sou iniciante! tenho duvida sobre escalas e campo harmonico.

    Autor Mensagem
    wilson mayers
    Veterano
    # set/09


    Na realidade eu toco guitarra a uns 2 anos e conheço todas as tecnicas de guitarra e faço musica pelo instinto "procuro a melodia q me agrada"!! mas a minha formação teorica é zero!!! eu crio uma musica inteira com a minha banda mas na hora de colocar o solo é foda!!! o solo sai todo fora da base!! algumas notas se encaixão e outras ñ.
    eu começei a estudar pela internet faz 1 semana!!! li todos os topicos possíveis na net e artigos de revistas etc...
    mas eu parei em campo harmonico e como utilizar as escalas, sei todas as formulas para escala menor, maior, modos gregos etc...
    eu tenho está base ak.

    E F G Gb o tempo em q esta base é tocada é 4/4

    Minha duvida é qual escala é esta q estou usando?
    qual o campo harmonico desta escala?
    descobrindo o campo harmonicos desta escala, como eu saberei que escala usar??
    eu sabendo a escala destas notas, como aplicalas? ex: a escala sendo a de E maior eu executo ela em cima das 4 notas da base q eu citei ou só enquanto tiver tocando a nota E depois eu passo pra escala de F, a escala de G e assim por diante.
    ou só em cima .

    eu procurei em todos o topicos ak do cifras mas ñ esclareci minhas duvidas!!!

    joaodasoca
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Esses acordes são todos maiores? eh power chord? ou oq??

    wilson mayers
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Eles são todos power chord!!!!!

    cortesx
    Veterano
    # set/09 · Editado por: cortesx
    · votar


    Edit

    Escala louca essa

    ST - T - ST - ST ...
    se alguem souber uma desse jeito...

    (Tinha achado que era a escala maior, confundi bemol com sustenido kk)

    wilson mayers
    Veterano
    # set/09
    · votar


    e----------------------
    B----------------------
    G----------------------
    D----------------------
    A---2--3--5--6-------------
    D---2--3--5--6-------------

    os acordes estão deste jeito!!! a sexta corda está afinada em ré.

    joaodasoca
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Bah cara, vo te falar o que eu acho, acho q tu devia usar a afinação padrão pelo menos ateh pegar certinho os shapes das escalas e tudo mais, senao fica meio dificil.

    spainEL
    Veterano
    # set/09 · Editado por: spainEL
    · votar


    É Gb ou G#, fera?

    eduardodff
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Se a escala for de E maior, o campo harmônico será:
    E, F#m, G#m, A, B, C#m - D#º, você usará

    Escalas Possíveis: E Jônico , C#m Pentatônica e seus shapes, F#m Dórico, G#m Frígio, A Lídio, B Mixolídio, C#m Eólio, D# Locrio, depende das notas que você utilizara na sequência...

    Mas sendo power cords não tem como saber a escala, pois não sei se é menor ou maior os acordes!!! Tá parecendo escala de Dó Maior ( Em, F, G, F# disfarçado de Gb)

    wilson mayers
    Veterano
    # set/09
    · votar


    desculpe amigos mas as notas são estas E F G G#

    e-----------------
    B-----------------
    G-----------------
    D-----------------
    A--2--3--5--6---------
    D--2--3--5--6--------
    E F G G#

    a sequencia é esta com o tempo 4/4
    quando eu toco o G# eu volto pro E.
    sobre o campo harmonico eu aprendi tudo sobre as terças mas ñ entendi o meio diminuto ou "diminuto" significa 1 tom e meio???? estou certo ou errado?
    e sobre as escalas eu sei montar mas ñ usalas!!!
    se for a escala de E eu uso a escala de E emcima de todas as notas desta base E F G G# ou troco de escala quando mudar de nota no caso a escala de F e assim por diante!! espero ter expresado corretamente minhas duvidas a vcs!!!! desde já agradeço a ajuda!!!!

    wilson mayers
    Veterano
    # set/09
    · votar


    alguem mais pode me ajudar!!!

    eduardodff
    Veterano
    # set/09 · Editado por: eduardodff
    · votar


    Tem várias coisas a se considerar aí... Sua afinação da guitarra é essa mesmo?? o Padrão é Mi, Si, Sol, Re, Lá, Mi, essa que você tá colocando aí é MI, Si, Sol, Ré, Lá e Ré? . Se for, são essas notas aí mesmo... Mas cara, você tá meio perdido, te aconselho a estudar pelo menos as escalas de acordes, maiores, menores, com sétima, acordes diminutos, etc pra depois você passar a querer analisar harmonicamente uma música... Você tá começando do fim pro começo... Você nem sabe as escalas de acordes e quer saber como solar em cima... As escalas para solo são baseadas nas escalas de acordes e vice-versa, não é toda vez que você muda de nota que você muda de escala pra solar, pois uma escala por exemplo modo jônico, contem todas as notas da progressão harmônica que você tá fazendo, a grosso modo!!! Estude cara, não dá pra ficar só no "feeling"... Não fique chateado com as críticas não, isso é um incentivo!!!!! A propósito que música é essa, pra eu poder te ajudar melhor??

    eduardodff
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Escalas:
    C--Tom--D--Tom---E---Semitom--F---Tom--G---Tom--A-- Tom-- B---Semitom-C. É só seguir o T_T_ST_T_T_T_ST que você forma todas as escalas!!

    FeaR-ME
    Veterano
    # set/09
    · votar


    wilson mayers
    Cara faz igual eu quando estudava campos e escalas:
    Monta todas as notas de cada escala usando a formula q o eduardodff postou, ai monta uma tabela.

    Compara as escalas pra descobrir as relativas, e dpois estuda em cada escala qual modo e shapes se encaixam...

    Eh bem simples... uma semana da pra dominar tranquilo

    cortesx
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Escalas:
    Menor Melódica de Fá
    Menor Harmonica de Fá

    Ou seja, pode usar uma das duas, por que mesmo sendo feita por intuição, essa base foi feita no campo harmonico menor harmonico/melodico
    como oque difere uma escala da outra é um ST no 6º grau e na progressão nao aparece o 6º grau para determinar qual é, acredito que você pode escolher (o que te agrada mais) e fazer o solo!

    Quero que alguem com mais conhecimento confirme se pode fazer isso, mas pensando, acredito que pode sim!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a sou iniciante! tenho duvida sobre escalas e campo harmonico.