Da pra tocar guitarra sem teoria?

Autor Mensagem
mafsunga
Veterano
# dez/10


é o seguinte, eu fiz umas aulas de guitarra mas nao deu certo e só fiz os primeiros dias so deu pra aprender uns acordes maiores,
e eu estou tentando aprender sozinho, e queria saber se da pra aprender sem a teoria pq os tutoriais da net explicam as coisas como se eu ja soubece oque é uma escala,(sou muito newbie) ,
só sei tocar uma musica inteira, o resto é so umas intro que peguei pela internet

eu conheço um cara que tocou metallica sertin dizendo que era so pegando na guitarra(num sei se é verdade)

ta ai a duvida.....

Manubio
Veterano
# dez/10
· votar


mafsunga

Dá, mas você dificilmente será um bom guitarrista.

Se quiser só tocar umas musiquinhas para impressionar as gurias, tá de boa, agora se você gosta de músicas mais difíceis do que simplesmente tocar alguns acordes, te diria para voltar para as aulas.


Abraço

Mr.Folk
Veterano
# dez/10
· votar


Creio eu que siim =D

Jimi Van Halen
Veterano
# dez/10
· votar


Cara,tu nem sabe teoria mas sabe dizer que o cara tocou Metallica certinho?

Depende,se quiser tocar por tocar,sem amor a música,porque para mim quando o cara tem oportunidade de ter teoria mas não quer aprende-la,isso se chama não amar a "verdadeira música"

Mas se quer levar isso talvez mais a serio,como tocar em banda ou talvez ser um bom professor de guitarra,concerteza precisa dela...

Abs

DraKo
Veterano
# dez/10
· votar


cara eu fiz curso por 6 meses mais tive que sair por assuntos financeiros exatamente quando comecei a dar teoria, o forum me ajudou muito, e buscando suas duvidas aos poucos vc concegue entender teoria facilmente caso contrario vc se torna um musico incompleto

De Ros
Veterano
# dez/10 · Editado por: De Ros
· votar


mafsunga

"Da pra tocar guitarra sem teoria?"

Da.

mafsunga
Veterano
# dez/10
· votar


Cara,tu nem sabe teoria mas sabe dizer que o cara tocou Metallica certinho?

Depende,se quiser tocar por tocar,sem amor a música,porque para mim quando o cara tem oportunidade de ter teoria mas não quer aprende-la,isso se chama não amar a "verdadeira música"

Mas se quer levar isso talvez mais a serio,como tocar em banda ou talvez ser um bom professor de guitarra,concerteza precisa dela...

Abs


eu tenho ouvidos pra saber que ele tava tocando metallica

eu quero tocar certo simm.. mas como eu ja disse: eu sou muito newbie era uma duvida essa da teoria pq ESSE ANO nao deu certo eu aprender a tocar guitarra

to planejando um horario certo pra as aulas

Jimi Van Halen
Veterano
# dez/10
· votar


Se vc consegue dizer que ele tocou Metallica "Sertin",não precisa de teoria,porque ouvido absoluto para dizer que ele não saiu do tom da musica ou não errou alguma nota vc ja tem,ja nasceu com o dom de tocar guitarra....
Agora sério,depende de que tocar certo é para vc

Oque é certo para ti?
http://www.youtube.com/watch?v=R8cya7OxB34

Ou isso
http://www.youtube.com/watch?v=zAG-kX_IlUw

Oque eu quero dizer é que vc tem que ter alguma influencia,um objetivo,se quiser tocar covers,vc pode simplesmente não precisar da teoria,mas se quiser criar canções ou versões de músicas vai precisar
Abs

Jube
Veterano
# dez/10
· votar


Como alguns disseram ai nem precisa de teoria para tocar alguns covers, mas se você gostar mesmo de música não vai conseguir se conter apenas com covers

May BA
Veterano
# dez/10
· votar


Cara, pra começar, tú só precisa fazer as perguntas certas:

Pq o acorde "tal" é maior?
Ou pq é maior se ele toca as notas dó, mí e sol?

Não sou professor (aliás, sou iniciante) mas aconselho que leia sobre intervalos e tal, eles vão ser a base do estudo!

No mais tenha paciência que o básico do básico é mais fácil do que parece só demanda um pouco de costume.

Ch4p0L1N
Veterano
# dez/10
· votar


mafsunga
Da pra tocar guitarra sem teoria?

dá, mas vc vai ser no máximo um Kirk Hammett

cristian1990
Veterano
# dez/10
· votar


lógico qe da, mas com o tempo vc vai senti falta de algo, vc vai qere sabe pq vc faz isso, como o cara faz isso naquele solo e eu nao consigo fazer, no final aprende sozinho vc aprende mas nao evolui muito e muitas vezes da maneira errada, com aula vc evoluiu um pouco mais rapido(tambem depende da pessoa) e aprende de uma maneira correta, e nao cria vicios...

BlaCk LaBeL
Veterano
# dez/10 · Editado por: BlaCk LaBeL
· votar


Ch4p0L1N
dá, mas vc vai ser no máximo um Kirk Hammett

Ou seja... não saber teoria faz vc virar viado. Portanto, estude teoria!!! hauahuhau

Pé de chinelo
Veterano
# dez/10
· votar


Ch4p0L1N

dá, mas vc vai ser no máximo um Kirk Hammett

pow assim vc incentiva as pessoas a não saberem teoria kkkkk tem quer ser mto monstro pra fazer o que o kirk faz sem teoria

o David Gilmour disse ai numa entrevista que não sabe teoria também, mas é outro gênio

pros mortais, é melhor aprender

2Humbucker
Veterano
# dez/10
· votar


Jimi Van Halen

O vídeo do Kirk, só consegui ouvir até cerca de 2 min.

Já o do SRV... coloquei em loop continuo! XD

2Humbucker
Veterano
# dez/10
· votar


Ch4p0L1N

dá, mas vc vai ser no máximo um Kirk Hammett

pow assim vc incentiva as pessoas a não saberem teoria kkkkk tem quer ser mto monstro pra fazer o que o kirk faz sem teoria

o David Gilmour disse ai numa entrevista que não sabe teoria também, mas é outro gênio

pros mortais, é melhor aprender



Hendrix também nunca estudou, mas enfim... Ele não era desse planeta mesmo!

GuiMolusco
Veterano
# dez/10 · Editado por: GuiMolusco
· votar


Hendrix também nunca estudou
td mundo fla isso! isso é o tipo de coisa q eu duvido um pouco...

mafsunga
o segredo é vc saber oq ta fzendo, naum fzer por fzer saka?
questione-se
mas de qualker maneira, quando puder volte a fzer aula xD

2Humbucker
Veterano
# dez/10
· votar


Hendrix também nunca estudou
td mundo fla isso! isso é o tipo de coisa q eu duvido um pouco...


Porque?

Paul.Gilbert
Veterano
# dez/10
· votar


mafsunga

Músicos como o Billy Shehan(Baixista do Mr.big) e Adrian Smith(Guitarrista do Maiden) estão aí para provar que sim.

Mas a idéia de ser autodidata, é muito conturbada. Existem pessoas que não têm o menor problema em abrir um livro de música e aprender por conta. Porém tem outras que não evoluem sem a presença do professor. E isso não se aplica somente a música. Se tem essa facilidade, não perca tempo, aprendi muita coisa lendo livros de guitarristas famosos, e tocando com músicos mais experientes.

Contudo, acho que um professor, ou um guitarrista experiente são fundamentais no começo, para tirar as manias do guitarrista iniciante, e passar-lhe o caminho correto a ser trilhado.

Ter professor não é vergonha, assim como ser autodidata também não. O baixista que eu citei, disse que absorveu teoria naturalmente enquanto tocava em bandas, e hoje é bastante entendido do assunto.

Paul.Gilbert
Veterano
# dez/10 · Editado por: Paul.Gilbert
· votar


GuiMolusco

O Hendrix estudava e fazia jams com o pai dele, que era saxofonista de Jazz. Inclusive do Sax que ele puxou as Pentas e outros Licks que eram incomuns na época.

GuiMolusco
Veterano
# dez/10
· votar


O Hendrix estudava e fazia jams com o pai dele, que era saxofonista de Jazz. Inclusive do Sax que ele puxou as Pentas e outros Licks que eram incomuns na época.
por isso q eu axo q é lenda essa história do hendrix naum manjar teoria!
veja por exemplo "little wing" c vc for analisar vai percebe um estudo bacana de triades, veja o solo dela, tudo c encaixa! ouvido somente? será?

John Zawa
Veterano
# dez/10
· votar


Rola aprender a tocar tirando música de outros caras. Querendo ou não você acaba aprendendo teoria assim.

Dizem tanto que hendrix não sabia nada de teoria, mas analisando as músicas do cara percebe-se que ele domina as triades, penta, escala maior e menor. O que ele não sabia é ler partituras, que eu penso que não é realmente necessario(depende do que você quer fazer na música). Dizia ele que simplismente expressava o que queria expressar e ponto. Não era aquele cara que ficava analisando tipo "agora vou colocar nessa parte da música um acorde com sétima e nona". Provavelmente ele experimentava e, se ficasse agradavel de ouvir, ele usava.

erico.ascencao
Veterano
# dez/10
· votar


mafsunga: Da pra tocar guitarra sem teoria?

Dá. Prazer, erico.ascencao.

Manubio: Dá, mas você dificilmente será um bom guitarrista.

Prazer, erico.ascencao, guitarrista medíocre.

erico.ascencao
Veterano
# dez/10
· votar


Falando sério: dá sim. Mas o caminho pode ser mais árduo, principalmente dependendo do estilo de música que você quer tocar. Um jazzista dificilmente se vira sem teoria. Um blueseiro consegue se virar muito melhor.

Eu sou um cara muito "experimental". O pouco que eu sei veio de pegar tabs na internet para tirar as músicas que eu gosto. Mas vira e mexe esbarro com dificuldades técnicas, o que me tem feito pensar em fazer aulas.

Jimi Van Halen
Veterano
# dez/10
· votar


2Humbucker
kkk
Eu tbm KKK
Kirk é ruim se levar em conta que treinava 12 horas por dia
E sobre Hendrix,não duvido,Hendrix era pobre e tal,dificilmente vc encontrava algo para aprender naquela época barato,por isso aprendia sozinho

Joel_ESP
Veterano
# dez/10
· votar


mafsunga

Olha cara eu nunca tive aulas, toco a uns 8 meses (já tocava violão a um ano) e já consigo tocar quatro músicas do Metallica todas e uns dez solos, sei um pouco de teoria só e isso me ajuda a entender os solos e tirar algumas partes de ouvido, mas ainda sim sinto bastante falta de teoria e quero começar a ter aulas.
Abç.

Joel_ESP
Veterano
# dez/10 · Editado por: Joel_ESP
· votar


Ch4p0L1N
Da pra tocar guitarra sem teoria?

dá, mas vc vai ser no máximo um Kirk Hammett


Quem disse que o Kirk não sabe teoria?
kkkkkkkkkkkkkkkkk
Ele sabe e muita, muita mesmo.
Abç.

Jafet
Veterano
# dez/10
· votar


mafsunga

Analfabeto não sabe conversar?? então??

Só que esse analfabeto não pode conversar com a gente aqui no fórum, nem internet ele consegue usar direito, não pode mandar um email, ler uma carta, nem uma revista, nem pegar um ônibus sem ajuda ele pode e etc... no máximo ele pode conversar e ser um deputado...

LipeGuitarrero
Veterano
# dez/10
· votar


O pessoal axa que só porque o Jimy Hendrix nao sabia teoria e virou rei da guitarra, ele também vai ficar igual o Jimy sem aprender nada de teoria.
Isso não existe, pelo menos no mundo de hoje não.
Eu duvido uque um cara hoje em dia que não saiba teoria se de bem no mundo da guitarra sendo comparado a grandes nomes.
Axo que se vc quer ser um profissional da guitarra tem que estudar e muito, como em qualquer profissão de nível.

guitarfilth
Veterano
# dez/10
· votar


Ch4p0L1N

dá, mas vc vai ser no máximo um Kirk Hammett

Se tua teoria tivesse fundamentos, pra mim taria de muito bom tamanho ja!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
---------------------------------------------------

Pelo menos aqui na minha cidade não vale apena fazer aula, por isso eu não faço, tem 2 professores aqui nas redondezas, e os 2 so fazem atrasar a aprendizagem, acho que é pro cara ficar agarrado mil anos nas aulas de merda deles!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Da pra tocar guitarra sem teoria?