Esse é para os que adoram discuções de madeiras e timbres-Entrevista com o Luthier Sugiyama

Autor Mensagem
buddy guy
Veterano
# nov/10 · Editado por: buddy guy


Boa noite pessoal. Não tenho muito o que dizer não,deixo o video falar por sí.Entrevista com luthier Sugiyama,um dos grandes mestres da Luthieria no Brasil.Fico por imaginar a sabedoria acumulada que tem um homem como o Sr.Sugiyama.Não canso de assistir este video.

http://www.youtube.com/watch?v=H7CLAv1uJAU


"A relação entre madeira e som,ela misteriosa né"?(Sr.Sugiyama)

É por estas e outras que cada instrumento é único,não existe um instrumento igual ao outro !!!

buddy guy
Veterano
# nov/10
· votar


Ow louco,cadê a turma que adora discuções sobre madeiras e timbres?

Del-Rei
Veterano
# nov/10
· votar


buddy guy

Opa!!
Hehe... Cara, estou muito ansioso pra assistir, mas estou no trabalho (!!) e aqui não roda Youtube.

Hoje à noite eu assisto!!

Valeu, buddy guy!!



Um aceno de longe!!!

buddy guy
Veterano
# nov/10
· votar


Del-Rei

buddy guy

Opa!!
Hehe... Cara, estou muito ansioso pra assistir, mas estou no trabalho (!!) e aqui não roda Youtube.

Hoje à noite eu assisto!!

Valeu, buddy guy!!


Um aceno de longe!!!



Del-Rei


Opa,camarada Del-Rei,obrigado pela presença.Tenho certeza,vc irá gostar de assistir.É uma entrevista excelente,com um dos maiores nomes da Luthieria no país,Sr.Sugiyama. Genial a maneira com que ele comenta a relação madeiras e timbres.Vale muito a pena assistir.Grande abraço !!!!

RennanRdC
Veterano
# nov/10
· votar


buddy guy

Muito massa, ja tinha visto. É legal ele testando as madeiras!!

Abração parceiro!

ogner
Veterano
# nov/10
· votar


buddy guy

Falar oq?????

Muito bacana!! Isso é lindo!

Valeu Buddy!

buddy guy
Veterano
# nov/10 · Editado por: buddy guy
· votar


RennanRdC
buddy guy

Muito massa, ja tinha visto. É legal ele testando as madeiras!!

Abração parceiro!



Fala aí,meu camarada.Obrigado pela presença,que bom que gostou.É sensacional,um grande Gênio da luthieria este Sr.Sugiyama.Adorei quando eu ví as seleções feitas por ele,das madeiras e a maneira com que ele fala da relação madeiras e timbres.É simplesmente sensacional. Grande abraço !!!

buddy guy
Veterano
# nov/10
· votar


ogner

buddy guy

Falar oq?????

Muito bacana!! Isso é lindo!

Valeu Buddy!



Camarada ogner,obrigado pela presença.Que bom que curtiu.Achei super interessante este Sr.Sugiyama.Por isso resolvi postar o video.Grande abraço !!!!

Vinícius Iron
Veterano
# nov/10
· votar


buddy guy

É incrível como um mesmo tipo de madeira soa diferente, de acordo com a sua idade. Quanto mais velha, melhor.

Muito bom o vídeo, cara, valeu!!!

buddy guy
Veterano
# nov/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Vinícius Iron

buddy guy

É incrível como um mesmo tipo de madeira soa diferente, de acordo com a sua idade. Quanto mais velha, melhor.

Muito bom o vídeo, cara, valeu!!!



Opa,camarada Vinícius Iron,obrigado pela presença.Sim,é verdade,soam diferentes mesmo.E é sensacional a maneira com que o Sr.Sugiyama demonstra isso,né? Achei genial quando eu ví.Por isso que quem tem um instrumento em casa,feito de madeira,qualquer que seja ele,ele deve ser visto uma forma muito especial.Pois cada instrumento é único,não existe um instrumento igual ao outro !!! Abração !!!!

Vinícius Iron
Veterano
# nov/10
· votar


buddy guy

Verdade! As madeiras mais velhas, também, parecem ter mais corpo no som do que as mais novas. Isso é crucial para a guitarra. Quando ouvimos uma guitarrista tocando, e sai aquele som gordo, cheio de presença, profundidade, a gente sabe que é uma madeira bem envelhecida. As pessoas não dão bola, mas a quantidade e qualidade de graves, médios e punch do som de uma guitarra, vem muito mais da madeira e de sua idade do que, propriamente, dos captadores.

É possível que muita gente daqui do fórum nem dê muita atenção a este tópico, o que seria uma pena. Madeira é muito importante e esse vídeo é um grande aprendizado disso. Só olhar a parte que ele atira as madeiras no chão e bate nelas. Aparentemente, são iguais e têm o mesmo tamanho e cor, porém timbragens completamente diferentes!

Ótima contribuição, inclusive pra mim, pois vi na prática essas diferenças sonoras.

Valeu, abraço!

buddy guy
Veterano
# nov/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Vinícius Iron
buddy guy

Verdade! As madeiras mais velhas, também, parecem ter mais corpo no som do que as mais novas. Isso é crucial para a guitarra. Quando ouvimos uma guitarrista tocando, e sai aquele som gordo, cheio de presença, profundidade, a gente sabe que é uma madeira bem envelhecida. As pessoas não dão bola, mas a quantidade e qualidade de graves, médios e punch do som de uma guitarra, vem muito mais da madeira e de sua idade do que, propriamente, dos captadores.

É possível que muita gente daqui do fórum nem dê muita atenção a este tópico, o que seria uma pena. Madeira é muito importante e esse vídeo é um grande aprendizado disso. Só olhar a parte que ele atira as madeiras no chão e bate nelas. Aparentemente, são iguais e têm o mesmo tamanho e cor, porém timbragens completamente diferentes!

Ótima contribuição, inclusive pra mim, pois vi na prática essas diferenças sonoras.

Valeu, abraço!



É verdade,instrumentos antigos soam melhor mesmo.Verdadeiramente é e será uma pena que muitos não irão assistir(seria um excelente aprendizado).É simplesmente fantástico como o Sr.Sugiyama de maneira muito simples,demonstra como cada pedaço de madeira "tem alma".Por mais que a madeira venha de uma mesma árvore e de uma mesma peça,tem sonoridades diferentes umas das outras.Ele mesmo fala : "A relação entre madeira e som,ela misteriosa,né"?(Sr.Sugiyama)

Hammer
Veterano
# nov/10
· votar


heheh mais engraçado o Toquinho falando da comparação de um sugiama com um torres... hwhw o Torres é melhor mas o sugiama é que faz musica....

sacanagem.. (descupa fiada do sugiama ).

DaniloReis
Veterano
# nov/10
· votar


Muito massa! E realmente na hora que ele testa o som de cada ripa de madeira dá pra perceber que umas soam mais agudas e abertas, outras mais graves e abafadas. Agora não tem como mais ninguém falar que a madeira não influencia o som. Valeu camarada guy!

rafael_cpu
Veterano
# nov/10
· votar


buddy guy

Parabéns, Buddy! Belo tópico.

Realmente impressionante o modo como o sr. Sugiyama escolhe as madeiras.
Uma verdadeira obra de arte.

T+

buddy guy
Veterano
# nov/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Hammer

heheh mais engraçado o Toquinho falando da comparação de um sugiama com um torres... hwhw o Torres é melhor mas o sugiama é que faz musica....

sacanagem.. (descupa fiada do sugiama ).




Opa,fala aí,camarada Hammer.Valeu pela presença.Forte abraço !!!



DaniloReis

Muito massa! E realmente na hora que ele testa o som de cada ripa de madeira dá pra perceber que umas soam mais agudas e abertas, outras mais graves e abafadas. Agora não tem como mais ninguém falar que a madeira não influencia o som. Valeu camarada guy!


Opa,camarada DaniloReis,obrigado pela presença e pelos coments.Um forte abraço !!!


rafael_cpu

buddy guy

Parabéns, Buddy! Belo tópico.

Realmente impressionante o modo como o sr. Sugiyama escolhe as madeiras.
Uma verdadeira obra de arte.

T+



Fala aí,camarada rafael_cpu,obrigado pela presença e pelos coments.Forte abraço !!!

_Dio
Veterano
# nov/10
· votar


As coisas, quando faladas por quem entende realmente do assunto, ganham muito mais credibilidade.

Esse senhor aí SABE DO QUE FALA. Apesar de curta, a entrevista é muito boa. É um depoimento de quem trabalha com música na parte mais importante de todo o processo.

E que timbre lindo desse violão.

strks
Veterano
# nov/10
· votar


Muito legal a entrevista. A forma como ele escolhe as peças de madeira e tudo mais é simplismente uma obra de arte !

May BA
Veterano
# nov/10
· votar


favoritei pra ver depois

victorhs
Veterano
# nov/10 · Editado por: victorhs
· votar


Incrivel como os japoneses manjam muito em varias areas...

Tanto coisas que envolvem trabalho manual, como musica, alguns esportes, tecnologia e até nesses campeonatos de games sempre tem um japa entre os primeiros.

Talez seja pela disciplina que eles tem, sempre levam tudo a sério até chegar a perfeição. Coisa que é rara entre os ocidentais.

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


Muito legal essa entrevista. Esse cara é um dos maiores luthiers do mundo nesse ramo de violão nylon. Muito bom mesmo!
Nesses detalhes que um instrumento desse nível, que sai das mãos de um mestre, começa a fazer diferença e começa a valer o preço de um carro. Muitas vezes, a aparência é igual a um instrumento baratinho, mas a performance dele não é. Tem vídeos do Paul Reed Smith explicando esse lance de timbre de madeira, chega a mostrar que um pedaço de madeira soa diferente conforme o lado que se bate na madeira. Instrumentos desse nível, apesar de parecer mentira, mostram o som superior deles logo nos primeiros acordes.
Uma vez tive a oportunidade de tocar num violão Martin desses absurdamente fora de padrão, absurdamente caro (coisa de 10 mil dólares). Me explicaram que em instrumentos daquele nível, a Martin "afinava" a ressonância dos pedaços de madeira todas na mesma nota, em lá, para que a ressonância fosse mais uniforme. Foi o melhor violão de aço que conheci.

erico.ascencao
Veterano
# nov/10
· votar


buddy guy
Old, but gold.

buddy guy
Veterano
# nov/10 · Editado por: buddy guy
· votar


_Dio
strks
May BA
victorhs
MMI
erico.ascencao



Fala aí meus camaradas,obrigado por participarem por cá.Verdadeiramente o video é muito bom,uma pena ser curto como disseram.Acho legal toda a "magia" que envolve a construção dos instrumentos.Realmente o Sr.Sugiyama sabe o que faz.É verdadeiramente sensacional.Uma obra de arte os instrumentos que ele constrói.Valeu pela presença de vcs,grande abraço !!!

carnisa1
Veterano
# nov/10
· votar


bom, agora só falta comprar uma madeira de alta qualidade e comprar uma estufa....

buddy guy
Veterano
# nov/10
· votar


carnisa1

bom, agora só falta comprar uma madeira de alta qualidade e comprar uma estufa....


Fala aí,meu camarada carnisa1.Obrigado pela presença.Forte abraço !!!

Jack_RS
Veterano
# nov/10 · Editado por: Jack_RS
· votar


sera q nossas guitarras foram feitas com tanta atençao e escolha de madeiras ?
acho que o MDF da minha nao

aehuaeuaeeahuea :(

buddy guy
Veterano
# nov/10
· votar


Jack_RS
sera q nossas guitarras foram feitas com tanta atençao e escolha de madeiras ?
acho que o MDF da minha nao

aehuaeuaeeahuea :(




Hehehe...podes crêr.Abração,obrigado pela presença !!!

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


buddy guy

Sugiyama é uma grande mestre da Luthieria, muita gente fala dele hoje, fala que mesmo no Brasil existem luthiers melhores, mas querendo ou não ele foi o primeiro luthier no Brasil a fazer violões de alta qualidade que não devem nada aos violões tops estrangeiros.

Eu já toquei por muito tempo em 3 instrumentos feitos por ele, dois de 6 cordas e um de 7, e são alguns dos melhores violões que toquei junto com os Ramirez e os Smallman.

buddy guy
Veterano
# nov/10 · Editado por: buddy guy
· votar


nichendrix
buddy guy

Sugiyama é uma grande mestre da Luthieria, muita gente fala dele hoje, fala que mesmo no Brasil existem luthiers melhores, mas querendo ou não ele foi o primeiro luthier no Brasil a fazer violões de alta qualidade que não devem nada aos violões tops estrangeiros.

Eu já toquei por muito tempo em 3 instrumentos feitos por ele, dois de 6 cordas e um de 7, e são alguns dos melhores violões que toquei junto com os Ramirez e os Smallman.




Opa,camarada nichendrix,obrigado por sua presença.Eu verdadeiramente espera por vossa presença por cá.Sempre com dicas e informações interessantes,que vossa excelência tem guardadas na caxola por aí.Olha,eu sinceramente gostaria de conhecer uma pessoa como o Sr.Sugiyama.Pois fico pensando na sabedoria que um Sr.como ele,tem acumulada ao longo da vida.É "escandalosa"(o som é bem na cara mesmo) a qualidade sonora dos instrumentos que ele fabrica.Os camaradas que possuem ouvido legal para música,irão sem dúvidas me dar razão neste quesito.Man,obrigado pelos coments e pela presença,valeu?Forte abraço !!!!

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


buddy guy

Cara, ele é gente fina que só se tu conhece alguém que ele conhece. Uma vez quando morava em Sampa, meu professor (dono de 3 Sugiyama) foi levar um lá para uma revisão já que estava com 20 anos de uso, e eu fiquei conversando com eles 2 lá, e o velho é bom de prosa, e eu acho super engraçado o sotaque dele falando.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Esse é para os que adoram discuções de madeiras e timbres-Entrevista com o Luthier Sugiyama