meus problemas com improvisos.

Autor Mensagem
rhoadsvsvai
Veterano
# dez/10


tenho estudado muito muito esse assunto nos ultimos tempos.
decorei toda a pentatonica ao redor do braço,aprendi a transformar a pentatonica em escala blues adicionando a terça aumentada , criei e aprendi muitos licks novos, aprendi tambems escalas maiores ,modos das escalas maiores , aprendi a misturar as pentas e as escalas maiores,sei trabalhar com motivos e com contratempo ,entendo algo de intervalos pois sei que uma terça maior da um tom de consonancia enquanto uma 4 de dissonancia,sei soufejar,nao sou o steve vai mas tenho uma tecnica razoavel.enfim eu tenho treinado muito .


mas o problema eh que. ainda sim ,nao consigo improvisar aceitavelmente, a nivel "pro". pois eh muita coisa pra processar em pouco tempo , meu cerebro nao aguenta, do nada eu começo a mandar uma mistura de licks que eu sei ,fazendo com que todo improviso seja parescido ,por mais que eu conhesça todos os shapes de pentatonica ,eu acabo ficando preso naquele de pentatonica menor basicão , eu sinto como se tivesse um pequeno conhescimento que eu nao tenho ainda ,que eh a unica coisa entre min e um bom improviso ,mas eu nao sei oque eh.

gostaria de conselhos .


vlws

iMPeLLiTTeRi
Veterano
# dez/10
· votar


rhoadsvsvai
Somente tocar cara... único conselho.
Fluência se adquire com o tempo, com treino. Você vai notar q amanha ja ta melhor q hj e depois de amanha melhor ainda... é assim q acontece. Não tem muita coisa a dizer sobre isso. Apenas "keep walking".

Marc Snow
Veterano
# dez/10
· votar


rhoadsvsvai
Decorar escalas nao adianta. Voce precisa de vocabulário.

Tire musicas, tire solos e toque junto! Isso te dá vocabulário

rhoadsvsvai
Veterano
# dez/10
· votar


Marc Snow
poxa cara, vc até que deu uma ideia muito firme, xP.


fazer qnem o clapton ,pegar cd do muddy walters e tirar de ouvido

Jube
Veterano
# dez/10
· votar


Bom, o que dizer.........
Tambem sofro um pouco com as repetições nos meus improvisos, mas é mais pelos backtracks que eu uso / crio para minhas experiencias, quando eu acho tudo muito repetitivo eu presto mais atenção nas musicas que eu gosto para procurar inspirações, tiro alguma musica por ai, renovo minhas bases

Eu não sei seu nivel, mas alem de solar e solar você pode criar musicas com todos os instrumentos que tem direito (??)

rhoadsvsvai
Veterano
# dez/10
· votar


iMPeLLiTTeRi
bicho eu "somente" toca a quase 7 anos.
quero resultado...

rhoadsvsvai
Veterano
# dez/10
· votar


Jube
olha , como compositor ,eu não sou mozart, mais nao sou ruim não.

ja compus solos que eu gosto pra caramba, o problema eh que as vezes eu levo 4 meses pra fazer uma musica simples ,de candencias perfeitas ,e quatro acordes por sessão,isso quando eu nao abandono o projeto no meio..

Joel_ESP
Veterano
# dez/10
· votar


rhoadsvsvai
Posta um som seu pra gente te avaliar cara.
abç.

iMPeLLiTTeRi
Veterano
# dez/10
· votar


rhoadsvsvai
Eu sei como é velho... tb toco a "somente" 10 anos... e muitas vezes tenho impressão de que não vi nenhum. Só não quero te passar a má idéia de que existe uma "formula mágica" pq eu e vc sabemos q não existe. Na verdade, compartilho dessa "frustração" com você.

rhoadsvsvai
Veterano
# dez/10
· votar


Joel_ESP
bicho , olha gravado e pronto eu so tenho uma musica ,mas ainda ta sem vocal ,
vou fazer o upload pera ai.

rhoadsvsvai
Veterano
# dez/10
· votar


o upload ta muito lento , ta dizendo q vai levar 5 horas xP

GuiMolusco
Veterano
# dez/10 · Editado por: GuiMolusco
· votar


tenta improvisa bastante blues!
pense em acordes, naum fique preso só no tom, tenha em mente suas "notas alvo", estude triades, tétrades, intervalos
ao invéz d decorar shapes, memorizar os intervalos na scala e a sonoridade q cada intervalo tem improvise em uma corda só, vc vai ter uma noção mais musical e entenda bem oq vc ta fzendo
evite ficar c repitindo, mas sempre antes d criar um lick, tente antes imaginar como ficaria, isso tbm é um treino d ouvido
depois disso é só tocar msm, e deixar a coisa bem fluente!
por favor, mi completem aew pessoal! espero ter ajudado xD

rhoadsvsvai
Veterano
# dez/10
· votar


0,2kb\sec , vou desistir dessa e fazer upload de uma musica minha em guitar pro ...

rhoadsvsvai
Veterano
# dez/10 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar


http://www.4shared.com/file/altZHOOb/bebado.html

nao ta pronta ainda . mais da pra ter uma ideia.

rhoadsvsvai
Veterano
# dez/10
· votar


GuiMolusco
gostei da ideia de improvisar so uma corda.

Joel_ESP
Veterano
# dez/10
· votar


rhoadsvsvai
I cara eu baixei, mas deu um problema, nem abriu no 4Shared.
Abç.

GuiMolusco
Veterano
# dez/10
· votar


rhoasvcvai
ultimamente eu tenho estudado mais desse jeito, a visualização dos intervalos fica mais facil, e o melhor d td é q vc fica mais livre pelo braço

rhoadsvsvai
Veterano
# dez/10
· votar


Joel_ESP
tenta denovo.

rhoadsvsvai
Veterano
# dez/10
· votar


GuiMolusco
blzz

DINO EK
Veterano
# dez/10
· votar


Isso que vc quer não vem muito da teoria e etc, vem mais do "ouvido"

GuiMolusco
Veterano
# dez/10 · Editado por: GuiMolusco
· votar


DINO EK
isso é FATO meu amigo!, mas c a teoria for aplicada na pratica fica melhor ainda! mas tem muito guitarrista por aí q tem decor as escalas, modos, intervalos, triades, blablabla, mas num aplica isso na guitarra, a teoria num sai do papel e acaba sendo um estudo inútil
concordas?

DINO EK
Veterano
# dez/10
· votar


GuiMolusco
sim, sim!!!!

Hoje eu sei bem mais de teoria, mas antes, eu sabia alguns licks, e eu mesmo fazia a minha "escala" (quando era alguma coisa mais pensada). Eu ia achando as notas que "combinavam" com a musica por ouvido, e então as usava em licks e etc. E quando era improviso eu ia totalmente por ouvido, saia algumas coisas boas, mas outras não, com teoria esse acerto fica mais previsível!

Prof_Guita
Veterano
# dez/10
· votar


Fiz um topico com videos pode ser que te ajude.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/249290/

Aproveita e dá um up lá

Abç

GuiMolusco
Veterano
# dez/10
· votar


rhoadsvsvai
cara, eu admirei por vc naum pergunta sobre velocidade, técnica! xD
pq normalmente o pessoal ké começa improvisa bem, mas é pura fritação!
quando o cara toka 789456123 notas por segundo é pq ele num acho a nota certa pra ocasião e ainda ta procurando!

rhoadsvsvai
Veterano
# dez/10
· votar


GuiMolusco
bicho , eu acho tecnica um negocio muito legal, mais tem pessoas que nascem com aptidão pra isso , outras nao. quer dizer, eu acho o randy rhoads muito foda, mais o tipo de guitarrista que eu sou ,e algo mais parescido com o clapton ,por mais q eu curta pra caramba o randy. eu tenho conciencia da minha condiçao , e sei que com persistencia eu posso transformar ela numa coisa muito boa.

o problema eh que as vezes eh frustante, e pra piorar vc ve na rua carinha que tocam a 2 anos que ja tao no mesmo lugar que vc que toca a 7.

mas eh isso ai ,bola pra frente

rhoadsvsvai
Veterano
# dez/10
· votar


Prof_Guita
vc toca muito bem cara, tou assistindo o segundo vd ja.

GuiMolusco
Veterano
# dez/10 · Editado por: GuiMolusco
· votar


rhoadsvsvai
cara, tipo, eu so um cara q curte técnica e velocidade pra caramba tbm, so extremamente fã do zakk wylde cara
mas o problema é q tem certos guitarristas q naum veem velocidade, e outras coisas mais como uma ferramenta e ficam presos a isso!
mas vc concorda cmg q improvisos com frases marcantes e fritadas no momento são mt melhores q fritação o tempo todo?

rhoadsvsvai
Veterano
# dez/10
· votar


GuiMolusco

bicho , eu acho que a questão , eh que colocar feeling e tecnica no mesmo lugar eh dificilimo ,só genios consegueum fazer isso, o unico cara que conseguil fazer isso perfeitamente foi rhoads.

GuiMolusco
Veterano
# dez/10
· votar


rhoadsvsvai
num pensa assim naum! concordo com vc q é dificílimo, mas trabalha nisso! inquanto vc fica pensando q é muito dificil vc num chega a lugar nenhum!
quando eu vo improvisa eu tenho as seguintes preucupações:
1° o feeling, musicalidade e dinâmica, em um improviso eu num pretendo fzer exercícios, saka oq eu kero dizer?
2° personalidade! isso sim é o mais difícil! personalidade pelo menos pra mim naum é só ter pegada, é ser criativo tbm
3° velocidade e técnica q é a parte divertida :D

Jube
Veterano
# dez/10
· votar


GuiMolusco
mas vc concorda cmg q improvisos com frases marcantes e fritadas no momento são mt melhores q fritação o tempo todo?

Fica muito legal uma frase marcante, uma fritação transitoria para outra frase, em minha humildissima opinião é claro

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a meus problemas com improvisos.