbre eu penso, por exemplo, no sustain do Brian May que é inconfundível variando a guitarra e o amplificador.


Timbre é subjetivo mesmo, cada um gosta de um jeito. Tem que se adaptar com o equipamento e tentar chegar no timbre esperado.

Pra mim o que importa é o cara gostar do proprio timbre.

É ai que está o segredo.
Se o cara tem um equipamento top é mais fácil chegar no "timbre ideal".
Mais tem muita gente que possui equipamento modesto e tira timbres muito legais.

É muito complicado essa história de guitarrista x equipamento x timbre.

Will Bejar
Veterano
# mar/11
· votar


O que eu aprendi sobre timbre no Conservatório, no IG&T e em conversas com outros músicos, foi igual ao que está no Wikipedia.

Em música, chama-se timbre à característica sonora que nos permite distinguir se sons de mesma frequência foram produzidos por fontes sonoras conhecidas e que nos permite diferenciá-las. Quando ouvimos, por exemplo uma nota tocada por um piano e a mesma nota (uma nota com a mesma altura) produzida por um violino, podemos imediatamente identificar os dois sons como tendo a mesma freqüência, mas com características sonoras muito distintas. O que nos permite diferenciar os dois sons é o timbre instrumental. De forma simplificada podemos considerar que o timbre é como a impressão digital sonora de um instrumento ou a qualidade de vibração vocal.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Timbre

Então, assim, o timbre não tem nada a ver com o equipamento em si... até tem, mas menos do que se pensa por aqui (no fórum). O timbre é a identidade de cada instrumento. É claro que o equipamento influencia... tipo, o Brian May (já que citaram ele) tira um som do equipo dele totalmente diferente do meu... mas se ouvirem a mesma música que eu gravei e que o que o Brian May gravou, de cara identificamos que se trata de guitarra!!!

Agora, se o timbre do cara é mais bonito que o do outro??? Vai de cada um!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fender e o Psicologico