*Movimento pela qualidade e confiabilidade dos "reviews"@@@

Autor Mensagem
Speedrocker
Veterano
# dez/10
· votar


Pepe Le P

Sou novo no forum, mas acompanho sem postar a anos.
O perfil do usuário que você descreveu no início (usuário novo que fez um cadastro pra falar exclusivamente de uma guitarra), senti que pode ter sido uma alusão a mim, o que me deixou bastante chateado, pois dos tópicos novos o único que fala bem de uma determinada guitarra é o meu, bom eu apenas quiz, como no próprio FCC diz, dividir e ajudar, mostrar coisas interessantes, se você leu meu texto pode ver que eu estou apenas dividindo algo com o pessoal sobre uma guitarra que até então não era interessante, mas, me surpreendeu, fique tranquilo não trabalho pra nenhuma distribuidora, sou apenas um pobre coitado que trabalha pra pagar a faculdade e ama música como todos vocês, abração! e tudo de bom pessoal

engtmir
Veterano
# dez/10
· votar


Poisé gurizada, eu mesmo tive alguns equipos que consegui trazer do exterior, tenho um pedal de chorus desconhecido e um delay que para mim é maravilhoso, igualmente desconhecido, pretendia fazer um review do mesmo na época que havia tocado nele, no entusiasmo, sem muita noção...

Mas eu fiz o que um bocado de gente aqui no FCC não faz, pensei... E vi que eu não tinha condições de fazer o review a respeito do pedal ainda... Quero fazer o review ainda, mas vou desmiuçar o pedal por completo, quando eu ter certeza que conheço 100% dos recursos, conhecer suas qualidades e seus defeitos, aí sim terei condições de fazer um review no mínimo aceitável... e o bom seria que todos os reviews fossem assim

Abraços

Pepe Le P
Veterano
# dez/10 · Editado por: Pepe Le P
· votar


De Ros
Acho divertido ver esses reviews, mas a única maneira real de saber como soa determinado equipamento é testando de verdade. Pelo menos para mim é assim!
Concordo com você!

Sobre o lance dos endorsers na real eu nem estava pensando especificamente em você, mas sim em outro caso, envolvendo a Ledur.

Ceratmentamente você tem interesse de divulgar os produtos que endorsa (dificilmente vai exaltar os defeitos mas sim as qualidades), mas os tópicos seus que li você sempre deixou claro que é patrocinado pela marca e nunca "forçou a barra" (pelo menos os que eu vi).

T-Rodman
Cara, eu concordo em parte com o que você escreveu. Não adianta entrar na paranóia e ficar minando qualquer tentativa de revisão (que sim, dão trabalho pra fazer), mas tem alguns detalhes bem simples que já poderiam melhorar muito o nivel de informação de um "review".

Minha opinião: se o cara vai criar um tópico sobre a guitarra "X" dando pouca informação técnica sobre a mesma, não citando comparativos e ficar na esfera do "curti pra caramba a guitarra, recomendo!" eu acho que não acrecenta muita coisa saca?

A idéia é tentar reunir dicas de como se poderia qualificar ainda mais as revisões, não criar uma cartilha com 2361751245 itens que devem ser rigorosamente seguidos para se ter um review considerado bom.

Tem gente que não tem equipo pra fazer uma gravação boa (eu por exemplo), mas isso não impede de escrever informações úteis que não fiquem somente na esfera do gosto pessoal.

Speedrocker
Não me referi especificamente a você, visto que casos como esse são comuns por aqui. Não estou duvidando da sua honestidade ou algo assim. Agora dei uma olhada no seu tópico e acho que você poderia por exemplo dar uma complementada no seu review (não sei se ainda está com a guitarra, pelo que entendi não é sua).

Meu objetivo não é de maneira nenhuma desestimular que as pessoas postem suas revisões, mas sim tentar, em conjunto com os demais membros do foum, formular dicas que tornem os reviews cada vez melhores e mais ricos em informação, sempre ressaltando o ponto de que gostos variam!

Speedrocker
Veterano
# dez/10 · Editado por: Speedrocker
· votar


Pepe Le P

Ok, vou fazer o possível pra mostrar novas idéias e ajudar o pessoal se possivel vou dar uma 'up grade' no review, valeu pela dica, abraço, tudo de bom.

MauricioBahia
Moderador
# dez/10
· votar


Ban pra quem faz reviews! Pronto, acabou o problema! ehhehe

Pepe Le P
Veterano
# dez/10
· votar


Tentando re-erguer a idéia central do tópico sobre dicas para "qualificar um review" vou tentar listar algumas dicas até agora levantadas, a idéia é ir reformulando a lista pra ver se chegamos em alguns pontos principais:

1) Informe qual é seu grau de "intimidade" com o instrumento em questão (desde "testei uma vez numa loja" até "tenho ele a 20 anos e é meu instrumento principal pra praticar, shows etc.). Uma revisão depois de tocar anos com um instrumento é provavelmente mais confiável que uma feita 2 dias após receber o mesmo.

2) Se for postar gravações, tente dar informações básicas sobre o processo que utilizou para gravar (se microfonou, com qual microfonone, se usou algum pre-amp, etc.). Informação sobre as demais peças da cadeia utilizada para produzir o som são muito bem vindas (qual ampli, pedais, uma rápida descrição das configurações, etc.)

3) Especificações sobre os componentes do instrumento (ou amplificador, pedal, ou o que quer que seja) que julgue importante de mencionar.

4) Informações comparativas podem dar uma idéia muito legal, principalmente no caso de gravações (por exemplo, gravar uma amostra com o instrumento em questão e, mantendo todo resto igual, gravar algo similar se dispuzer de outro instrumento (ou ampli).

5) Confira a afinação do seu instrumento se for gravar! Especificações sobre o encordamento e, principalmente, o estado de conservação das cordas, é uma informação simples que pode ser de grande valia. Se tiver a opção prefira fazer o review com cordas que não estejam muito oxidadas.

6) ?

Enfim, ressaltando que isso não são os "X" mandamentos sagrados para o "bom review", mas sim uma tentaiva de compilar dicas úteis. Sintam-se a vontade para sugerir modificações, novas dicas, remoção de alguma coisa citada, etc.

Espero que o tópico tenha mais a contribuir para o fórum do que servir apenas para gerar discordâncias!

engtmir
Veterano
# dez/10
· votar


Pepe Le P
Depois das várias polêmicas que pude notar pelos posts que li em alguns outros topicos, acredito que deveria ser totalmente proibido comentários elogiosos ou não em reviews. Por Exemplo:
Alguém fazendo review de um pedal de distorção, seria proibido de colocar que a distorção é linda, maravilhosa, gostosa ou outro elogio qualquer... O correto seria colocar que o timbre é quente, vintage, modern, ou sei lá o que, ou seja, a idéia é abstrair totalmente a opnião pessoal... Será que funcionaria assim???

Abraços

edalko
Veterano
# dez/10
· votar


Bom, eu só fiz reviews sobre equipos que já tive.
E só comento sobre produtos que já tive ou já toquei.

Nunca dei uma de "papagaio de pirata", aliás coisa que muito se vê por aqui.

E outra: nunca gravei para não perder a credibilidade (se é que ainda me resta alguma) hahahaha

engtmir
Veterano
# dez/10
· votar


edalko
pow edalko, lembrei que tu tá é devendo um review de uma tom anderson, cadê??? Libera uns sons da preciosa para a alegria da gurizada...

Abraços

Curly
Veterano
# dez/10 · Editado por: Curly
· votar


Eu não pediria tanto, quem faz uma review já tem um trabalhão mas se não for pedir muito, sugiro 2 coisas caso queiram postar samples: que quem grave saiba tocar e que a guitarra esteja afinada, pelo menos isso !

só explicando este post que foi escrito as pressas e ficou meio antipático. não estou me referindo a ninguém especificamente, acho que todos têm condições de contribuir independente de tocar bem ou não, já que pouquíssimos aqui vão se tornar profissionais

a questão é que se existe deficiência de informação na review, quem lê sempre pode pesquisar mais na internet mas uma gravação tosca acaba com o produto, só quem vai achar bom é a concorrência !

quem vai comprar um produto com um sample mal gravado e mal tocado ? melhor então não postar nada, quem quiser ouvir vai pesquisar no site do fabricante. num aspecto ainda pior, se alguém é iniciante a ponto de não perceber que a guitarra está desafinada, será que vai dar conta de timbrar uma pedaleira ou amp, que exige muito mais percepção sonora ? pouco provável, né ?...

em resumo: um mau review é melhor do que nenhum review mas não gravar nada é melhor do que uma gravação ruim

buddy guy
Veterano
# dez/10
· votar


Curly


em resumo: um mau review é melhor do que nenhum review mas não gravar nada é melhor do que uma gravação ruim




Eu também acho !!!

MauricioBahia
Moderador
# dez/10
· votar


Sendo bem antipático, eu não levo muito em conta os reviews de quem não tem currículo. Simples assim.

Curly
Veterano
# dez/10
· votar


MauricioBahia

eu sou pior, só levo a sério review que desce o bambu !!!

ou, no mínimo, que aponte as falhas do produto (todos têm)

Rafa-Ban
Veterano
# dez/10 · Editado por: Rafa-Ban
· votar


Uma coisa que eu percebo e que eu acho um absurdo é a galera ler reveiw e tomar aquilo como verdade absoluta...quero dizer,acho que a galera deveria levar um pouco menos a sério os reviews e encarar como uma dica,e através dela ir a tras e testar com calma,afinal na maioria das vezes trata-se de uma analise pessoal de alguem que não é porfissional,só uma opinião.Eu,pelo menos faço isso,leio o review,vou lá,testo com calma e vejo se serve pra mim.Quase tudo que eu tenho eu obtive alguma informação daqui,inclusive equipos que a galera julga ruim e eu comprei e não me arrepndi.Tem gente que leva tão a sério as infos daqui,que as clp2 e lemon drops da vida tão surgindo com um preço,na minha opinião imcompativel com o que elas ofereçem.Notei tbm que tem gente criando log fake pra fazer propagandas descaradas de marcas esculachadas pela galera do forum.

abç

MMI
Veterano
# dez/10
· votar


Vocês já leram reviews de revistas? Pois é, sempre destacam maravilhas por interesse comercial, mas não é essa a questão. Leiam com atenção que sempre vai ter comentários subjetivos, raro um review que não vá por esse lado. Trata-se de sensações e nesse caso, muito complexas, como timbres, vibrações, memórias, madeiras, cheiros. Uma guitarra é uma mistura disso tudo. Por exemplo ás vezes a gente lê algo falando de um timbre aveludado. Muita gente pode entender e imaginar o que é isso, mas objetivamente, como se define um timbre desses? E isso vale para som gordo, timbre magro, ou quente, áspero... Complicado isso.

MauricioBahia
Moderador
# dez/10
· votar


Reviews quase nunca são sinceros!

Rafa-Ban
Veterano
# dez/10
· votar


MauricioBahia
acho que o review mais sinceor,é aquele que a gente faz pragente mesmo qdo vai tocar com algum equipo
abç

edalko
Veterano
# dez/10
· votar


O grande problema do review é a questão subjetiva.

Agrava-se ainda mais esse fator o fato de 99% dos reviews serem feitos logo após a aquisição do produto, quando o tesão pelo bem adquirido cega o forista para os pequenos defeitos que possam estar presentes.

A melhor impressão do produto se dá quando a pessoa já está bem acostumada com ele, já tocou bastante, e o tesão da aquisição já chegou a níveis normais, permitindo que se faça um review mais objetivo.

edalko
Veterano
# dez/10
· votar


MMI

Os reviews de revista são hilários... Se já começa com Golden recebendo o premio equipo de ouro e daí vc já sente que alguma coisa está equivocada.

Se o cara fala mal, a empresa importadora ou fabricante não anuncia mais na revista e daí todo mundo toma no toba.
Então é um review mais lindo do que o outro... hahaha
É cômico!

As nossas revistas de instrumentos são tão fuleiras que a Guitar Player a cada 2 ou 3 anos repete os mesmos temas nas capas, sem contar que não passa de 1 ano sem que os mesmos artistas tenham matéria na revista.
Taí a dica: quem comprou a GP durante um ano, não precisa mais comprar, porque as matérias se repetem sempre...

Já as outras, tipo Cover Guitarra, tendem a ter as mesmas "atrações" daqueloutra... de modo que pode ficar sem comprar essa... Isso sem falar que 1/4 da revista é propaganda, 1/2 é só tablatura e o resto ou são as mesmas materías já reproduzidas na GP ou não servem para nada...

Tá feio na paçoca!

iRock
Veterano
# dez/10
· votar


Pepe Le P

Boa iniciativa. Dede o meu primeiro review,(tenho dois \o/) criei um "padrão" de análise. Dependendo do tipo de equipo sendo analisado ele muda um pouco, mas o princípio é basicamente o mesmo: analisar cada parte do produto especificamente, sem que as outras interfiram.

Review - Line 6 POD X3 Live
Review - Peaveu Valveking 112 e Blackstar HT Studio 20

Sir.Paulo
Veterano
# dez/10 · Editado por: Sir.Paulo
· votar


Vejo muita opinião sobre equipo rolando aqui no FCC (que deve ser um dos foruns de música mais visitados do Brasil) e o que me preocupa (como já foi apontado em outros tópicos) é que muita gente começa a repetir ou mesmo afirmar certas coisas baseada em informação que leu (sobre equipo tal) sem muitas vezes ter sequer experimentado o mesmo (gerando um efeito bola-de-neve).




Concordo plenamente!

Infelizmente isso tem acontecido com freqüência aqui no fórum e pior já esta parecendo telefone sem fio a ponto de uma guitarra básica para iniciantes ficar melhor que uma profissional!

Ai vem alguém de fora procurar informação e se depara com coisas do tipo: Condor CPLII-S é melhor que Gibson pode confiar, Strato boa que vale a pena só mesmo SX 62!

Will Bejar
Veterano
# dez/10
· votar


hehehehehe...

kiki
Moderador
# dez/10
· votar


Pepe Le P
eu achei muito bom o debate colocado!
infelizmente nem todo mundo curtiu, teve gente ate que negativou, mas acho que a maioria - incluindo grandes nomes do FCC - curtiram.

Curly
em resumo: um mau review é melhor do que nenhum review mas não gravar nada é melhor do que uma gravação ruim

ahsuahsuhaush

aí vem outro pensamento: um iniciante, com pouca ou nenhuma experiencia, vai saber fazer um review realmente util?

ainda que a boa vontade do garoto conte muito nesse momento, talvez as impressoes nao sejam tão precisas.

Pepe Le P
Veterano
# dez/10 · Editado por: Pepe Le P
· votar


edalko
Revisões de revista realmente são totalmente suspeitas!

kiki
Poisé de repente cutucou os calos de um ou outro, ou talvez eu tenha me expressado mal e acabei ofendendo alguém sem querer, enfim...

aí vem outro pensamento: um iniciante, com pouca ou nenhuma experiencia, vai saber fazer um review realmente util?

ainda que a boa vontade do garoto conte muito nesse momento, talvez as impressoes nao sejam tão precisas.


Eu penso nessa linha também. Acho legal a iniciativa e não seria eu a desencorajar a pessoa, mas seria bacana ela ter humildade pra citar (nem que seja indiretamente) que não manja muito. Eu acho que não é nenhum desmérito se admitir que ainda se conhece pouco sobre um determinado tema, mesmo assim suas impressões não deixam de ter alguma validade e podem vir a serem úteis.

Eu por exemplo encomendei um ampli e uma guitarra. Depois de receber e dar uma boa testada de algumas semanas, to pensando em fazer um review comparativo com meus antigos equipos.

Certamente quando eu o fizer vou deixar claro que não tenho uma vasta experiência com trocentos modelos de guitarras e amps, mas já toco a alguns tempo (já tenho familiaridade com alguns equipos) e já tenho um ouvido (e "mãos") crítico e acredito que eles poderão vir a serem úteis para alguém no futuro.

Da pra notar que tem vários reviews "bem estruturados e embasados" aqui no FCC, e mesmo naqules com menos informação algumas vezes da pra se tirar algo útil. Lembrando que nenhum review vai servir como verdade absoluta, mas pode ser um incentivo a pesquisar mais sobre o modelo X ou Y, ou filtrar dentro o universo imenso de possibilidades, aquelas que talvez sejam mais adequadas para os nossos objetivos...

Promessa de ano novo: tentar ser mais sintético...num futuro...talvez bem distante...

MauricioBahia
Moderador
# dez/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


(Momento descontração)

Palavras e expressões que podem acabar com a credibilidade seu review, até pq são usadas em quase todos! hehe

- matador
- imbatível
- "não existe nada parecido"
- perfeito
- incomparável
- surpreendente
- monstruoso
- superlativos em geral

Me lembrei destas aqui momento.

:)

Pepe Le P
Veterano
# dez/10
· votar


MauricioBahia
Ao meu ver suas postagens nesse tópico foram curtas porém carregadas de sabedoria...

De Ros
Veterano
# dez/10
· votar


Pepe Le P

"Acho legal a iniciativa e não seria eu a desencorajar a pessoa, mas seria bacana ela ter humildade pra citar (nem que seja indiretamente) que não manja muito. Eu acho que não é nenhum desmérito se admitir que ainda se conhece pouco sobre um determinado tema, mesmo assim suas impressões não deixam de ter alguma validade e podem vir a serem úteis."

Isso eu acho fundamental!

Foi justamente isso que eu questionei nesse tópico e, uma vez que a coisa ficou esclarecida, achei legal!

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/227627/

Pode acontecer de o cara fazer um cadastro aqui "de bobeira" e só comprar a primeira guitarra anos depois. Daí ele já é "veterano" e a galera mais nova dá muita credibilidade para ele!

Mas se o cara deixar bem claro que tem pouco experiência (do mesmo modo que eu tenho que deixar claro que sou um endorser), acho que tudo fica mais transparente!

Acho eu.

MauricioBahia
Moderador
# dez/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


De Ros: acho que tudo fica mais transparente!

Isso é fundamental. Eu, "n" vezes, já expliquei que não sou profissional, que toco por diversão, etc. Justamente pra galera entender que a minha visão (confira comigo no Replay: MINHA VISÂO) é puramente amadora.

Cara, já recebi um monte de MPs de users me pedindo indicações sobre amps etc., eu eu simplesmente respondi: "Gostaria muito de te ajudar mas não tenho capacidade pra isso".

Eu não tenho experiência pra fazer um review de uma guitarra pq minha "vida" com guitarras é muito curta. Nesse caso eu citaria outros como numa Bibliografia e mesmo como comparação. Alías, comparar é algo muito perigoso, pois nela reside a percepção de cada um e parâmetros diversos.

Enfim, é tudo muito relativo quando estamos lidando com percepções. Quando os 5 sentidos (ou até o 6º) estão em pauta, é bom saber que podemos estar falando da mesma coisa, mas ela não será incorporada da mesma forma em cada indivíduo! Reviews, são meras impressões e não "a verdade". Por isso, não acredito 100% em reviews. :)

Abs

Greggio
Veterano
# dez/10
· votar


(Momento descontração)

Palavras e expressões que podem acabar com a credibilidade seu review, até pq são usadas em quase todos!


contribuindo:

- foda
-foda pra caralho
-foda pra cacete
-fodástico
-FODA!
-muito foda
-foda demais
- Phoda...

hehehe

hehe

Pepe Le P
Veterano
# dez/10
· votar


Eu acho que os review são ainda mais interessantes pra quem já tem uma noção do que está buscando.

Se eu quero um captador que puxe pros agudos, ou não embole com distorção, e o cara cita essas características num review, já incluo ele na minha lista pra pesquisar (notem que eu disse pesquisa e não necessariamente já sair encomendando o mesmo).

Se o cara põe todas as especificações de uma guitarra com detalhes (madeiras, caps, ferragens, ponte, largura do braço, etc. e tal) eu posso vir a descobrir um modelo que tem especificações que me agradam (próximas ao que estou procurando) que de outra maneira eu poderia vir a nem saber da existência. Mais uma a ser testada!

E assim por diante...

Revisões podem ser muito proveitosas e quanto mais "detalhes técnicos" melhor. Amostras bem gravadas? Melhor ainda!

Uma boa revisão não precisa abranger 100% dos detalhes do equipo com gravação feita de 1735673431245 maneiras diferentes com diversas combinações possíveis e tocada por um guitarrista com 25 anos de carreira. Mas é aquela coisa: quanto mais informação útil melhor! Gostos pessoais também podem ser expressos, mas geralmente são menos informativos devido a grande variação que existe de uma pessoa para outra (ou da mesma pessoa em diferentes momentos da sua vida).

"Gostei muito do som da guitarra" até pode ser uma afirmação interessante, mas vocês devem concordar comigo que "gostei muito do som da guitarra, porque tem médios destacados e boa definição nas notas mesmo com distorção" é provavelmente uma informação mais valiosa.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a *Movimento pela qualidade e confiabilidade dos "reviews"@@@