Tenho que aprender a ler partitura para tocar de ouvido?

    Autor Mensagem
    Lucas RX20
    Veterano
    # ago/12


    Meu prof. disse que pra mim tocar de ouvido tenho q primeiro aprender a ler partitura se não eu não poderei estudar harmonia e talz, isto está certo?

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    claro q não
    ouvido é ouvido cara, tem gente que nasce com o dom de tirar o que ouve e tem gente que desenvolve, paritura é importante, mas não não tem nada a ver

    ALF is back
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Lucas RX20
    nao precisa nao cara...é só sair ai na rua e ver os tiozões pedindo esmola no centro tocando violão super bem, com uma ropa q nao é lavada a anos, um cachorro magro do lado e uma barba sem fazer desde q nasceu! vc acha q esses caras vao pra casa a noite, ligam o pc, entram no cifraclub pra tirar as musicas pra tocar no "trampo" no dia seguinte? rs
    pode até ser q a partitura ajude, mas afirmar isso com propriedade nao pode!

    leo2505
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Se você olhar na partitura, logo não é mais de ouvido... O.o

    Penta_Blues
    Moderador
    # ago/12
    · votar


    Boa noite!!!

    Lucas RX20
    Se vc vai aprender partitura não vai precisar tocar de ouvido...
    Agora, se a questão for a importância de ler partitura, isso vai depender do seu foco em relação à música.
    Tocar como um lazer não exige tanto aperfeiçoamento, mas para ser um profissional, quanto mais conhecimento melhor. Diria até que em termos profissionais, quem não lê partitura seria como um analfabeto musical...rs

    Valeu!!!

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: The Man Who Sold The World
    · votar


    Lucas RX20
    talvez seu professor quis dizer: treinar o ouvido, no sentido de entender o tempo da musica e não se perder

    por que na partitura, o tempo é muito importante

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/12
    · votar


    Seu professor, está correto.

    Se ele é professor, é óbvio que ele não quer que você "aprenda tocar de ouvido".

    Mas ele quer te conscientizar, que ainda que um cara leia partitura fluentemente, o "orgão" principal a ser desenvolvido por um músico são seus ouvidos.

    Ant--
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Na teoria quem sabe ler partitura toca até se for surdo. Já vi muita gente tocando música que não conhece seguindo apenas a partitura, e fica igualzinho.

    carnisa1
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Sempre achei mais fácil aprender a ler partituras pelo estilo do piano, me confundo muito na guitarra.

    Shredder_De_Cavaquinho
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Provavelmente, você vai aprender a ler partituras treinando pequenos "ditados". Acredite quando eu digo, isso vai melhorar muito seu ouvido.
    Mas não existe essa obrigação, eu acredito que seja melhor assim, porque já mata dois coelhos de 1 cajadada só.

    guizimm
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Sempre achei mais fácil aprender a ler partituras pelo estilo do piano, me confundo muito na guitarra2
    eu tenho que ficar uns segundos pra saber a nota que eu to tocando

    Kaah_lol
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Lucas RX20

    Na moral, eu nunca precisei de partituras pra tocar de ouvido... Eu acho que não tem nada a ver. Se vc não nasceu com o dom, como o The Man Who Sold The World disse, vai desenvolvendo. Pegue umas músicas (aparentemente e audivelmente) fáceis de tocar e comece a ouvir. Coloque umas partes pra repetir. Vc ouve o som e vai tentando achar no violão o som igual. Depois de um tempo, se torna algo normal.

    Se fosse por partituras, me pergunto: como meus avôs aprenderam a tocar violão tão bem?
    Nessa época não tinha essas frescuras. Tem gente de 60, 70 anos que sabe tocar tudo no violão, tira uns solos irados e nem sabe o nome do que ta fazendo (sou assim em alguns aspectos kkk).

    Lucas RX20
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Eu falei com meu professor, perguntei de novo se era tão necessário aprender partitura, e ele me disse que é necessario para formação de acordes, nossa eu to cansado de pegar professor enrolador....
    Que que eu faço gente? O que eu digo pra ele para nao ter que aprender essa partitura chata....

    Deco_ufrj
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Deco_ufrj
    · votar


    Lucas RX20
    mas é partitura mesmo? ou cifra? ou tablatura?

    por que nao acho comum ensinarem partitura... a maioria nao sabe ler partitura, apesar de achar bom ter uma noção...

    MAS, acho fundamental saber teoria musica pra tocar de ouvido...

    Kaah_lol
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Lucas RX20

    uma coisa muito boa pra tocar de ouvido é aprender a dedilhar. Vc vai ouvir o som de cada corda enquanto dedilha (um dedilhado simples) e vai ouvindo aquilo. Depois de uns dias vc ouve uma música na rádio e vai ver que um acorde que ele usou é o mesmo que um dos acordes que vc treina. Assim vai indo.

    Abraços!

    Lucas RX20
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Olá pessoal, cancelei as aulas com esse professor, eu conversei com meus amigos e tudo e me disseram que partitura era uma coisa pra mim aprender bem mais pra frente, eles me disseram nao fazer aulas por enquanto e pra cantar e ficar tentando tirar as musicas de ouvido mesmo sem saber, tipo no erro e acerto, será que vai dar certo assim? vcs sabem de algum "método" melhor? VLW!!!

    Migs_LesPaul
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Migs_LesPaul
    · votar


    Lucas RX20
    Sugiro você a ler cifras para acordes e tablaturas para solos. Pra quem tá começando é prático e rápido. Abraços!!!

    Kaah_lol
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Lucas RX20

    Ótimo ter parado suas aulas com seu professor! Muita gente tá no ramo só por causa de grana mesmo. Mas enfim..
    Cara, o melhor método pra aprendizado ta aí na internet! É de graça, vc não sai de casa e não tem aqueles caras chatos te falando o que fazer e o que não fazer. O bom de ir aprendendo sozinho é que, com esforço, vc aprende mais rápido do que em aulas.. Quem dera se eu tivesse a internet quando comecei a tocar violão e guitarra sozinho...
    Te sugiro o seguinte: pegue os acordes que vc faz e os ouça. Deve estar se perguntando "como, se eu sempre ouço o acorde que faço?" Ouça com cuidado e atenção. Não só uma vez, mas fique naqueles acordes. Toque todo o dia aquela música de 3 acordes que vc pegou rápido. Ou até mesmo faça uma melodia em cima de G - D - C e vá memorizando. Todo o dia toque a mesma música. Todo o dia insista nas 3 notas fáceis. De preferência escolha músicas fáceis de mesmo tom. Comigo foi assim: eu tocava umas 4 músicas direto. Tudo com tom G. Uma era G - D - Am - Em; outra era G - D - Am - C; outra era G - D - C o resto não lembro kk mas fui aprendendo elas. O primeiro acorde que descobri de ouvido, foi G.
    É isso aí, tudo na base de esforço e não desistir com o tempo, pq não é de um dia pro outro que vc vai sair tirando tudo de ouvido kk
    Abraços!

    Cristhyano
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    A resposta está na pergunta. Cada uma...

    derek_70
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    o melhor exercício pra treinar seu ouvido é cantarolar ou assobiar o que vc está tocando na guitarra. Treine escala desta forma. Esqueça o que seu professor te disse.

    Jm7
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    AeLucas RX20,com todo o respeito arrume outro professor,ele quer que você aprenda a ler partitura para fazer mais aulas com ele!Você vai conseguir "tocar de ouvido" quando for ganhando experiência,dificilmente você vai utilizar partituras,sabendo ler tablaturas e cifras já está ótimo.....

    sebber
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Eu acho que isso é trollagem. Esses tópicos do tipo "meu professor disse que [algo absurdo]..." estão enchendo o saco.

    Se quer estudar partitura estude, se não quer não estude. Se quer arriscar tirar música de ouvido tire, se não quiser não tire. Só isso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tenho que aprender a ler partitura para tocar de ouvido?